Cartões de Crédito

Qual a diferença entre os cartões Hiper e Hipercard?

Flávio Mariano
Flávio Mariano
Qual a diferença entre os cartões Hiper e Hipercard?

Conhece os cartões de crédito Hipercard e Hiper? Sabe a diferença entre eles? Veja como funcionam estes cartões do Banco Itaú e qual escolher para um cartão de crédito pessoal.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

O cartão de crédito ou débito são as formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros hoje em dia. A prova disso é a grande variedade de opções que são oferecidas à qualquer um, seja por bancos, lojas ou até mesmo outras instituições financeiras. As bandeiras são várias e os tipos de cartão também, cada um com suas especificações, oferecendo opções diferenciadas.

Dentre eles, encontramos os cartões Hiper e Hipercard, oferecidos pelo Banco Itaú a seus clientes e outras pessoas que desejarem ter de forma avulsa. O que causa muita confusão é que ninguém consegue distinguir as funcionalidades de cada um e quais são as diferenças. Se você está entre essas pessoas, é só continuar lendo para tirar todas suas dúvidas.

Continua após a publicidade

Ambos pertencem ao banco Itaú e funcionam como uma espécie dentre as opções da família Itaucard. A bandeira Hiper é um investimento que o banco fez com o objetivo de aumentar suas transações e, consequentemente, aumentar o lucro do banco. Isso acontece porque a emissão de cartões com bandeiras internacionais como Visa e MasterCard são muito caras, então uma bandeira própria foi criada, gerando menor custo à instituição.

Enquanto isso, o Hipercard já é o nome de um cartão que é utilizado por diversas empresas, para oferecer vantagens aos seus clientes sem ter, necessariamente, uma conta do Itaú.

Hiper x Hipercard
Hiper e Hipercard são bandeiras pertencentes ao Banco Itaú e tem objetivos diferentes

Cartão Hipercard

Trata-se de um cartão de crédito aceito em mais de 1 milhão de lojas em todo o Brasil. Seu principal emissor é a rede Walmart. Recentemente, o Banco Itaú comprou os direitos sobre a emissão do cartão com a condição de que ele continue funcionando e sendo emitido normalmente mesmo que o cliente não seja correntista do banco.

O que mais chama a atenção da população é que ele não cobra anuidade e é nacional. Nele, existem duas possibilidades de limite de crédito: uma feita a vista e outra que fica reservada para compras parceladas. Fica ao critério do cliente decidir qual usar. O cartão é aceito por todos locais que possuem as máquinas Rede.

Bandeira Hiper

Cartão Itaucard Hiper
Cartão Itaucard Hiper

Enquanto isso, o Hiper é a bandeira dos cartões do Itaú, inclusive do Hipercard, e é aceito apenas no Brasil. Entretanto, nesse caso há anuidade, mas o valor é convertido em bônus para ligações no celular do cliente.

Ele também é aceito em todos os terminais ou máquinas da marca Rede. O cartão de débito que você recebe para fazer o saque já vem com essa bandeira, e atualmente, não é possível escolher outra, a não ser em cartões internacionais.

É a mesma coisa? Qual escolher?

Resumindo, ter cartões Hiper e HiperCard é a mesma coisa. A diferença é que um deles é totalmente ligado ao banco e oferece algumas condições especiais, enquanto o outro pode ser produzido em um estabelecimento e não mantêm nenhum vínculo com o banco como correntista.

Ambos são da mesma empresa, mas cada um com suas condições e taxas específicas. A escolha depende do uso e do relacionamento como banco. Enquanto o Hipercard é mais simples e não exige que seja correntista do Itaú, o Hiper oferece mais benefícios para quem já é cliente do banco. Lembrando que a validade destes cartões está restrita ao Brasil.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

13 resposta em “Qual a diferença entre os cartões Hiper e Hipercard?

  1. Obrigado pelo esclarecimento. Mas acho que vocês quiseram dizer “Enquanto o HiperCard é mais simples e não exige que seja correntista…”, não foi?

  2. JÁ tive vários cartões, mas Hipercard não consigo pois a propoßta é rejeitada ou seja não é aprovada . Quando perguntou o porque não tem explicação. Acho isso uma falta de respeito com o cidadão . Mas ainda bem que existe outros cartões.

    1. Se a empresa não respeita enquanto está tentando se tornar cliente, melhor procurar outra mesmo e evitar outros problemas.

    1. Para fazer uma retirada de recursos pelo cartão Hipercard, é preciso tê-lo em mãos e procurar um caixa eletrônico da rede.

  3. Continua após a publicidade

  4. Bom dia. Nós tínhamos um cartão Hipercard, mas há alguns anos recebemos uma ligação do banco dizendo que esse cartão seria substituído pelo cartão Hiper. Lembro bem que isso ficou gravado na memória, pois eu perguntei o motivo, a moça falou que ia acontecer a troca com todos os clientes, que “o cartão vermelho seria troçado pela nova marca Hiper”. De lá pra cá venho observando e hj só confirmo que a troca não ocorreu de fato, foi uma jogada dela para que aceitássemos o novo cartão. Isso daria um processo de nossa parte porém, dado o tempo que já faz, acredito que nem valha mais a pena. Gostaríamos de voltar ao cartão Hipercard, pois não somos correntistas desse do banco Itaú, e os bônus que recebemos ao pagar a anuidade não nos satisfaz. Será que existe alguma forma de fazer essa troca sem perdermos o limite de compras? Grata pela atenção.

    1. O Hipercard está fora de comercialização sim, até onde sei.
      Quem tem os cartões ainda pode usá-lo, mas não são emitidos novos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *