Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Cartão Z1 para adolescentes é bom? Conheça os benefícios, pontos negativos e decida!

O cartão Z1 é voltado para o público adolescente, mas o controle é feito pelos responsáveis. Venha entender melhor como funciona!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

Cartão Z1

O cartão Z1 é pré-pago e funciona juntamente com sua conta digital direcionada a adolescentes. Com ele, os pais podem ajudar seus filhos a terem educação financeira sem arriscar o comprometimento com dívidas. Isso porque, só é possível gastar o valor que for recarregado no mesmo.

  • Preza por um serviço simples e básico
  • Precisa de um cartão para fazer compras
  • Não consegue comprovar renda mensal fixa

Juros do Rotativo: Essa taxa não é cobrada

Parcelamento de fatura: Essa taxa não é cobrada

    Anuidade: Gratuito
  • Conta digital
  • Aplicativo
  • Pagamento por aproximação
  • checkmark Benefícios da bandeira Mastercard
  • checkmark Cobertura internacional
  • checkmark Sem taxa de adesão ou anuidade
  • close O limite é determinado pelo quanto de dinheiro que você depositar
  • close Não oferece milhas ou cashback
Leia mais sobre Cartão Z1

O cartão Z1 tem ganhado repercussão no mundo financeiro por ser um produto criado especialmente para adolescentes e jovens. Com um design chamativo e gestão via app, esse cartão aparece como uma alternativa para os pais que desejam estimular seus filhos a terem responsabilidade com as finanças.

Por esse motivo, confira o guia especial que preparamos com informações sobre como o cartão de crédito Z1 funciona, suas vantagens e desvantagens. 

Continua após a publicidade

Como funciona o cartão Z1?

O cartão Z1 é um produto financeiro atrelado à conta digital Z1. Essa é uma inovação da fintech de mesmo nome, que investiu na criação de serviços voltados para o público adolescente. Esse é um empreendimento que vem gerando resultados, considerando que a empresa aportou R$ 55 milhões para expandir a atuação, como destaca o portal Exame.

Para solicitar o cartão, é necessário criar uma conta digital Z1. No entanto, esse serviço não tem nenhum custo associado. O cartão apresenta características de segurança financeira e ao mesmo tempo, incentiva a gestão de gastos pela chamada “geração Z”.

Continua após a publicidade

Ainda, a empresa nomeou o cartão como de “crébito”. Isso significa que apresenta funcionalidade múltipla, sendo crédito e débito. Mas, seguindo a premissa do controle parental, existe um limite de gastos que pode ser estipulado para o uso do cartão.

Veja também: Como funciona um cartão de crédito pré-pago internacional?

O Z1 é emitido com bandeira Mastercard com cobertura internacional, o que o torna aceito na grande maioria dos estabelecimentos do mundo. Além disso, permite transações via PIX, devido à conta digital Z1 que está integrada e vem com o nome social indicado no cadastramento.

Como funcionam os descontos no cartão Z1?

Até o momento, o cartão Z1 não oferece nenhum tipo de benefício em desconto ao ser utilizado em compras. Mesmo a bandeira Mastercard opera em sua versão mais simples, de modo que não garante vantagens associadas.

O cartão Z1 tem programa de pontos, milhas ou cashback?

Este produto não apresenta nenhum programa de pontos, milhas ou cashback associado. Apesar de ele ser um cartão múltiplo, efetivamente funciona como um pré-pago. Isso porque seu uso na função crédito ou débito está restrito ao montante de dinheiro cadastrado na conta digital Z1.

Continua após a publicidade

Nesse caso, como os cartões pré-pagos são versões com menos funcionalidades, ele não acumula nenhum tipo de programa de recompensas, da mesma forma que também não oferece descontos em compras.

Aproveite e veja: Qual é o melhor cartão com cashback em 2022? Lista atualizada!

Quais os benefícios gerais do cartão de crédito Z1?

Veja as principais vantagens do cartão de crédito Z1:

  • emissão gratuita;
  • cobertura internacional;
  • controle para evitar inadimplências;
  • emissão com nome social;
  • aplicativo de gerenciamento;
  • sem restrições de idade;
  • possibilidade de cadastro em plataformas digitais, como os streamings e jogos online.
icon

Prós

Por ser voltado especificamente para um público mais jovem, é interessante que os responsáveis tenham a oportunidade de gerenciar e controlar os gastos. Por isso, o cartão Z1 disponibiliza opções para controle e segurança em seu aplicativo.

E os pontos negativos?

Por outro lado, é importante mencionar alguns dos pontos negativos deste produto financeiro, que podem acabar comprometendo diretamente a experiência de uso.

Inicialmente, vale a pena se atentar para as seguintes desvantagens:

  • necessário ter a autorização de um responsável para se associar à Z1;
  • cartão pré-pago;
  • disponível apenas para adolescentes a partir de 13 anos;
  • não oferece pontos, milhas ou cashback.

Leia: Vai viajar? Veja os 20 melhores cartões para acumular milhas em 2022!

icon

Contras

Apesar das vantagens, o cartão Z1 é pré-pago e por isso possui benefícios menos robustos. Por causa disso, se você procura por vantagens como milhas, cashback e pontos, vale a pena olhar para outras alternativas do mercado.

Como fazer o cartão Z1?

A solicitação do cartão Z1 é feita totalmente online pelo próprio aplicativo da empresa. Após baixar o app (Android e iOS), é necessário criar uma conta digital. Essa associação é gratuita e permite a realização das demais etapas.

Caso o recurso seja destinado a um adolescente menor de idade, será necessário que o responsável autorize o envio do pedido do Z1, mesmo que seja um pré-pago. Essa autorização é feita com o download de um segundo app no dispositivo que deverá emitir a liberação.

Continua após a publicidade

Esse aplicativo será uma base de controle dos gastos e também da conta do adolescente. Logo, terá funcionalidades restritivas, como a possibilidade de bloquear e desbloqueá-lo, caso seja necessário.

Com os dois apps baixados, o processo de solicitação é feito da seguinte maneira:

  1. o adolescente faz um cadastro no seu app e disponibiliza o contato do responsável durante o preenchimento da conta;
  2. o responsável em seu aplicativo especial, faz a autorização do pedido do cartão Z1;
  3. o cartão é emitido no nome do adolescente e o responsável pode acompanhar a movimentação financeira por meio do aplicativo de controle.
icon

Atenção

Esse procedimento visa aumentar a segurança financeira desse jovem. Por isso, é imprescindível que seja cumprido para poder vincular o cartão de “crébito” Z1. No entanto, vale a pena reforçar que não há restrição de idade máxima para solicitar o Z1. Caso o solicitante seja maior de 18 anos, não é necessário nenhum tipo de autorização.

Quais são as principais tarifas?

O fato deste meio de pagamento contar a funcionalidade de pré-pago elimina a maioria das tarifas convencionais. Com isso, os juros e outras taxas não estão presentes nesse cartão. A conta digital também é totalmente gratuita e não exige nem mesmo tarifa de manutenção.

Confira mais detalhes sobre as cobranças:

TaxaValor
AnuidadeIsento
Abertura de contaIsento
Emissão do cartãoIsento
Taxa de transferência por TEDServiço não disponível
Taxa de transferência por PIXIsento

O cartão ainda não possui funções de depósito de dinheiro por boleto e não conta com tarifas de juros rotativos e parcelamento de fatura.

Afinal, o cartão Z1 é bom e vale a pena?

Para os adolescentes, o cartão Z1 pode oferecer um bom serviço, sendo uma das principais alternativas para iniciar o contato com o mundo financeiro. Isso porque ele está atrelado ao uso consciente, com a possibilidade dos responsáveis monitorar de forma restrita os custos e gastos.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o jovem pode ser estimulado à educação financeira, aprendendo a lidar com as suas contas e a ter responsabilidade com os seus gastos ao mesmo tempo que são acompanhados nesse desenvolvimento.

Além disso, a conta digital Z1 também conta com controle externo, garantindo a segurança do pré-pago. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre esse cartão, sendo uma opção interessante de contratação para jovens.

Perguntas Frequentes

  1. Como desbloquear o cartão Z1?

    O desbloqueio do cartão Z1, bem como todas as outras operações financeiras associadas a ele ou à conta digital é realizado diretamente pelo app Z1 (Android e iOS).

  2. Qual o valor da anuidade do cartão Z1?

    O cartão Z1 não cobra anuidade pois, apesar de ter a função crédito, está associado a uma característica de pré-pago.

  3. Como acessar o aplicativo do cartão Z1?

    O aplicativo do cartão Z1 está disponível para download gratuito e tem versões para Android e iOS. Após baixar o app Z1, o adolescente deverá criar o seu cadastro pessoal e indicar o contato do responsável.

  4. O cartão Z1 é de crédito ou débito?

    O cartão Z1 é de “crébito”, como a própria empresa divulga. Isso significa que ele acumula as funções de crédito e débito, porém só pode ser usado até o limite de saldo que esteja disponível na conta digital Z1 associada.

  5. Com quantos anos pode solicitar o cartão Z1?

    A fintech disponibiliza a solicitação do cartão para adolescentes a partir de 13 anos, sem limite máximo de idade.

  6. Como aumentar o limite do cartão Z1?

    Tratando-se de um cartão pré-pago, o limite de gastos do Z1 é o mesmo do valor depositado na conta para desconto automático. O total de saldo aceito não é divulgado pela instituição.

  7. Como acessar a fatura para pagamento?

    Por ser um modelo essencialmente pré-pago, o Z1 não gera fatura. Assim que a compra for efetuada, mesmo na função crédito, o saldo recebe o desconto automático. O histórico de gastos pode ser consultado no aplicativo.

  8. O cartão Z1 é internacional?

    Sim, a cobertura do cartão Z1 é internacional.

  9. Qual é a bandeira do cartão?

    O cartão Z1 é emitido com bandeira Mastercard.

  10. Qual é o banco do cartão Z1?

    O Z1 está diretamente ligado à fintech Z1, especializada em serviços financeiros para o público mais jovem. 

Quer continuar acompanhando as novidades sobre o universo financeiro e as melhores oportunidades? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e entre em nosso canal exclusivo do Telegram.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.