O que é CDI, qual seu valor hoje e como ele pode influenciar seus investimentos

Ao ler o texto, você conseguirá entender melhor sobre essa sigla que faz parte do dia a dia dos investidores.

melissa nunes perfil
Melissa Nunes
iDinheiro Finanças, crédito e muito maisCDI – 6,15%
Selic Over – 6,15%
Selic Meta – 6,25%

Quem investe ou pensa em investir em renda fixa, se depara constantemente com uma sigla bastante comum: CDI.

Isso porque, ao investir em títulos como CDB, LCI, LCA,  Letras de Câmbio e Fundos DI, a rentabilidade normalmente está atrelada a um percentual da taxa DI. A flutuação dela impacta diretamente a rentabilidade desses produtos, e, por isso, é importante entender o funcionamento desse indexador financeiro e todas as suas peculiaridades.

Continua após a publicidade

Ficou curioso para entender melhor o CDI? Vem aprender:

  • o que é CDI;
  • qual o valor do CDI hoje;
  • como ele influencia seus investimentos;
  • quais investimentos pagam mais que o CDI;
  • a taxa Selic e a taxa DI.

O que é CDI?

CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário. Na prática, são títulos emitidos por instituições financeiras que representam empréstimos feitos entre elas. Geralmente, essas transferências são de curtíssimo prazo (diárias), apenas para garantir o saldo positivo do caixa das instituições que captam recursos por meio do CDI — já que seu saldo não pode ficar negativo no fim do dia.

Então, como qualquer tipo de empréstimo, existe uma taxa de juros exigida pelo credor: essa é a taxa CDI (ou apenas taxa DI). Como essas operações são diárias, a taxa DI também é calculada todos os dias, a partir das taxas médias dos empréstimos.

Continua após a publicidade

Assim, é possível estabelecer médias mensais e anuais da taxa DI, que são usadas pelo mercado para considerar o rendimento de diversos ativos de renda fixa.

Qual o valor do CDI hoje?

O valor do CDI hoje, em 2021, é de 6,15% ao ano.

A taxa DI está sempre bastante próxima da taxa Selic Over, assim, as duas costumam ficar cerca de 0,10 abaixo da taxa Selic Meta, que é aquela estabelecida pelo Banco Central. Dessa forma, a taxa dos empréstimos interbancários não podem ultrapassar esse valor-teto (e por isso fica tão próxima).

A cada 45 dias, a Selic Meta é atualizada ou mantida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), que revê a situação econômica atual do país e toma sua decisão. Na reunião do dia 22/09/2021, o COPOM decidiu elevar a Selic Meta para 6,25%. Nesse caso, a tentativa do Banco Central é de controlar a subida da inflação.

Caso você tenha dúvidas sobre o valor do CDI atual, basta acessa a página da B3 e conferir, no alto, o número atualizado.

Continua após a publicidade

Histórico do CDI e CDI acumulado

Como a taxa DI é calculada diariamente, podemos fazer um histórico dela bastante detalhado. Inclusive, a B3 disponibiliza esses valores desde 1986. Além disso, temos ainda a taxa mensal e o acumulado nos anos. Veja a tabela abaixo com os valores acumulados dos últimos 5 anos:

AnoTaxa DI acumulada
201613,99%
20179,92%
20186,42%
20195,95%
20202,75%

Como você pode ver, o CDI caiu bastante de 2016 para cá. Isso deve-se aos cortes na Selic Meta, que acaba influenciando muitas outras taxas do mercado.

Calculadora CDI

Caso você precise atualizar algum valor pela taxa CDI, a B3 também oferece a Calculadora do cidadão, onde você pode fazer simulações com valores passados. Além disso, existe uma ferramenta de cálculo, que pode ser usada de forma limitada, por existir a possibilidade de assinar para uso livre.

Como o CDI influencia os seus investimentos?

O CDI é uma das taxas mais utilizadas como índice de referência nos investimentos de renda fixa. Os títulos que seguem esse índice têm o nome de pós-fixados, pois sofrem variações de acordo com o sobe e desce da taxa DI.

Continua após a publicidade

Alguns investimentos bastante comuns atrelados ao CDI, são:

Como calcular a rentabilidade?

Em todos os ativos mencionados acima, você verá sempre uma porcentagem do CDI que representa a rentabilidade anual do título. Veja o exemplo abaixo:

exemplo de cdb
Fonte: aplicativo do banco Itaú.

Nesse CDB, a rentabilidade é de 100% do CDI, ou seja, você será remunerado pelo total da taxa. Se o CDI está em 5,15% ao ano, esse será também o rendimento do seu título.

Agora, se você encontrar um investimento que renda uma porcentagem acima ou abaixo do CDI, basta multiplicar a taxa pela porcentagem, como:

RentabilidadeCálculo
95% do CDI5,15 x 95% = 4,89%
115% do CDI5,15 x 115% = 5,92%

Assim, quanto maior a porcentagem em relação ao CDI, maior será o rendimento do título. Via de regra, dizemos que o mínimo aceitável é 100% do CDI, uma taxa bastante fácil de encontrar nos CDBs de liquidez diária, por exemplo.

Continua após a publicidade

É possível fazer investimento em CDI?

Talvez você já tenha ouvido alguém falar que “investiu em CDI” ou você mesmo já falou isso. É bastante comum, porém, essa é uma pequena confusão. Como você viu, o DI é uma taxa que o mercado usa para remunerar investimentos de renda fixa, e, portanto, não é possível investir nela.

Normalmente, as pessoas querem dizer que investiram em CDB, um título privado disponível na maior parte dos bancos e corretoras de valores, e não em CDI.

Quais investimentos pagam mais que o CDI hoje?

Um problema que pode acontecer com investimentos atrelados à essa taxa é que eles podem render abaixo da inflação, quer dizer, seu dinheiro acaba perdendo valor comparado à outros títulos que usam o IPCA como índice.

Portanto, para evitar situações como essa, procure diversificar seus investimentos. Uma boa opção, nesse caso, são os títulos do Tesouro Direto, como o Tesouro IPCA. Considerado um bom título para o longo prazo, ele mantém seu dinheiro protegido das flutuações da inflação.

Continua após a publicidade

Outras opções incluem investimentos na bolsa de valores (como os fundos imobiliários e as ações), com oportunidades de altos retornos, mas também com mais risco.

Então, antes de escolher seus ativos, procure estabelecer objetivos e metas que ajudarão a orientar suas decisões, especialmente quanto ao prazo do investimento. Lembre-se que quanto maior é o prazo disponível para deixar o dinheiro investido, maior é o risco que podemos tolerar.

A taxa Selic e a taxa DI

Como mencionado anteriormente, o CDI e a Selic são taxas bastante próximas. Caso você não saiba, a Selic é a taxa básica de juros da economia, ou seja, muito do que acontece no mercado sofre influência dela. Por exemplo, juros de empréstimos e financiamentos tomam a Selic como base.

Nos empréstimos interbancários, ela funciona como um teto e, por isso o CDI fica apenas cerca de 0,10 abaixo da Selic. Do contrário, se a taxa DI for muito menor que a Selic, os bancos irão preferir emprestar para o governo (afinal, ele pagaria mais), gerando um desequilíbrio no sistema financeiro.

Continua após a publicidade

Em contrapartida, se a taxa DI for muito maior que a Selic, a rentabilidade dos títulos indexados ao CDI subirá muito, o que também não é interessante para os bancos. Nesse caso, eles prefeririam tomar emprestado do governo, pois a cobrança de juros seria menor.

Conclusão

Agora você conseguiu entender melhor o que é a taxa DI e como ela faz parte do dia a dia dos investidores, o que falta para começar a investir? 

Se o problema for dinheiro, te ensinamos como ganhar dinheiro em casa! Mas, se não está sobrando grana, te ajudamos a organizar suas finanças para você conseguir poupar muito mais e iniciar seus investimentos!

Portanto, não perca mais tempo (que, na verdade, é dinheiro), comece o mais rápido possível a garantir sua liberdade financeira e conte com a gente nesse processo.

Gostou desse artigo? Então, não deixe de assinar nossa newsletter para receber outros conteúdos como esse na sua caixa de entrada toda semana!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

One thought on “O que é CDI, qual seu valor hoje e como ele pode influenciar seus investimentos

  1. Miguel

    Agora entendi de vez o que é CDI. Obrigado Mobills

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.