Como Abrir uma Conta Corrente do Banco do Brasil?

Se você está pensando em abrir uma conta no Banco do Brasil, veja o nosso tutorial com explicações passo a passo sobre a abertura pela internet, além de todos os documentos necessários.

flaviomariano
Flávio Mariano

A matéria a seguir está desatualizada. Se você deseja abrir uma Conta Fácil digital recomendamos as seguintes leituras: Nova Conta Digital do Banco do Brasil e Como Funciona a Conta Fácil Banco do Brasil.

O Banco do Brasil é uma das maiores instituições financeiras do país e oferece serviços bancários de qualidade para milhões de brasileiros. Por isso, pessoas que estão iniciando a vida financeira ou mesmo aquelas que querem mudar de banco podem querer ter uma conta no BB.

Continua após a publicidade

O processo de abertura de conta é bem simples. O interessado precisa apenas escolher o tipo de conta desejada, apresentar os documentos exigidos pelo banco e passar por uma análise cadastral. Após a aprovação, basta assinar o contrato para realizar diversas transações como pagamentos e transferências.

Atualmente, o Banco do Brasil possibilita ainda que a proposta de conta seja preenchida pela internet. Dessa forma, o novo cliente só precisa ir até a agência depois que todos os dados já foram analisados, o que poupa tempo.

Continua após a publicidade

Se você está pensando em se tornar correntista do Banco do Brasil, vale a pena ler com cuidado todas as informações apresentadas aqui. Seguindo as instruções do nosso tutorial, você poderá abrir a conta de forma rápida e sem riscos.

Como abrir uma conta corrente?

Para quem quer abir uma conta no Banco do Brasil, o primeiro passo é consultar o portfólio com as opções oferecidas pelo banco. Entrando no site www.bb.com.br você se deparará com a seguinte página:

Página inicial do BB Online
Página inicial do Banco do Brasil na internet

Para facilitar, colocamos em destaque o acesso para as informações sobre abertura de conta corrente. Clique sobre o botão para ver o portfólio de contas. O site te mostrará uma lista de opções que inclui: Conta-Salário, Conta Comum, Conta Especial, BB Conta Universitária, BB Conta Jovem e Conta Poupança. É interessante notar que a opção de Conta Digital não fica disponível nesse primeiro acesso, ainda que ela também possa ser aberta pela internet. Veja:

Opções de conta do Banco do Brasil
Opções de conta do Banco do Brasil de acordo com vários perfis: Salário, Comum, Especial, Univesitária, Jovem, e Conta Poupança

Selecionando o tipo de conta desejada, é possível ver todas as informações sobre o funcionamento da conta. No menu a esquerda você encontra também informações sobre os pacotes de serviços e tarifas para as contas. Na opção “Perguntas Frequentes”, é possível esclarecer dúvidas sobre o processo de abertura da conta, facilitando bastante todo o processo.

Continua após a publicidade

Já no menu à direita, outras informações são disponibilizadas, bem como acesso ao preenchimento da proposta de abertura. É necessário clicar em “Abra sua Conta” para fazer a solicitação. Nesse momento, é possível selecionar entre as opções: Conta Corrente ou Conta Corrente com Pacote Digital. Se você quer usar somente os serviços eletrônicos, deve clicar na segunda opção.

A primeira parte do formulário se destina às informações sobre a conta, inclusive quais serviços você deseja contratar, como cartão de crédito, cheque especial e linha de crédito. Depois de escolher os serviços vinculados à conta, clique em “Continuar”. O próximo passo é o preenchimento do formulário com suas informações pessoais básicas:

Proposta de Abertura de Conta Corrente BB
Proposta de Abertura de Conta Corrente BB

Você deve informar todos os dados solicitados em clicar em “Continuar”. Depois é preciso preencher o formulário complementar, com outras informações que podem ajudar o BB a definir o seu perfil de cliente. A 4ª etapa da proposta inclui dados para que o banco entre em contato, como telefone e e-mail. Por fim, o interessado em abrir a conta precisará informar seus endereços. Com a confirmação de todos os dados, basta enviar a proposta para o serviço de análise do Banco do Brasil.

Durante a proposta, o sistema te encaminhará para a agência mais próximo do seu endereço, mas você poderá escolher outra conforme sua preferência. Depois de analisar os dados, o funcionário responsável enviará um e-mail avisando que você deve comparecer a agência do banco selecionada. Então você deverá ir até a unidade tendo em mãos os documentos necessários para a assinar o contrato.

Continua após a publicidade

Importante: você não precisa preencher a proposta pela internet. Sugerimos esse processo apenas para quem quer facilitar o processo de abertura. Mas se você tiver um pouco mais de urgência, compensa mais ir direto à agência escolhida com os documentos necessários em mãos. Nesse caso, a conta pode ser aberta mais rapidamente.

Documentos Necessários Para Abertura de Conta

De um modo geral, os documentos necessários para abertura de conta corrente são os seguintes:

Dados pessoais – documento de identificação com foto e CPF (ou documento de identificação que tenha o número do CPF); no caso de menor assistido, certidão de nascimento e CPF ; certidão de casamento, documento de identidade do cônjuge, CPF do cônjuge e comprovante de renda do cônjuge para abertura de conta conjunta ou caso o titular não tenha renda suficiente para abertura.

Endereço – para comprovar residência, o proponente deve apresentar conta de água, luz, telefone ou gás, recibo de aluguel, recibo de taxa de condomínio ou contrato de locação. Os comprovantes precisam ter sido emitidos há no máximo 90 dias. Além disso, devem estar no nome do cliente ou de alguém com parentesco comprovado pela documentação.

Continua após a publicidade

Dados profissionais – como comprovante de renda são aceitos documentos como contracheque, carteira de trabalho, DECORE  (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, devidamente assinada por contador) ou declaração comprobatória de rendimentos fornecida pela empresa.

Verifique com cuidado se você possui todos esses documentos antes de ir até a agência. Caso haja qualquer tipo de dúvida em relação à documentação, converse com o gerente do Banco.

Outras Informações Úteis

O Banco do Brasil não determina uma idade mínima para abertura de conta. Os menores de 16 anos precisam ser representados pelos pais ou, na ausência destes, por um tutor legalmente nomeado. Quem tem entre 16 e 18 anos deve ser assistido pelo pai, mãe ou tutor no momento da assinatura do contrato.

Estrangeiros também pode ter uma conta do BB, desde que sejam residentes no Brasil. No momento da abertura, eles deverão apresentar todos os documentos mencionados acima, com atenção especial para o comprovante de endereço, e também a carteira nacional de estrangeiro.

A análise cadastral realiza consultas ao Serasa, SCPC, CCF e à base da Receita Federal (CPF ou CNPJ). Caso o nome do proponente esteja inserido em um desses cadastros, o banco pode optar por aceitar ou não a proposta de abertura. Para quem está Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), a conta poderá ser aberta mas com restrições de acesso ao crédito.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

226 comentários

  1. Amanda

    Em relação aos documentos, pode ser só os originais ou precisa levar cópias deles também?

  2. Gilvana Caroline

    Posso abrir uma conta poupança no banco do brasil, sem ter dinheiro em mãos?

  3. Jassiane

    Flávio posso abrir conta em outra sede que não seja a da minha cidade?

  4. Continua após a publicidade

  5. THAIANE

    Olá boa noite… Preciso abrir uma conta corrente pra um financiamento. Mas não tenho comprovante de renda pois trabalho em casa em produções de bolos.. como posso fazer?? Ajudaria meu marido nas parcelas do financiamento..

  6. Cleres ramos

    Posso abrir uma conta corrente com restrição no cpf? Pois estou em um processo seletivo e o estado pediu uma Conta corrente do banco do brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.