Bancos

Como cadastrar a Assinatura Eletrônica da CAIXA online

Flávio Mariano
Flávio Mariano
Como cadastrar a Assinatura Eletrônica da CAIXA online

Veja como alterar sua Assinatura Eletrônica do Internet Banking da CAIXA. Sem esta senha digital, é impossível fazer transações online como transferências, pagamentos e também cadastrar seu celular.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Depois que se faz a instalação do Módulo Adicional de Segurança da CAIXA é preciso cadastrar sua Assinatura Eletrônica para fazer transações pelos terminais eletrônicos do banco. Ela é necessária para que você efetue pagamentos, transferências, cadastramentos etc tudo aquilo que precise de uma segurança a mais e confirmações que se trata do próprio titular da conta que está por trás das transações.

Muitas das vezes, ao tentar fazer o acesso, os usuários se depararão com a mensagem dizendo para que procurem a agência e façam o cadastramento de sua assinatura eletrônica. Isso se dá para quem precisa do primeiro acesso. Porém, quem já fez seu acesso e, por algum motivo, teve a assinatura digital bloqueada, também terá que procurar sua agência da CAIXA para solicitar uma nova assinatura provisória para o cadastramento no Internet Banking.

Continua após a publicidade

E é isso que vamos mostrar agora.

Geração de Assinatura Eletrônica Simples

Como dito, o primeiro passo é ir até sua agência da CAIXA e solicitar ao atendente uma nova Assinatura Eletrônica. Lá, eles pedirão seus documentos pessoais e lhe darão um documento contendo a senha provisória como na foto abaixo (os dados foram alterados, portanto, números de senha, nome de usuário, conta corrente e datas não correspondem à realidade):

assinatura eletronica
A Assinatura Eletrônica deve ser gerada por um atendente da CAIXA Econômica Federal

Uma vez de posse de sua assinatura inicial, você terá 15 dias para acessar o internet banking da CAIXA e alterar para uma assinatura que bem entender. Não deixe passar este prazo de duas semanas pois, se a senha expirar, terá de solicitar uma nova Assinatura Inicial em sua agência. Vejamos o que é preciso.

Entrar no Internet Banking CAIXA

Entre no site do banco acessando seu internet banking normalmente. Depois que estiver na tela inicial, procure pelo menu “Gerenciar Acesso“, que contêm uma engrenagem. Em seguida, clique em Senhas no submenu que aparecerá como mostrado:

Gerenciar Acesso - Senhas
Observe a Engrenagem e, então clique em Senhas, para alterar a Assinatura Eletrônica

Na tela seguinte terá a possibilidade de escolher sobre qual conta você deseja alterar a senha. Para a maioria dos usuários, haverá apenas uma conta, portanto, clique nela para selecionar e, em seguida, Clique em Alterar Assinatura.

Gerenciar Senha
Escolha a conta a qual deseja alterar a senha e clique em Alterar Senha

Feito isso, o próximo passo é alterar sua senha na tela que se segue. Para isso, há algumas notas explicativas de, porque você precisa de sua assinatura e como consegui-la (para fazer transações online é preciso cadastrar junto a seu gerente, como dito acima). Há também informações para não utilizar sequencias óbvias, pois isso diminui a segurança do usuário, uma vez que pode ser facilmente descoberto. Exemplos disso são datas de aniversário, casamento, números em sequencias ou repetidos que podem nem ser aceitos pelo sistema.

Cadastrar Assinatura Eletrônica de 6 dígitos

Uma vez que você pensou em sua senha de seis algarismos, teremos basta inserir no campo apropriado utilizando o teclado virtual. O primeiro dos campos (Assinatura Atual) você irá utilizar aquela senha gerada na agência que está no papel recebido (nossa primeira imagem do post).

Nos campos seguintes (Nova Assinatura e Confirmar Nova Assinatura), você digitará sua nova Assinatura Digital, obviamente:

Nova Assinatura Eletronica
Comece com sua senha provisória e, então, digite sua nova assinatura

Pronto, após ter digitado sua senha eletrônica, basta clicar em Confirmar e a tela seguinte mostrará que você alterou a Assinatura Eletrônica com sucesso:

Assinatura Alterada com Sucesso
Ao receber esta mensagem, sua senha terá sido alterada corretamente

Pronto, sua Assinatura Eletrônica foi alterada e você estará apto a fazer qualquer transação online, porém, recomendamos o seguinte: Uma vez alterada a Assinatura Eletrônica, saia do banco e depois entre novamente antes de fazer qualquer transação. Pela nossa experiência, fazer uma transação sem deslogar do sistema bloqueou a senha. Isso pode se repetir e causar algum transtorno pois o cliente terá que procurar sua agência novamente para uma nova senha provisória.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    122 resposta em “Como cadastrar a Assinatura Eletrônica da CAIXA online

    1. Bom dia,
      Quero trocar de celular, mais estou na duvida quanto ao aplicativo, para baixar-lo no novo celular tenho que pegar nova assinatura eletrónica na minha agência? Não posso ficar sem o aplicativo,pois mudei de cidade e onde moro não tem banco então faço tudo atrávez do aplicativo.

      1. Não, Tânia. É preciso autorizar acesso do novo celular, mas você usará sua assinatura digital para executar o processo.

    2. Depois que registrei a assinatura eletrônico meu aplicativo do banco não deixa eu acessar mais a conta. O que pode ter acontecido?

      1. Marivan, isso aconteceu comigo algumas vezes também.
        Após fazer o cadastro, terá que sair da página do banco para depois entrar novamente e fazer a operação. No entanto, se sua assinatura está bloqueada, terá de conseguir uma nova.

    3. Quando vou tentar modificar a assinatura eletronica, recebi a seguinte mensagem: Nova assinatura eletronica invalida.

      1. Provavelmente você deve estar usando uma senha muito lógica com sequencia de números, e por questão de segurança o banco não aceita.

        1. extamente, comigo estava assim, tambem, quando tentei uma senha mais complexa o sistema aceitou, varei os numeros da senha que vai dar certo.

    4. Continua após a publicidade

    5. tenho uma conta poupança da caixa, entro normal na minha conta com login e senha, entretanto nunca tive assinatura eletrônica, solicitei na minha agencia e eles me deram uma senha de 6 numeros, ai quando vou digitar para cadastrar nova senha da senha invalida, o que pode ser?

      1. Esta senha tem validade de poucos dias, se demorou a utilizar e cadastrar um nova, terá que voltar até sua agência.

      2. Provavelmente você deve estar usando uma senha muito lógica com sequencia de números, e por questão de segurança o banco não aceita.

    6. Continua após a publicidade

    7. Fui ao banco e eles não me deram a assinatura eletrônica. Quero fazer uma transferência e não consigo, pois diz que minha assinatura está expirada!

      1. Hairton. A assinatura que oferecem no banco é temporária. Seria necessário você ataulizá-la imediatamente.
        Nesse caso, terá de solicitar uma nova.

    8. Minha senha eletronica esta bloqueada qual o procedimento para desbloquear ela? sera que vou ter que tirar outra.

      1. As vezes pode-se também ser desbloqueada no terminal eletrônico de qualquer agência da Caixa na opção de outros serviços/ass. eletrônica/desbloqueio.

    9. Continua após a publicidade

    10. Estou utilizando caixa banking a dois meses e toda vez que realizo mais de uma transação, a assinatura eletrônica bloqueia. Cada vez que isso acontece tenho que entrar em contato com o gerente, o que torna a resolução muito demorada, pois moro em Brasília e minha agência é em Foz do Iguaçu. Como posso solucionar esta questão?

      1. Questões mais específicas, Mauro, apenas com o suporte técnico da CAIXA.
        Não tenho certeza se este é seu caso, mas uma dica que poderá ser útil é a seguinte: ao fazer o novo cadastro da Assinatura Eletrônica, não faça nenhuma transação. Apenas atualize a Assinatura e saia do Internet Banking. Em seguida utilize sua assinatura normalmente e, possivelmente, ela continuará válida para outras transações.
        ~Já vi este problema acontecer, não sei se será o caso.

      1. A melhor resposta até agora, vou mudar minha conta para o Bradesco.
        Na caixa já tentei utilizar a senha eletrônica para efetuar transações e parece ser uma tarefa impossível.

    11. Continua após a publicidade

    12. Olá me chamo Francisco
      Eu entro normal no internet banking mais não consegui fazer transferência
      O que devo fazer

    13. queria entrar na minha conta fui ao banco o gerente me deu a assinatura eletronica pede senha atual ponho a que ele me deu fala que e invalida

      1. Rosangela, a senha tem prazo de validade. Se demorou a utilizar, ela pode ter expirado e terá que solicitar outra.

    14. tenho a assinatura eletrônica e consegui mudar a senha, porem não consigo fazer pagamento, diz que o dispositivo esta pendente

      1. Kassia, possivelmente você tem que autorizar seu dispositivo a fazer transações. Normalmente isso pode ser feito pelo internetbanking ou auto atendimento.

    15. Continua após a publicidade

    16. Olá, posso criar essa assinatura eletronica em qualquer agência caixa ou só pode ser na agência que abri a minha conta?

      1. Na sua agência, Nailson.
        Em alguns casos, o telefone de atendimento da CAIXA pode lhe passar mais detalhes.

    17. Olá Flávio, boa tarde. Você pode me tirar algumas dúvidas, por favor?
      Eu estou querendo cadastrar a minha assinatura eletrônica, mas tenho muito medo com relação às fraudes. Você acha que é realmente seguro?
      Você sabe me dizer qual o limite de valor para transações diárias com a assinatura eletrônica?
      Por exemplo, se alguém descobrir a minha senha e quiser transferir o dinheiro para outra conta, essa pessoa poderia transferir todo o dinheiro ou a caixa impõe um limite diário?
      Desde já agradeço pela sua ajuda.
      Abraço.

      1. É seguro, Henrique, mas você pode procurar a CAIXA diretamente.
        o valor das transações podem ser diferentes para cada cliente, de acordo com a renda e perfil de movimentação.

    18. Olá, gostaria de tirar uma dúvida, fiz minha conta poupança hoje, no período da tarde, logo em seguida fui ao caixa eletrônico com minha mãe para depositar um dinheiro, só para ver como funciona e aprender a mexer, já que é minha primeira vez em bancos, pois bem, fiz todos os procedimentos certinhos e quando coloquei o envelope do dinheiro, apareceu o seguinte na tela: sua conta possui pendência cadastral…Retornei ao caixa agora a noite, e aconteceu o mesmo. O que isso quer dizer?? Como faço pra arrumar??

    19. Ola boa tarde.
      Eu preciso realizar movimentacoes da minha conta poupança, porem eu nao moro mais no Brasil. Por favor , eu gostaria de saber como eu poderia solicitar a minha assinatura eletronica . Obrigado. Ricardo

      1. A assinatura é solicitada na agência. Se precisa de algum tratamento especial devido sua residência no exterior, Ricardo, procure o banco diretamente.

        1. Mas Flavio, como ir ao banco diretamente se mora no exterior, quando nao existe uma agencia da caixa no pais de residencia? 🙁

          1. Sinto que não possa ser possível, então.
            Talvez entrando em contato diretamente com a Caixa, eles forneçam alguma opção que desconheço.

    20. Olá Flávio, eu tive que fazer outro usuário da minha conta no aplicativo, pois a senha da antiga tinha bloqueado, com isso gostaria de saber se a assinatura eletrônica continua a mesma ou se eu terei que ir na agência pedir outra..

    21. Olá, abri uma conta poupança ontem e consegui acessar o internet banking, ver o saldo, cadastrar pelo aplicativo no smartphone e fazer a alteração da assinatura eletrônica, porém quando tento fazer uma transação (transferência para outra conta) aperece a mensagem “20X5: Conta com pendência cadastral – vá até a agência”. O que pode estar errado? Preciso mesmo comparecer a agência ou é necessário aguardar a chegada do cartão magnético para fazer transações, mesmo online? Não me foi dado nenhum comprovante de abertura, só preenchi o formulário e assinei, é esse o procedimento normal? Obrigada.

      1. iLa, se a mensagem solicita comparecimento na agência, acredito que só lá poderão lhe informar o que está errado.

    22. Boa noite minha assinatura eletrônica está bloqueada eu posso ir até um caixa fácil para não precisar ir na agência.?

    23. Eu peguei uma assinatura eletronica para minha conta corrente, fiz todos os procedimentos acima e segundo o gerente que me deu eu poderia usar ela em outra conta porém quando fui fazer uma transferência da minha conta caixa fácil o internet banking da caixa diz que a assinatura está bloqueada. Preciso de outra assinatura ou realizar outros procedimentos para que ela funcione?

    24. Ola!fiz tudo bacaninha.. porem quando vou cadastrar a assinatura eletrônica aparece– excede limite de saque no dia. o que estou fazendo errado já que não saquei nada? grata!

    25. Olá boa noite. A validade do meu cartão venceu em abril. Com o cartão de débito vencido eu consigo desbloquear a assinatura eletrônica no terminal eletrônico??? Pois aqui na Bahia as agências estão fechadas por greve dos vigilantes.

    26. Olá, estou tentando trocar minha assinatura eletrônica e está dando senha vencida, O que faço?

        1. OI FLAVIO… RECEBI ESSA SEGUINTE MENSAGEM “”” BB Informa: A senha de acesso a sua conta BB expira em 06/09/2017. Acesse e siga as orientacoes. Central de Atendimento BB””””

          TENTEI ACESSAR O SITE MAIS DEU INVÁLIDO.

          EU TENHO QUE FZER UM RECADASTRAMENTO?
          DAR PRA FAZER PELA INTERNET OU SÓ NA AGÊNCIA … OBS: É DA CAIXA .

    27. Boa noite, meu amigo. Poderia me tirar uma dúvida?
      Há a possibilidade de eu cadastrar minha Assinatura Eletrônica sem precisar ir na minha agência? Posso conseguir por telefone em contato com a Caixa?
      Desde já, agradeço!

    28. Boa noite, amigo. Eu posso fazer o pedido de assinatura eletrônica pelo telefone, em contato com a Caixa?

    29. Olá Flávio. Chegou um mensagem que minha senha tinha expirado. Quando eu tento entrar no aplicativo dar senha incorreta. Eu devo fazer um recadastratamento?
      Dar pra fazer pela Internet ou só pela agência???

    30. Olá Flávio,
      Fiz minha conta poupança dia 06 , coloquei uma senha de 4 números, fiz dois depositos no msm dia, no entanto não recebi meu cartão, só daqui a uns 15 dias. Hoje dia 08 tentei cadastrar minha senha no aplicativo da caixa pra olhar saldo e depósitos , porém, no cadastro quando coloco os dados da minha conta e a senha aparece que minha senha não foi cadastrada ? Tem alguma coisa haver com o fato de eu não ter recebido ainda o cartao7?

    31. é cobrado algum tipo de manutençao quando se faz assinatura eletrônica por mes , ou é cobrado quando se faz uma tranferencia ou algum tipo de jogo da loterica

      1. A assinatura não tem tarifa. Transferências são cobradas conforme tabela do banco.
        As Loterias não tem vínculo direto com sua conta. Não conheço de jogatinas suficiente para saber.

    32. Fiz minha conta hoje, conta poupança, fiz deposito, adquirir minha senha eletrônica, modifiquei a senha, e no momento em que tentei fazer transações, deu erro 20×5 pendência cadastral. O que significa?

      1. Ao que parece, Carlos, existe alguma pendência cadastral.
        Entre em contato com o banco para entender do que se trata.

    33. Boa noite fui ao banco e solicirei a senha eletrônica mais não consigo cadastrar está dando erro e foi bloqueada

    34. Gostaria de saber se esse cadastro do internet banking e fazer pagamentos online só servem para conta corrente ou se funciona para conta poupança também

    35. Boa tarde!!
      Estou com minha senha da conta bloqueada, como faço para desbloquear? a senha de 4 dígitos não lembro, alguém pode me ajudar?

      Laerte

    36. Boa noite, moro na Austrália e preciso fazer uma ted para minha conta do Itaú, instalei o app da caixa é no momento q tento pedi assinatura eletrônica, qdo coloco aparece vencida.
      Somente eu q posso solicitar na agência a assinatura provisória ou meu pai ou mãe com.meu cartao e senha consegui?

    37. Isso é uma palhaçada da Caixa. Excesso de segurança me causa estresse. Se tiver algum jeito de pagar boletos pela internet sem ser com essa burocracia, faz uma matéria no site.

    38. fiz a assinatura eletrônica troquei a senha normal, mas nao consigo fazer transação pelo meu not diz que tenho que cadastra lo a pergunta é, tenho que ir ao banco pra cadastra o meu not?

    39. Olá Boa noite! Tenho senha eletrônica e a usava normalmente, mas hoje fui fazer transferência e recarga de celular e apareceu as seguintes mensagens:
      Erro 20×5 conta com excesso de saldo
      Erro 20×5 transação não disponível
      O que está acontecendo? É necessário que eu vá numa agência da caixa ou voltará ao normal?
      Desde já agradeço sua ajuda!

    40. Não consigo cadastrar a senha já fui três vezes a agência para solicitar a assinatura eletrônica está acaba bloqueando pois o sistema não aceita nenhuma senha…ja tentei de todas as maneiras é o atendente da caixa tentou e não conseguiu.me deu uma nova assinatura pra mim tentar em casa porém sem sucesso…credo estou decepcionada

    41. Qualquer combinação que escolho da a msg
      A senha não pode possuir números ou letras sequenciais alternados.

    42. Inês, a mesma coisa acontece comigo. O sistema não aceita qquer tipo de combinação. Ja fui ao terminal desbloquear várias vezes mas não consigo inserir qualquer tipo de combinação de senha. Não sei mais o que fazer.

    43. Estou tentando alterar minha nova assinatura que peguei na caixa com a atendente à três dias e só dá fora de sistema, o que faço? Só tenho um prazo de 15dias dias pr cadastrar!

    44. Só dará certo se criarem uma senha que não lembrará nunca…kkkkkkkk…daí é melhor ir somente às agências. Ridículo!

    45. Fui na caixa gerar a assinatura eletronica, mais a atendente diz que tenho que pegar essa assinatura no site da caixa, mais não consigo. Alguém pode me ajudar!?

    46. Também peguei a senha provisória na Caixa e pede para alterar no APP, porém qualquer senha que tento eles não aceitam, já tentei umas 20 e não estou colocando nada em sequência, números conhecidos e/ou repetidos. Complicado…. Ufaaa

    47. já fui até a agencia da caixa 5 vezes para pegar nova senha da assinatura eletronica. todas as vezes que tento fazer minha senha aparece a mensagem de que não podem ser números ou letras sequenciais ou alternados, oq ue não faz sentido nenhum, pois segui rigorozamente as regras em todas as tentativas. quero cancelar minha conta na caixa depois de passar tanta raiva. um banco despreparado, pois não evolui com as tecnologias.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *