Como cancelar o cartão de crédito? O que avaliar antes de tomar a decisão!

Quer descobrir como cancelar o cartão de crédito? Veja o passo a passo completo, além do que você precisa saber antes de efetivar o procedimento.

LinkedIn
Ana Júlia Ramos

Se você está em busca de descobrir como cancelar o cartão de crédito, por algum motivo, não precisa mais do produto financeiro. Seja por ter encontrado uma alternativa melhor, como um bom cartão sem anuidade, ou por ter se endividado.

Dívidas no cartão de crédito, inclusive, não são raras. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 25,3% da população está endividada.

Ao entender quais são as dívidas mais comuns, o cartão de crédito ganha destaque e representa 77,6% do total.

Seja por este motivo, ou simplesmente por não desejar mais usar o seu cartão atual, é importante fazer o cancelamento do cartão de crédito. Pensando em te ajudar, preparamos um conteúdo completo com o que você precisa saber sobre o assunto.

Vamos lá, então? Tenha uma ótima leitura!

Continua após a publicidade

Qual a diferença entre cancelar o cartão de crédito e bloqueá-lo?

São duas coisas diferentes. Cancelar o cartão de crédito significa que o relacionamento com o banco/fintech será encerrado de forma permanente. Ou seja, você não poderá usar mais aquele produto financeiro. Só se desejar abrir uma outra conta no futuro.

Ao contrário desse “fim de relação” permanente, o bloqueio é uma alternativa temporária e pode ocorrer por motivos como:

  • o cartão foi clonado;
  • você perdeu o seu cartão;
  • foi roubado/furtado;
  • o cartão quebrou e você não consegue mais usá-lo;
  • um cartão foi usado por muito tempo e já está desgastado.

O bloqueio é realizado para que aquele cartão específico não possa mais ser usado em outras transações, porém há o envio de um novo.

Não quero mais usar um cartão de crédito, vale a pena somente bloquear?

O bloqueio vale a pena nos casos em que você deseja receber um novo cartão de crédito. Ou até mesmo quando sabe que no momento não deseja usá-lo, mas pode mudar de ideia no futuro. Isso porque o vínculo com a empresa permanece ativo.

Então, caso você esteja em busca de cancelar o cartão de crédito porque perdeu o interesse de permanecer na instituição financeira atual, recomenda-se a alternativa que estamos discutindo em nosso post.

Continua após a publicidade

O que considerar ao cancelar o cartão de crédito?

A melhor forma de evitar problemas é verificar a sua situação para tomar a decisão no momento certo. Afinal, se ficar uma dívida remanescente e você deixar de quitá-la, seu nome será enviado para a lista de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito.

Continua após a publicidade

1. Verifique o saldo devedor ou as compras parceladas

Antes de pedir o cancelamento do cartão de crédito, veja o que está pendente na fatura. Se tiver algum dependente, lembre-se de analisar esses valores também.

icon

Dica

Confira parcelamentos em aberto ou qualquer outro tipo de valor pendente no seu cartão de crédito que será cancelado.

Mesmo depois de cancelar o cartão de crédito, obviamente, é necessário quitar qualquer tipo de comprometimento em aberto com o banco. Se você tem compras parceladas, a fatura seguirá chegando para pagamento na data de costume.

Caso contrário, não havendo nenhum tipo de parcelamento, basta se organizar para pagar o valor remanescente na última fatura antes do cartão ser cancelado.

2. Entre em contato com a central de atendimento

Ligue para a central de atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão de crédito. Converse com o atendente e confirme que não existem pendências. Se tiver alguma quantia restante, verifique se ela procede e realize o pagamento, como apontamos acima.

Depois, entre em contato novamente e veja se o valor foi compensado.

icon

Atenção

Somente depois de quitar todos os valores será possível cancelar o cartão. Além disso, vale a pena tomar o cuidado de sempre anotar o protocolo de atendimento.

Também é possível fazer isso pelo aplicativo, Internet Banking pelo computador ou presencialmente. Cada banco/instituição financeira funciona de uma maneira específica, então o indicado é analisar o seu caso especificamente.

Continua após a publicidade

3. Confime o cancelamento do cartão de crédito

O banco deverá emitir um comunicado ou carta oficial indicando o cancelamento e/ou o recebimento de uma fatura zerada. Se isso deixar de acontecer, entre em contato com a central. Pode ser que algum problema tenha acontecido. Nunca deixe a situação passar, já que isso pode levar seu nome para o cadastro de SPC e Serasa.

4. Destrua o cartão de crédito cancelado

Depois de ter a confirmação do cancelamento, amasse seu cartão e corte-o ao meio. O ideal é destruir o chip para evitar que qualquer problema aconteça. Assim, ninguém conseguirá utilizá-lo.

Continua após a publicidade

Quais são seus direitos ao cancelar o cartão de crédito?

Existem, basicamente, 3 direitos nesse processo. Falamos melhor sobre cada um deles a seguir.

Continua após a publicidade

Direito de cancelar o cartão de crédito a qualquer momento

Não é preciso aguardar o vencimento da fatura ou a última parcela da anuidade. Você tem direito a solicitar o encerramento do serviço quando desejar, desde que não tenha mais dívidas. Por isso, quite todas elas ou as renegocie.

Obtenção de comprovantes

O banco deve entregar algum comprovante de que a conta foi cancelada. Seja no momento da solicitação ou depois dela.

No segundo caso, você deve receber um documento por e-mail ou pelos Correios. Peça o prazo da instituição financeira ao fazer o contato e tome cuidado com o período. Se ele passar, faça um novo contato.

Continua após a publicidade

Cobranças extras

Sempre que você fizer o cancelamento do cartão de crédito e pagar todas as dívidas pendentes, a administradora não pode cobrar nada a mais. Por isso, tenha certeza de que quitou tudo que estava pendente e tenha o documento de comprovação.

Caso algo seja cobrada de forma abusiva ou incorreta, converse com a administradora do cartão. Se for impossível chegar a um consenso, entre em contato com o Procon. Assim, você evita prejuízos desnecessários.

Continua após a publicidade

O que fazer para cancelar o cartão se tiverem dívidas pendentes?

As compras parcelas nem sempre podem ser quitadas à vista na hora do cancelamento. O banco está proibido de fazer essa exigência, inclusive. No entanto, é preciso renegociar.

Nesse caso, a alternativa mais adotada é bloquear o cartão, a fim de evitar novas compras. Isso significa que a fatura continua chegando e o serviço está ativo, mas você não pode utilizá-lo. Por outro lado, consegue quitar as parcelas aos poucos.

Você pode verificar, também, a possibilidade de mesmo após o cancelamento do cartão, receber as contas parceladas normalmente. Uma série de bancos e instituições financeiras fazem isso.

Continua após a publicidade

Como cancelar os cartões de créditos dos principais bancos?

Caso você queira fazer o procedimento de algum dos cartões de créditos dos maiores bancos brasileiros, veja as dicas para evitar problemas.

Itaú

O cancelamento do cartão Itaú varia se você é correntista ou não do banco. Caso seja, você pode fazer o cancelamento de forma online. Basta acessar o Internet Banking. Caso queira bloquear o cartão por ter perdido, digite “bloquear cartão de crédito” na busca e faça o encerramento do serviço.

Em seguida, pode solicitar a segunda via. Nesse caso, digite “solicitar 2ª via de cartão”. Caso queira simplesmente encerrar o relacionamento com o cartão de crédito, digite “chat” na pesquisa e converse com um dos especialistas.

Por outro lado, se não for correntista, é preciso acessar a página do internet banking do Itaú e, no canto superior direito, troque de “agência e conta” para “cartão de crédito”. Siga os mesmos passos.

Outra opção é entrar em contato pelo telefone. Para capitais e regiões metropolitanas, o número é 4004-4828. Para outras localidades, 0800-70-4838.

Continua após a publicidade

Bradesco

É preciso fazer o processo entrando em contato com a Bradesco Cartões. Os números disponíveis são: 0800-727-9988 e 0800-724-8383. Caso queira, também pode fazer o bloqueio.

Banco do Brasil

Entre em contato com o SAC pelo número 0800-729-0722. Se for correntista, acesse o Internet Banking e selecione a aba “Cartões – Bloqueio ou cancelamento”. Ainda existe o SMS. Basta enviar “BL + quatro números finais do cartão”. Por exemplo: BL1234. Por último, é possível ir a uma agência.

Continua após a publicidade

Caixa Econômica Federal

Os números de contato mudam conforme o tipo de cartão de crédito que será cancelado. Veja:

  • cartões Azul, Nacional, Internacional e Gold: 4004-9009 ou 0800-940-9009;
  • cartões Platinum, Black e Infinite: 4004-9001 ou 0800-940-9001;
  • cartão de crédito empresarial: 4004-9008 ou 0800-950-9008;
  • cartão múltiplo: ligue para a Central de Atendimento Cartões Caixa e bloqueio também no telefone 0800-726-0101. Outra opção é ir a uma agência.

Santander

O processo de bloqueio do cartão de crédito pode ser feito pelo app do Santander. Basta acessar e clicar em “Proteção”. Selecione “Perdi/roubaram meu cartão” e faça o bloqueio. Pelo internet banking, vá em “Cartões” e depois em “Bloqueio de cartão”. Caso queira cancelar, é preciso ligar para o SAC Santander para o número 0800-762-7777.

O app do Santander está disponível para Android ou iOS.

Continua após a publicidade

Nubank

O bloqueio e o cancelamento dos cartões de crédito podem ser feitos pelo número 0800-591-2117. Outra opção é acessar o app, clicando em “Bloquear cartão”. No entanto, nesse segundo caso, o serviço continua ativo.

O app do Nubank está disponível para Android ou iOS.

Cetelem

Para cancelar, entre em contato com o SAC pelo telefone 0800-286-8877. A Cetelem é a administradora de vários cartões de crédito, como o do Submarino e o das Lojas Americanas.

Continua após a publicidade

Digio

Cancele o cartão Digio pelo número 0800-333-8735. O bloqueio pode ser feito pelo aplicativo ou também pelo número.

O app do Digio está disponível para Android ou iOS.

Continua após a publicidade

Conclusão

Esperamos que tenha compreendido o que é importante considerar ao cancelar o cartão de crédito. Mais do que fazer o procedimento, é preciso tomar cuidado para evitar imprevistos e cobranças inadequadas.

E então? Gostou do nosso conteúdo? Se sim, assine a nossa newsletter! Semanalmente, enviamos uma série de conteúdos sobre cartão de crédito e outros produtos financeiros importantes na sua rotina.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

5 comentários

  1. João Batista

    Eu não quero mais o cartão de crédito do Banco BMG gostaria de fazer o bloqueio imediatamente o cartão é Banco BMG já paguei tudo que divida

  2. Bruno

    Com relação ao cartão digio não consegui ligar no 0800-333-8735.

    Liguei no numero que disponoobilizam no aplicativo, que caio em um canal de atendimento, e o atendimento me orientou a cancelar pelo chat do app, que pode ser acessado da seguinte maneira:

    1 Clicar lupa na barra inferior do app
    2 Procurar por “erro no app” e clicar em “encontrei um erro no app” (ou algo similiar)
    3 clicar em iniciar chat
    4 clicar em falar com um especialista
    5 pedir no chat para efetuar o cancelamento do cartão
    6 novamente falar que nao quer bloquear, e sim cancelar. Vai ter informar dados, etc.
    7 cancelado !

    É um caminho bem estranho para abrir um chat e falar com um atentende, mas para mim funcionou.

  3. ADAMA SENE

    Belo artigo Cris, Parabéns.
    Só uma coisa , é possível sim cancelar um cartão de credito mesmo tendo parcelas em abertas. Depois o cancelamento ele vão continuar mandar fatura com aquelas parcelas abertas para que vc efetue o pagamento, Já fiz isso com meu cartão americana e submarino bandeira master.
    (De toda forma, essa opção pode ser realizada a qualquer momento, sem
    cobrança de fidelidade ou qualquer multa do gênero. Porém, é preciso ter
    todas as parcelas pagas. Caso contrário, terá que optar pelo bloqueio.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.