Cartão Inter Consignado: a avaliação completa do produto financeiro!

Está em busca de um cartão de crédito acessível para aposentados, pensionistas e servidores? Conheça o cartão Inter Consignado!

LinkedIn
Ana Júlia Ramos

Cartão Inter Consignado

O cartão Inter Consignado oferece até 90% do limite do cartão para que o cliente possa fazer saques. Além da isenção da anuidade, também não são realizadas consultas aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

  • Tem dificuldade de ter crédito aprovado
  • Quem precisa colocar as dívidas em dia

Juros do Rotativo: Informação não encontrada/Não disponibilizada

Parcelamento de fatura: Informação não encontrada/Não disponibilizada

    Anuidade: A anuidade não é cobrada. Informações sobre juros dos cartões consignados devem ser solicitadas no momento de contratação, já que vão depender do perfil de crédito de cada cliente
  • Descontos em lojas parceiras
  • checkmark Taxas são mais baixas do que as de um cartão de crédito comum ao SPC e Serasa
  • checkmark Sem consulta ao SPC ou Serasa
  • checkmark É internacional
  • close Possibilidade cde comprometer boa parte da renda com empréstimos
  • close Não está disponível para o público geral
Cartão Inter Consignado

Pessoas com o nome restrito na praça costumam ter dificuldades para contratar serviços de crédito, mas alternativas como o cartão cartão Inter consignado Inter Consignado podem ser a solução ideal para esse público. Pensando nisso, preparamos um guia completo para te ajudar no processo de avaliação.

Quais são os tipos do cartão Inter Consignado e como eles funcionam?

Atualmente, o Banco Inter disponibiliza um cartão na modalidade consignada. O cartão Inter Consignado é conhecido por estar disponível apenas para aposentados e pensionistas do INSS, além de servidores públicos conveniados ao banco. Atualmente, eles são:

Continua após a publicidade

  • INSS;
  • SIAPE;
  • Tribunal de Justiça de Minas Gerais;
  • Governo de São Paulo e Rio de Janeiro.

A princípio, o recurso funciona como qualquer outro produto de crédito, possibilitando a realização de compras e pagamentos facilitados, além de outros serviços, como saques e parcelamentos.

icon

Atenção

No entanto, o cartão de crédito consignado se difere por descontar o valor de margem da fatura diretamente na folha de pagamento do contratante. Nesse caso, o cartão Inter Consignado firma um contrato com a instituição do cliente, de modo que seja possível abater, todos os meses, o valor mínimo da fatura.

Além da acessibilidade, o cartão Inter Consignado também conta com outras características, como taxas de juros reduzidas e a possibilidade de transformar crédito em dinheiro.

Continua após a publicidade

Como funciona o cashback do cartão Inter Consignado?

O cartão Inter Consignado pode participar do programa de cashback da instituição por meio do Shopping do Inter. Trata-se de uma plataforma que disponibiliza milhares de produtos de estabelecimentos parceiros do banco. Ao realizar a compra com um cartão Inter, o cliente pode receber parte do dinheiro de volta.

No entanto, para o cashback integral ser descontado corretamente, o usuário deve ser correntista do banco . Nesse caso, existe a possibilidade de não-clientes adquirirem o cartão Inter Consignado, mas podem não receber a porcentagem total de retorno em sua conta, além do período de desconto ser maior.

Como funcionam os descontos no cartão Inter Consignado?

Assim como o programa de cashback, os descontos da plataforma de lojas parceiras também são válidos para o cartão Inter Consignado. O usuário pode buscar os cupons de desconto no aplicativo e seguir para a compra com o cartão, obtendo porcentagens de redução no valor total, além de promoções especiais em diversas categorias.

Nesse caso, o titular deve se atentar para os cupons disponíveis, os produtos em estoque e as condições de cada loja.

Continua após a publicidade

E o programa de pontos?

Até o momento, o cartão Inter Consignado não tem nenhum programa de pontos vigente. Esse serviço costuma ser comum em cartões de crédito e popular entre consumidores que buscam benefícios de viagens e recompensas exclusivas em troca da pontuação acumulada.

No entanto, a modalidade consignada não conta com nenhum programa específico do Banco Inter. Por outro lado, o titular pode se inscrever no programa de pontos Mastercard Surpreenda, uma vez que a bandeira administra o cartão e permite essa participação.

Dessa forma, todas as compras rendem pontos na plataforma da bandeira, possibilitando a troca por produtos e milhas.

Quais os benefícios gerais do cartão Inter Consignado?

Além dos programas de cashback, descontos e pontos, o cartão Inter Consignado também tem outros benefícios que o tornam atrativo.

Continua após a publicidade

icon

Prós

Um dos grandes benefícios do cartão Inter Consignado é a anuidade gratuita. Desse modo, o titular poderá aproveitar todas as vantagens e funcionalidades do produto sem precisar pagar nenhum tipo de mensalidade. Além disso, essa característica também torna a opção mais em conta para consumidores que buscam alternativas de crédito mais acessíveis.

Outra vantagem atrativa do cartão Inter Consignado é a possibilidade de solicitar o recurso sem consultas ao SPC ou Serasa. Com isso, a contratação se torna ainda mais facilitada para pessoas com restrições nos órgãos de proteção ao crédito, que não tem seu perfil avaliado pela empresa.

Geralmente, essa é uma etapa comum no momento de solicitar cartões de créditos e, em muitos casos, a recusa da proposta ocorre por conta da consulta. No entanto, sem verificações nos órgãos de proteção, qualquer contratante que se enquadre nos requisitos do cartão pode enviar um formulário, com aprovação quase certa.

E os pontos negativos?

Enquanto isso, também é importante se atentar para os pontos negativos que o cartão Inter Consignado pode apresentar. Confira alguns dos principais:

icon

Contras

Apesar dos benefícios, o cartão Inter Consignado não está disponível para todos os consumidores interessados. Isso porque o desconto automático na folha de pagamento só é permitido para algumas instituições credenciadas no banco.

Além disso, o desconto automático na folha de pagamento também pode ser uma desvantagem. Mesmo que seja apenas o valor mínimo da fatura, a dedução ocorre todos os meses, independente da quantia integral ou de outras condições. Assim, sem um planejamento financeiro adequado, o beneficiário pode perder o controle dos seus recebimentos, podendo contrair dívidas no futuro.

Continua após a publicidade

Como posso solicitar o cartão?

Finalmente, interessados no cartão que se enquadram nos requisitos necessários para solicitar o recurso podem realizar o pedido pela Central de Atendimento do Banco Inter, pelo número 3003 4070.

Será necessário ter em mãos alguns documentos e informações, como:

  • nome completo;
  • CPF;
  • celular;
  • número do benefício ou matrícula;
  • valor do benefício ou salário;
  • contracheque;
  • comprovante de endereço.

O serviço está disponível 24 horas por dia, de modo que o titular pode solicitar uma avaliação no momento que desejar. A avaliação do convênio ocorre em alguns dias úteis, e, com a aprovação, o contratante receberá o cartão Inter Consignado diretamente em seu endereço.

Além disso, o primeiro desconto na folha de pagamento ocorre a partir do uso do cartão.

Quais são as principais tarifas?

Para conhecer o serviço consignado do Banco Inter de maneira completa, também é importante conferir as principais tarifas que podem incidir sobre o serviço. Por isso, confira algumas dessas taxas abaixo:

Continua após a publicidade

AnuidadeIsenta
Juros rotativos4,91% ao mês
Parcelamento de faturaNão possui
Multa por atraso2% do valor
Saques na função créditoNão disponível
Segunda via do cartão Inter ConsignadoR$15 por solicitação

O cartão Inter Consignado é bom e vale a pena?

De forma geral, o cartão Inter Consignado cumpre seu papel, oferecendo um serviço completo nessa modalidade. Os produtos consignados se propõem a serem mais simples e acessíveis para o público que atende, especialmente para negativados, e o recurso do Banco Inter segue essa premissa.

Além disso, a isenção de anuidade e baixas tarifas também são diferenciais interessantes para quem busca um serviço com bom custo-benefício.

No entanto, cada análise também depende de avaliações individuais, pois é preciso que o recurso atenda às necessidades do cliente. Por isso, para definir se vale a pena seguir com a contratação desse cartão, considere as suas próprias demandas, e, se estiver à procura de uma alternativa simples e de fácil contratação, pode considerar esse cartão.

icon

Cuidado!

Lembre-se que estamos falando de um tipo de empréstimo, que será descontado automaticamente do seu salário durante vários meses. É necessário entender direitinho sobre as taxas, descontos e condições, entendendo se o valor total irá caber no seu orçamento.

Perguntas Frequentes

  1. Como desbloquear o cartão?

    Ao se tornar titular do cartão, é possível desbloquear o recurso pela Central de Atendimentos, nos telefones: 3003 4070 para capitais e regiões metropolitanas e 0800 940 0007 para as demais localidades. Basta informar alguns dados e seguir as orientações para liberar o recurso. O atendimento está disponível de segunda a sexta, de 8h às 20h.

  2. O cartão Inter Consignado tem anuidade?

    Não, o cartão não tem anuidade, tendo isenção em seu uso.

  3. Como acessar o aplicativo?

    O aplicativo está disponível para sistemas Android e iOS de forma gratuita. Basta fazer o download e instalar a plataforma para ter acesso a todas as ferramentas de controle disponibilizadas pela instituição.

  4. Como solicitar a segunda via do cartão?

    A segunda via pode ser solicitada por meio da Central de Cartões no telefone 3003 4070, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. No entanto, vale lembrar que a primeira via será bloqueada, por motivos de segurança, até a chegada da nova via, por correspondência.

  5. Como aumentar o limite do cartão?

    limite do deste cartão está atrelado à margem disponível pelo benefício ou salário. Dessa forma, se houver um aumento desse limite, o cartão também acompanhará o novo valor. No convênio INSS, o aumento é anual, após a confirmação do aumento salarial publicado em Janeiro. Enquanto isso, outros convênios podem ser avaliados pela Central de Atendimento ou por contato via e-mail com o banco.

  6. Como acessar a segunda via das faturas?

    A segunda via das faturas, além de outras informações sobre o produto financeiro, está disponível no aplicativo do banco. Basta entrar na plataforma e localizar a área de Faturas, acessando o documento anterior ou a fatura em aberto. Além disso, os detalhes de cada movimentação também podem ser acessados por esse canal.

  7. Qual é a bandeira?

    O cartão opera com bandeira Mastercard Internacional, o que permite a participação do cliente em seus programas, e uso do recurso para pagamentos em estabelecimentos credenciados.

icon compare os cartões lado a lado Está em dúvida sobre qual é o melhor cartão para você? Que tal ver os cartões lado a lado?

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.