Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Como cadastrar a Assinatura Eletrônica da CAIXA online

Veja como alterar sua Assinatura Eletrônica do Internet Banking da CAIXA. Sem esta senha digital, é impossível fazer transações online como transferências, pagamentos e também cadastrar seu celular.

flaviomariano
Flávio Mariano Produto

Depois que se faz a instalação do Módulo Adicional de Segurança da CAIXA é preciso cadastrar sua Assinatura Eletrônica para fazer transações pelos terminais eletrônicos do banco. Ela é necessária para que você efetue pagamentos, transferências, cadastramentos etc tudo aquilo que precise de uma segurança a mais e confirmações que se trata do próprio titular da conta que está por trás das transações.

Muitas das vezes, ao tentar fazer o acesso, os usuários se depararão com a mensagem dizendo para que procurem a agência e façam o cadastramento de sua assinatura eletrônica. Isso se dá para quem precisa do primeiro acesso. Porém, quem já fez seu acesso e, por algum motivo, teve a assinatura digital bloqueada, também terá que procurar sua agência da CAIXA para solicitar uma nova assinatura provisória para o cadastramento no Internet Banking.

Continua após a publicidade

E é isso que vamos mostrar agora.

Geração de Assinatura Eletrônica Simples

Como dito, o primeiro passo é ir até sua agência da CAIXA e solicitar ao atendente uma nova Assinatura Eletrônica. Lá, eles pedirão seus documentos pessoais e lhe darão um documento contendo a senha provisória como na foto abaixo (os dados foram alterados, portanto, números de senha, nome de usuário, conta corrente e datas não correspondem à realidade):

assinatura eletronica
A Assinatura Eletrônica deve ser gerada por um atendente da CAIXA Econômica Federal

Uma vez de posse de sua assinatura inicial, você terá 15 dias para acessar o internet banking da CAIXA e alterar para uma assinatura que bem entender. Não deixe passar este prazo de duas semanas pois, se a senha expirar, terá de solicitar uma nova Assinatura Inicial em sua agência. Vejamos o que é preciso.

Entrar no Internet Banking CAIXA

Entre no site do banco acessando seu internet banking normalmente. Depois que estiver na tela inicial, procure pelo menu “Gerenciar Acesso“, que contêm uma engrenagem. Em seguida, clique em Senhas no submenu que aparecerá como mostrado:

Gerenciar Acesso - Senhas
Observe a Engrenagem e, então clique em Senhas, para alterar a Assinatura Eletrônica

Na tela seguinte terá a possibilidade de escolher sobre qual conta você deseja alterar a senha. Para a maioria dos usuários, haverá apenas uma conta, portanto, clique nela para selecionar e, em seguida, Clique em Alterar Assinatura.

Gerenciar Senha
Escolha a conta a qual deseja alterar a senha e clique em Alterar Senha

Feito isso, o próximo passo é alterar sua senha na tela que se segue. Para isso, há algumas notas explicativas de, porque você precisa de sua assinatura e como consegui-la (para fazer transações online é preciso cadastrar junto a seu gerente, como dito acima). Há também informações para não utilizar sequencias óbvias, pois isso diminui a segurança do usuário, uma vez que pode ser facilmente descoberto. Exemplos disso são datas de aniversário, casamento, números em sequencias ou repetidos que podem nem ser aceitos pelo sistema.

Cadastrar Assinatura Eletrônica de 6 dígitos

Uma vez que você pensou em sua senha de seis algarismos, teremos basta inserir no campo apropriado utilizando o teclado virtual. O primeiro dos campos (Assinatura Atual) você irá utilizar aquela senha gerada na agência que está no papel recebido (nossa primeira imagem do post).

Nos campos seguintes (Nova Assinatura e Confirmar Nova Assinatura), você digitará sua nova Assinatura Digital, obviamente:

Nova Assinatura Eletronica
Comece com sua senha provisória e, então, digite sua nova assinatura

Pronto, após ter digitado sua senha eletrônica, basta clicar em Confirmar e a tela seguinte mostrará que você alterou a Assinatura Eletrônica com sucesso:

Assinatura Alterada com Sucesso
Ao receber esta mensagem, sua senha terá sido alterada corretamente

Pronto, sua Assinatura Eletrônica foi alterada e você estará apto a fazer qualquer transação online, porém, recomendamos o seguinte: Uma vez alterada a Assinatura Eletrônica, saia do banco e depois entre novamente antes de fazer qualquer transação. Pela nossa experiência, fazer uma transação sem deslogar do sistema bloqueou a senha. Isso pode se repetir e causar algum transtorno pois o cliente terá que procurar sua agência novamente para uma nova senha provisória.

Continua após a Publicidade

131 comentários

  1. DÁLIA OTILIA

    Bom gosto de deixar meu comentário acho que pode mudar alguma coisa, eu acho que eles deveriam mudar no sentido de tecnologia.
    Afinal um banco do governo que não para de girar lucros né verdd.
    Então lá vai a dica.
    Porque o Banco da Caixa não dá a opção pra nós usuários ter acesso a biometria quer segurança maior que a palma da sua mão ou digitais de seu dedo.
    Só assim resolveria a situação. Porque se vc bloquear seu cartão ppde sacar no dedinho. Todos os bancos falham em algum sistema tecnológico mais esse é o mais selucionável

  2. Dionatan Felipe

    Poxa a Caixa precisa melhorar esse algoritmo de validação de senha, é impossível saber oq o algoritmo quer que a gente coloque como senha, também já tentei varias combinações diferentes e todas são recusadas… Lamentável mesmo…

  3. Anita

    já fui até a agencia da caixa 5 vezes para pegar nova senha da assinatura eletronica. todas as vezes que tento fazer minha senha aparece a mensagem de que não podem ser números ou letras sequenciais ou alternados, oq ue não faz sentido nenhum, pois segui rigorozamente as regras em todas as tentativas. quero cancelar minha conta na caixa depois de passar tanta raiva. um banco despreparado, pois não evolui com as tecnologias.

  4. Continua após a publicidade

  5. Sabrina

    Também peguei a senha provisória na Caixa e pede para alterar no APP, porém qualquer senha que tento eles não aceitam, já tentei umas 20 e não estou colocando nada em sequência, números conhecidos e/ou repetidos. Complicado…. Ufaaa

  6. Tatiana

    Quero saber se consigo a senha eletrônica no caixa eletrônico da caixa

  7. elielma

    Boa tarde,
    eu consigo cadastrar minha assinatura eletrônica, no caixa eletronico?

  8. Continua após a publicidade

  9. Simone

    Tentei fazer a transferência para outra conta da Caixa e não deu
    Da como débito n solicitado

  10. FRANCILENE MARIA

    Fui na caixa gerar a assinatura eletronica, mais a atendente diz que tenho que pegar essa assinatura no site da caixa, mais não consigo. Alguém pode me ajudar!?

  11. Jefferson

    Só dará certo se criarem uma senha que não lembrará nunca…kkkkkkkk…daí é melhor ir somente às agências. Ridículo!

  12. Continua após a publicidade

  13. Solange

    Estou tentando alterar minha nova assinatura que peguei na caixa com a atendente à três dias e só dá fora de sistema, o que faço? Só tenho um prazo de 15dias dias pr cadastrar!

  14. Charles Vaz

    Inês, a mesma coisa acontece comigo. O sistema não aceita qquer tipo de combinação. Ja fui ao terminal desbloquear várias vezes mas não consigo inserir qualquer tipo de combinação de senha. Não sei mais o que fazer.

  15. Charles Vaz

    Qualquer combinação que escolho da a msg
    A senha não pode possuir números ou letras sequenciais alternados.

  16. Inês Boçon

    Não consigo cadastrar a senha já fui três vezes a agência para solicitar a assinatura eletrônica está acaba bloqueando pois o sistema não aceita nenhuma senha…ja tentei de todas as maneiras é o atendente da caixa tentou e não conseguiu.me deu uma nova assinatura pra mim tentar em casa porém sem sucesso…credo estou decepcionada

  17. Ana Gleide

    Olá Boa noite! Tenho senha eletrônica e a usava normalmente, mas hoje fui fazer transferência e recarga de celular e apareceu as seguintes mensagens:
    Erro 20×5 conta com excesso de saldo
    Erro 20×5 transação não disponível
    O que está acontecendo? É necessário que eu vá numa agência da caixa ou voltará ao normal?
    Desde já agradeço sua ajuda!

  18. Josias

    fiz a assinatura eletrônica troquei a senha normal, mas nao consigo fazer transação pelo meu not diz que tenho que cadastra lo a pergunta é, tenho que ir ao banco pra cadastra o meu not?

  19. Carlos

    E essa assinatura so posso pegar na minha agencia ou em outra?

  20. Andre

    Isso é uma palhaçada da Caixa. Excesso de segurança me causa estresse. Se tiver algum jeito de pagar boletos pela internet sem ser com essa burocracia, faz uma matéria no site.

  21. É preciso paga algum valor pra assinar a assinatura no app ? Qual é o valor por mês ou é grátis ?

  22. Tania

    Boa noite, moro na Austrália e preciso fazer uma ted para minha conta do Itaú, instalei o app da caixa é no momento q tento pedi assinatura eletrônica, qdo coloco aparece vencida.
    Somente eu q posso solicitar na agência a assinatura provisória ou meu pai ou mãe com.meu cartao e senha consegui?

  23. JOSÉ LAERTES

    Boa tarde!!
    Estou com minha senha da conta bloqueada, como faço para desbloquear? a senha de 4 dígitos não lembro, alguém pode me ajudar?

    Laerte

  24. Mauricio

    Gostaria de saber se esse cadastro do internet banking e fazer pagamentos online só servem para conta corrente ou se funciona para conta poupança também

  25. Tania

    Boa noite fui ao banco e solicirei a senha eletrônica mais não consigo cadastrar está dando erro e foi bloqueada

  26. CARLOS SENA

    Fiz minha conta hoje, conta poupança, fiz deposito, adquirir minha senha eletrônica, modifiquei a senha, e no momento em que tentei fazer transações, deu erro 20×5 pendência cadastral. O que significa?

  27. mario

    é cobrado algum tipo de manutençao quando se faz assinatura eletrônica por mes , ou é cobrado quando se faz uma tranferencia ou algum tipo de jogo da loterica

  28. Simara Nogueira

    Olá Flávio,
    Fiz minha conta poupança dia 06 , coloquei uma senha de 4 números, fiz dois depositos no msm dia, no entanto não recebi meu cartão, só daqui a uns 15 dias. Hoje dia 08 tentei cadastrar minha senha no aplicativo da caixa pra olhar saldo e depósitos , porém, no cadastro quando coloco os dados da minha conta e a senha aparece que minha senha não foi cadastrada ? Tem alguma coisa haver com o fato de eu não ter recebido ainda o cartao7?

  29. LAUDEMIR

    Olá Flávio. Chegou um mensagem que minha senha tinha expirado. Quando eu tento entrar no aplicativo dar senha incorreta. Eu devo fazer um recadastratamento?
    Dar pra fazer pela Internet ou só pela agência???

  30. Almir Roberto

    Boa noite, amigo. Eu posso fazer o pedido de assinatura eletrônica pelo telefone, em contato com a Caixa?

  31. Almir

    Boa noite, meu amigo. Poderia me tirar uma dúvida?
    Há a possibilidade de eu cadastrar minha Assinatura Eletrônica sem precisar ir na minha agência? Posso conseguir por telefone em contato com a Caixa?
    Desde já, agradeço!

  32. THAILANY DOS

    Olá, estou tentando trocar minha assinatura eletrônica e está dando senha vencida, O que faço?

  33. Mércia Rocha

    Olá boa noite. A validade do meu cartão venceu em abril. Com o cartão de débito vencido eu consigo desbloquear a assinatura eletrônica no terminal eletrônico??? Pois aqui na Bahia as agências estão fechadas por greve dos vigilantes.

  34. ANA MARIA

    Ola!fiz tudo bacaninha.. porem quando vou cadastrar a assinatura eletrônica aparece– excede limite de saque no dia. o que estou fazendo errado já que não saquei nada? grata!

  35. Santos

    Eu peguei uma assinatura eletronica para minha conta corrente, fiz todos os procedimentos acima e segundo o gerente que me deu eu poderia usar ela em outra conta porém quando fui fazer uma transferência da minha conta caixa fácil o internet banking da caixa diz que a assinatura está bloqueada. Preciso de outra assinatura ou realizar outros procedimentos para que ela funcione?

  36. Jovana Joana

    Boa noite minha assinatura eletrônica está bloqueada eu posso ir até um caixa fácil para não precisar ir na agência.?

  37. Olá, abri uma conta poupança ontem e consegui acessar o internet banking, ver o saldo, cadastrar pelo aplicativo no smartphone e fazer a alteração da assinatura eletrônica, porém quando tento fazer uma transação (transferência para outra conta) aperece a mensagem “20X5: Conta com pendência cadastral – vá até a agência”. O que pode estar errado? Preciso mesmo comparecer a agência ou é necessário aguardar a chegada do cartão magnético para fazer transações, mesmo online? Não me foi dado nenhum comprovante de abertura, só preenchi o formulário e assinei, é esse o procedimento normal? Obrigada.

  38. Ianna

    Olá Flávio, eu tive que fazer outro usuário da minha conta no aplicativo, pois a senha da antiga tinha bloqueado, com isso gostaria de saber se a assinatura eletrônica continua a mesma ou se eu terei que ir na agência pedir outra..

  39. Ricardo

    Ola boa tarde.
    Eu preciso realizar movimentacoes da minha conta poupança, porem eu nao moro mais no Brasil. Por favor , eu gostaria de saber como eu poderia solicitar a minha assinatura eletronica . Obrigado. Ricardo

  40. Laura

    Quando vou alterar minha senha aparece o seguinte erro: 05 – PAGAMENTO JÁ EFETUADO. O que devo fazer?

  41. Natanael

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida, fiz minha conta poupança hoje, no período da tarde, logo em seguida fui ao caixa eletrônico com minha mãe para depositar um dinheiro, só para ver como funciona e aprender a mexer, já que é minha primeira vez em bancos, pois bem, fiz todos os procedimentos certinhos e quando coloquei o envelope do dinheiro, apareceu o seguinte na tela: sua conta possui pendência cadastral…Retornei ao caixa agora a noite, e aconteceu o mesmo. O que isso quer dizer?? Como faço pra arrumar??

  42. Monica

    Bom dia se eu preferir nao fazer a assinatura eletronica tem problema com minha conta

  43. milton alves

    o meu acesso foi bloqueado como vou fazer para desbloquear.

  44. Henrique

    Olá Flávio, boa tarde. Você pode me tirar algumas dúvidas, por favor?
    Eu estou querendo cadastrar a minha assinatura eletrônica, mas tenho muito medo com relação às fraudes. Você acha que é realmente seguro?
    Você sabe me dizer qual o limite de valor para transações diárias com a assinatura eletrônica?
    Por exemplo, se alguém descobrir a minha senha e quiser transferir o dinheiro para outra conta, essa pessoa poderia transferir todo o dinheiro ou a caixa impõe um limite diário?
    Desde já agradeço pela sua ajuda.
    Abraço.

  45. Minha assinatura eletronica caixa está bloqueada, isso significa que a minha conta também está bloqueada?

  46. Elizangela

    A minha assinatura eletrônica tá bloqueada o que eu posso fazer

  47. Giovani

    O cadastro da assinatura eletrônica é gratuito ou tem que pagar uma taxa todo mês?

  48. Nailson

    Olá, posso criar essa assinatura eletronica em qualquer agência caixa ou só pode ser na agência que abri a minha conta?

  49. arinibarreto

    Só o titular pode retirar essa assinatura no banco?

  50. kassia

    tenho a assinatura eletrônica e consegui mudar a senha, porem não consigo fazer pagamento, diz que o dispositivo esta pendente

  51. ROSANGELA BRAGA

    queria entrar na minha conta fui ao banco o gerente me deu a assinatura eletronica pede senha atual ponho a que ele me deu fala que e invalida

  52. Francisco

    Olá me chamo Francisco
    Eu entro normal no internet banking mais não consegui fazer transferência
    O que devo fazer

  53. Alexandre

    O Bradesco é muito mais tranquilo… Se o acesso esta seguro não precisa de tanta senha.

  54. MAURO ALBERTO

    Estou utilizando caixa banking a dois meses e toda vez que realizo mais de uma transação, a assinatura eletrônica bloqueia. Cada vez que isso acontece tenho que entrar em contato com o gerente, o que torna a resolução muito demorada, pois moro em Brasília e minha agência é em Foz do Iguaçu. Como posso solucionar esta questão?

  55. Andrel

    Posso fazer assinatura na casa lotérica

  56. fatima

    nao tenho senha cadastrada mas nao consigo cadastrar o que devo fazer ?

  57. CLAUDEMIR

    Minha senha eletronica esta bloqueada qual o procedimento para desbloquear ela? sera que vou ter que tirar outra.

  58. Hairton

    Fui ao banco e eles não me deram a assinatura eletrônica. Quero fazer uma transferência e não consigo, pois diz que minha assinatura está expirada!

  59. Joelma de

    Nao lembro o numero da assinatura antiga o que devo fazer.

  60. João Batista

    tenho uma conta poupança da caixa, entro normal na minha conta com login e senha, entretanto nunca tive assinatura eletrônica, solicitei na minha agencia e eles me deram uma senha de 6 numeros, ai quando vou digitar para cadastrar nova senha da senha invalida, o que pode ser?

  61. Bruno

    Quando vou tentar modificar a assinatura eletronica, recebi a seguinte mensagem: Nova assinatura eletronica invalida.

  62. Marivan

    Depois que registrei a assinatura eletrônico meu aplicativo do banco não deixa eu acessar mais a conta. O que pode ter acontecido?

  63. TÂNIA MÀRIA

    Bom dia,
    Quero trocar de celular, mais estou na duvida quanto ao aplicativo, para baixar-lo no novo celular tenho que pegar nova assinatura eletrónica na minha agência? Não posso ficar sem o aplicativo,pois mudei de cidade e onde moro não tem banco então faço tudo atrávez do aplicativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.