Máquinas de Cartão

Como Aceitar Voucher na Moderninha?

Flávio Mariano
Flávio Mariano

Você tem algum estabelecimento comercial, da área alimentícia ou cultural, e deseja começar a aceitar vouchers pela Moderninha? Conheça aqui os processos para adquirir este benefício.

Artigo originalmente publicado pelo site Passa Cartão que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Todos sabemos que a Moderninha, máquina do PagSeguro, aceita as principais bandeiras de crédito e débito. Porém, principalmente para estabelecimentos da área alimentícia, é muito importante que aceitem também os vouchers, como Alelo, Sodexo, VR e Ticket. Isso porque muitas pessoas gastam seus vales alimentação ou refeição em almoços diariamente, ou até mesmo em situações de lazer, quando sobra o crédito.

Bom, mas como começar a aceitar este tipo de cartão? Primeiro, é necessário analisar seu tipo de negócio, pois somente os da área alimentícia podem obter esta vantagem. Aderindo a Empresarial no PagSeguro, o cliente pode fazer seu credenciamento para cada tipo de empresa. Confira abaixo como realizar todo este processo, de forma mais detalhada.

Continua após a publicidade

Como aceitar os vouchers?

A Moderninha, além dos cartões de crédito e débito, pode aceitar também vouchers das empresas Sodexo, Alelo, VR e Ticket. Porém, a máquina não vem configurada para este fim, porque nem todos os clientes que a obtém se enquadram nas condições de uso destes. Isso porque apenas estabelecimentos como supermercados, bares, restaurantes e lanchonetes podem ter este adicional.

Então, caso queira começar a aceitar os vouchers, você precisa ter cadastro de pessoa jurídica. Ou seja, possuir um CNPJ referente a alguma empresa. Caso o seu negócio ainda seja informal, e você não possui esta documentação, acesse o Portal do Empreendedor e comece o seu cadastro. Abrir o registro de Microempreendedor Individual é rápido e simples, necessita apenas de CPF, comprovante de renda, endereço, etc.

Continua após a publicidade

Sodexo, Ticket, Alelo, VR Benefícios
Aceite os vales refeição e alimentação na Moderninha Sodexo, Ticket, Alelo, VR Benefícios

Se já tiver ou obteve seu CNPJ, acesse o site para fazer seu cadastro, clicando aqui. Clique em “Quero vender agora mesmo” e forneça os dados necessários, como razão social da empresa, CNPJ, e-mail, telefone comercial e endereço. Insira também seu nome completo, CPF e data de nascimento. Caso a empresa tenha algum outro sócios, os dados podem ser dele.

Aberta sua conta empresarial, o caminho para aceitar os vouchers fica muito mais curto. Os processos são diferentes para cada empresa, então confira abaixo a descrição de cada uma.

Aceitando Sodexo

Para aceitar Sodexo é necessário entrar em contato com a empresa para realizar o credenciamento. Pode-se fazer seu contato por telefone, ligando 4004-4945 para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800-709-1135 para outras localidades. Este atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00. Também há a possibilidade de acessar o portal de credenciamento online.

Depois, aguarde a aprovação da empresa. Depois que seu credenciamento foi feito, terá um prazo de sete dias para que o serviço comece a funcionar normalmente em seu terminal da Moderninha.

Continua após a publicidade

Aceitando Ticket

O processo para começar a aceitar Ticket é um pouco diferente. Entre na sua Conta PagSeguro, clique em “Preferências” e depois em “Recebimentos”. Role a página para baixo até encontrar a seção de “Formas de recebimento desabilitadas”. Ali você irá encontrar todos os vouchers. Acesse “Como aceitar”.

Irá abrir uma nova página com um código de filiação. Este é o código que você deverá informar a empresa operadora Ticket quando entrar em contato. Para encurtar o caminho, clique na opção “Acesse o site da operadora”.

Já no site da Ticket, informe o código de filiação e sua conta bancária. O período para aprovação de credenciamento é de cerca de 14 dias, em média. Você pode acompanhar este processo na mesma página de “Formas de Recebimento”. Quando obter a aprovação, terá uma mensagem de “Habilitado”.

Aceitando VR

Para aceitação de cartões da VR Benefícios, o processo é semelhante ao da Ticket. Depois que seu credenciamento estiver aprovado, você poderá acompanhar suas vendas por meio da aba da VR Benefícios. Clique em “Venda presencial” e “Relatório de vendas”.

Continua após a publicidade

Aceitando Alelo

Acesse o site PagSeguro. Depois, faça o login na sua conta. Assim, entre em “Minha Conta”, “Preferências” e “Voucher”. Na coluna do lado direito da página, abra a seção Alelo e clique em “Credenciamento”.

Abrirá uma nova página, e você irá começar o processo de credenciamento. Clique no botão  “Iniciar credenciamento”. Primeiro, insira os dados do proprietário. Após isso, as informações sobre seu estabelecimento, como CNPJ, endereço, razão social, etc.

Após finalizar seu cadastro, acompanhe o processo por meio da página Voucher. O status pode ser em aprovação, pendente, reprovado e ativo. Caso sua moderninha seja das mais atuais, a atualização para utilizar o Alelo será feita automaticamente. Porém, se for o modelo GPRS, é necessária a atualização manual.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *