Como consultar saldo no Caixa Tem

Veja como usar o aplicativo Caixa Tem para saber se seu benefício já está disponível no saldo.
Saiba também quais os possíveis erros na hora da consulta do saldo no Caixa Tem e como resolver.

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão

Para saber como consultar o saldo no Caixa Tem é necessário, primeiramente, ter o aplicativo instalado em seu celular. Depois, basta preencher suas informações de login para acessar a conta e navegar pelo menu para visualizar seu saldo.

Apesar de parecer um procedimento simples, algumas pessoas ficam na dúvida de como realizar esta tarefa. Além disso, em algumas ocasiões, podem acontecer alguns erros inesperados que impedem que o usuário faça suas movimentações no aplicativo, gerando transtornos e estresse para quem não sabe como resolver essa situação.

Continua após a publicidade

A seguir, vamos explicar em detalhes como consultar o saldo no Caixa Tem, além de apresentar os principais erros que podem ocorrer e quais os prováveis motivos por trás dessas ocorrências. Confira!

Como consultar o saldo no Caixa Tem?

A consulta do saldo deve ser feita pelo aplicativo Caixa Tem. Caso você ainda não o tenha instalado, é possível baixá-lo na loja virtual de seu celular. Por meio dele, além de saber o saldo e extrato, você consegue realizar outras diversas operações, como transferências, saques e pagamentos.

Continua após a publicidade

Depois de certificar-se que o aplicativo está instalado e você tem acesso a sua conta, siga o passo a passo a seguir para ver o saldo:

  1. abra o aplicativo Caixa Tem e clique em “Entrar”;
  2. se necessário, preencha suas informações de login da conta;
  3. aguarde sua autorização de acesso na fila de atendimento virtual;
  4. quando chegar sua vez, no painel principal do app, clique em “Mostrar Saldo” — a opção fica no canto superior esquerdo da tela, representada pelo desenho de um olho;
  5. após a consulta, clique novamente sobre a imagem se quiser ocultar a informação.

Se você quiser uma informação mais detalhada sobre suas operações, pode acessar a opção de extrato, também situada no painel principal do aplicativo. Ao acessá-la, estarão disponíveis informações, como:

  • pagamentos;
  • transferências;
  • depósitos;
  • saques;
  • compras;
  • dia e valor das operações.

Erro ao consultar o saldo no Caixa Tem: o que pode ser?

Por se tratar de um serviço digital, é natural que alguns erros possam ocorrer durante as transações realizadas pelos usuários. Somado a isso, algumas vulnerabilidades do sistema acabam chamando a atenção de pessoas mal intencionadas, que aproveitam a oportunidade para aplicar golpes ou causar instabilidades no aplicativo.

Assim, não só quem é leigo no assunto, mas também quem já está acostumado com essas soluções tecnológicas, pode acabar passando por dificuldades ao se deparar com erros no Caixa Tem.

Continua após a publicidade

Conta não localizada

Nos primeiros meses de 2020, diversos usuários abriram reclamações sobre um erro no aplicativo, que indicava que a conta não havia sido localizada. A Caixa, na época, informou que esse erro acontecia devido à sobrecarga de acessos simultâneos nos servidores, fazendo com que algumas funções ficassem desabilitadas ou apresentassem instabilidade.

A solução apresentada pelo banco foi a recomendação para que as pessoas realizassem o acesso em horários alternativos, onde o fluxo seria menor. Enquanto isso, seriam realizadas melhorias e ampliação nos servidores para atender a grande demanda.

Por fim, para minimizar mais ainda essas sobrecargas, o banco integrou ao sistema do Caixa Tem uma fila de espera, para que os usuários pudessem acessar o aplicativo sem lotar os servidores.  Isso ajudou a dar mais estabilidade e, mesmo que o usuário tenha que aguardar alguns instantes para fazer suas operações, as chances delas serem concluídas com sucesso são muito maiores. Com isso, as reclamações referentes a esse erro diminuíram bastante.

Serviço de pagamento indisponível

Essa mensagem pode aparecer assim que o usuário tentar realizar o pagamento de algum boleto com o saldo do Caixa Tem. Geralmente, quando esse erro ocorre, quer dizer que o sistema do banco está fora do ar, fazendo com que diversas operações não sejam concluídas.

Continua após a publicidade

Porém, antes de constatar que o problema é realmente nos servidores, é importante ver se o saldo disponível é o suficiente, bem como certificar-se que seu celular e aplicativo estão funcionando normalmente. Uma boa recomendação é verificar se o seu aparelho está conectado à internet ou até mesmo reiniciá-lo.

Aplicativo desativado

Esse problema pode ocorrer quando há uma atualização disponível para o aplicativo e a anterior foi desativada. Para solucionar, basta acessar a loja online de seu smartphone e baixar a nova versão.

Como evitar os erros do Caixa Tem?

Algumas medidas podem ser tomadas para saber se o problema está nos servidores do banco ou se é algo referente ao aplicativo instalado em seu celular. Em situações específicas, esses procedimentos simples podem resolver grande parte dos erros no Caixa Tem, sendo eles:

  • ficar de olho no calendário fornecido pela Caixa, para se certificar se seu benefício já deveria ter caído;
  • manter seu aplicativo sempre atualizado, na última versão disponível;
  • verificar se seu celular está com acesso à internet e se ela está funcionando normalmente;
  • realizar uma limpeza de memória de seu aparelho;
  • acessar a opção de aplicativos no celular e fazer uma limpeza de cache no Caixa Tem;
  • reiniciar o aparelho;
  • evitar o acesso em horários de pico — procure utilizar depois das 22h.

Saber como consultar o saldo do Caixa Tem é importante para que você mantenha um maior controle financeiro, ficando sempre por dentro dos valores disponíveis em sua poupança digital. Além disso, conhecer os principais erros que o aplicativo pode apresentar e como solucioná-los pode evitar que você sofra com dores de cabeça desnecessárias.

Perguntas frequentes sobre o saldo no Caixa Tem

  1. É possível consultar o saldo do Caixa Tem pelo telefone?

    Sim. O número é 111 e o atendimento funciona todos os dias, das 7h às 22h. Por lá, é possível consultar o saldo, extratos e tirar outras dúvidas relacionadas ao Caixa Tem. A ligação é gratuita e basta informar o CPF para realizar as consultas.

  2. Como e onde liberar o saldo do Caixa Tem?

    É necessário se dirigir a uma casa lotérica ou ir até uma das agências da Caixa. Lá, retire a senha de atendimento e apresente seu documento com foto, para que você possa preencher a ficha de correção da poupança digital.

  3. Porque o acesso ao Caixa Tem não está liberado?

    A Caixa realiza o bloqueio do aplicativo como medida de segurança contra possíveis golpes e fraudes. Se o seu se encontra bloqueado, é possível que alguém tenha tentado acessar sua conta de outro dispositivo. Para desbloqueá-la, dirija-se a uma das agências da Caixa com seus documentos pessoais em mãos. 

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.