Como fazer a Carteira de trabalho digital? Veja o passo a passo para acessar e emitir!

A CTPS digital é uma ótima opção para aqueles que desejam digitalizar seus documentos. Optar por ter o documento de forma digital pode facilitar bastante sua rotina.

Escrito por Camille Guilardi

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Muitas pessoas ainda podem ter dúvidas sobre como fazer carteira de trabalho digital. Embora seja um recurso lançado há alguns anos, ainda é pouco conhecido por uma parcela dos trabalhadores. No entanto, essa alternativa já está substituindo o documento físico tradicional, e é importante que novos empregados e iniciantes no mercado saibam como emitir seu registro online.

Além de ser um facilitador para os trabalhadores, a plataforma também oferece outros benefícios de acesso, e traz as mesmas funcionalidades do formato antigo. Com fácil emissão e cadastro gratuito, vale a pena saber mais sobre esse canal virtual, e aprender como fazer carteira de trabalho digital da maneira mais simples.

Acompanhe o passo a passo em nosso conteúdo e confira outros detalhes sobre o registro moderno de trabalhadores.

O que é a carteira de trabalho digital?

A Carteira de Trabalho Digital é uma ferramenta que apresenta todos os dados e registros do trabalhador em uma plataforma, com cadastro e acesso feitos diretamente pela internet.

Criada em 2017 pelo Governo Federal, em parceria com o Ministério do Trabalho, seu objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores. No entanto, foi apenas em 2019 que começou a substituir o documento de papel convencional e reunir as informações mais importantes sobre o profissional dentro de um aplicativo. Dessa forma, o usuário pode acessar o que for preciso utilizando apenas seu smartphone, além de não correr riscos de perder o registro ou esquecê-lo em um momento de necessidade.

Embora algumas pessoas possam ter dúvidas sobre como fazer carteira de trabalho digital e ainda não tenham aderido à alternativa, o programa é o mais baixado no portal Gov.br, de acordo com a Dataprev. São mais de 35 milhões de downloads até o momento, e 500 milhões de acessos no site e nas lojas de aplicativo dos sistemas Android e iOS.

Além de conter informações de registro sobre o trabalhador, a ferramenta também permite consultas online sobre contratos de trabalho antigos, incluindo dados financeiros e o período. Ademais, solicitações como seguro-desemprego e andamento da concessão de benefícios como Abono Salarial também passaram a ser feitos dentro do aplicativo.

Com a adoção dessa tecnologia, os órgãos governamentais de trabalho passaram a priorizar a opção virtual, emitindo novas carteiras de trabalho dentro do programa. Isso agiliza os processos de emissão para novos trabalhadores, além da possibilidade de integração com outros bancos de dados do Governo, como o eSocial.

icon

Atenção

É importante reforçar que a Carteira de Trabalho Digital funciona apenas como documento para fins de monitoramento dos contratos empregatícios e outros dados relacionados. Ela não é válida como documento de identificação.

Benefícios da carteira de trabalho digital

São alguns os benefícios da carteira digital de trabalho, dentre eles:

  • maior facilidade no acesso das informações de registro, empregos antigos e do cargo atual do trabalhador;
  • atualizações são inseridas automaticamente, como mudanças na remuneração e inserção de férias, por exemplo;
  • ao solicitar benefícios e auxílios, não será mais necessário recorrer aos centros de atendimento convencionais, agilizando o processo e reduzindo o tempo de espera;
  • novos trabalhadores podem aproveitar a ferramenta para gerar seu cadastro de modo mais simples;
  • as informações passam a ser consolidadas em um único ambiente virtual, assim, os riscos de perder dados relevantes para a carreira diminuem, além da facilidade de consulta;
  • por fim, órgãos trabalhistas conseguem agilizar suas fiscalizações através de uma plataforma de registros centralizada e moderna.

Como fazer a carteira de trabalho digital?

Algumas pessoas podem ter dúvidas de como fazer carteira de trabalho digital, mas o processo é simples e pode ser realizado também pela internet. Veja o passo a passo para realizar seu registro ou acessar suas informações pelo celular com o aplicativo:

1. Cadastre-se no sistema gov.br

Todos os serviços virtuais do Governo Federal demandam que o usuário tenha cadastro ativo no sistema gov.br. Por esse motivo, o primeiro passo para ter a sua carteira de trabalho digital é se registrar no portal.

O procedimento é simples, mas exige a confirmação de alguns dados pessoais, incluindo:

  • CPF;
  • nome;
  • data de nascimento;
  • nome da mãe;
  • estado de nascimento.

Trata-se de maneiras de confirmar a identidade do trabalhador, evitando fraudes ou o comprometimento das informações.

Além disso, também existe a possibilidade de vincular o login com uma conta bancária ou certificado digital, configurando mais segurança e promovendo benefícios exclusivos para o registrado. No entanto, não é necessário optar por essa alternativa para aprender como fazer carteira de trabalho digital, uma vez que apenas o registro comum já é suficiente.

2. Responda o questionário

Em seguida, o usuário será direcionado para um questionário com algumas perguntas sobre sua trajetória de trabalho. Assim, elas irão incluir dados verídicos e falsos sobre cargos passados e outros tipos de contratação, de modo a confirmar a identidade do trabalhador.

São cinco perguntas disponíveis, e é importante que o cadastrado confirme todas corretamente, para não ter erros de registro. Os dados são confidenciais e esse procedimento é seguro, feito com base em arquivos compartilhados com outros servidores do Governo. Essa etapa é necessária para todos os usuários, mesmo aqueles que ainda não tiveram nenhuma experiência de trabalho no passado.

3. Troque a senha

Depois de confirmar as informações do questionário, o usuário receberá uma senha temporária, que precisará ser trocada.

Dessa forma, basta seguir para o login normal dentro da plataforma, e a primeira ação irá consistir na substituição do acesso para uma escolha pessoal e sigilosa do cadastrado.

Não é possível seguir com outros procedimentos, como fazer carteira de trabalho digital ou verificar benefícios, sem trocar a senha. Por isso, siga as orientações para finalizar essa etapa e completar o seu perfil no sistema do Governo Federal.

4. Acesse sua carteira digital

Finalmente, depois de realizar todas essas etapas de como fazer a carteira de trabalho digital, ela já estará disponível para consulta e acesso no portal. O serviço é automático, e não é preciso que o usuário solicite a emissão, uma vez que ela acompanha seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), e reúne todos os dados a partir da criação da conta no sistema gov.br.

Assim, basta seguir no site ou fazer o download do aplicativo no seu smartphone para conferir as informações. Na plataforma mobile, a página de login irá redirecionar para o acesso no sistema central, e, em seguida, apresentar apenas os dados consolidados referentes às experiências de trabalho do empregado.

Futuras atualizações de contrato são informadas por notificação e constam automaticamente no aplicativo, desde que estejam atreladas ao CPF do usuário. Para acessar a carteira digital, basta entrar com a mesma conta cadastrada, o que permite login em qualquer dispositivo seguro, sendo smartphone ou na plataforma web.

Para que serve a carteira de trabalho digital?

Aprender como fazer carteira de trabalho digital permite que o empregado tenha todas as suas informações e registros consolidadas em um único lugar, uma vez que a alternativa serve para simplificar as rotinas de acesso e solicitações.

Com a ferramenta, é possível:

  • acompanhar novos contratos utilizando apenas o smartphone;
  • conferir dados antigos sem que seja necessário resgatar documentos de papel ou solicitar atendimento em um órgão federal;
  • emitir pedidos de benefícios sociais, como seguro-desemprego e auxílios relacionados ao emprego, como abono;
  • simplificação da comprovação de experiências profissionais, reduzindo as chances de perder ou comprometer os dados com um documento de papel.

Essas facilidades são uns dos principais objetivos da carteira de trabalho digital, que também visa otimizar as solicitações dos trabalhadores. Por fim, a carteira de trabalho já vem substituindo a carteira física, tornando desnecessária a sua apresentação no momento da contratação.

Como ver o número da carteira de trabalho digital

O número da carteira de trabalho digital é o mesmo número do CPF, e pode ser consultado na página inicial do aplicativo após a realização do login. Assim, no programa mobile, basta que o utilizador insira seus dados e aguarde a tela. Na parte superior, poderá identificar sua foto de perfil, seu nome e, logo abaixo, a identificação correspondente.

Se o trabalhador possuir uma carteira de trabalho física, o número exibido no aplicativo continua sendo o CPF, e não o número inscrito no documento original. Esse identificador é fundamental para garantir os benefícios do trabalhador, incluindo aposentadoria e FGTS. Inclusive, no momento da contratação, o empregador deve solicitar os dígitos correspondentes para inserir nos seus sistemas.

Contudo, as facilidades de aprender como fazer carteira de trabalho digital permitem que não seja mais necessário apresentar uma cópia do documento e do número. Dessa forma, pode-se enviar apenas o CPF ou uma foto da carteira com o dígito correspondente.

A carteira digital de trabalho substitui a impressa?

A carteira de trabalho digital passou a substituir o documento impresso em 2019, e, desde então, prioriza a emissão virtual para novos cadastros. Assim, todos os órgãos de atendimento e tutoriais do Governo Federal indicam o passo a passo de registro no site e download da carteira para smartphone, em vez de orientar quanto ao pedido do documento físico.

No entanto, a caderneta física ainda não foi totalmente extinta, uma vez que pode ser emitida em casos excepcionais, como, por exemplo, quando o empregador não faz uso do eSocial. Nesse caso, é necessário possuir um registro físico das anotações correspondentes, que são feitas na carteira original.

O mesmo é válido para a apresentação de comprovações antigas. Caso os empregadores passados não contassem com o sistema de atualização, o Governo pode emitir uma nova carteira para atualizar os dados, ou solicitar a antiga para verificação.

Devo jogar fora a carteira de trabalho antiga?

Não, mesmo ao aprender como fazer carteira de trabalho digital, mantenha seu documento físico preservado. Ela também pode ser utilizada para fins comprobatórios. Assim, caso o Governo Federal não possua registros atualizados ou acesso aos contratos, poderá solicitar as anotações em papel para confirmar as experiências profissionais.

Essa etapa é imprescindível para a entrada da aposentadoria e outros benefícios trabalhistas. A inconsistência de dados pode atrasar o processo, ou mesmo inviabilizar o pagamento até que todas as pendências estejam resolvidas.

Por esse motivo, o usuário deve guardar sua carteira de trabalho física, se a possuir, bem como outros formatos de registros que teve ao longo da carreira. Muitas emissões físicas sofreram atualizações ao longo do tempo, e devem ser igualmente preservadas pelo trabalhador.

Como alterar os dados incorretos da carteira digital de trabalho

Os dados da carteira de trabalho digital estão diretamente vinculados ao CPF do empregado, e, para alterá-los, é necessário buscar a Receita Federal. O processo é mais burocrático, pois envolve as informações essenciais que identificam o trabalhador.

Dessa forma, não diz respeito somente à carteira de trabalho, mas também a outros documentos associados, registros formais e contratos diversos. Por esse motivo, não é possível solicitar a alteração de uma referência pessoal pelo aplicativo, por exemplo.

O titular deve procurar o site da Receita Federal, e preencher um formulário completo com os dados que constam no documento, mesmo que estejam errados. Em seguida, deverá informar o motivo da mudança, e enviar seu requerimento.

No entanto, a proposta passará por avaliação, e um representante pode entrar em contato com o usuário para solicitar mais informações. Se o motivo for válido, a troca de informações será concluída, e atualizada no banco de dados do Governo Federal e nos sistemas relacionados, incluindo a carteira de trabalho digital. Ademais, é importante destacar que a mudança infere apenas em alguns dados, como:

  • nome completo;
  • data de nascimento;
  • sexo;
  • nome da mãe;
  • nacionalidade.

Ainda, identificar-se com dados não verídicos também configura alguns crimes, especialmente se o titular não buscou a alteração o quanto antes. Por isso, é importante estar atento para essa questão e informar os motivos integralmente.

Após o prazo de solicitação, os dados em outras plataformas também serão atualizados. Com isso, depois de aprender como fazer carteira de trabalho digital, não é preciso se preocupar em inserir a correção manualmente.

O que são indicadores de pendência na carteira de trabalho?

Os indicadores de pendência na carteira de trabalho são ferramentas utilizadas pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para garantir a consistência e integridade das informações presentes neste documento.

Todas as inserções e atualizações que chegam ao sistema devem ser filtradas, para garantir sua veracidade e contribuir para o gerenciamento de arquivos do Governo Federal. Nesse caso, se o tratamento de dados identificar alguma inconsistência, a carteira de trabalho digital irá apresentar uma sigla no indicador de pendência, alertando o titular para a sua correção.

Com a chegada do sistema virtual e a possibilidade dos titulares aprenderem como fazer carteira de trabalho digital, ficou mais simples identificar as possíveis pendências e corrigi-las o quanto antes. Se existir um indicador no documento, o empregado poderá ter dificuldades em solicitar benefícios futuros, especialmente aposentadoria.

As principais siglas que podem aparecer no documento digital são:

SiglaSignificado
PEXTExtemporaneidade. Indica a existência de período extemporâneo no vínculo empregatício, ou seja, um período de atuação fora do prazo desejável.
PEMP-IDINV ou PEMP-CADTipo Empregador Inválido ou Falta de Informações Cadastrais do CNPJ. Essas pendências são exibidas caso o empregador seja inválido ou faltem dados na base de Pessoas Jurídicas.
PADM-EMPRInconsistência temporal. Significa admissão anterior ao Início da Atividade do Empregador, ou admissão ou rescisão posterior ao encerramento da empresa.
PRPPSRegime Previdenciário presente em Vínculo Tipo Empregado. Indica que o empregador informou a existência de período de Regime Próprio de Previdência Social-RPPS em parte do vínculo ou de forma integral.

O que fazer ao identificar indicadores de pendência?

Se o usuário acessar sua carteira digital de trabalho e identificar algumas dessas pendências, deverá procurar um advogado previdenciário ou solicitar orientações de um especialista para encontrar as informações corretas.

Deixar de atender a esses indicadores pode trazer complicações para o trabalhador, inclusive impedindo sua aposentadoria. Por esse motivo, recomenda-se guardar todos os tipos de documentos que comprovem vínculos empregatícios, incluindo registros físicos, mesmo depois de saber como fazer carteira de trabalho digital.

Eles podem ser apresentados a um órgão responsável, embora seja burocrático seguir com essa comprovação individualmente. A ajuda de um advogado ou consultor pode tornar o procedimento mais simples.

Existem outros indicadores?

Além das pendências, o empregado pode identificar outros tipos de indicadores na sua carteira de trabalho digital, podendo ser de alerta ou de acerto.

As siglas de alerta podem demandar, ou não, uma ação do titular. Um exemplo comum é o indicador IEAN, que representa a Exposição a Agentes Nocivos. Ela significa que o trabalhador pode ter tido um vínculo empregatício com exposição a agentes nocivos, podendo gerar uma possível aposentadoria especial.

No entanto, nem sempre essa condição existiu, ou se relaciona com o cargo do empregado. Por isso, não exige uma ação imediata, como os indicadores de pendência. Enquanto isso, os indicadores de acerto são inseridos pelo INSS para informar determinado vínculo, e geralmente não solicita nenhuma ação por parte do usuário. Os mais comuns envolvem:

  • pagamento de acerto;
  • encerramento de vínculo por decisão judicial;
  • acerto confirmado pelo INSS e outros órgãos envolvidos;

Uma vez que modernizações como fazer carteira de trabalho digital e concentrar os dados em uma única plataforma facilitaram o acompanhamento do Governo Federal, tornou-se mais simples informar ações do INSS relacionadas aos contratos de trabalho. Assim, é importante que o usuário conheça esses indicadores e fique atento para o aparecimento deles em sua consulta.

Vale a pena aprender como fazer carteira de trabalho digital?

Uma vez que o documento físico já está sendo substituído pela alternativa virtual, vale a pena aprender como fazer a carteira de trabalho digital o quanto antes. Afinal, esse procedimento é simples, embora muitas pessoas o desconheçam, e, por isso, tenham dúvidas quanto ao passo a passo.

Assim, entender quais as etapas que envolvem sua emissão não apenas pode sanar perguntas dos trabalhadores, como também agiliza o acesso no dia a dia. Todas as consultas podem ser feitas no site ou aplicativo do Governo Federal, e unificam as informações do empregado em um único sistema, o que simplifica a atualização de contratos e outros arquivos no futuro.

Por esse motivo, é interessante conhecer mais sobre a ferramenta, como ela funciona e quais os possíveis indicadores que podem aparecer na consulta. Dessa forma, você estará preparado para administrar suas certidões e anotações trabalhistas de maneira prática e confiável.

Gostou do conteúdo e quer receber mais novidades? Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro para não perder nenhuma postagem!

Perguntas Frequentes

  1. Como fazer a carteira de trabalho digital pela internet?

    Para fazer a carteira de trabalho digital, basta acessar o sistema gov.br e fazer seu cadastro na plataforma. O login poderá ser usado no aplicativo ou no site de acesso posteriormente.

  2. Como emitir a carteira de trabalho?

    No passado, a carteira de trabalho era emitida nas Sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) ou nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Hoje, a preferência é sua emissão online, no site do Governo Federal.

  3. Quem não tem carteira de trabalho pode fazer a digital?

    Sim, todo cidadão brasileiro com CPF já tem uma Carteira de Trabalho Digital, sem ser necessário emiti-la de maneira convencional. Basta se registrar e acessar o documento pela plataforma.

  4. Como fazer a carteira de trabalho digital para quem nunca trabalhou?

    Mesmo pessoas que não possuem nenhuma experiência profissional ou vínculo empregatício podem fazer a carteira de trabalho digital. O documento está disponível com o cadastro no sistema gov.br, e será atualizado automaticamente quando houver um novo contrato.

  1. Beatriz Veloso

    Matéria muito interessante e esclarecedora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp