Como cadastrar a Assinatura Eletrônica da CAIXA online

Veja como alterar sua Assinatura Eletrônica do Internet Banking da CAIXA. Sem esta senha digital, é impossível fazer transações online como transferências, pagamentos e também cadastrar seu celular.

Flavio Mariano
Flávio Mariano

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Depois que se faz a instalação do Módulo Adicional de Segurança da CAIXA é preciso cadastrar sua Assinatura Eletrônica para fazer transações pelos terminais eletrônicos do banco. Ela é necessária para que você efetue pagamentos, transferências, cadastramentos etc tudo aquilo que precise de uma segurança a mais e confirmações que se trata do próprio titular da conta que está por trás das transações.

Muitas das vezes, ao tentar fazer o acesso, os usuários se depararão com a mensagem dizendo para que procurem a agência e façam o cadastramento de sua assinatura eletrônica. Isso se dá para quem precisa do primeiro acesso. Porém, quem já fez seu acesso e, por algum motivo, teve a assinatura digital bloqueada, também terá que procurar sua agência da CAIXA para solicitar uma nova assinatura provisória para o cadastramento no Internet Banking.

Continua após a publicidade

E é isso que vamos mostrar agora.

Geração de Assinatura Eletrônica Simples

Como dito, o primeiro passo é ir até sua agência da CAIXA e solicitar ao atendente uma nova Assinatura Eletrônica. Lá, eles pedirão seus documentos pessoais e lhe darão um documento contendo a senha provisória como na foto abaixo (os dados foram alterados, portanto, números de senha, nome de usuário, conta corrente e datas não correspondem à realidade):

assinatura eletronica
A Assinatura Eletrônica deve ser gerada por um atendente da CAIXA Econômica Federal

Uma vez de posse de sua assinatura inicial, você terá 15 dias para acessar o internet banking da CAIXA e alterar para uma assinatura que bem entender. Não deixe passar este prazo de duas semanas pois, se a senha expirar, terá de solicitar uma nova Assinatura Inicial em sua agência. Vejamos o que é preciso.

Entrar no Internet Banking CAIXA

Entre no site do banco acessando seu internet banking normalmente. Depois que estiver na tela inicial, procure pelo menu “Gerenciar Acesso“, que contêm uma engrenagem. Em seguida, clique em Senhas no submenu que aparecerá como mostrado:

Gerenciar Acesso - Senhas
Observe a Engrenagem e, então clique em Senhas, para alterar a Assinatura Eletrônica

Na tela seguinte terá a possibilidade de escolher sobre qual conta você deseja alterar a senha. Para a maioria dos usuários, haverá apenas uma conta, portanto, clique nela para selecionar e, em seguida, Clique em Alterar Assinatura.

Gerenciar Senha
Escolha a conta a qual deseja alterar a senha e clique em Alterar Senha

Feito isso, o próximo passo é alterar sua senha na tela que se segue. Para isso, há algumas notas explicativas de, porque você precisa de sua assinatura e como consegui-la (para fazer transações online é preciso cadastrar junto a seu gerente, como dito acima). Há também informações para não utilizar sequencias óbvias, pois isso diminui a segurança do usuário, uma vez que pode ser facilmente descoberto. Exemplos disso são datas de aniversário, casamento, números em sequencias ou repetidos que podem nem ser aceitos pelo sistema.

Cadastrar Assinatura Eletrônica de 6 dígitos

Uma vez que você pensou em sua senha de seis algarismos, teremos basta inserir no campo apropriado utilizando o teclado virtual. O primeiro dos campos (Assinatura Atual) você irá utilizar aquela senha gerada na agência que está no papel recebido (nossa primeira imagem do post).

Nos campos seguintes (Nova Assinatura e Confirmar Nova Assinatura), você digitará sua nova Assinatura Digital, obviamente:

Nova Assinatura Eletronica
Comece com sua senha provisória e, então, digite sua nova assinatura

Pronto, após ter digitado sua senha eletrônica, basta clicar em Confirmar e a tela seguinte mostrará que você alterou a Assinatura Eletrônica com sucesso:

Assinatura Alterada com Sucesso
Ao receber esta mensagem, sua senha terá sido alterada corretamente

Pronto, sua Assinatura Eletrônica foi alterada e você estará apto a fazer qualquer transação online, porém, recomendamos o seguinte: Uma vez alterada a Assinatura Eletrônica, saia do banco e depois entre novamente antes de fazer qualquer transação. Pela nossa experiência, fazer uma transação sem deslogar do sistema bloqueou a senha. Isso pode se repetir e causar algum transtorno pois o cliente terá que procurar sua agência novamente para uma nova senha provisória.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

122 comentários

  1. Anita

    já fui até a agencia da caixa 5 vezes para pegar nova senha da assinatura eletronica. todas as vezes que tento fazer minha senha aparece a mensagem de que não podem ser números ou letras sequenciais ou alternados, oq ue não faz sentido nenhum, pois segui rigorozamente as regras em todas as tentativas. quero cancelar minha conta na caixa depois de passar tanta raiva. um banco despreparado, pois não evolui com as tecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.