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Como fazer a Carteira de trabalho digital? Veja o passo a passo para acessar e emitir!

Victor Leitão
Imagem de entrada do aplicativo carteira de trabalho digital

A CTPS digital é uma ótima opção para aqueles que desejam digitalizar seus documentos. Optar por ter o documento de forma digital pode facilitar bastante sua rotina.

Artigo originalmente publicado em blog.mobills.com.br. Conteúdos e comentários foram integralmente mantidos.

Como fazer a Carteira de trabalho digital? Veja o passo a passo para acessar e emitir!

A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um dos documentos mais importantes de todo cidadão.

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Sem este documento, fica inviável garantir o acesso aos direitos trabalhistas previstos por lei, ou sequer acessar o seu histórico enquanto trabalhador.

Por conta disso, foi criado o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que possibilita o acesso a esse documento, mesmo sem a presença dela.

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Veja abaixo como você pode fazer a sua carteira digital de trabalho.

Como solicitar minha carteira de trabalho digital?

Para ter acesso à sua carteira digital, é necessário realizar seu cadastro em um site do governo e no aplicativo CTPS Digital, por meio de suas informações pessoais.

O aplicativo já existe desde 2017, mas foi somente em 2019 que uma portaria foi publicada, tornando o documento oficial.

Desse modo, isso significa que o documento pode substituir a carteira de trabalho física, sem burocracias.

Seu funcionamento ocorre por meio do cruzamento de informações das várias bases de dados do governo, com as informações enviadas pelo empregador.

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Portanto, é possível ter acesso a informações como contrato de trabalho, anotações de férias, décimo terceiro, e outros.

A Carteira de Trabalho Digital está disponível para Android e IOS, podendo ser acessada também via navegador pela web.

Para acessá-la, basta entrar no link: https://servicos.mte.gov.br/.

Porém, antes de ter acesso à sua CTPS digital, é necessário se cadastrar no portal gov.br.

Siga o passo a passo a seguir para acessar a sua Carteira de Trabalho Digital.

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Passo a passo para fazer a Carteira de Trabalho Digital

1º. Acesse o site www.gov.br/pt-br e clique em “Acesso GOV.BR”:

Print 1 do site gov.br

2º. Após isso, clique em “Crie sua conta gov.br”:

Print 2 do site gov.br

3º. Escolha sua opção de cadastro e preencha com seus dados pessoais:

Print 3 do site gov.br

4º. Depois, defina uma forma de ativação da sua conta (e-mail ou SMS).

5º. Verifique seu e-mail ou seu SMS para criar uma senha e ativar a sua conta.

Os usuários que tiverem dificuldade em criar sua conta e gerar uma senha pela internet poderão realizar o processo por meio de caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

Outra possibilidade para aqueles que enfrentarem dificuldades no processo seria ir diretamente em alguma unidade do Ministério da Economia.

O que fazer após abrir sua conta?

Após abrir sua conta, é necessário acessar sua carteira de trabalho digital por meio do aplicativo de celular.

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Para isso, basta seguir os passos abaixo:

  1. Baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”para Android ou para iOS;
  2. Selecione a opção “Entrar” e informe os dados cadastrados (CPF e Senha);
  3. Após isso, autorize o acesso aos dados, para que o aplicativo possa apresentá-los;
  4. Confirme algumas informações pessoais apresentadas, como data de nascimento e nome da mãe;

Print da tela inicial do aplicativo da CTPS digital

Por meio dessa ferramenta, é possível visualizar dados básicos sobre o seu histórico de trabalho, além de seus vínculos empregatícios atuais.

Além disso, é possível observar informações mais detalhadas, entretanto, se faz necessário solicitar uma segunda confirmação de identidade.

Nesse caso, serão necessários dados de contratos anteriores, como nome do último empregador, se recebeu INSS nos últimos 5 anos, data do último contrato, etc.

Vale ressaltar a importância de registrar os dados de forma correta, pois caso contrário é provável que o cadastro seja bloqueado.

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Ao optar por utilizar a CTPS digital, o seu número de CPF passa a ser utilizado também como o número da carteira de trabalho.

Como funciona a Carteira de Trabalho Digital?

Infelizmente, não é possível acessar a todas as informações por meio do aplicativo, mas existem funções básicas que podem ser supridas pelo app.

Por meio da carteira de trabalho digital é possível, por exemplo, ter acesso aos contratos de trabalho registrados.

Vale ressaltar, no entanto, que antes de obter acesso a esses dados, é necessário responder um questionário a respeito da sua vida laboral. Caso contrário, o cadastro não será habilitado.

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Além disso, é possível observar os benefícios de trabalho recebidos e/ou pendentes, tornando o controle mais eficiente e prático.

Segundo o FAQ do Governo, inconsistências do sistema são corrigidas automaticamente pelos sistemas responsáveis por gerar informações da Carteira Digital de Trabalho.

Caso sejam observadas informações incorretas posteriores a setembro de 2019, é recomendado que o erro seja informado ao empregador e que a mudança seja solicitada.

Devo escolher entre a CTPS física e digital?

Apesar de ambas as carteiras de trabalho serem oficiais, não é recomendado que o trabalhador descarte a carteira de trabalho física.

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Portanto, se você ainda possui sua Carteira de Trabalho na forma física, recomenda-se que você guarde o documento, pois o mesmo possui informações a respeito de contratos passados.

Informações como décimo terceiro e férias podem levar mais tempo para serem exibidas no aplicativo, devido ao tempo de processamento.

Sendo assim, o ideal é que o trabalhador possua ambos os documentos, pois assim o mesmo estará duplamente resguardado.

Dúvidas relacionadas a valores trabalhistas?

Caso você tenha quaisquer dúvidas quanto a direitos e valores relacionados ao seu trabalho, também pode acessar nossas calculadoras.

São 5 opções que vão te ajudar a esclarecer os seus recebimentos. Acesse e confira as calculadoras de:

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