Cartão de Crédito

Cartão de crédito com milhas ou cashback? Qual escolher?

Karina Carneiro
Imagem de uma pessoa usando o computador para entender se o cartão de milhas ou cashback valem a pena

Precisa de um cartão de crédito e está em dúvida sobre escolher entre as opções de milhas ou cashback? Não deixe de conferir esse conteúdo!

Cartão de crédito com milhas ou cashback? Qual escolher?

 

Entre tantas opções disponíveis no mercado, nem sempre escolher um cartão de crédito com milhas ou cashback se torna uma tarefa fácil.

Afinal, com características distintas e tantas empresas disponibilizando esses modelos de cartões, é comum que surjam dúvidas sobre qual a opção mais interessante. 

Continua após a publicidade:

No entanto, de acordo com o seu hábito de consumo e ao entender qual o conceito de cada um desses métodos de pagamento, você certamente conseguirá definir qual a melhor alternativa entre as milhas ou cashback.

De todo modo, pensando em te ajudar nesse processo, o iDinheiro preparou esse conteúdo com tudo o que você precisa saber para escolher entre os cartões de crédito com milhas ou cashback. 

Continua após a publicidade

O que é um cartão de crédito com milhas?

O cartão de crédito com milhas costuma ser disponibilizado pelas empresas deste mercado, como uma espécie de “fidelidade” por seguirem utilizando a solução de maneira recorrente.

A maioria desses produtos disponibiliza um programa de pontos, que pode variar conforme o tipo do cartão (se ele é Gold, Platinum ou Black), e a quantidade “paga” de pontos, de acordo com o modelo utilizado. 

Sendo assim, é possível acumular pontos onde o valor da fatura pode ser convertido em dólar ou real, dependendo da bandeira e do banco parceiro. 

Quais são as principais vantagens?

Os benefícios de quem utiliza um cartão de crédito com milhas costumam ser bastante variados.

Continua após a publicidade

Se você for uma pessoa que gosta de viajar, ou utiliza o avião como meio de transporte para o trabalho, certamente as milhas serão bem aproveitadas.

Isso porque, ao juntar determinado número de pontos, é possível realizar a transferência para a empresa de fidelidade na qual você enxerga melhores benefícios. 

Além das viagens, normalmente pode-se utilizar esses pontos na troca de produtos de vestuário, utensílios domésticos, eletrônicos e até mesmo experiências de passeios turísticos.

Como ganhar milhas com cartão de crédito?

Para acumular milhas com o cartão de crédito, você poderá escolher diferentes maneiras, sempre adaptando para a sua realidade de consumo.

Continua após a publicidade

A primeira é concentrar todos os seus gastos no cartão de crédito. Esse processo fará com que você tenha todos os gastos em um único lugar e acumule um maior número de milhas.

Se possível, aproveite também para fazer o pagamento de boletos com o cartão de crédito utilizando alguns dos principais aplicativos para isso como o Mercado Pago, o RecargaPay e o PicPay.

A segunda dica, é utilizar sempre o hotsite do programa de fidelidade parceiro quando precisar fazer a compra de algum produto. 

Entre os principais do mercado, podemos destacar o Smiles e o Latam Pass. 

Se você fizer a compra do que precisa, utilizando os links de referência do programa de fidelidade escolhido, é possível acumular pontos pelo próprio link e também pelo cartão de crédito que será usado para fazer o pagamento.

Continua após a publicidade

Como cadastrar o cartão de crédito para ganhar milhas?

Se o seu cartão de crédito trabalhar com o acúmulo de milhas, certamente você já estará participando de maneira automática quando fizer a primeira compra através dele.

Contudo, se o seu cartão não for vinculado a nenhum programa de fidelidade, será necessário se cadastrar em uma dessas plataformas para que você consiga fazer a transferência posteriormente.

Para isso, você precisará buscar as melhores opções de programas de fidelidade, fazer o cadastro nessa empresa e assim que tiver a quantidade necessária para fazer a migração das milhas, elas já serão depositadas de maneira automática na conta.

Fazendo o resgate das milhas do cartão de crédito

Realizar a transferência dos pontos do cartão de crédito para o programa de fidelidade costuma ser um processo sem muitas burocracias.

Continua após a publicidade

O primeiro passo será juntar a quantidade mínima necessária para que a transferência possa ser realizada. 

Cada cartão possui o seu limite específico. Por isso, é muito importante que você busque saber qual é o número autorizado pela sua operadora. 

Agora, se você tiver com a quantidade de pontos suficiente para fazer a migração das milhas, poderá fazer a solicitação através do aplicativo do cartão de crédito ou até mesmo pela central telefônica.

O prazo para que as milhas sejam depositadas nos programas de fidelidade costuma ser de cinco a vinte dias úteis. 

Continua após a publicidade

Quais são os melhores cartões de crédito com milhas?

Entre tantas opções diferentes à sua disposição, podemos dizer que os melhores cartões de crédito com milha dependerão de alguns fatores, como:

  • Qual o seu gasto médio com cartão de crédito?;
  • Você utiliza esse método de pagamento com frequência?;
  • Quanto você está disposto(a) a pagar de anuidade?

Com isso em mente, podemos listar alguns cartões de crédito ideais para quem deseja acumular milhas nas compras.

O que é um cartão de crédito com cashback?

Já o cartão de crédito com cashback é disponibilizado no mercado para as pessoas que gostam de fazer compras e mesmo assim receber uma porcentagem do valor gasto de volta. 

Basicamente, esse método de pagamento “devolve” parte do dinheiro gasto, onde algumas empresas fazem com que esse valor seja um crédito para as próximas compras, ou o dinheiro seja disponibilizado diretamente na conta corrente do usuário. 

Continua após a publicidade

Quais são as principais vantagens?

Se você costuma controlar os gastos de maneira recorrente, ter um cartão de crédito com cashback pode ser uma excelente alternativa.

Afinal, esse modelo de pagamento, além de disponibilizar parte do dinheiro gasto de volta, faz com que você possa utilizar o valor através de outros métodos. 

Outro fator que devemos levar em consideração é que, ao realizar as compras através do link de parceiros de cashback com o cartão de crédito, é possível receber uma quantia em dinheiro de maneira duplicada. 

Aproveitando o cashback da melhor maneira possível

Para quem é fã de cashback, aproveitar os valores que retornam para a sua conta costuma ser uma estratégia extremamente interessante.

Continua após a publicidade

Dependendo da empresa que você utilize, é possível aproveitar essa parte do dinheiro para:

  • Fazer outras compras;
  • Pagar contas com parte deste valor;
  • Transferi-lo para a conta corrente.

Ou seja, você consegue direcionar essa quantia para onde achar mais interessante, de acordo com o seu estilo de vida e gastos recorrentes.

Como resgatar o valor do cashback do cartão de crédito para uso?

Caso você tenha o interesse de utilizar o valor do cashback, é muito importante saber se o seu cartão de crédito disponibiliza essa opção.

Afinal, algumas empresas fazem com que esse valor seja utilizado apenas dentro do próprio aplicativo.

Se esse não for o caso, você poderá fazer a solicitação da transferência da quantia diretamente do aplicativo do cartão, ou utilizando o desktop.

Continua após a publicidade

Alguns dos melhores cartões de crédito com cashback

Para te ajudar a escolher o que faz mais sentido para o seu perfil, selecionamos alguns dos melhores cartões de crédito de cashback do mercado atual.

Entre diferentes alternativas, podemos mencionar algumas como:

Quais as desvantagens de cartões com milhas ou cashback?

Assim como a maioria dos produtos financeiros, existem alguns benefícios e desvantagens em cada um dos modelos de cartões de crédito que abordamos, sejam eles de milhas ou cashbacks.

Cartão de milhas

Nos cartões de milhas, para que você consiga acumular pontos de maneira efetiva, certamente você precisará contar com uma opção em que a anuidade seja cobrada

Entretanto, algumas empresas estipulam um limite específico para a isenção da anuidade, ou até mesmo um desconto parcial em sua cobrança. 

Continua após a publicidade

Cartão de cashback

Já no caso dos cashbacks, como falamos anteriormente, nem todos os cartões disponibilizam os valores para serem utilizados da maneira que você preferir.

Inclusive, a grande maioria faz com que os valores sejam consumidos dentro da própria plataforma, criando um vínculo direto com você.

Cartão de crédito com milhas ou com cashback? Qual devo escolher?

Como pudemos ver ao longo deste conteúdo, os dois cartões possuem objetivos funcionais, porém, diferentes. 

Por isso, é fundamental que você entenda quais são os seus objetivos ao utilizar esse método de pagamento. 

Continua após a publicidade

Se você tiver o hábito de viajar constantemente, e não quiser desembolsar um valor alto por isso, gerenciar todas as despesas através de um cartão de crédito com milhas pode ser a melhor alternativa.

Agora, se você tem um teto médio de até R$ 2.000 mensais e não costuma fazer viagens frequentemente, a opção do cartão de crédito com cashback pode ser interessante, já que o retorno dos valores pode ajudar a impulsionar outras metas e objetivos financeiros

Gostou do conteúdo e deseja continuar recebendo informações sobre milhas ou cashback? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações de atualização do Push!

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *