Máquinas de Cartão

Como Aceitar QR Code na Cielo?

Flávio Mariano

Os QR Codes podem ser utilizados para realizar vendas e pagamentos seguros e rápidos. Saiba como aceitar QR Code utilizando as maquininhas Cielo e entenda o passo-a-passo.

Artigo originalmente publicado pelo site Passa Cartão que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

O QR Code é um código de barras em 2D, que pode ser lido por meio de aparelhos como celulares, tablets, dentre outros que possuam aplicativos para a leitura ou sejam específicos para este fim. O QR Code, na leitura, é convertido em um texto, link, número de telefone, contato, e-mail, dentre outras informações. Logo, este código é uma forma fácil de transmitir dados. Por isto, também pode ser utilizado para a realização de pagamentos.

Hoje em dia, diversas máquinas de cartões já geram QR Codes, para que os lojistas possam oferecer este meio de pagamento para os seus clientes. E, uma das empresas que já proporcionam esta tecnologia é a Cielo, uma das principais no que se trata de captura e liquidação de pagamentos com cartões.

Continua após a publicidade:

Para aceitar pagamentos com QR Code nas maquininhas Cielo, é preciso apenas seguir o passo-a-passo comum de vendas, inserindo o valor e o método de pagamento. Depois, basta apertar a tecla verde para gerar o código. Para que o cliente realize a leitura deste, é necessário que ele tenha instalado algum aplicativo adequado para escaneamento do QR Code, como o Cielo iD, Pic Pay, dentre outros.

Como vender utilizando QR Code?

Como mencionado, o QR Code é um método fácil e seguro para a realização de pagamentos e recebimento de vendas. Utilizando este meio, o indivíduo precisa apenas portar o seu celular para realizar seus pagamentos, sem precisar utilizar o cartão físico. Isto torna a operação muito mais segura, evitando clonagens do plásticos.

Logo, o pagamento com QR Code vêm se tornando muito mais popular, devido à praticidade e segurança proporcionada. Por isto, diversas empresas fornecedoras de maquininhas de cartões já se adaptaram a este novo mercado e oferecem, nos seus terminais, a geração de QR Codes.

Ainda, este novo método de pagamento não é vantajoso apenas para clientes, mas também para os lojistas. Isso porque, como o pagamento por QR Code é tão fácil e rápido quanto tirar uma foto, os comerciantes  têm a possibilidade de realizar muito mais vendas.

Saiba como vender utilizando o QR Code
Para vender com as máquinas Cielo utilizando um QR Code, é muito fácil. Basta realizar o escaneamento do código com o celular.

A Cielo, a adquirente multi bandeira mais famosa do Brasil, também proporcionam que os lojistas que utilizam suas maquininhas aceitem pagamentos por celular, por meio do QR Code. Desta forma, qualquer smartphone que possua uma câmera pode realizar pagamentos nas máquinas Cielo.

Por isto, para que saiba como aceitar pagamento com QR Code na Cielo, confira o passo-a-passo abaixo.

Insira o valor e opte pelo meio de pagamento: Neste primeiro passo, é preciso seguir apenas o procedimento padrão para realização de uma venda comum na maquininha Cielo. Insira o valor da venda e depois opte pelo meio de pagamento, seja este débito, crédito, crediário ou voucher.

Aperte a tecla verde: Apertando a tecla verde, que fica no teclado físico ou touch screen da maquininha, o QR Code será gerado e irá aparecer na próxima tela.

Peça para que o cliente leia o QR Code: Agora, é preciso que o cliente realize a leitura do QR Code. Para tal, é necessário que ele tenha instalado no smartphone um dos seguintes aplicativos: Cielo iD, Bradesco, Agibank, Banco Original, Pic Pay, Next, BanQi, Uzzo, Alelo, Banco do Brasil e Livelo.

Assim, utilizando o seu celular, consumidor irá escanear o código na máquina de cartões, enquadrando-o com a câmera. Em seguida, o cliente deve escolher sua forma de pagamento e confirmá-lo, usando sua senha ou o Touch ID. Todo estes processo é feito pelo celular.

Verifique se a transação foi aprovada: Na tela da maquininha, verifique se a operação será aprovada, por meio da mensagem “Transação aprovada!” e impressão do comprovante de venda.

É importante mencionar que este método de pagamento, com o QR Code, aceita crédito à vista ou parcelado. Porém, é necessário verificar quais são as bandeiras aceitas por cada aplicativo, visto que deve-se cadastrar os cartões de crédito para que o pagamento seja realizado.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *