Cartões de Crédito

Cartão de Crédito Para Menor de Idade

Flávio Mariano
Flávio Mariano
Cartão de Crédito Para Menor de Idade

Menores com idade entre 16 e 18 anos que possam comprovar renda conseguem fazer um cartão de crédito no Banco do Brasil. Veja como funciona.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

A gente já falou aqui no blog sobre o uso de cartões de crédito por crianças e adolescentes. A legislação brasileira é restritiva em relação à contratação de serviços financeiros por menores de idade. Por isso, os pais que desejam conceder um cartão de crédito para os filhos deve optar por um cartão adicional vinculado ao seu.

Porém, existe uma situação em que menores podem ter cartões de crédito próprios: quando eles podem comprovar renda e têm idade superior a 16 anos. Nesses casos, é necessária a assinatura dos pais no momento da adesão, mas, depois disso, o menor passa a usar a forma de pagamento de forma totalmente autônoma.

Continua após a publicidade

Um dos bancos que oferece essa possibilidade é o Banco do Brasil, por meio da Conta Jovem. Nesse caso, o jovem será o titular do cartão.

Cartão Ourocard Para Menores de Idade

A Conta Jovem é uma modalidade especial de conta corrente destinada a jovens de até 21 anos. Para quem tem mais de 16 anos, a conta oferece limite de crédito, possibilitando a contratação de empréstimos, financiamentos, compras no crediário e até um cartão de titularidade própria. Porém, para ter direito ao limite, o jovem precisa comprovar renda e passar por uma análise de risco de crédito.

Somente poderão solicitar o cartão Ourocard aqueles jovens com idade superior a 16 anos que já estejam empregados (formal ou informalmente). Estagiários, aprendizes e outros clientes que consigam comprovar renda também podem conseguir o cartão, desde que tenham como comprovar os ganhos para o banco.

Cartão Ourocard para menor de idade
Cartão Ourocard para menor de idade

Qual será o limite do cartão?

O limite do cartão é definido com base na análise de crédito feita pelo banco. A partir dos comprovantes de renda, o BB realiza um cálculo para dizer quanto será o máximo disponibilizado. Esse limite incluirá o cartão e outros possíveis produtos com crédito.

Qual será o meu cartão de crédito?

O menor receberá um cartão de crédito Ourocard para uso nacional com as bandeiras Mastercard ou Visa. O cartão terá o nome do titular impresso. Além de servir para compras no crédito, ele também será usado para pagamentos no débito e para movimentação da conta.

Quanto é a anuidade? E como pago a fatura?

A anuidade do cartão é grátis no primeiro ano de uso. A partir daí, será cobrada uma tarifa anual conforme a tabela de tarifas definida periodicamente pelo banco. A fatura é enviada pelos Correios e também fica disponível para consulta pela internet. Pelos canais de autoatendimento, o jovem titular pode optar pelo pagamento mensal da conta em débito automático.

Posso comprar no crediário?

O BB Crediário está sujeito à análise de crédito. Se a renda do menor der acesso a esse serviço, o cartão de crédito poderá ser usado em lojas parceiras para compras parceladas em até 48 vezes. O pagamento da primeira parcela é feito após 59 dias e o valor das prestações é debitado automaticamente do saldo da conta corrente.

Outros Bancos

Não encontramos informações sobre outros banco que ofereçam cartões de crédito para maiores de 16 anos com renda mensal. Se esse é o seu caso, sugerimos que procure as agências de outras instituições para saber se existem cartões de crédito e produtos financeiros disponíveis para você. Com a possibilidade de comprovação de renda mensal, é bem provável que você consiga ter um limite de crédito.

O Bradesco tem o Click Conta (saiba mais aqui) que oferece um cartão, O Click Conta ELO, mas apesar das aparências, este cartão é apenas débito, não podendo ser utilizado como cartão de crédito.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    48 resposta em “Cartão de Crédito Para Menor de Idade

    1. Continua após a publicidade

    2. Então, no caso, a pessoa menor de idade tem que ir junto ao um responsável até o Banco do Brasil, e tirar este cartão?

    3. Eu tenho 15 anos , vou fazer 16 daqui 5 meses , eu trabalho fixo ja recebendo uma renda mensal de 750$ , consigo retirar este cartão ?

    4. Continua após a publicidade

    5. Continua após a publicidade

    6. Meu filho tem 12 anos, tem Conta Corrente, onde recebe a pensão por morte , da PMRJ, a pensão é 100% dele , vai receber até 2024, tem uma boa margem para Empréstimo, Cartão de Crédito e Imobiliário…. Se Abrir uma Conta Corrente no Banco do Brasil e fizer a portabilidade do Pagamento para o mesmo, será q tem como tirar Cartão de Crédito no nome dele? Desde já agradeço!

    7. Tenho 17 anos trabalho tenho renda , será que posso fazer cartão de crédito se eu comprovar renda ?

    8. Continua após a publicidade

    9. Tenho 17 anos e trabalho, não possuo um bom relacionamento com minha família. Necessito de um responsável?

    10. Continua após a publicidade

    11. Eu tenho 17 anos mas não moro mas com meus pais mesmo assim preciso deles pra assinar? Eu já moro com uma pessoa tenho como comprova renda posso fazer um cartão?

    12. Tenho 17 anos, recebo um salário do governo (BPC) e sou cliente do bb… Será que posso fazer um cartão de crédito???

    13. Bom tenho 16 anos trabalho como aprendiz, e tenho conta jovem no banco do Brasil, como faço e se eu posso ter um cartão de crédito do banco mesmo?

    14. tenho 17 anos trabalho como autonoma (sou confeiteira mas estou iniciando ) tenho chances de conseguir o cartao? e pra poder solicitar preciso ir em uma agencia do BB pra poder solicitar o pedido? e mais uma duvida meus pais sao separados, quem tem a minha guarda é minha mae , eu nao tenho uma boa relação na verdade nem tenho relação com meu pai, no caso da solicitação do cartao pode somente a minha mae assinar ou precisa dos dois ?

    15. Olá, tenho 16 anos, moro com meus pais e recentemente consegui um emprego como Jovem Aprendiz, com um salário de 544,36. Será se há chances de eu conseguir um crédito? Sou carteira assinada, e minha mãe também tem conta corrente no BB. Quero muito ter um cartão de crédito, mesmo que com o limite baixo, meus pais estão totalmente de acordo..

    16. Olá, tenho 16 anos e já trabalho como professor de inglês e monitor, tenho como comprovar renda de mais de R$400,00, há a possibilidade de eu ser o titular do cartão?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *