Como Cancelar a Portabilidade de Salário

Quer cancelar a portabilidade de salário? Veja como fazer para voltar a receber seu salário ou benefício no banco principal, a qual abriu a conta-salário.

flaviomariano
Flávio Mariano

O pagamento de salário através de contas bancárias tem se tornado muito comum entre empresas de grande e médio porte. Isso acontece pela segurança em praticidade que se tem em não movimentar dinheiro físico, ficando apenas com transações eletrônicas, mais segura e rápidas. O grande problema do pagamento via conta salário, no entanto, é que o funcionário pode ficar refém do banco a qual a empresa solicitou a abertura.

Para evitar que o funcionário seja obrigado a utilizar os serviços do banco e também para que tenha a liberdade de movimentar suas finanças na instituição que melhor lhe atenda, foi criada a portabilidade de salário. Um benefício ao trabalhador que não se prende a uma instituição apenas.

Continua após a publicidade

Falamos da transferência de salário em outras ocasiões mas, em resumo, trata-se de um mecanismo que permite o trabalhador ter seu salário transferido automaticamente para a conta corrente na instituição que desejar.

O procedimento de portabilidade é muito simples, basta preencher um formulário indicando a conta que deseja receber o dinheiro e levar até a agência a qual abriu a conta salário. A partir daí, o banco tem 5 dias úteis para concluir a transação e seu salário cairá até às 12hs do dia do depósito feito pelo empregador. A questão que resta em certos casos é como desfazer a portabilidade?

Como desfazer a portabilidade de salário

O procedimento para cancelar a portabilidade de salário não é muito diferente de solicitar a portabilidade. Você precisará ir até o banco a qual tem conta salário para solicitar o cancelamento. Em alguns casos, qualquer agência pode receber a solicitação, em outros, é preciso ir até a agência a qual abriu sua conta salário. Veja abaixo mais detalhes sobre cada um dos bancos.

Banco Itau
Itaú, banco que possui muitas contas salário

O cliente que recebe o salário pelo Itaú Unibanco, que é um dos principais bancos com convênio com as empresas, poderá solicitar o cancelamento da portabilidade de salário em qualquer uma das agências do banco, independente de onde tenha aberto a conta salário e solicitado a portabilidade. Já em caso de alteração de portabilidade, o recomendado é procurar a própria agência a qual recebe seu salário.

No banco Santander, o cancelamento também poderá ser feito em qualquer agência bancária. Você precisará comparecer pessoalmente em uma das agências do banco portanto um documento pessoal com foto.

Para quem recebe o salário pelo Banco do Brasil, se quiser acabar com a portabilidade ou fazer qualquer alteração, será preciso ir até a agência a qual recebe os seu salário. Na CAIXA Econômica Federal a regra é a mesma, vá até a agência a qual solicitou a portabilidade e faça o cancelamento.

Para outros bancos, procure a própria agência a qual abriu a conta salário preferencialmente.

O que acontece com as dívidas

Uma dúvida muito comum em relação a portabilidade de salário ou quanto o cancelamento é em relação às dívidas junto ao banco. Inclusive, esta é uma razão comum pela qual as pessoas se interessam pela portabilidade.

A regra é que o banco está autorizado a fazer descontos do salário apenas se for expressamente autorizado por contrato. Ou seja, o cliente precisa estar ciente e consentir com o débito. Em casos de desconto em folha, o débito ocorrerá independente da portabilidade. Em caso de despesas com cartão de crédito ou cheque especial, elas não serão descontadas automaticamente.

No entanto, é recomendável negociar com o banco a fim de evitar que os altos juros destas dívidas as tornem impagáveis no longo prazo.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

217 comentários

  1. Marlene

    Fiz uma portabilidade do Bradesco para outro banco e me arrependi como faço?

  2. Adelson

    Olá Boa tarde, o recibia no Santander aí fiz portabilidade para o Itaú, mais quero fazer pra outro banco , tipo banco inter… tem como?
    Agradeço…

  3. Guilherme

    Minha conta salário e no Bradesco fiz a portabilidade para o banco Itaú, mas quero cancelar a portabilidade com o Itaú. Aonde devo cancelar a portabilidade no Itaú ou Bradesco

  4. Continua após a publicidade

  5. Lorena

    Boa noite!
    Espero que possa me ajudar. Eu tenho conta salário no Bradesco porém faço portabilidade para o Santander há uns meses. A empresa em que eu trabalho solicitou que eu cancele a minha portabilidade devido à algumas condições especiais que o banco está oferecendo pra eles, mas eu não quero. Até porque eu não consigo movimentar a conta salário de casa. O que posso justificar pra eles? Não quero fazer a portabilidade!

  6. Claudia

    Boa tarde ! Minha conta salário e no Itaú mas fiz portabilidade para o Santander. Houve uma clonagem do cartão acredito e débito.
    Porque eu estava em casa e começaram a usar o cartão fizerem uma comprar de 400 reais ao todo. O aplicativo ficava avisando o lugar e a quantia. Só na última compra é que as compras foram canceladas…nunca tive problemas com o Santander, porém desta vez foi horrível
    Liguei para a agência e pedi o cancelamento do cartão e quero voltar para o Itaú.
    Como estamos em quarentena ao chegar lá a atendente do Santander falou que não estava fazendo esse procedimento. Então fui para o Itaú, lá elas fizeram Só não sei se foi o procedimento certo pois não me deram comprovante, eles falam que não podem dar

  7. sheila

    Boa tarde, meu esposo tem a conta salario na caixa e ele havia feito portabilidade para o banco santader, porem
    agora ele quer cancelar a portabilidade mas a caixa informa que é com o santader, meu esposo foi no santader que
    informou que é a caixa que cancela e nenhum dos dois resolve o problema.

  8. Jaqueline

    Bom dia, a conta da minha empresa é da bradesco, tenho conta corrente, mas nunca estive satisfeita com esse banco, vou fazer a portabilidade para caixa, o correto seria ru cancelar a conta do bradesco? Não sei se vai ter multas ou juros por nao utilizar mais

  9. Claudio

    Bom dia!

    Recebia meu salário no banco Itaú, em conta salário, Fiz a portabilidade para receber no banco Inter, mas agora quero cancelar o recebimento no banco Inter e fazer a portabilidade do banco Itaú para o banco do Brasil. Como devo proceder quanto isso? Qual banco eu devo procurar, o Itaú, o Inter ou peço a portabilidade direto do App do banco do Brasil, informando os dados do Itaú?
    Caso eu faça a solicitação de portabilidade no banco do brasil, meu salário irá passar pelo banco Itaú, Banco inter pra depois cair no banco do Brasil? Ou já vai direto do banco Itaú para o banco do Brasil?

  10. Edson

    Bom dia meu banco e o Itaú.fiz portabilidade para um banco corporativo sicoob.quero fazer portabilidade pra BB posso pedir essa portabilidade sem cancelar a outra?

  11. Marcos

    boa noite, tenho uma dúvida perante a portabilidade é o seguinte meu banco de origem é o Itaú a empresa abriu essa conta e eu fiz a portabilidade para o Santander , gostaria de saber se posso cancelar a conta Itaú pois depois que fiz a portabilidade começaram a cobrar tarifa de mim , não sei se foi acordo com a empresa pois antes da portabilidade não cobrava.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.