Usar o cartão é um hábito frequente na vida de todos nós. As facilidades que ele nos oferece, e a segurança em relação dinheiro em espécie proporciona um conforto que é impossível negar. Entretanto, após a liberação para o uso do cartão quase ninguém observa um detalhe que está marcada no plástico: a data de vencimento.

Todos os cartões, quando são emitidos, possuem uma data de vencimento que fica exposta no plástico. Quando esta data do cartão expira, ele perde a validade e fica impossibilitado de ser utilizado para compras. Assim, o cliente deve receber outro cartão, que deve ser enviado pelo banco gratuitamente.

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Geralmente você poderá encontrar a data de vencimento (mês/ano) na frente do cartão, exceto em alguns que poderão apresentar no verso. Muitas pessoas não se atentam para esta data nem a dão o crédito devido, mas ela é muito importante.

A data de validade do cartão dá mais segurança ao consumidor para realizar suas compras, e possibilidade de reavaliar o serviço prestado pelo emissor do cartão de crédito. Para o banco, significa a oportunidade para reavaliar seu contrato com o cliente e substituir o plástico desgastado pelo tempo de uso.

O cartão venceu? Saiba o que fazer

É importante lembrar que após a data de vencimento você não será capaz de utilizar o seu cartão. Por isso, fique atento a esta data. Se você estiver com alguma viagem programada é importante consultar se estará com o cartão vencido neste período. Assim, evitará transtornos durante o tempo que estiver fora de casa. Portanto, se o período da ausência coincidir com a data de vencimento do cartão, ligue para a central de relacionamento do seu banco e antecipe a chegada de um novo cartão.

Caso não tenha urgência em antecipar um novo cartão, você não precisa se preocupar. É comum os bancos enviarem entre duas a quatro semanas de antecedência um novo cartão para o endereço do cliente. O próprio banco costuma entrar em contato com você para verificar se tem interesse em renovar o contrato. Neste momento faça as atualizações sobre taxas de juros e anuidade com o banco. Aproveite esta oportunidade para negociar descontos que atendam suas necessidades.

Assim, logo após o contato o banco enviará para o endereço fornecido durante a contratação um novo cartão com uma nova data de validade. Caso este contato do banco não aconteça, ligue para a Central de Relacionamento do banco emissor do seu cartão de crédito e peça diretamente o novo cartão, observando as atualizações das taxas de juros e anuidade.

Observe se o novo cartão irá atender suas exigências quanto às taxas de juros, ao valor da anuidade, programas de fidelidade e etc. Caso a nova proposta do banco não atenda às suas necessidades aproveite a chance para cancelar o cartão, pedindo, neste momento o cancelamento do mesmo.

Dessa maneira, você pode buscar por outro cartão, em outra empresa, que esteja de acordo com as suas necessidades e atenda suas exigências. Este momento é útil para a pesquisa e comparação de outros serviços de cartões de crédito. Compare taxas de juros, valor da anuidade, benefícios oferecidos, programas de fidelidade e tudo que for importante para você. Dessa maneira poderá fazer uma escolha consciente para usufruir melhor dos serviços do seu cartão de crédito.

Data de vencimento do cartão
Fique atento a data de vencimento do cartão, que fica abaixo do número deste.

Quando o novo cartão chegar, aproveite para ler o novo contrato e verificar se está de acordo. Se tudo estiver como o combinado, desbloqueie o cartão. Para isso, você irá precisa ligar na central de relacionamento do seu banco, através do número de telefone impresso na etiqueta que vem sobre o cartão. Siga os passos indicados pelo sistema.

Não utilize o novo cartão até que o contrato esteja adequado às suas exigências. Se ainda houver dúvidas ligue para a Central de Relacionamento do banco emissor.

Você irá precisar descartá-lo de forma segura, protegendo os seus dados. Por isso, jamais jogue um cartão vencido inteiro no lixo. Utilize uma tesoura para picar o cartão vencido em pequenos pedaços, para só depois descartar no lixo. Fazendo dessa maneira você estará protegendo suas informações, evitando que gere transtornos.

Por fim, lembre-se que se em algum momento você se sentir prejudicado pelo seu banco emissor do cartão de crédito você pode entrar em contato com a ouvidoria da instituição ou mesmo com o Procon (serviço de Proteção e Defesa do Consumidor) da sua cidade e registrar uma reclamação.

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