Saiba como cadastrar e usar o PIX Caixa TEM para transferir dinheiro

Tem dúvidas de como usar o PIX Caixa Tem? Não se preocupe! Neste artigo, explicamos todos os detalhes de como cadastrar a chave e usar a ferramenta para movimentar seu Auxílio Emergencial.

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão

O Caixa TEM é um aplicativo da Caixa para simplificar o acesso dos brasileiros aos serviços sociais e demais transações bancárias, sobretudo durante a pandemia.

Nele, por exemplo, é possível saber se já existe uma conta digital da Caixa para você. Também é possível ter informações sobre o Auxílio Emergencial, Seguro Desemprego, FGTS, PIS/Pasep e, claro, conseguir fazer movimentações do dinheiro recebido.

Continua após a publicidade

Uma dessas opções que é gratuita e ilimitada é o PIX, que permite fazer uma transferência em menos de 10 segundos, de forma segura e prática.

Quer aprender como fazer PIX pelo aplicativo Caixa Tem? Veja o passo a passo e outras dicas que vão ajudar a movimentar seu dinheiro do Auxílio Emergencial e outros.

Continua após a publicidade

Como usar o PIX no Caixa TEM?

Vamos começar com o cadastro da chave PIX que permitirá que você receba valores vindo de outras fontes ou pessoas, além do seu benefício. Mas antes, confira se você já tem o Caixa Tem instalado.

baixar aplicativo Caixa TemBaixar Aplicativo Conta Digital Caixa Tem
* Google Play / Nota do usuário: 4,0
* App Store / Nota do usuário: 4,2

Você pode usar o PIX tanto para enviar quanto para receber dinheiro na sua conta digital Caixa. Funciona assim:

  • Para enviar: pergunte qual a chave PIX de quem vai receber
  • Para receber: cadastre sua chave PIX da conta digital Caixa e informe a quem fará o envio.

Cadastre sua Chave PIX do Caixa Tem para receber dinheiro

como fazer PIX no Caixa Tem
como fazer PIX no Caixa Tem

Dentro do aplicativo Caixa TEM, selecione a opção Pix e clique em Vamos lá. Escolha a chave que deseja cadastrar e clique em Cadastrar Chaves selecionadas. Depois, digite a sua senha do Caixa TEM para confirmar a operação.

A chave selecionada será cadastrada. Clique em Ok, entendi.

O serviço de cadastramento de Chaves PIX está disponível 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados, e você pode ter até 5 chaves por conta.

Continua após a publicidade

icon

O que é chave PIX?

Chave PIX é o apelido da sua conta digital Caixa, ou seja, em vez de informar número da agência, conta e tipo de operação, você só precisa indicar qual chave cadastrou para sua conta.Você pode usar o número do seu CPF, celular e email, por exemplo, como chave PIX. Mas, se tiver usando uma delas em outra conta, não pode repetir.

Com a chave PIX cadastrada, você pode receber transferências de qualquer outra pessoa, bastando informá-la para quem vai transferir e aguardar a confirmação, que demora poucos segundos, mesmo nos finais de semana e feriados, já que ele é um pagamento instantâneo.

Pague ou transfira usando o PIX

PIX no Caixa Tem reprodução Google Play
PIX no Caixa Tem com QR Code

Já para pagar ou transferir via PIX no aplicativo no Caixa Tem, você deve seguir os passos especificados abaixo:

Entre no Caixa Tem, clique em PIX, vá em Pagar e defina como pretende pagar/transferir (chave PIX ou QR Code). Isso vai depender da informação que a pessoa que você vai pagar escolheu.

Por exemplo, se você vai usar o PIX para pagar compras no sacolão de frutas, o estabelecimento pode informar o CNPJ para você, assim, será necessário selecionar a opção chave PIX e, então, CNPJ. Mas, se ele tiver um QR Code, então você vai optar por essa categoria e apontar a câmera do seu celular para o código.

Continua após a publicidade

Na sequência, insira o valor que será transferido e confira os dados de quem vai receber. O sistema vai mostrar o nome da pessoa ou empresa, além de outras informações de identificação. Se tudo estiver certo, clique em Sim, digitar senha e conclua o processo digitando sua senha.

O aplicativo Caixa Tem vai concluir a transação e mostrar um comprovante que você pode compartilhar com quem recebeu a transferência. Porém, como o PIX é um pagamento instantâneo, ele provavelmente já terá recebido uma mensagem de confirmação também.

Pagar e receber PIX no app Caixa Tem com QR Code

pagar na maquininha com Caixa Tem
Usar QR Code no Caixa Tem

Se você for receber dinheiro via PIX no Caixa TEM por QR Code, vale entender como ele funciona.

O QR Code é uma espécie de código de barras diferenciado, em formato de quadrado, que armazena todas as informações da operação de pagamento, como os dados da conta de destino.

Continua após a publicidade

É possível gerar um QR Code e disponibilizá-lo para quem vai efetuar o pagamento, sendo essa uma forma de receber o PIX sem repassar seus dados pessoais ao pagador.

Além disso, você também pode por QR Code no Caixa TEM. O passo a passo é:

  1. Acesse o Caixa TEM;
  2. Escolha a opção “Pagar na maquininha”;
  3. A câmera do smartphone abrirá automaticamente no app e, ao mesmo tempo, a imagem de um QR Code aparecerá na tela da maquininha do estabelecimento;
  4. Aponte sua câmera para o QR Code mostrado;
  5. Confira o valor da compra;
  6. Aperte o botão “Confirmar”;
  7. Pronto! O Pagamento já terá sido efetuado.

Viu como as funcionalidades do Caixa Tem para fazer PIX e receber são simples? Então, vamos tirar as últimas dúvidas sobre seu funcionamento.

Posso usar o PIX Caixa TEM para transferir meu Auxílio Emergencial?

Outra opção bastante interessante do app Caixa TEM, disponível desde o dia 30 de abril de 2021, é a possibilidade de transferir o auxílio emergencial 2021 usando o PIX.

Continua após a publicidade

A função permite fazer pagamentos e transferências 24 horas por dia e 7 dias por semana, com o saldo da poupança digital da Caixa.

Por meio do PIX, também é possível antecipar o acesso ao valor do benefício, que é disponibilizado bem antes da data prevista pelo calendário oficial de saques.

No entanto, é muito importante ressaltar que o beneficiário não pode transferir os recursos para outra conta bancária em seu próprio nome.

Esse tipo de operação só poderá ser realizada no período de saque previsto pelo calendário oficial do benefício.

Continua após a publicidade

A ação visa evitar que o dinheiro possa sofrer descontos ou compensações de dívidas, o que dá mais segurança ao usuário. 

Funciona da seguinte forma:

  • Na primeira parcela do novo auxílio emergencial, os beneficiários puderam utilizar o PIX para pagamentos e transferências para contas de outras titularidades;
  • Para as parcelas seguintes, o PIX poderá ser utilizado assim que o dinheiro estiver disponível na poupança digital, entretanto, não poderá ser transferido para contas do mesmo beneficiário;
  • O montante só poderá ser transferido para contas de mesma titularidade a partir da data prevista para saques e transferências, que varia conforme o mês de aniversário de cada beneficiário. Contudo, essa operação também não poderá ser feita via PIX. Somente por outros meios, como DOC e TED, gratuitamente.

O PIX na Caixa é gratuito?

O PIX é uma opção de pagamento criada pelo Banco Central, para pagar contas e compras do cotidiano, realizar transferências e ainda receber dinheiro de forma instantânea. No Caixa Tem, ele é gratuito.

Em questão de poucos segundos, o valor entra na conta de destino, mesmo se a operação for realizada entre bancos distintos. Os serviços do PIX estão disponíveis todos os dias e a qualquer hora, inclusive feriados e finais de semana.

Além disso, fazer um PIX é mais rápido e fácil que efetuar uma TED, um DOC ou até mesmo que utilizar o cartão de débito.

O Pix Caixa Tem não funciona: o que aconteceu?

O PIX normalmente demora até 10 segundos para ser concluído. No entanto, já apresentou instabilidade em diversas instituições financeiras. No Caixa Tem, alguns usuários também já relataram dificuldades. Algumas das razões podem ser:

  • Sistema congestionado: nesse caso, muitos usuários podem estar tentando fazer transações pelo PIX Caixa Tem, o que pode deixar o sistema ou aplicativo mais lento. Se isso ocorrer, aguarde um tempo e tente novamente.
  • Limite da conta poupança digital excedido: quem tem esse tipo de conta não pode exceder o limite mensal de R$ 5.000 para transações financeiras, incluindo recebimentos ou pagamentos. Nessa situação, você precisa aguardar até o mês seguinte ou solicitar em uma agência Caixa a troca do seu tipo de poupança.

Agora que você já sabe como cadastrar e usar o PIX Caixa TEM para transferir dinheiro de graça, assine a newsletter do iDinheiro e receba nossas atualizações em tempo real no seu e-mail.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.