Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.
O pagamento de salário através de contas bancárias tem se tornado muito comum entre empresas de grande e médio porte. Isso acontece pela segurança em praticidade que se tem em não movimentar dinheiro físico, ficando apenas com transações eletrônicas, mais segura e rápidas. O grande problema do pagamento via conta salário, no entanto, é que o funcionário pode ficar refém do banco a qual a empresa solicitou a abertura.
Para evitar que o funcionário seja obrigado a utilizar os serviços do banco e também para que tenha a liberdade de movimentar suas finanças na instituição que melhor lhe atenda, foi criada a portabilidade de salário. Um benefício ao trabalhador que não se prende a uma instituição apenas.
Continua após a publicidade
Falamos da transferência de salário em outras ocasiões mas, em resumo, trata-se de um mecanismo que permite o trabalhador ter seu salário transferido automaticamente para a conta corrente na instituição que desejar.
O procedimento de portabilidade é muito simples, basta preencher um formulário indicando a conta que deseja receber o dinheiro e levar até a agência a qual abriu a conta salário. A partir daí, o banco tem 5 dias úteis para concluir a transação e seu salário cairá até às 12hs do dia do depósito feito pelo empregador. A questão que resta em certos casos é como desfazer a portabilidade?
Como desfazer a portabilidade de salário
O procedimento para cancelar a portabilidade de salário não é muito diferente de solicitar a portabilidade. Você precisará ir até o banco a qual tem conta salário para solicitar o cancelamento. Em alguns casos, qualquer agência pode receber a solicitação, em outros, é preciso ir até a agência a qual abriu sua conta salário. Veja abaixo mais detalhes sobre cada um dos bancos.
O cliente que recebe o salário pelo Itaú Unibanco, que é um dos principais bancos com convênio com as empresas, poderá solicitar o cancelamento da portabilidade de salário em qualquer uma das agências do banco, independente de onde tenha aberto a conta salário e solicitado a portabilidade. Já em caso de alteração de portabilidade, o recomendado é procurar a própria agência a qual recebe seu salário.
No banco Santander, o cancelamento também poderá ser feito em qualquer agência bancária. Você precisará comparecer pessoalmente em uma das agências do banco portanto um documento pessoal com foto.
Para quem recebe o salário pelo Banco do Brasil, se quiser acabar com a portabilidade ou fazer qualquer alteração, será preciso ir até a agência a qual recebe os seu salário. Na CAIXA Econômica Federal a regra é a mesma, vá até a agência a qual solicitou a portabilidade e faça o cancelamento.
Para outros bancos, procure a própria agência a qual abriu a conta salário preferencialmente.
O que acontece com as dívidas
Uma dúvida muito comum em relação a portabilidade de salário ou quanto o cancelamento é em relação às dívidas junto ao banco. Inclusive, esta é uma razão comum pela qual as pessoas se interessam pela portabilidade.
A regra é que o banco está autorizado a fazer descontos do salário apenas se for expressamente autorizado por contrato. Ou seja, o cliente precisa estar ciente e consentir com o débito. Em casos de desconto em folha, o débito ocorrerá independente da portabilidade. Em caso de despesas com cartão de crédito ou cheque especial, elas não serão descontadas automaticamente.
No entanto, é recomendável negociar com o banco a fim de evitar que os altos juros destas dívidas as tornem impagáveis no longo prazo.
Continua após a Publicidade
Boa noite, eu fiz a portabilidade do Bradesco para o Banco Inter. Agora desejo mudar para o Banco C6, como devo proceder?
Cancelar a portabilidade primeiro no Bradesco e depois iniciar no C6, seria isso? Ou já posso solicitar portabilidade para o C6 pelo app?
Primeiro cancela a do Bradesco e depois peça uma nova portabilidade para o C6.
Olá .. tenho uma dívida no Banco Santander.. porém fiz portabilidade para outro banco só que o Santander está descontando 30% do dinheiro que cai na minha conta devido a dívida.. isso pode ser cancelado? O banco deveria né passar todo o valor ou está certo de descontar ? E se fiz portabilidade .. mesmo com dúvidas no banco eu posso encerrar a minha conta corrente no mesmo?
Obrigado….
O banco só pode descontar antes da portabilidade caso isso esteja acordado em contrato, Junior. Sobre encerrar a conta, acredito que precise entrar em contato com o banco para fazer um acordo sobre a dívida.
Flávio fiz uma portabilidade do Banrisul para caixa econômica, mas algum tempo atrás a conta do lado da caixa foi fechada e agora toda vez que recebo na minha conta do banri a Ted bate e para nessa conta de portabilidade. O que posso fazer pra parar de entrar nessa conta já que está fechada do lado da caixa econômica?
Cancele a portabilidade junto ao Banrisul, Juscelino.
Continua após a publicidade
Abri uma conta salário no BB, logo após fiz portabilidade para o Santander, só que me arrependi e quero voltar para o BB. Onde desfaço a portabilidade, indo no Santander ou no BB?
No banco onde recebe seu salário originalmente, nesse caso, no BB.
Recebia meu beneficio do inss na caixa .fiz a portabimidade
Mas me arrependi .quero continuar na caixa mesmo
Posso cancelar ou tem um prazo limite pra cancelar
Pode cancelar a qualquer momento, Flaviana.
Minha empresa tem convênio com a caixa,fiz a portabilidade para o Bradesco a 10 meses,não tenho dívidas,gostaria de voltar para a caixa,É possível?
Sim, é só cancelar a portabilidade.