Cartão de crédito para menor de 18 anos: é possível solicitar?

Menores com idade entre 16 e 18 anos que possam comprovar renda conseguem fazer um cartão de crédito no Banco do Brasil. Veja como funciona.

LinkedIn
Ana Júlia Ramos

Já falamos aqui no blog sobre o uso de um cartão de crédito para menor de 18 anos, e entendemos que a legislação brasileira é restritiva em relação à contratação de serviços financeiros por crianças e adolescentes.

Durante muito tempo, as instituições bancárias apresentaram restrições ainda mais firmes relacionadas ao fornecimento de serviços de crédito para crianças e jovens que ainda não atingiram a maioridade.

Continua após a publicidade

Com as mudanças do mercado financeiro, alguns bancos passaram a flexibilizar seu regulamento e oferecer soluções acessíveis nesse segmento.

Por isso, se você procura cartão de crédito para menor de 18 anos, confira o guia especial que preparamos sobre o assunto e conheça algumas das alternativas que facilitam a contratação desse serviço para menores.

Continua após a publicidade

Como conseguir um cartão de credito para menor de 18 anos?

Embora as opções sejam mais restritas, existem diversas formas de conseguir um cartão de crédito para menor de 18 anos. Esse recurso pode ser uma grande facilidade para o consumidor, além de oferecer inúmeros benefícios no dia a dia, mesmo para menores de idade.

No entanto, várias instituições ainda apresentam certa resistência no momento de oferecer esses serviços para jovens com menos de 18 anos. Isso acontece, principalmente, por conta dos fatores levados em consideração no momento de liberar a contratação, como:

  • responsabilidade para administrar um cartão de crédito;
  • necessidade de comprovação de renda mínima;
  • histórico financeiro;
  • perfis de consumidores que apresentavam maior risco de inadimplência.

Nesse caso, crianças e adolescentes não possuem um perfil interessante para os bancos, de modo que não têm acesso aos produtos de crédito.

icon

Atenção

Além disso, a lei brasileira proíbe que pessoas sem maioridade legal solicitem cartões de crédito, o que impossibilita esse procedimento direto.

No entanto, já existem outras alternativas para conseguir um cartão de crédito para menor de 18 anos. Confira algumas das principais.

Continua após a publicidade

Cartão adicional 

Uma das opções mais fáceis e descomplicadas de cartão de crédito para menor de 18 anos é solicitar um cartão adicional. Essa funcionalidade está disponível para a maioria dos cartões de crédito convencionais e digitais, inclusive de maneira gratuita.

Aproveite e veja também: os melhores cartões de crédito sem anuidade em 2021!

Dessa forma, o titular pode requerer um adicional ligado ao serviço principal e vincular o seu filho (por exemplo) menor de idade, que poderá utilizá-lo normalmente, com todos os benefícios e recursos.

icon

Dicas

Essa alternativa é interessante para pais que buscam opções de cartão para seus filhos, pois o limite é diretamente relacionado ao cartão titular, proporcionando um maior controle dos gastos do usuários dependentes. Por conta da acessibilidade, essa é uma das opções mais recomendadas para menores de idade que desejam um cartão de crédito.

No entanto, é preciso abrir mão de parte da autonomia, além do cartão não ser emitido no nome da criança ou adolescente.

Cartão universitário

Com o crescimento do público jovem estudante que busca alternativas de crédito, muitas instituições passaram a investir na oferta de cartões universitários. Nesse caso, não é preciso, necessariamente, ser maior de idade para solicitar o serviço. No entanto, a maior exigência é estar cursando o ensino superior.

Continua após a publicidade

Além disso, essa opção pode ser um pouco limitada, uma vez que muitos jovens que iniciam a faculdade com menos de 18 anos atingem a maioridade em poucos meses.

Assim, não é uma opção realmente acessível para todas as pessoas menores de idade que buscam um cartão de crédito, mas pode ser uma alternativa interessante para quem se enquadra no perfil.

Emancipação

Outra possibilidade para adquirir cartão de crédito para menor de 18 anos é por meio da emancipação.

Esse processo possibilita que pessoas menores de idade sejam consideradas plenamente capazes na esfera civil, de modo que possam usufruir de direitos reservados à pessoas com mais de 18 anos, como, por exemplo, solicitar um cartão de crédito.

Continua após a publicidade

A emancipação pode ser feita por diversos meios, contudo, os mais comuns incluem autorização dos pais ou responsáveis, ou pela existência da relação de emprego formal, que garante que o jovem menor de 16 anos tenha economia própria.

Nesse caso, se você deseja contratar serviços de crédito sem ter atingido a maioridade legal, é possível se tornar um jovem emancipado para poder requerer um cartão independente..

Entretanto, vale a pena ressaltar que a emancipação é um processo burocrático e jurídico, com diversas etapas, comprovações de documentos e permissão legal. E que envolve várias outras coisas além do simples “benefício” de conseguir fazer um cartão de crédito próprio.

Por isso, a não ser que seja necessário realizar esse procedimento, pode ser mais viável optar por outra alternativa.

Continua após a publicidade

Abertura de conta com mais de 16 anos

Por fim, existe outra opção para solicitar cartão de crédito para menor de 18 anos, mas não se trata de uma alternativa acessível para todos. Isso porque existe a possibilidade de conversar com algumas instituições e realizar a abertura de uma conta para jovens com mais de 16 anos e menos de 18 anos.

No entanto, essa opção depende de uma série de fatores, como:

  • flexibilidade da instituição bancária;
  • relacionamento do responsável com o banco;
  • histórico financeiro dos envolvidos;
  • proposta de abertura de conta e cartão de crédito.

Por exemplo, é possível que os pais ou responsáveis do menor solicitem uma reunião com o gerente e exponham seu interesse de abrir a conta com um cartão de crédito. Não existem garantias de que o banco irá fazer a autorização, mas muitas instituições permitem essa alternativa, desde que o responsável assine todos os termos de compromisso.

Embora também seja uma opção que conte com menor autonomia e independência, ela pode ser bem-sucedida, e gerar um cartão de crédito próprio para o jovem menor de idade.

Por outro lado, essa alternativa também pode ser mais restrita, uma vez que reduz as possibilidades para instituições bancárias físicas, e, muitas vezes, mais convencionais.

Continua após a publicidade

Mesmo que exista o interesse no cartão de crédito de um banco digital, como Nubank ou C6 Bank, por exemplo, eles não contam com agências físicas, de modo que não é possível ter esse diálogo individual com o gerente.

Mas se existir o interesse em buscar um cartão de crédito para menor de 18 anos, vale a pena conversar com o banco para abrir uma conta para maiores de 16 anos.

Quais cuidados precisamos tomar ao fazer um cartão de crédito para menores de idade?

Antes de solicitar um cartão de crédito para menor de 18 anos, existem alguns cuidados essenciais que devem ser levados em consideração. Isso porque utilizar serviços de crédito pode ser uma facilidade para o dia a dia, mas também é uma grande responsabilidade para o consumidor.

Deixar de pagar as faturas ou atrasar parcelas, por exemplo, pode comprometer o usuário, criar restrições de crédito no seu nome e até mesmo levar ao bloqueio definitivo do serviço.

Continua após a publicidade

Além disso, as facilidades do cartão podem proporcionar gastos maiores do que os recebimentos, complicando o orçamento nos próximos meses. Dessa forma, o principal ponto é trabalhar com a educação financeira do jovem que deseja ter um cartão de crédito sendo menor de idade.

É válido acompanhar as despesas de perto, ter um bom planejamento financeiro e organizar o orçamento de forma detalhada, para evitar esses problemas com o banco e os órgãos de proteção ao crédito.

No entanto, também pode ser interessante proporcionar essa experiência para os jovens, para ensinar mais sobre cuidados financeiros e controle do próprio dinheiro. Diversas opções, como o cartão adicional ou conta compartilhada, permitem que os pais definam limites de crédito e monitorem os gastos em seus próprios dispositivos.

Isso proporciona não apenas mais segurança para o responsável, como também pode ajudar os jovens menores de idade a ter uma vivência positiva com o seu próprio recurso de crédito.

Continua após a publicidade

Em resumo, se existir o desejo de solicitar um cartão de crédito para menor de 18 anos, é fundamental ter um bom planejamento, consciência e, principalmente, investir em educação financeira antes de seguir em frente com a solicitação.

Cartão de crédito para menor de 18 anos: 3 opções interessantes

Por fim, depois de conhecer mais sobre como contratar cartão de crédito para menor de 18 anos, chegou o momento de conhecer algumas das opções disponíveis no mercado. Confira agora 3 alternativas que podem ser interessantes para os jovens!

1. BB Conta Jovem

A primeira opção é o BB Conta Jovem, uma modalidade do Banco do Brasil voltada para pessoas menores de idade. Ela se destaca no mercado por ter serviços especiais para quem ainda não entrou na universidade e tem entre 12 e 21 anos incompletos.

Trata-se de uma conta individual, com direito a cartão de débito e crédito, e até mesmo cheque. Todos os serviços são contratados no nome do titular, que pode movimentar sua própria conta bancária, mesmo sem ter a maioridade.

Continua após a publicidade

Além disso, a alternativa é bastante acessível, solicitando apenas alguns documentos para abertura da conta. Basta ir até uma agência do Banco do Brasil com:

  • carteira de identidade (RG ou CNH) e CPF original do responsável;
  • documentos originais do beneficiário da conta;
  • comprovante de residência emitido nos últimos 90 dias.

Caso o titular da conta tenha mais de 16 anos, ele precisará assinar o contrato de abertura junto com o responsável.

Enquanto isso, menores de 16 anos não precisam assinar o documento no momento da contratação, apenas o tutor legal. A alternativa é interessante para pais que desejam abrir uma conta para os filhos, ou jovens que buscam opções mais acessíveis para ter acesso aos seus próprios serviços bancários.

2. Santander Play

O Santander Play é o programa de cartão universitário do banco Santander. Como mencionamos acima, essa opção permite que pessoas que estão cursando a faculdade solicitem um cartão de crédito, mesmo não tendo 18 anos ainda.

Continua após a publicidade

Além disso, o serviço também oferece diversos benefícios para o titular, como:

  • descontos em eventos universitários ou culturais;
  • aplicativo exclusivo para monitorar o cartão;
  • anuidade gratuita acima de R$50 na fatura mensal;
  • participação em programas de recompensa.

A solicitação do Santander Play também é facilitada, podendo ser feita pelo site. No entanto, menos de 18 anos podem ter sua aprovação mais rápida indo até uma agência bancária pessoalmente.

Dessa forma, o titular e os responsáveis podem discutir a possibilidade de cartão de crédito para menor de 18 anos com vantagens universitárias, mais acessíveis e práticas.

3. Cartão adicional C6 Bank

Por fim, outra opção interessante de cartão de crédito para menores de idade é solicitar cartões adicionais do C6 Bank.

Embora eles não proporcionem tanta autonomia para o jovem, o cartão adicional é uma das possibilidades mais acessíveis e fáceis de solicitar. O C6 Bank surgiu como uma alternativa vantajosa para pessoas que buscam serviços além das instituições financeiras tradicionais.

Continua após a publicidade

Além da praticidade e facilidade dos bancos digitais, outro diferencial importante é que o C6 Bank oferece até 6 cartões adicionais sem anuidade.

Dessa forma, o titular pode solicitar mais de um cartão para seus dependentes sem pagar nenhuma taxa extra.

Veja também: os melhores cartões de crédito com limite alto em 2021!

Os cartões adicionais podem ser personalizados com até 6 cores disponíveis, além de exibir o nome que o titular escolher, como abreviações. Isso permite que o dependente tenha um cartão que combine mais com o seu perfil.

Além disso, o cartão adicional é uma boa opção de cartão de crédito para menores de 18 anos, pois é vinculado ao cartão titular, permitindo que os pais ou responsáveis monitorem os gastos e o limite.

Continua após a publicidade

No entanto, os dependentes ainda poderão aproveitar todas as conveniências do cartão físico e virtual, programas de recompensas e descontos exclusivos pelo aplicativo. Assim, trata-se de uma opção acessível e interessante para os jovens, e também para os tutores.

Se você quiser saber mais sobre o C6 Bank, acesse o aplicativo via Android ou iOS!

Vale a pena procurar um cartão de crédito para menor de 18 anos?

Existem diversos motivos que podem levar o consumidor a procurar um cartão de crédito para menor de 18 anos, mas são poucas as opções disponíveis no mercado para esse público.

Por isso, é importante avaliar se realmente é interessante realizar essa solicitação para pessoas que ainda não atingiram a maioridade.

Continua após a publicidade

Além da dificuldade, também existem as responsabilidades de se ter um cartão de crédito. Por isso, é essencial trabalhar questões como educação financeira para jovens. No entanto, se você decidir seguir em frente, pode encontrar várias opções diferentes, com benefícios e propostas vantajosas.

Assim, vale a pena procurar alternativas que combinem com o seu perfil ou do titular, e começar a aproveitar as vantagens do cartão de crédito desde cedo, mas sempre com planejamento e equilíbrio.

Gostou do conteúdo? Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades sobre o universo financeiro!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

70 comentários

  1. Thainá touka

    Quero fazer um cartão , tenho 16 anos , e não sei por onde começar

  2. Zenildo

    Olá tenho 17 anos tenho como comprovante renda e possível ter cartão de crédito no BB ?

  3. Aline Rodrigues

    Menor de 18 ano podia fazer o cartão de crédito

  4. Continua após a publicidade

  5. Gesilaine Alves

    Porque eu quero fazer meu cartão meu pai está aqui minha mãe está aqui mas não estão liberando

  6. Mikaela Gomes

    Eu trabalho em casa de ração eu sou de menor

  7. Eve

    Eu tenho 16 anos e gostaria de saber se no banco inter eu posso solicitar crédito no meu cartão, pois o de débito eu já possuo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.