Cashback PicPay: saiba como funciona e quais as vantagens

Você já ouviu falar em cashback? Atualmente diversas empresas e serviços oferecem essa opção. Saiba como funciona o cashback PicPay.

Victor Leitao
Victor Leitão

Cashback PicPay: saiba como funciona e quais as vantagens

Sabe o que é ou já usa o PicPay? Muita gente acha que trata-se de um banco, mas na verdade é uma fintech, com permissão legal para oferecer alguns serviços bancários.

Por isso, tanta gente gosta desse tipo de serviço. Ele vem com o intuito de otimizar questões de pagamentos, transações, saques e etc. Tudo diretamente do celular, tablet ou aplicativo.

Continua após a publicidade

Outro diferencial das fintechs é que elas focam em oferecer seus serviços com um custo-benefício melhor. Será que é o caso do cashback Picpay? Confira a seguir.

O que é o Picpay?

O PicPay é uma startup brasileira, nascida em Vitória, no estado do Espírito Santo. Foi fundada em 2012 e atualmente é de propriedade da J&F Investimentos (com 61,97%), Maverick Participações (com 20,27%) e o Banco Original (com 17,76%).

Continua após a publicidade

Apesar dessa distribuição de propriedade, a fintech ainda não está listada na Bolsa de Valores.

O aplicativo do PicPay está disponível para download em celulares com sistemas android e iOS, funcionando como carteira digital, permitindo fazer compras e pagamentos.

Além disso, também é possível cadastrar o seu cartão de crédito ou mesmo adquirir um cartão de crédito do PicPay, mas sob convite do aplicativo.

Como baixar e se cadastrar no PicPay?

Para se cadastrar no Picpay, primeiramente você vai baixar o app através das lojas do Google Play ou Apple Store. O download é gratuito, assim como a maioria das funções do aplicativo.

Continua após a publicidade

Assim, após realizar o download, você preencherá os dados de cadastro como CPF, o número do seu celular (preferencialmente o mesmo em que baixou o app), e-mail, nome completo e data de nascimento.

Além de oferecer serviços para pessoas físicas, a fintech aprimorou seus serviços e também começou a dar soluções para empresas, e-commerce e a função pro.

Para ativar qualquer uma dessas funções, basta abrir o aplicativo, acessar a aba “Ajustes”, rolar a tela e visualizar a parte que diz “Para meu negócio” e escolher as funções que mais se encaixam com o seu perfil de empreendedor.

Especificações das funções

O PicPay PRO permite a venda em até 12x no cartão de crédito, recebendo imediatamente, sem mensalidades ou adesão.

Continua após a publicidade

O PicPay Empresas é para quem possui CNPJ, diferentemente do anterior. É ideal para fazer cobranças e enviar para os clientes, gerando mais comodidade na hora de pagar ou usar o QR Code.  Além disso, há a possibilidade de gerar taxas.

O PicPay e-commerce é uma possibilidade para ficar vinculado ao seu site de vendas. Você pode deixar disponível um QR Code e seu cliente aponta a câmera para a tela e faz o escaneamento para efetivação do pagamento.

Mas você deve estar pensando, quais as vantagens disso tudo? Por isso, a seguir, vamos especificar melhor.

Pagamentos on-line: principais vantagens

Fazer pagamentos de forma on-line vêm conquistando muitos adeptos, e não poderia ser diferente, visto que é muito mais rápido, cômodo e sem aquele trabalho de ir até agências bancárias, evitando também o manuseio de dinheiro físico.

Continua após a publicidade

Além disso, é muito mais seguro, pois você não correrá o risco de ser assaltado fazendo esse tipo de trajeto.

Outra vantagem é que não está pegando em dinheiro, principalmente em tempos de pandemia, como a que estamos vivendo. Ou seja, evita alguns riscos de contaminação.

Assim, podemos resumir os benefícios, como:

  • segurança;
  • conforto;
  • acessibilidade;
  • rapidez;
  • cashback.

A curiosidade bateu para saber do que se trata o último tópico acima, o cashback? Então vamos falar sobre essa opção a seguir.

Como funciona o cashback Picpay?

Antes de tudo, vamos explicar o que é o cashback e como é possível utilizá-lo e ganhá-lo no PicPay.

Continua após a publicidade

O termo cashback é uma palavra em inglês que significa, numa tradução livre, devolver dinheiro, seja com produtos, seja com crédito.

Este sistema de devolução de dinheiro acabou ganhando popularidade — e não é para menos. Aliás, ele vem crescendo bastante nos últimos anos.

Por isso, muitos sites e empresas de cashback surgiram no mercado.

O PicPay vem proporcionando essa vantagem por:

  • parcerias com as marcas que também usam o aplicativo;
  • pagamentos pelo PicPay, que é uma forma de incentivar as pessoas a usarem o aplicativo.

Funcionamento do cashback Picpay

Para receber um valor de volta, basta aguardar o recebimento de uma notificação informando sobre a promoção de cashback.

Assim, ao abrir a mensagem enviada, você irá fazer uma verificação de informações como o prazo e outras regras da promoção.

Continua após a publicidade

Os valores promocionais podem ser utilizados para pagar outros usuários, estabelecimentos parceiros, serviços e games da PicPay Store.

Essa é uma forma de ganhar dinheiro dentro do aplicativo, ou seja, já um rendimento do seu dinheiro.

E todo o dinheiro que você deixar na conta do PicPay, incluindo os ganhos com cashbacks, vai rendendo automaticamente.

Em termos técnicos, há um rendimento de até 210% CDI, menos os encargos do imposto de renda. Ou seja, seu dinheiro rende, diariamente e sem nenhum esforço seu.

Continua após a publicidade

Todos os pagamentos geram cashback no app?

Infelizmente, não. Como já mencionamos, a promoção de cashback no PicPay é informada através de notificações que chegam ao seu app.

Dessa forma, ao receber essa notificação/mensagem você irá abrir e verificar as informações da promoção, o prazo e suas regras.

Essas promoções promovidas pelo PicPay podem ser por:

  • indicação, onde você e quem recebeu a indicação podem ganhar dinheiro de volta;
  • promoção de indicação global, que também funciona com você indicando um amigo para baixar o app, e assim que ele usar vocês dois ganham dinheiro de volta;
  • promoção de indicação DDD, nos mesmos moldes do funcionamento anterior.

Outra forma possível é por meio das empresas que estão cadastradas no PicPay quando elas fizerem ofertas desse cunho no app.

E se algo acontecer com sua conta no app, quer saber como resgatar? Vamos contar no tópico a seguir!

Continua após a publicidade

Quanto tempo demora para resgatar o Picpay?

Se você acabou esquecendo a senha do seu app e não consegue mais fazer transações, poderá solicitar a recuperação do acesso usando seu e-mail vinculado.

Então, é só ir até o comando “Ajuste”, depois rolar as funções até a parte de “Configurações” e clicar em “Alterar senha”. Por fim, clique em “Esqueci minha senha”.

Para redefinir a senha, o sistema pedirá seu CPF cadastrado no PicPay. Então, depois é só clicar por onde quer receber o link de alteração. Pode ser pelo e-mail ou por SMS.

Aí, é só redefinir a senha de acesso e começar a utilizar seu app novamente.

Continua após a publicidade

Movimentação do seu dinheiro no PicPay

A cada transferência para sua conta, saques e pagamentos, há um prazo de até 2 dias úteis para o dinheiro entrar na sua conta PicPay.

Lembramos que sábados, domingos e feriados não são considerados dias úteis. Para fazer saques, você poderá usar os Bancos24Horas.

Cashback PicPay: como reportar erros

Para reportar erros em qualquer função, inclusive as promoções de cashback, você deverá entrar em contato com a central do próprio app, enviando mensagens.

Todo o atendimento é feito dessa forma. Outra opção, também, é fazer perguntas pelo Facebook do app. Para falar pelo próprio aplicativo, basta acessar a aba “Ajustes” e depois “Precisa de ajuda?”.

Continua após a publicidade

Outras alternativas podem ser:

  • SAC: 0800 025 8000
  • Ouvidoria: 0800 025 2000

Além disso, eles oferecem no site, abas de perguntas frequentes distintas para pessoas física e outra para as empresas.

PicPay: vantagens e desvantagens

Entre as principiais vantagens estão:

  • custo zero;
  • vários serviços de banco;
  • possibilidade de vincular e até receber cartão de débito e crédito;
  • rendimento na conta de 210% CDI;
  • saque grátis;
  • máquina de cartão Cielo ou Getnet;
  • promoções de cashback.

Já algumas desvantagens que podemos notar são:

  • baixo limite para envio e recebimento de dinheiro (se você fizer altas transações, poderá pagar alguma porcentagem a mais);
  • lista de espera do cartão;
  • saques apenas em Banco24Horas;
  • suporte de atendimento limitado ao cliente.

Conclusão sobre o cashback Picpay

As formas de pagamento estão se transformando e se aliando a vantagens e benefícios para os consumidores, como é o caso do cashback.

Por isso, atualmente temos várias empresas e serviços que trabalham com essa modalidade.

Aqui explicamos como funciona o cashback Picpay. Esperamos que você tenha entendido as vantagens, desvantagens, como utilizar e as demais informações sobre esse item.

Mas, para mais informações úteis à sua vida financeira, assine nossa Newsletter.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.