Pode até ser uma “mão na roda”, mas chega um momento em que a pergunta necessária a fazer é: como cancelar o cartão de crédito? Afinal, de nada adianta ter várias opções na sua carteira e ter que pagar a anuidade, se você nem os utiliza.

Da mesma forma, é preciso ter um cuidado maior para evitar o endividamento. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 25,3% da população tem dívidas e o cartão de crédito é a principal. Do total, ele chega a representar 77,6%.

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Por isso, muita gente pensa em cancelar o cartão de crédito, seja porque gasta pouco, seja porque está com dívidas. Então, o que é possível fazer? Será que há chance de encerrar o serviço mesmo com valores a pagar? Vamos explicar tudo neste conteúdo. Acompanhe!

Qual a diferença entre cancelar o cartão de crédito e bloqueá-lo?

Para começar, é importante diferenciar essas duas alternativas. O cancelamento se refere ao ato de encerrar o uso daquele cartão. Em alguns casos, você faz isso porque termina seu relacionamento com o banco. Em outras, apenas deixa de utilizar a função.

De toda forma, essa opção pode ser realizada a qualquer momento, sem cobrança de fidelidade ou qualquer multa do gênero. Porém, é preciso ter todas as parcelas pagas. Caso contrário, terá que optar pelo bloqueio.

Essa segunda alternativa funciona de maneira diferente. O cartão ainda existe, mas ele não pode ser utilizado. Por isso, as faturas continuarão vindo, porque o serviço está ativo.

O que considerar ao cancelar o cartão de crédito?

A melhor forma de evitar problemas é verificar a sua situação para tomar a decisão no momento certo. Afinal, se ficar uma dívida remanescente e você deixar de quitá-la, seu nome será enviado para a lista de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito.

Por isso, é recomendado cumprir as seguintes dicas.

Verifique o saldo devedor ou as compras parceladas

Antes de pedir o cancelamento do cartão de crédito, veja o que está pendente na fatura. Se tiver algum dependente, lembre-se de analisar esses valores também. Veja se existe algum parcelamento ou se deixou de quitar o valor integral de alguma fatura.

Depois de verificar, calcule quanto teria que pagar à vista. Considere, ainda, que podem faltar valores na fatura. Isso acontece porque o total é calculado alguns dias antes do vencimento. Assim, as compras feitas após essa data podem ser acrescentadas nos próximos dias.

Entre em contato com a central de atendimento

Ligue para a central de atendimento e solicite o cancelamento do cartão de crédito. Converse com o atendente e confirme que não existem pendências. Se tiver alguma quantia restante, verifique se ela procede e pague-a.

Depois, entre em contato novamente e veja se o valor foi compensado. Somente depois de quitar todos os valores será possível cancelar o cartão. Além disso, vale a pena tomar o cuidado de sempre anotar o protocolo de atendimento.

Esse número será necessário em caso de problemas futuros. Ainda anote o nome do atendente com quem conversou, e o dia e a hora da ligação. Isso traz mais segurança para evitar imprevistos.

Observe que algumas instituições financeiras não exigem o contato com a central de atendimento. Nesses casos, o cancelamento pode ser feito pela internet, por telefone ou pelo caixa eletrônico. De todo modo, consulte o seu caso para ter certeza do que fazer.

Confime o cancelamento do cartão de crédito

O banco deverá um comunicado ou carta oficial indicando o cancelamento e/ou o recebimento de uma fatura zerada. Se isso deixar de acontecer, entre em contato com a central. Pode ser que algum problema tenha acontecido. Nunca deixe a situação passar, já que isso pode levar seu nome para o cadastro de SPC e Serasa.

Destrua o cartão de crédito cancelado

Depois de ter a confirmação do cancelamento, amasse seu cartão e corte-o ao meio. O ideal é destruir o chip, para evitar que qualquer problema aconteça. Assim, ninguém conseguirá utilizá-lo.

Quais são seus direitos ao cancelar o cartão de crédito?

Existem, basicamente, 3 direitos nesse processo. Eles são:

Possibilidade de cancelar o cartão de crédito a qualquer momento

Não é preciso aguardar o vencimento da fatura ou a última parcela da anuidade. Você tem direito a encerrar  serviço a qualquer momento, desde que não tenha mais dívidas, quite todas elas ou as renegocie.

Obtenção de comprovantes

O banco deve entregar algum comprovante de que a conta foi cancelada tanto no momento da solicitação quanto depois dela. No segundo caso, você deve receber um documento por e-mail ou Correios. Peça o prazo da instituição financeira ao fazer o contato e tome cuidado com o período. Se ele passar, entre em contato novamente com a instituição financeira.

Cobranças extras

Sempre que você fizer o cancelamento do cartão de crédito e pagar todas as dívidas pendentes, a administradora não pode cobrar nada a mais. Por isso, tenha certeza de que quitou tudo que estava pendente e tenha o documento de comprovação.

Caso algo seja cobrada de forma abusiva ou incorreta, converse com a administradora do cartão. Se for impossível chegar a um consenso, entre em contato com o Procon. Assim, você evita prejuízos desnecessários.

O que fazer para cancelar o cartão se tiverem dívidas pendentes?

As compras parcelas nem sempre podem ser quitadas à vista na hora do cancelamento. O banco está proibido de fazer essa exigência, inclusive. No entanto, é preciso renegociar.

Nesse caso, a alternativa mais adotada é bloquear o cartão, a fim de evitar novas compras. Isso significa que a fatura continua chegando e o serviço está ativo, mas você não pode utilizá-lo. Por outro lado, consegue quitar as parcelas aos poucos.

Depois de efetivar o pagamento de tudo, pode cancelar. Quando bloquear, também é importante anotar o protocolo de atendimento.

Como cancelar os cartões de créditos dos principais bancos?

Caso você queira fazer o procedimento de algum dos cartões de créditos dos maiores bancos brasileiros, veja as dicas para evitar problemas.

Itaú

O cancelamento varia se você é correntista ou não do banco. Caso seja, você pode fazer o cancelamento de forma online. Basta acessar o internet banking. Caso queira bloquear o cartão por ter perdido, digite “bloquear cartão de crédito” na busca e faça o encerramento do serviço.

Em seguida, pode solicitar a segunda via. Nesse caso, digite “solicitar 2ª via de cartão”. Caso queira simplesmente encerrar o relacionamento com o cartão de crédito, digite “chat” na pesquisa e converse com um dos especialistas.

Por outro lado, se não for correntista, é preciso acessar a página do internet banking do Itaú e, no canto superior direito, troque de “agência e conta” para “cartão de crédito”. Siga os mesmos passos.

Outra opção é entrar em contato pelo telefone. Para capitais e regiões metropolitanas, o número é 4004-4828. Para outras localidades, 0800-70-4838.

Bradesco

É preciso fazer o processo entrando em contato com a Bradesco Cartões. Os números disponíveis são: 0800-727-9988 e 0800-724-8383. Caso queira, também pode fazer o bloqueio.

Banco do Brasil

Entre em contato com o SAC pelo número 0800-729-0722. Se for correntista, acesse o internet banking e selecione a aba “Cartões – Bloqueio ou cancelamento”. Ainda existe o SMS. Basta enviar “BL + quatro números finais do cartão”. Por exemplo: BL1234. Por último, é possível ir a uma agência.

Caixa Econômica Federal

Os números de contato mudam conforme o tipo de cartão de crédito que será cancelado. Veja:

  • cartões Azul, Nacional, Internacional e Gold: 4004-9009 ou 0800-940-9009;
  • cartões Platinum, Black e Infinite: 4004-9001 ou 0800-940-9001;
  • cartão de crédito empresarial: 4004-9008 ou 0800-950-9008;
  • cartão múltiplo: ligue para a Central de Atendimento Cartões Caixa e bloqueio também no telefone 0800-726-0101. Outra opção é ir a uma agência.

Santander

O processo de bloqueio do cartão de crédito pode ser feito pelo app do Santander. Basta acessar e clicar em “Proteção”. Selecione “Perdi/roubaram meu cartão” e faça o bloqueio. Pelo internet banking, vá em “Cartões” e depois em “Bloqueio de cartão”. Caso queira cancelar, é preciso ligar para o SAC Santander para o número 0800-762-7777.

Nubank

O bloqueio e o cancelamento dos cartões de crédito podem ser feitos pelo número 0800-591-2117. Outra opção é acessar o app, clicando em “Bloquear cartão”. No entanto, nesse segundo caso, o serviço continua ativo.

Cetelem

Para cancelar, entre em contato com o SAC pelo telefone 0800-286-8877. A Cetelem é a administradora de vários cartões de crédito, como o do Submarino e o das Lojas Americanas.

Digio

Cancele o cartão Digio Bradesco pelo número 0800-333-8735. O bloqueio pode ser feito pelo aplicativo ou também pelo número.

Como você pôde perceber, existem muitas informações importantes na hora de cancelar o cartão de crédito. Mais do que fazer o procedimento, é preciso tomar cuidado para evitar imprevistos e cobranças inadequadas. Dessa maneira, garante todos os seus direitos e mantém um bom relacionamento de crédito com as instituições financeiras.

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