Outros

Como funciona a restituição do Imposto de Renda? Como consultar?

Flávio Mariano
Como funciona a restituição do Imposto de Renda? Como consultar?

Não sabe como consultar a sua restituição, ou os prazos para a liberação do seu lote? Nesse post eu explico onde consultar e as datas que já foram divulgadas pela Receita Federal.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Toda a burocracia envolvida na declaração do imposto de renda costuma gerar muitas dúvidas na população como um todo. Com o período de liberação dos lotes de restituição em andamento essas dúvidas tendem a aumentar. Nesse post vou te explicar como funciona esse processo de restituição e onde é possível consultar a sua situação.

A restituição do imposto de renda tem origem em um cálculo feito por parte do governo onde são identificados itens que acarretam alguns descontos no imposto devido. Esses itens vão do número de dependentes da pessoa, despesas com educação até despesas médicas arcadas durante o ano.

Continua após a publicidade:

Identificado esses dados, o governo calcula a diferença entre o valor original e o valor com os descontos atrelados e devolve esse dinheiro para você, contribuinte. Esse processo de pagamento ocorre, geralmente, no segundo semestre do ano e é dividido em lotes, que são liberados em datas diferentes.

Ao ter seu lote da restituição liberado, os recursos devidos são encaminhados ao banco e depositados na conta indicada no cadastro junto a receita federal. Em casos onde essa conta esteja errada ou ocorra algum outro problema, você pode solicitar o dinheiro diretamente no banco dentro do prazo de 1 ano após a liberação do recurso.

Após o prazo de um ano esse processo só é possível através de uma solicitação feita diretamente à receita federal. Através de um formulário de Pedido de Pagamento de Restituição disponível do site do órgão.

Como consultar a sua situação?

Receita_Federal
Saiba como funciona a restituição do IRPF

Para consultar sua situação a respeito da restituição do imposto de renda, basta acessar o site da receita, realizar o login utilizando seu CPF e data de nascimento e pronto. Outra forma de acompanhar a liberação dos recursos é ficando ciente das datas de divulgação referentes a cada lote.

Essas datas podem ser acessadas, também no site da receita federal, onde é possível encontrar todos os prazos referentes ao assunto e orientação sobre todas as etapas da declaração até o recebimento da restituição.

As restituições programadas para o segundo semestre de 2017, estão seguindo o cronograma divulgado no site da receita e irão ocorrer segundo as datas mostradas abaixo:

  • 1º lote: Liberado no dia 16/06/2017, com remuneração SELIC de 1,93%
  • 2º lote: Liberado no dia 17/07/2017, com remuneração SELIC de 2,74%
  • 3º lote: Liberado no dia 15/08/2017, com remuneração SELIC de 3,54%
  • 4º lote: Liberado no dia 15/09/2017, com remuneração SELIC de 1,34%
  • 5º lote: Liberado no dia 16/10/2017, com remuneração SELIC ainda não divulgada;
  • 6º lote: Liberado no dia 16/11/2017, com remuneração SELIC ainda não divulgada;
  • 7º lote: Liberado no dia 15/12/2017, com remuneração SELIC ainda não divulgada;

Para saber qual seu lote e se o seus recursos já estão liberados, realize a consulta ao site da receita. As datas não divulgadas aqui ainda não estavam liberadas no dia em que esse post foi escrito, para ficar ciente das alterações e taxas que ainda não foram atualizadas neste artigo, acesse o site da receita e fique por dentro das últimas informações relacionadas ao cronograma 2017.

Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui nos comentários, temos o maior prazer em ajudar você.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

2 resposta em “Como funciona a restituição do Imposto de Renda? Como consultar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *