Como conseguir um advogado gratuito na OAB? Entenda!

Luana de Oliveira
Luana de Oliveira
como conseguir advogado gratuito na OAB
Está precisando de um advogado e não tenho dinheiro para os honorários? Aprenda neste artigo como conseguir um advogado gratuito pela OAB.

Como conseguir um advogado gratuito na OAB? Entenda!

Se você chegou neste artigo, provavelmente está querendo saber como conseguir um advogado gratuito na OAB, certo?

Entenda, antes de tudo, que esta assessoria jurídica é destinada para quem não tem condição de pagar um advogado, mas precisa ser representado por esse profissional.

Continua após a publicidade

Então, antes de conhecer os caminhos conseguir o atendimento grátis, é importante que o interessado compreenda que para conseguir o serviço, terá que ser aprovado na triagem jurídica.

Com esse esclarecimento, podemos ser objetivos e partir para o principal, ou seja, explicar como conseguir um advogado gratuito na OAB e também outras formas de conseguir esta assistência jurídica grátis. Continue a leitura para saber mais.

Continua após a publicidade

Como conseguir um advogado gratuito na OAB

Aprovado pelo Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), as pessoas podem usufruir do exercício da advocacia de forma gratuita.

Assim, os advogados podem atuar de graça para entidades sem fins lucrativos, e até mesmo para pessoas físicas que não possuem capital suficiente para contratar um profissional.

Entretanto, vale lembrar que o profissional que exerce a atividade pro bono, isto é, “para o bem”, não pode pegar processos que estejam relacionados à partidos políticos ou eleitorais.

Isso porque a intenção é proibir que esta prática gratuita não seja utilizada para pleitear votos, por exemplo.

Continua após a publicidade

Ou seja, além de saber como conseguir um advogado gratuito na OAB, é importante entender se sua causa pode ser conduzida por ele.

Atendimento gratuito na OAB

Os interessados pelo atendimento precisam ir até a OAB mais próxima para comprovar renda e condição financeira. Para isso, alguns documentos vão ajudar. São eles:

  • Carteira de trabalho;
  • Contracheques;
  • Comprovação bancária;
  • Comprovante de residência;
  • Documento de identificação (CPF e RG).

Percebe que não é tão complicado saber como conseguir um advogado gratuito na OAB? Mas, essa não é a única via para quem não pode pagar pelos serviços advocatícios.

Outros locais com assistência jurídica gratuita

Como você pode perceber, não é preciso ter dinheiro para conseguir atendimento de um advogado.

Continua após a publicidade

Além da OAB, você também pode ter o apoio da Defensoria Pública, núcleos jurídicos de universidades ou então, do Juizado Especial Cível.

Portanto, continue a leitura deste artigo para conhecer um pouco sobre essas três formas de conseguir atendimento gratuito de um advogado.

Defensoria Pública

Por lei, toda pessoa tem o direito a um advogado gratuitamente, especialmente quem não possui renda. Diante desta situação, a Defensoria Pública coloca à disposição alguns profissionais da categoria para exercer atividades para este público.

Como este serviço é bastante procurado, a nossa recomendação é que se tenha bastante paciência, principalmente sobre o tempo de atendimento.

Continua após a publicidade

Normalmente, no dia da triagem são avaliados todos os casos individualmente. Com isso, as situações consideradas como urgência são priorizadas.

É importante destacar que as filas de atendimento costumam ser grandes, exigindo paciência. Outro ponto é a ciência que as atividades podem demorar a serem concluídas.

Seleção para atendimento na Defensoria Pública

Para os interessados em garantir o atendimento, é necessário comparecer a uma unidade de Defensoria, pegar uma senha e aguardar o acolhimento para a triagem. É neste momento que o interessado comunica que deseja o suporte de um advogado.

Na maioria das vezes, é preciso apresentar o RG original, além dos documentos que comprovem a renda e o endereço residencial. No entanto, a Defensoria Pública pode solicitar outros documentos ao longo do processo.

Continua após a publicidade

Critério de seleção da Defensoria Pública

Para estar apto a ter um advogado gratuito pela Defensoria Pública, será preciso apresentar a declaração de renda, que normalmente não pode ser superior a três salários mínimos por família. Além disso, em muitos casos acontece uma análise dos bens que você tem.  

Portanto, muitas pessoas que possuem imóveis ou veículos em seu nome podem encontrar dificuldade para conseguir o atendimento gratuito.

Principais processos realizados pela Defensoria Pública

As principais ações que os advogados da Defensoria Pública executam, são:

  • Aplicação da lei Maria da Penha;
  • Ação de Liberdade condicional e reparação de danos morais;
  • Pedidos de adoção ou de guarda.

Processos não realizados pela Defensoria Pública

A Defensoria Pública não exerce atividades que são direcionadas as ações trabalhistas ou processos relacionados à previdência.

Para esses casos, o ideal é procurar a Defensoria Pública da União ou o sindicato da categoria. Assim, o interessado encontrará assistência jurídica.

Continua após a publicidade

Núcleos jurídicos de universidades

Em situações onde a ação não é uma pequena causa, pode ser interessante procurar por assistência gratuita de escritórios internos das universidades de Direito.

Com isso, você receberá o atendimento dos alunos supervisionados por seus professores.

Além de contribuir com o desenvolvimento dos novos profissionais, você também receberá toda a assistência e consultoria de qualidade, afinal, tal atendimento é supervisionado por professores qualificados.

O interessado pelo atendimento jurídico gratuito precisa apenas ficar atento às regras estipuladas pela instituição.

Portanto, faça contato para tirar suas dúvidas e receber as orientações antes de comparecer ao local presencialmente.

Continua após a publicidade

Para conseguir este tipo de atendimento, normalmente são avaliados a renda mensal e o fato de residir na região próxima à universidade.

Lembrando que este tipo de atendimento também é gratuito, e possui a garantia da Lei 1.060/1950, conhecida como Lei da Justiça Gratuita.

Os principais processos realizados pelos estudantes de direito

Dependendo do escritório universitário, é possível conseguir um auxílio em todas as áreas do direito, ou somente em alguns setores específicos.

Você pode encontrar escritórios que são focados exclusivamente em processos relacionados ao Direito do Consumidor.

Continua após a publicidade

Ou, então, se deparar com escritórios especializados em ações na área familiar, onde conseguem resolver assuntos relacionados à pensão alimentícia, por exemplo.

Desta forma, não deixe de se informar sobre qual a assistência que o escritório exerce e se realmente atende com as suas necessidades na atualidade.

Juizado Especial Cível- JEC

Exercendo as suas funções em todos os estados brasileiros, o Juizado Especial Cível (JEC) é responsável por cuidar de processos menores, conhecidos também como pequenas causas.

Por meio do JEC, você consegue mover uma ação contra uma empresa ou pessoa.

Assim, a situação pode ser resolvida de maneira mais rápida, visto que este órgão ajuda no acordo entre as duas partes.

Continua após a publicidade

Os principais processos realizados pelo JEC

As principais atividades que o Juizado Especial Cível atende, são:

  • situações que envolvem empréstimo de dinheiro;
  • batidas de veículos;
  • burocracias com entrega de mercadoria e inadimplência.

A utilização dos serviços do JEC pode ser feita por qualquer pessoa maior de 18 anos, e não existe restrição de renda.

Entretanto, vale somente para pessoa física, microempresa, empresa de pequeno porte ou Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Atendimento do Juizado Especial

Para garantir esta assistência gratuita, você vai precisar comparecer presencialmente a unidade do JEC.

O atendimento é por ordem de chegada, através de distribuição de senhas.

É importante salientar que o Juizado Especial oferece serviço gratuito no primeiro grau da jurisdição.

Todavia, se a pessoa perde o processo, é possível recorrer mediante a contratação de um advogado particular, pois judicialmente o processo estará na segunda fase.

Continua após a publicidade

Advogado gratuito e particular – existe diferença?

Provavelmente você deve estar se perguntando se existe diferença entre advogado particular para o que exerce a atividade gratuitamente.

Ou seja, além de se questionar como conseguir um advogado gratuito na OAB, sua dúvida também está relacionada a qualidade dos serviços que vai receber, certo?

No geral, as atividades que são desenvolvidas, costumam ser as mesmas. O que pode diferenciar a assessoria jurídica gratuita para a paga é o prazo de atendimento.

Urgência para atender o caso

Então, se você possui certa urgência, talvez o advogado gratuito não seja o ideal.

Além disso, normalmente o assessor jurídico gratuito acaba realizando várias audiências no dia e o tempo de atenção para cada processo tende a ser mais curto.

Continua após a publicidade

Assim, o assessor jurídico consegue elencar apenas os pontos mais importantes das ações, impossibilitando em alguns casos, até apresentar testemunhas, por exemplo.

Tempo de dedicação

Enquanto o advogado particular consegue trabalhar no processo desde o início, reservando um tempo maior para as provas, testemunhos e na construção da defesa, de forma geral.

O advogado gratuito costuma fazer assessoria de casos simples. Portanto, em casos de inquérito policial, dificilmente este profissional acompanha a investigação.

Este comportamento não está relacionado à sua aptidão pelo serviço, e sim pela falta de tempo para dedicar.

Continua após a publicidade

Independente da sua atuação, paga ou gratuita, o bom profissional é reconhecido por sua dedicação e atualizações frequentes.

Veja onde conseguir um advogado gratuito

Hoje em dia não existe mistério para conseguir assistência jurídica gratuita. Para facilitar nesta sua busca, separamos algumas sugestões de atendimento. Confira abaixo:

Alagoas

Defensoria Pública do Estado de Alagoas

Av. Fernandes Lima, nº 3296, Gruta de Lourdes, Maceió – Alagoas, 57052-000

  • E-mail: dpal.mensagens@gmail.com
  • Contato: (82) 3315-2785
  • Disque Defensoria – 129
  • WhatsApp: (82) 98705-7759/ (82) 98705-7560/ (82) 98705-7752/ (82) 98704-2016/ (82) 98704-7336
  • Tutela Coletiva: tutelacoletiva.dpal@gmail.com

Para locais de atendimento em todo o estado de Alagoas, acesse o site do órgão.

Universidade Federal de Alagoas

Horário de atendimento: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Continua após a publicidade

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, Cidade Universitária – Maceió – AL.

Contato: (82) 3214-1805.

Amapá

Defensoria Pública do Estado do Amapá

Rua Eliezer Levy, 1090. Central – Cep: 68900-083, Macapá/AP

Fone: (96) 3212-9140

Faculdade Seama

Endereço: Avenida José Tupinambá de Almeida, 1223, ao lado da Faculdade Seama.

Contato: (96) 2101-5257.

Amazonas

Defensoria Pública do Amazonas

Rua Maceió, nº 307 – Nossa Senhora das Graças – Sede Administrativa.

CEP 69.053-135 – Manaus-AM

  • Contato: +55 (92) 3651 3389
  • E-mail: ascom@defensoria.am.gov.br

Para informações sobre áreas de atuação e documentação necessária, acesse o site da Defensoria.

Universidade Federal do Amazonas

Horário de atendimento: De 2ª a 5ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h; 6ª das 8h às 12h.

Endereço: Avenida Rodrigo Otávio, 3000, Coroado I, Maceió.

Contato: (92) 3305-2881.

Bahia

Defensoria Pública da Bahia

Avenida Ulisses Guimarães, nº 3.386, Edf. MultiCab Empresarial

CEP – 41.219-400, Sussuarana, Salvador/Bahia

  • Contato: (71) 3117-9160, ou 129 ou 0800 071 3121, de 8h ás 17h, de segunda à sexta-feira.
  • Aos finais de semana, em Salvador, favor ligar para (71)99913-9108.

Para maiores informações, acesse o site da Defensoria da Bahia.

Universidade Jorge Amado (Unijorge)

Horário de atendimento: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O atendimento acontece apenas nos meses: julho, dezembro e janeiro.

Endereço: Avenida Luis Viana, 6775, Paralela, Salvador.

Contato: (71) 3206-8096.

Faculdade Baiana de Direito

Horário de atendimento: De 2ª a 6ª feira das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Endereço: Av. Visconde de Itaborahy, nº 116, Amaralina – Salvador.

Contato: (71) 3276-1323.

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Horário de atendimento: Primeiro atendimento às 2as-feiras a partir das 14h.

Endereço: Rua da paz, Bairro Graça, Salvador.

Contato: (71) 3283-9050.

Ceará

Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará

Av. Pinto Bandeira 1.111 – Luciano Cavalcante. Fortaleza, Ceará, Cep 60.811-170

Contato: (85) 3101.3434 / Fax: (85) 3101.3428

Para atendimento em Fortaleza, acesse: http://www.defensoria.ce.def.br/

Universidade Federal do Ceará

Horário de atendimento: 2as, 4as e 5as feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Continua após a publicidade

Endereço: Rua Meton de Alencar, Centro, Fortaleza.

Contato: (85) 3366-7845.

Fundação Edson Queiroz

Horário de atendimento: De 2ª a 6ª feiras das 7h30 às 11h e das 15h às 20h.

Endereço: Avenida Washington Soares, 1321.

Contato: (85) 3477-3307

Distrito Federal

Defensoria Pública do Distrito Federal

SIA Trecho 17 Rua 7 Lote 45. CEP: 71200-219

Contato: (61) 2196-4300

Para maiores informações, acesse o site da Defensoria do Distrito Federal.

Universidade de Brasília

Horário de atendimento: Varia conforme o campus em que a sua ação será ministrada.

Endereço: o campus tem três unidades, e o endereço varia dependendo do tipo de ação.

Contato: (61) 3356-9014.

Espirito Santo

Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo

Praça Manoel Silvino Monjardim, nº 54, Centro. Vitória/ES.

Contato: (27) 3198-3300.

Para informações atualizadas sobre o atendimento da Defensoria do Espírito Santo, vale acessar o site do órgão.

Universidade Federal do Espírito Santo

Horário de atendimento: De 2ª a 6ª feira, das 7h às 18h.

Endereço: Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória.

Contato: (27) 3335-7745

Goiás

Defensoria Pública do Estado de Goiás

Avenida Cora Coralina, nº. 55. Setor Sul, CEP: 74.080-445, Goiânia-GO.

Contato: (62) 3201-7400

Central Virtual de Atendimento: 62 3602-1224.

Para maiores informações, acesse o site do órgão.

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Horário de atendimento: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Continua após a publicidade

Endereço: Av. Fued José Sebba, nº 1184, Câmpus V, Bloco B, Jardim Goiás.

Contato: (62) 3946-3008.

Maranhão

Defensoria Pública do Estado do Maranhão

Rua da Estrela, 421, Praia Grande, Centro – São Luís – MA, CEP: 65010-200

Contato: 3231-5819 3222-5321

Para maiores informações, acesse o endereço digital da Defensoria local.

Centro Universitário do Maranhão

Horário de atendimento: Das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.

Endereço: Rua Josué Montello, Bairro Renascença.

Contato: (98) 3214-4275.

Mato Grosso

Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso

Rua 04, Quadra 10, Lote 01, Setor A, Centro Político Administrativo.

Cuiabá – Mato Grosso CEP 78049-040

Contato: (65) 3613.3400

Para maiores informações, acesse: https://www.defensoriapublica.mt.gov.br/

Centro Universitário de Várzea Grande

Horário de atendimento: De 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 22h.

Endereço: Av. Dom Orlando Chaves, 2.655, Bairro Cristo Rei – Várzea Grande.

Contato: (65) 3688-6021.

Mato Grosso do Sul

Defensoria Pública Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Av: Desembargador José Nunes da Cunha, Bloco 04, CEP: 79031-310. Campo Grande – MS

Contato: (67)3318-2500

Para maiores informações, acesse: https://www.defensoria.ms.gov.br/plantao-defensoria/

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Horário de atendimento: De 2ª a 6ª feira das 7h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

Endereço: Rua Sebastião Lima, 1.275, Campo Grande.

Contato: (67) 3321-3347/3509-3427.

Minas Gerais

Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais

Rua Guajajaras, 1707 – Barro Preto. Belo Horizonte, Minas Gerais – CEP 30.180.099

Contato: (31) 3526-0500.

Para maiores informações, acesse: https://defensoria.mg.def.br/

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

Horário de atendimento: das 8 às 12h e das 14h às 17h (exceto período de férias escolares).

Endereço: Rua Dom José Pereira Lara, 339 – Coração Eucarístico, Belo Horizonte.

Contato: (31) 3375-5772 , 3375-5773, 3375-5774

Faculdade Arnaldo

Horário de atendimento: De 2ª a 6ª feiras das 8h às 22h.

Endereço: Rua Timbiras, 494, Bairro Funcionários – Belo Horizonte.

Contato: (31) 3524-5219.

Pará

Defensoria Pública do Estado do Pará

Central de Atendimento Rua Manoel Barata, nº 50, Belém – Pará – Brasil.

CEP: 66015-020

Contato: (91) 3239-4050

Para maiores informações, acesse o site da Defensoria.

Centro Universitário do Estado do Pará

Horário de atendimento: De 2ª a 5ª feira, das 8h às 11h e das 15h às 18h.

Endereço: Av. Alcindo Cacela, 1523 – Belém do Pará.

Contato: (91) 4009-9185

Paraíba

Defensoria Pública do Estado da Paraíba

Rua Monsenhor Walfredo Leal, 487. Tambiá, João Pessoa – PB, 58020-540

Para maiores informações, acesse o site do órgão.

Paraná

Defensoria Pública do Paraná

Rua Cruz Machado, 58 – Centro. CEP 80410-170- Curitiba-

Contato: (41) 3219-7300

Para maiores informações, acesse: https://www.defensoriapublica.pr.def.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=4

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

Horário de atendimento: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Continua após a publicidade

Endereço: Varia dependendo da unidade.

Contato: (41) 3310-2733.

Pernambuco

Defensoria Pública do Estado de Pernambuco

Rua Marquês do Amorim, 127 – CEP: 50.070.330 – Boa Vista – Recife – PE.

Contato: 81 3182.3700 – Fax: 81 3182.3748.

Para maiores informações, acesse: https://defensoria.pe.def.br/defensoria/?x=locais-atendimentos

Universidade Católica de Pernambuco

Horário de atendimento: De 2ª a 6ª feira das 12h às 17h30.

Endereço: Rua Afonso Pena, 249, Boa Vista – Recife -PE

Contato: (81) 2119-4157.

Piauí

Defensoria Pública do Piauí

Núcleo Central da Defensoria Pública

Rua Nogueira Tapety, 138, Noivos.

Contato: (86)3236-9125.

Email: andreamelo@defensoria.pi.gov.br

Para maiores informações, acesse: https://www.defensoria.pi.def.br/atendimento-ao-cidadao/

Rio de Janeiro

Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro

Avenida Marechal Câmara, 314. CEP 20020-080 – Centro, RJ

Contato: (21) 2332-6224 (Sede)

Para maiores informações, acesse: https://www.defensoria.rj.def.br/Cidadao/Enderecos-para-Atendimento

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Núcleo de Prática Jurídica

Rua Marquês de São Vicente, 225,

Gávea – Rio de Janeiro, RJ – Brasil –

CEP 22451-900 Cx. Postal: 38097

Telefone: (+55 21) 3527-1398/1399

Prédio Cardeal Leme

Universidade Estácio de Sá

  • Campus Rebouças (Rua do Bispo 83, Rio Comprido, tel. 2503-7000);
  • Campus Tom Jobim (Centro Empresarial Barra Shopping, Avenida das Américas 4.200 – Bloco 11. tel. 2432-2500);
  • Campus Menezes Côrtes (Rua São José 35, 15º andar, Centro, tel. 3231-2000);
  • Campus Millor Fernandes (Rua Dias da Cruz 255, Shopping Méier, tel. 3296-3700);
  • Campus Ilha do Governador (Estrada do Galeão 1.900, Jardim Carioca, tel. 2468-1550);
  • Campus Copacabana (Rua Raul Pompéia 231, Posto 6, tel. 3202-9400);
  • Campus Madureira (Estrada do Portela 222, Madureira Shopping, tel. 2488-9000);
  • Campus Campo Grande (Estrada do Mendanha 555, West Shopping, tel. 3198-8400);
  • Campus Vila Valqueire (Est. Intendente Magalhães 635, tel. 3369-3400);
  • Campus Guadalupe (Estrada do Camboatá 2.300, Shopping Guadalupe, tel. 2406-9500);
  • Campus Nova América (Av. Pastor Martin Luther King Jr.126, Del Castilho, tel. 3296-6700),
  • Campus Bangu (Rua Rio da Prata 391, tel. 3463-9800).

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Horário de atendimento: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 20h (exceto em período de férias).

Endereço: Rua Moncorvo Filho, 08, Térreo, Centro, Rio de Janeiro

Contato: (21) 2508-0913.

Rio Grande do Norte

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte

Av. Duque de Caxias, 102, Ribeira-Natal/RN.

Contato: (84) 3232-9758

E-mail: defensoriapublica@rn.gov.br

Para maiores informações, acesse: https://www.defensoria.rn.def.br/locais

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Endereço: Av. Dr. João Medeiros Filho, Bairro Potengi – Natal.

Contato: (84) 3232-7784.

Horário de atendimento: 2as, 3as e 4as feiras, das 12h30 às 17h (exceto em período de férias escolares)

Rio Grande do Sul

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul

Unidade Central de Atendimento e Ajuizamento

Rua Sete de Setembro, 666 – Centro Histórico. Porto Alegre – RS

Contato: (51) 3211-2233.

Atendimento: segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Para maiores informações, acesse o site da Defensoria local.

Faculdade da Serra Gaúcha

Horário de atendimento: É necessário ligar antes para verificar os horários.

Endereço: Rua Os Dezoito do Forte, 2366 – Caxias do Sul

Contato: (54) 2101-6088.

Rondônia

Defensoria Pública do Estado de Rondônia

Núcleo da Cidadania Porto Velho – Tudo Aqui. (Antigo Shopping Cidadão)

Av. 7 de Setembro, 830, Centro

Contato: (69) 3217-4705.

Para maiores informações, acesse: https://www.defensoria.ro.def.br/site/index.php/telefones

Universidade de Rondônia

Horário de atendimento: De 2ª a 6ª feiras das 9h às 12h e das 14h às 21h.

Continua após a publicidade

Endereço: Av. Mamoré, 1520, Bairro Cascalheira – Porto Velho

Contato: (69) 3733-5042.

Roraima

Defensoria Pública do Estado Roraima

Avenida Sebastião Diniz, nº 1165 – Centro. Cep: 69.301-088 Boa Vista/RR

Horário de Atendimento – das 8h às 14h (95) 2121 4750

Outras unidades de atendimento da Defensoria Pública em Roraima:

  • Alto Alegre (95) 3623-1311,
  • Bonfim (95) 3552-1204,
  • Caracaraí (95) 3532-1385,
  • Mucajaí (95) 3542-1334,
  • Pacaraima (95) 3592-1412,
  • Rorainópolis (95) 3238-1306,
  • São Luiz do Anauá (95) 3537-1125.

Universidade Cathedral

Av. Luis Canuto Chaves, 293, Caçari – Boa Vista

Contato: (95) 2121-3460 – ramal 3499.

Horário de atendimento: De 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h (exceto período de férias escolares).

Santa Catarina

Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina

Núcleo Regional da Capital

Avenida Othon Gama D’Eça, nº 622 – Ed. Luiz Carlos Brunet – Centro – CEP 88015-240

Contato: (48) 3665-6370 / (48) 3665-6589

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, das 08h às 19h

Para maiores informações, acesse: https://www.defensoria.sc.gov.br/index.php/locais-de-atendimento

Universidade Católica de Santa Catarina

Horário de atendimento: De 2ª a 6ª feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h (exceto em meses de férias escolares).

Endereço: Rua dos Imigrantes, 500, Jaraguá do Sul

Contato: (47) 3275-8270

Unisul

Horário de atendimento: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h (exceto em meses de férias escolares).

Continua após a publicidade

Endereço: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca – Palhoça

Contato: (48) 3279-1356.

São Paulo

Defensoria Pública na cidade de São Paulo

Para agendar o atendimento, ligue no telefone 0800 773 4340 (ligação gratuita), de segunda a sexta-feira, entre 7h e 19h.

O atendimento será realizado no novo espaço da Defensoria Pública, localizado na Rua Boa Vista, 150 – Centro – Edifício Cidade IV – próximo ao Metrô São Bento.

Horário de Atendimento: das 08h às 12h.

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Departamento Jurídico XI de Agosto

Praça João Mendes, 62 – 17º Andar

Universidade Paulista (UNIP)

Av. Alphaville, 3500, Alphaville – São Paulo

(11) 4152-8835

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Escritório de Advocacia Modelo

Rua Maria Cândida, 1813 – CEP: 05015-000 – Perdizes

Fone: (11) 36708560

Universidade Paulista (UNIP/OBJETIVO)

Escritório de Assistência Judiciária (EAJ)

Rua do Sumidouro, 190 – CEP: 05428-010 – Pinheiros

Fones: (11) 30397921 ou (11) 30397944

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Rua da Consolação, 993, São Paulo.

(11) 2114-8000/3256-6040.

Universidade Metodista

Rua Alfeu Tavares, 91, Rudge Ramos – São Bernardo do Campo

(11) 4366-5575.

Escritório Experimental da OAB

Rua Filinto Almeida, 42, Vila Madalena – São Paulo

(11) 3815 3825.

Sergipe

Defensoria Pública do Estado de Sergipe

Sede Administrativa – Travessa João Francisco da Silveira, n° 115, Bairro São José

Aracaju – Sergipe CEP: 49.015-080.

Contato: (79) 3205.3800.

Para maiores informações, acesse: https://www.defensoria.se.def.br/?page_id=12205

Faculdade Estácio de Sergipe

Horário de atendimento: De 2ª a 6ª feira das 8h às 18h (exceto período de férias escolares).

Endereço: Avenida Hermes Fontes, 1284, Santa Maria – Aracaju.

Contato: (79) 3243-1421.

Tocantins

Defensoria Pública do Estado de Tocantins

Quadra 502 Sul, Avenida Joaquim Teotônio Segurado | Palmas – TO.

Contato: 3218-6784.

Para maiores informações, acesse: https://www.defensoria.to.def.br/contatos/contato/1

Faculdade Católica de Tocantins

Endereço: Av. Teotônio Segurado, 1402 sul, Centro – Palmas.

Contato: (63) 3221-2160.

Horário de atendimento: Das 8h às 12h e das 14h às 17h (exceto em período de férias escolares).

Continua após a publicidade

Conclusão sobre como conseguir um advogado gratuito na OAB

Percebe que existem várias opções de serviços jurídicos gratuitos em todo o território nacional?

Ou seja, você pode até aprender como conseguir um advogado gratuito na OAB, mas outras instituições e órgãos também oferecem a gratuidade desse tipo de serviço.

E, apesar de muitas pessoas acharem que este tipo de serviço gratuito não tem qualidade, não é bem assim, afinal, tais profissionais têm muito mais experiências, seja por número, seja por variedade de casos.

Além disso, na maioria das vezes, os advogados que exercem este tipo de função são concursados.

Ou seja, estudaram muito e passaram por um rigoroso concurso público. Então, possuem conhecimento das leis e diretrizes para acompanhar o caso.

Continua após a publicidade

Até mesmo os alunos da universidade conseguem exercer a consultoria com muita excelência, visto que estão com a matéria atualizada e em dia. E claro, possuem o apoio dos professores e outros docentes da universidade.

O que pode ser um ponto negativo para este tipo de atendimento é apenas o tempo de espera. Então, se você precisa de uma solução imediata, pode ser que o advogado gratuito não seja a melhor opção.

O conteúdo sobre como conseguir um advogado gratuito na OAB foi útil para responder suas dúvidas?

Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba outros conteúdos selecionados para ajudar na sua gestão financeira e econômica.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.