Empréstimos para empresas podem costumam ser soluções importantes para a expansão, ou até mesmo a sustentação dos negócios no mercado.

Neste post, nós vamos explicar como conseguir o empréstimo para empresa, além de apresentar alguns tipos de serviços que são oferecidos por instituições financeiras e fintechs.

Continua após a publicidade:

Como conseguir empréstimo para sua empresa – passo a passo

Antes de mais nada, precisamos salientar a importância de uma boa organização para esta situação. Apesar do processo para solicitação do empréstimo ser bastante simples, os responsáveis pela empresa precisam estar cientes sobre os valores, prazos e até mesmo a condição financeira para quitar esta dívida sem nenhum transtorno.

1 – Tenha um objetivo claro para o empréstimo empresarial

Os donos de empresas precisam ter claro o objetivo para a solicitação de um empréstimo. Normalmente os empresários buscam por este dinheiro emprestado para iniciar o seu próprio negócio, expandir as operações da empresa ou até mesmo iniciar um capital de segurança.

Continua após a publicidade

Portanto, avalie bem a situação da sua empresa e certifique-se que o momento atual é necessário este dinheiro.

2- Pesquise sobre os empréstimos disponíveis no mercado

Com o objetivo definido, chegou o momento de entender qual o empréstimo é o ideal para a ocasião. Geralmente, as empresas que estão a pouco tempo no mercado, costumam ter mais dificuldade na aprovação do empréstimo. Muitas instituições financeiras consideram que o empreendimento ainda não possui um fluxo de caixa forte para conseguir cumprir com as parcelas do empréstimo.

Uma alternativa para esta situação é empresário solicitar um empréstimo com o seu CPF, ao invés do CNPJ. Existem vários empréstimos para a pessoa física, como o empréstimo pessoal online ou o consignado.

3 – Procure por uma empresa de crédito confiável

Atualmente, é possível conseguir o empréstimo para empresa através dos bancos, fintechs e as Empresas Simples de Crédito (ESC).

Continua após a publicidade

Cada empresa financeira oferece no mercado empréstimos com diferentes taxas, prazos e condições no geral. Portanto, é importante que se avalie a empresa de crédito como um todo, desde a sua transparência e segurança, até os valores e benefícios ofertados.

4 – Avalie o Custo Efetivo Total (CET)

Além da taxa de juros que o banco e algumas empresas de crédito cobram em cima do valor emprestado, existem também a cobrança de taxas administrativas. Portanto, ao avaliar o empréstimo, confira o Custo Efetivo Total (CET).

Na dúvida sobre como calculá-lo, consulte o seu contador para que ele ajude a avaliar as melhores possibilidades.

5 – Conheça a sua pontuação de crédito

Em alguns casos, a pontuação de crédito pode interferir sobre o tipo de empréstimo requisitado para a empresa. Esta pontuação pode ser avaliada através da ferramenta do Serasa Experian, onde é apresentado numa escala de 0 a 1.000 pontos.

Continua após a publicidade

O valor apresentado se torna um parâmetro para as empresas financeiras entenderem o seu limite para o empréstimo. Isto é, qual o valor de empréstimo que você consegue quitar.

6 – Tenha a documentação em mãos para fazer o pedido

Agora que você já entendeu qual o objetivo para a solicitação do crédito, escolheu a instituição e o tipo de empréstimo, chegou o momento de organizar toda a documentação para conseguir o empréstimo para a empresa.

A lista dos documentos varia de empresa para empresa. No entanto, vamos apresentar abaixo uma lista das informações mais solicitadas para esta ocasião. Veja abaixo:

  •       Extrato atual da movimentação bancária empresarial;
  •       Declaração de impostos do negócio;
  •       Demonstrações financeiras do negócio;
  •       Os documentos legais da empresa.

Pronto! Você acabou de concluir todas as etapas para o pedido do empréstimo para empresa. Agora, basta aguardar a aprovação desta solicitação para investir o dinheiro no seu negócio.

Continua após a publicidade

Conheça os principais empréstimos para empresas

As empresas podem escolher por diferentes linhas de crédito. No geral, as opções de empréstimo disponíveis são:

Empréstimo para capital de giro

O capital de giro é conhecido como um montante utilizado para a empresa funcionar. Isto é, um dinheiro que contribuir para as operações diárias serem realizadas.

Quando se realiza um empréstimo para capital de giro, a empresa está pegando este dinheiro emprestado para conseguir repor estoque, comprar mercadorias, pagar funcionários, e entre outros.

Este tipo de empréstimo normalmente possui taxa de juros prefixadas, com prazo de quitação mais curto e sem carência.

Continua após a publicidade

Empréstimo para investimento fixo

O empréstimo para investimento fixo é muito procurado por empresas que precisam contemplar as atividades relacionadas à implantação, modernização e expansão do negócio.

Para adquirir novas máquinas, móveis, equipamentos e realizar obras civis, as empresas escolhem este tipo de empréstimo que financia o ativo imobilizado da empresa.

Empréstimo para investimento misto

Este empréstimo é utilizado para as empresas que realizaram um financiamento de um equipamento, por exemplo, mas precisam de um capital para comprar a matéria-prima.

O empréstimo para investimento misto também possui taxa de juros pré-fixada, mas o seu prazo para quitação é mais extenso e existe carência. Portanto, a empresa que solicita este tipo de empréstimo, precisa estar bem esclarecida sobre as suas regras e condições gerais.

Continua após a publicidade

Empréstimo para empresas online

Através da internet, o empreendedor pode solicitar o empréstimo para empresas. Sem burocracias, o pedido é realizado no site da empresa financeira, e rapidamente o empreendedor recebe a resposta da solicitação.

Caso seja aprovado, o dinheiro é depositado diretamente na conta da empresa e está pronto para ser utilizado da forma que mais convêm.

Cheque Especial

Este cheque especial não é as folhas de cheque oferecidas pelo banco. O empréstimo por cheque especial é um valor pré-aprovado na sua conta corrente pela instituição financeira. Ou seja, um valor a mais do que você realmente tem e que já está disponível para quando zerar o dinheiro na conta.

Por isso que este serviço é conhecido como cheque especial, pois você utiliza um valor a mais do que possuía, ficando assim com saldo negativo.

Antes de tomar uma decisão, pesquise e avalie bem a situação financeira da empresa. O empréstimo para a empresa pode ser fundamental para o seu crescimento e aperfeiçoamento.

Publicidade