10 coisas em que você NÃO deve gastar dinheiro

Espero que se você ainda estiver gastando seu suado dinheiro em algum desses itens, reflita bastante sobre o tema e opte por cortar esse gasto.

Escrito por Victor Leitão

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


10 coisas em que você NÃO deve gastar dinheiro

 

Com a vida corrida que muitas pessoas têm hoje em dia, alguns gastos acabam passando despercebidos.

Essas despesas passam a ser tão comuns que nós acabamos nos acostumando a tal ponto de nem considerar o tanto de dinheiro que estamos gastando com certas coisas.

Garantias estendidas desnecessariamente, pacotes de TV a cabo, assinaturas, entre outros. 

No entanto, em um momento de crise como o que estamos vivendo, é ainda mais necessário olhar com muita atenção para todos os gastos.

Por esse motivo, listamos algumas coisas em que você NÃO deve gastar dinheiro!

Ao cortar determinados gastos, você poderá economizar para realizar outros objetivos financeiros ou gastar com coisas mais úteis e interessantes. 

Confira a lista a seguir.

Coisas em que você NÃO deve gastar dinheiro: Top 10

1. Loteria

Jogar na loteria de vez em quando, apenas por diversão, não é o problema. Embora, eu sinceramente não aconselhe que você faça nem isso, valorize seu dinheiro!

De todo modo, o que você não deve fazer de jeito nenhum é comprar bilhetes frequentemente e “apostar todas as fichas” que realmente vai ganhar o prêmio.

Pode até ser algo “barato e insignificante”, no início, mas somando todos os gastos relacionados a isso, você verá que poderia ter dinheiro suficiente para gastar em coisas bem mais interessantes.

Ou melhor ainda, poderia estar poupando e investindo para garantir o seu futuro.

2. Pacotes de TV a cabo

O Netflix e outros programas de streaming, cada vez mais, vêm roubando o lugar das empresas de TV a cabo.

Além de existir uma grande variedade de programas e filmes, você pode assistir qualquer coisa no momento que quiser.

3. Planos de celular inadequados ao seu perfil

A quantidade de pessoas que escolhe um plano de celular que realmente se encaixe em seu uso é muito pequena, a maioria prefere comprar um plano que seja mais completo. 

Sendo assim, vale a pena optar pela seguinte dica: a princípio, procure pagar pelo uso de internet e mensagens ilimitadas.

Após alguns meses, faça uma análise do quanto você utiliza e reduza seu plano.

4. Compra de carros novos 

O brasileiro costuma trocar de carro de dois em dois anos, já virou uma tradição – seja por problemas de mecânica, por ter enjoado do que possui ou de custos de manutenção.

Se esse é seu caso, dê preferência a carros usados ou seminovos.

Assim, você poderá poupar um bom dinheiro. 

5. Fast food

Primeiramente, devido à procura (que aumenta de maneira desenfreada, ainda mais depois da pandemia), o preço das redes de fast food têm crescido cada vez mais.

Além disso, não é algo bom para a sua saúde no longo prazo.

Ao preparar sua comida, além de economizar dinheiro, você terá uma dieta bem mais saudável.

6. Presentes de última hora 

Se você é daquelas pessoas que sempre deixa para comprar presentes no último momento, você sabe muito bem o quão é difícil encontrar algo que agrade a você ou a quem receberá o presente.

Ao agir assim, na maioria das vezes, você pode acabar pagando caro por um presente nem tão bom assim.

Por isso, sempre pesquise antes de comprar, veja os melhores preços, pechinche e evite gastar dinheiro onde você poderia economizar.

7. Métodos “fantásticos” para emagrecimento 

Remédios e outros métodos “fantásticos” para emagrecimento são lançados diariamente e podem ter um efeito negativo em sua saúde.

Eles não são baratos e dificilmente cumprem com o que prometem.

Se você deseja emagrecer, procure um médico para te ajudar e evite gastar dinheiro em “métodos milagrosos”.

Você também pode conferir nossa lista: Aplicativo para emagrecer: os 10 melhores para quem está precisando começar uma dieta e ter mais saúde!

8. Garantias estendidas 

Vendedores estão sempre pressionando para que o consumidor leve, junto do produto, garantias estendidas – que o recompensam em casos de quebra, roubo, etc.

Pode ser útil em casos de eletrônicos muito caros, mas normalmente elas acabam custando o preço do aparelho. 

9. Assinaturas em geral 

A princípio, era só para as revistas, e agora também existe um plano de academia e um jornal.

As assinaturas podem acabar se somando e, se você parar para pensar, algumas delas podem não ser tão úteis assim.

Analise as opções que você possui e cancele o que você vê que não é mais necessário.

10. Café da manhã fora de casa

Várias pessoas preferem comprar o café da manhã em algum local a caminho do trabalho ao invés de tomar antes de sair de casa.

Mesmo que você tenha que perder algum tempo preparando o café em casa, a economia que isso gera pode ultrapassar os R$ 120 mensais.

Conclusão

Embora essa lista seja muito interessante, vale ressaltar que ela não exaustiva, ou seja, existem diversos outros produtos/serviços em que você não deveria gastar.

No entanto, quando se analisa o padrão de gastos dos brasileiros, com certeza, as despesas citadas são algumas das que chamam mais atenção.

Espero que se você ainda estiver gastando seu suado dinheiro em algum desses itens, reflita bastante sobre o tema e opte por cortar esse gasto.

De toda maneira, é fundamental que você analise detalhadamente todas as suas despesas mensais e veja quais os gastos que mais impactam negativamente no seu orçamento, para poder eliminá-los.

Para isso, a sugestão é que você comece agora mesmo a utilizar um aplicativo de controle financeiro ou uma planilha e passe a controlar suas finanças da forma correta.

Só assim você conseguirá parar de gastar mais do que deveria, passará a poupar dinheiro e a investir para realizar seus sonhos e objetivos financeiros.

  1. Edileuza Barbosa

    Pior de tudo é ser obrigado pagar caro por inss por conselhos de profissão que nem sabemos pra onde vai nosso dinheiro.

  2. Giselle Rosa

    E ainda diria que dá pra economizar cortando certos vícios (cigarros, bebidas), principalmente nessa época de quarentena. Importante repensar – estou nesse processo

  3. Nathanael

    Muito bom mesmo. Gostei demais. São algumas coisinhas que as vezes deixamos passar. Valeu pelas dicas!!

  4. Genésio dos

    Eu achei essas dicas muito importante faz sentido

  5. Zirlene

    Ótimo
    Muito importante essa reflexão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp