Cartão de Crédito, Guias

Cartão pré-pago: Como funciona e como escolher o seu?

Cris Landa
Cris Landa
tudo sobre cartão pré-pago
O cartão de crédito pré-pago vem sendo cada vez mais utilizado e se transformando em […]

O cartão de crédito pré-pago vem sendo cada vez mais utilizado e se transformando em uma excelente solução de pagamentos para um público específico.

Se você pensa em fazer uma viagem, levar o dinheiro de maneira segura, ou  simplesmente quer contar com uma solução que não tenha nenhum tipo de vínculo com instituições financeiras ,como o cartão de crédito, talvez, essa seja a opção ideal.

Continua após a publicidade

Mesmo nos dias de hoje, muitas pessoas acreditam que um cartão de crédito pré-pago só pode se utilizado em viagens do exterior, perdendo assim, uma excelente oportunidade de explorar novas possibilidades de uso.

Agora, se você deseja aprender mais sobre esse universo, o iDinheiro preparou esse guia completo para te ajudar de uma vez por todas, a entender tudo sobre o cartão pré-pago.

Continua após a publicidade

O que é um cartão pré-pago?

O cartão pré-pago, basicamente, é um cartão de crédito que funcionará somente se tiver saldo disponível para os gastos em questão. 

Em outras palavras, o cartão de crédito pré-pago só terá utilidade quando você carregá-lo com o valor equivalente ao consumo.

Como funciona o cartão pré-pago?

O cartão de crédito possui a mesma função que um cartão tradicional. Além de poder pagar suas compras, você pode utilizar o saldo existente para outras finalidades, até mesmo para quitar dívidas, dependendo da solução contratada.

Desta forma, ele funciona da mesma maneira que um celular pré-pago. Você poderá utilizar o saldo equivalente à sua recarga inicial.

Continua após a publicidade

Quando estiver fazendo suas compras em estabelecimentos comerciais, será necessário informar que o pagamento será feito através da função crédito.

Tipos de cartão pré-pago

Atualmente, existem vários modelos de cartões de crédito pré-pagos disponíveis no mercado. E para que você consiga escolher a melhor opção, de acordo com as suas necessidades, entenda quais são os principais a partir de agora.

Cartão pré-pago nacional

São os cartões aceitos apenas em território nacional, para compras realizadas em estabelecimentos físicos e através da internet.

Cartão pré-pago internacional

O cartão de crédito pré pago internacional pode ser utilizado para compras no Brasil ou no exterior, sejam em lojas físicas ou virtuais. 

Continua após a publicidade

A diferença desta opção para o internacional, é que a recarga deste cartão, se adicionada uma outra moeda sem ser o real (dólar ou euro, por exemplo), será debitado o valor do IOF vigente de maneira automática assim que a transação for efetuada.

Cartão pré-pago corporativo

Já esta opção costuma ser destinada para compras específicas da empresa, ou até mesmo para o pagamento de colaboradores.

Uma outra opção de utilização do cartão corporativo de maneira pontual, é utilizar a opção de vale presente, como veremos logo em seguida.

Cartão pré-pago vale presente

Esse método de pagamentos pode ser utilizado tanto por pessoas físicas como jurídicas.Basicamente, é você da de presente para uma pessoa um cartão com dinheiro para que ela consiga gastar com o que achar interessante.

Continua após a publicidade

Vantagens do cartão de crédito pré-pago

Entre muitas vantagens deste método de pagamento, listamos alguns motivos do porquê o cartão de crédito pré-pago pode ser vantajoso.  

Não tem anuidade

Se as taxas financeiras de bancos e operadoras de cartões te afastam deste método de pagamento, aqui, isso não será o problema. 

O cartão pré-pago é livre de qualquer tipo de anuidade. Porém, algumas contas acabam cobrando taxas de adesão pelo serviços, ou mensalidades quando o saldo estiver disponível em conta e não estiver sendo utilizado.

Sendo assim, você consegue apenas ser “isento” da anuidade tradicional do cartão de crédito.

Cartão de crédito mesmo com nome negativado

Talvez, essa seja uma das principais vantagens dessa opção de pagamento. Mesmo que esteja com o nome negativado, você conseguirá fazer uso do cartão de crédito pré-pago sem nenhum problema.

Continua após a publicidade

Diferentemente dos cartões tradicionais, que fazem uma análise de crédito criteriosa, bastará você solicitar o seu cartão e fazer a recarga para começar a utilizar todos os recursos disponíveis desta solução.

Usado para compras físicas e virtuais

Outra grande vantagem do cartão de crédito pré-pago, é a possibilidade de usá-lo para compras em estabelecimentos físicos e através de lojas virtuais.

Desta maneira, você consegue contratar serviços de assinatura mensal (desde que recarregue o saldo necessário todos os meses), e fazer compras nos e-commerces de maneira simples e descomplicada.

Programa de fidelidade

Dependendo da bandeira do seu cartão pré-pago, é possível participar do programa de possíveis programas de fidelidades próprios.

Continua após a publicidade

Um exemplo deste formato são as bandeiras Visa e Mastercard, que sempre oferecem opções de pontos e prêmios exclusivos para fidelizar seus clientes. 

Melhor controle de gastos

Se o controle das finanças pessoais ainda não está totalmente resolvido em sua vida, utilizar o cartão de crédito pré-pago pode ser uma excelente alternativa. 

Além disso, essa costuma ser uma opção muito interessante para começar a educar crianças financeiramente e explicar como funciona a administração do dinheiro através de um cartão de crédito. 

Inclusive, menores de idade podem ser portadores titulares de cartões pré-pagos, desde que tenham um registro de CPF válido.

Continua após a publicidade

Saque mais barato

Diferentemente do cartão de crédito tradicional, as taxas de saque automático do saldo costumam ser mais baratas, chegando a marca de até 50% de economia.

Sem limites de utilização

Caso você escolha ter um cartão pré-pago de diferentes bandeiras, poderá fazer sua solicitação sem nenhum tipo de problema.Afinal, não existe um limite mínimo de pedidos de cartões por CPF. 

Como carregar o cartão pré-pago?

Para disponibilizar saldo em seu cartão pré-pago e começar a utilizá-lo em suas compras, você poderá fazer o abastecimento de diferentes formas. 

A maioria das instituições, costumam oferecer as seguintes formas depósito:

  • Através do pagamento de boletos bancários com valores gerados pelo próprio usuário;
  • Transferências bancárias (através de DOC ou TED);
  • Recarga em lojas e mercados credenciados ao cartão.

Cartão de crédito pré-pago x cartão de crédito tradicional – Qual a diferença?

Apesar de serem extremamente similares, algumas particularidades diferem o cartão de crédito pré pago do cartão de crédito tradicional. 

Continua após a publicidade

Mesmo que você já tenha entendido que para utilizar a primeira opção, precise fazer uma recarga, precisamos falar um pouco melhor sobre eles.

Se o cartão de crédito pré pago funciona com o seu próprio dinheiro de recarga, o cartão de crédito tradicional tem o papel de empréstimo pré estabelecido pelo banco. Por isso, a análise financeira e seu histórico de pagamentos são levados em consideração.

Além disso, com o cartão pré-pago, você conseguirá fazer compras apenas com pagamentos à vista, já que essa solução não trabalha com qualquer tipo de parcelamento.

Diferentemente do cartão de crédito tradicional, o cartão pré-pago pode ser adquirido em diferentes pontos de venda como estabelecimentos físicos, virtuais e até mesmo na plataforma da própria instituição escolhida.

Continua após a publicidade

Outra diferença relevante entre eles está atrelada aos juros. Se no cartão de crédito tradicional, a conta total não for quitada na data de vencimento, os juros serão acrescidos de maneira diária. 

Já no cartão pré-pago, você tem a liberdade de colocar um valor determinado quando realmente precisar utilizar.

Como escolher um cartão pré-pago

Com diferentes opções no mercado, escolher um cartão pré-pago para utilizar a longo prazo, talvez, não seja uma tarefa fácil.

Pensando nisso, o iDinheiro separou alguns pontos que devem ser considerados antes de escolher o seu cartão de crédito pré-pago.

Continua após a publicidade

Aceitação de mercado

Antes de solicitar o seu cartão pré-pago, avalie qual a bandeira deste parceiro e qual a aceitação real de mercado.

Afinal, você não vai querer ter um cartão de crédito que não é aceito na maioria dos estabelecimentos, não é mesmo? Por isso, ter informações como a bandeira principal do cartão de crédito, já pode te ajudar durante este processo. 

Possibilidade de saque

Imprevistos podem acontecer. E saber se o seu cartão tem a disponibilidade de realizar saques emergenciais pode fazer toda a diferença.

Entretanto, a maioria das empresas costumam cobrar taxas pela retirada do dinheiro. Desta forma, é interessante você buscar saber quais são as taxas cobradas para a utilização do serviço, caso ele seja necessário.

Continua após a publicidade

Cobrança de tarifas

Como falamos acima, a maioria das empresas que ofertam cartões pré-pagos acabam cobrando tarifas pela utilização de serviços complementares como crédito pessoal, saque emergencial e até mesmo pagamento de contas (caso exista essa opção).

Portanto, comparar os valores de diferentes empresas se torna essencial para suas finanças, principalmente se o objetivo for utilizar o cartão no longo prazo.

Possibilidade de comprar online

Apesar da maioria dos cartões pré-pagos no Brasil oferecerem a opção de compras em lojas virtuais e aplicativos financeiros, certifique-se que essa opção está dentro do seu plano.

Caso seu cartão não seja autorizado para compras online, você não conseguirá adquirir produtos, mas também não poderá pagar assinaturas de streaming ou serviços digitais.

Continua após a publicidade

Os melhores cartões pré-pagos

Abaixo, você irá conhecer as principais opções do mercado de cartões pré-pagos. Saiba quem são as empresas que podem te ajudar a ter um cartão de crédito eficiente.

Pagseguro

Com foco central no setor de pagamentos online e recebimentos de máquinas de cartões presenciais, a PagSeguro disponibiliza para todos os seus consumidores cartões pré-pagos, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

O interessante neste caso, é que para utilizar o cartão da empresa, a criação da conta digital não se faz necessária.

Mesmo não tendo nenhum tipo de cobrança para a utilização do cartão, é importante verificar os valores cobrados referentes aos saques em terminais físicos, sejam eles nacionais ou internacionais.

Continua após a publicidade

RecargaPay

Apesar de não ser tão conhecido do grande público, o RecargaPay é um dos cartões pré-pagos que oferece diferentes vantagens.

Além disso, você consegue ter acesso ao cartão físico, pagando uma taxa de R$ 9,90 pela emissão e cartão virtual de maneira gratuita, ambos assegurados pela bandeira Mastercard.

Outro ponto positivo para o RecargaPay pode ser relacionado à movimentação do saldo. Através do aplicativo, é possível realizar:

  • Pagamento de contas;
  • Recarga de celulares;
  • Transferência entre amigos.

Diferentemente de outras empresas, os pagamentos realizados através do cartão pré-pago, pode gerar cashback para sua conta. Ou seja, você recebe uma parte do dinheiro gasto, de volta, de maneira simples e automática.

Continua após a publicidade

Mercado Pago

Aceito em lojas físicas e onlines do Brasil e do exterior, o cartão do Mercado Pago pode ser usado para saques e compras.

Sem a necessidade de ter uma conta corrente para sua utilização, se torna uma opção bastante atrativa para quem deseja ter um cartão pré-pago.

Sem qualquer tipo de taxa de manutenção, a única tarifa descontada do seu saldo será se você decidir fazer um saque do valor em terminais físicos, como os 24h.

Visa Travel Money

O Visa Travel Money é uma das melhores opções para quem precisa de um cartão de crédito pré-pago para levar o dinheiro para uma viagem internacional, que pode ser emitido por instituições parceiras. Inclusive, pelos principais bancos do Brasil.

Continua após a publicidade

Apesar da utilização ser gratuita, as tarifas cobradas podem variar de acordo com o parceiro de emissão escolhido. 

Mesmo não existindo nenhum tipo de mensalidade pela utilização da do cartão, você precisará arcar com os custos do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), de acordo com o valor depositado e taxas vigentes do período de utilização. 

Vale a pena ter um cartão pré pago?

Agora que você já sabe tudo sobre o cartão de crédito pré-pago, uma avaliação mais analítica precisa ser feita, partindo das suas necessidades e do tempo de utilização do método de pagamento. 

Em alguns momentos, o cartão pré-pago pode ser bastante vantajoso, como:

  • Quando quiser ir viajar para o exterior e precisar evitar o câmbio diário da moeda;
  • Quando tiver o nome negativado ou com alguma restrição;
  • Precisar se reeducar financeiramente;
  • Quando estiver impossibilitado de abrir uma conta corrente em bancos tradicionais.

Portanto, o cartão de crédito pré-pago pode ser bastante útil para que você consiga ter o controle de gastos mais efetivo e maior liberdade das suas finanças. 

Você gostou do conteúdo? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba toda semana, um conteúdo exclusivo sobre o que importa para o seu dinheiro.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *