As fintechs, ou seja, as empresas que utilizam tecnologias para deixar mais simples e prática a maneira que lidamos com as finanças, têm trazido grandes mudanças ao mercado, como é o caso do cartão de crédito digital. Porém, hoje em dia não apenas os bancos digitais oferecem essa modalidade de cartão de crédito, mas algumas instituições financeiras tradicionais também aderiram ao modelo virtual.
Mas, afinal, você sabe o que ele é e como pode facilitar sua vida financeira? Cartão de crédito digital e virtual são a mesma coisa? Continue a leitura do artigo e descubra como essa modalidade de cartão de crédito pode deixar sua vida mais prática e quais os cuidados que você precisa ter para usá-lo em segurança.
Continua após a publicidade
O que são as contas digitais com cartão de crédito?
Uma das maiores mudanças no sistema financeiro, hoje, é o surgimento dos bancos digitais. Por não necessitarem de agências físicas para realizarem suas operações, seus serviços tornam-se muito mais acessíveis para os clientes.
As contas digitais são como as contas correntes dos bancos tradicionais, entretanto sem os custos fixos para manutenção das instalações das agências bancárias e. Os bancos digitais podem oferecer tudo o que uma instituição financeira tradicional oferece, mas sem cobrar muito por isso. Isso vale, inclusive, para os cartões de crédito digitais.
Continua após a publicidade
O que é o cartão de crédito digital?
O cartão digital funciona da mesma forma que o cartão físico, porém, todo seu processo, da solicitação a emissão, é feito de maneira online. Uma boa parte deles é isento de anuidade e, quando foram lançados, tinham como foco o público jovem. Porém, na atualidade, também atrai pessoas de outras idades.
Leia também: Como funciona um cartão de crédito virtual?
Assim, além da conveniência de ter o relacionamento com a emissora do cartão 100% digital, ele ainda permite o pagamento on-line de maneira mais segura, já que podem ser criados cartões virtuais a partir do digital de maneira individual a cada compra.
Qual a diferença entre cartão de crédito digital e virtual?
Dúvida
Como explicado anteriormente, o cartão de crédito digital é o mesmo que o físico, tendo a mesma numeração e data de validade. Já o cartão de crédito virtual, é específico para aumentar a segurança das compras online e mudam de número e validade a cada vez que você optar por gerá-lo no aplicativo.
Quais são seus principais benefícios?
Confira as principais vantagens em ter um cartão digital:
- maior praticidade;
- maior facilidade para alterar o limite de gastos;
- acesso fácil pelo aplicativo;
- possibilidade de gerar um cartão virtual;
- participação em programas de pontos;
- muitos não exigem comprovação de renda.
Prós
Como citado no tópico, o cartão de crédito digital possui fácil controle através do aplicativo. Através desse recurso, o usuário poderá monitorar instantaneamente a evolução dos seus gastos e aumentar ou diminuir o limite quando quiser. Com isso, o controle financeiro fica muito mais facilitado.
E as desvantagens do cartão de crédito digital?
Apesar dos benefícios, existem alguns pontos negativos:
Contras
Com essa facilidade de alteração do limite, algumas pessoas podem extrapolar e perder o controle financeiro. Por isso, deve-se tomar cuidado e nunca considerar o crédito como renda. Além disso, alguns cartões de crédito digitais não permitem a realização de compras internacionais.
Qual é o melhor cartão de crédito digital?
Confira a seguir os principais cartões de crédito oferecidos na modalidade virtual.
Cartão Nubank
Além de toda a praticidade de realizar as operações e fazer o controle da fatura por meio do app, outra grande vantagem do cartão de crédito digital Nubank é receber descontos no pagamento antecipado das parcelas.
Cartão Nubank Gold
Cartão Inter
O cartão de crédito digital do Inter é isento de anuidade e não possui renda mínima para diversas categorias.
Continua após a publicidade
Cartão Inter Gold
Cartão Next
Com o cartão de crédito do Conta Next você realiza todo o gerenciamento da conta pelo aplicativo. Assim, a plataforma não está vinculada a um banco físico e os clientes realizam as transações por meio de um aplicativo para Android e iOS , assim como outros bancos digitais.
Cartão Next Internacional
Cartão Digio
Você não precisa de uma conta bancária vinculada para solicitar o cartão de crédito digital Digio . Dessa forma, todas as operações são realizadas por meio de uma plataforma e ele é aceito em diversos estabelecimentos, inclusive internacionais.
Cartão Digio Internacional
Cartão Neon
O cartão Neon tem a função débito e também cartão de crédito virtual para compras on-line.
Cartão Neon Internacional
Existe a opção de cartão de crédito digital para negativado?
Infelizmente, a inadimplência, ou seja, a incapacidade de poder honrar as dívidas, faz parte da vida de muitos brasileiros. O consumidor inadimplente passa a ter seu CPF negativado nos serviços de proteção ao crédito, dificultando seu acesso aos cartões, empréstimos e outras modalidades de crédito disponíveis no mercado, o que pode gerar problemas ainda maiores.
Continua após a publicidade
Contudo, algumas instituições financeiras oferecem a quem tem o CPF com restrições a possibilidade de obter um cartão digital. Essas são algumas das tradicionais instituições financeiras que oferecem essa modalidade de crédito a quem está com o nome negativado. Confira!
BMG Card
Com o BMG Card o cliente pode ter um cartão de débito e crédito isento de anuidade, transferências gratuitas, saques ilimitados, um “cofrinho” virtual, além de poder realizar investimentos.
Cartão Inter Consignado
O Cartão Consignado Banco Inter possui as mesmas funcionalidades de um cartão de crédito comum, mas a forma de pagamento é distinta dos demais. O cartão está disponível para servidores públicos federais, estaduais e municipais, dos Tribunais de Justiça e também para aposentados e pensionistas.
Cartão Pan
Algumas das grandes vantagens do cartão de crédito oferecido para negativados do Banco PAN são o limite de até 2x o salário ou benefício do cliente e taxas de juros até 4x mais baixas, em comparação aos cartões convencionais. Além disso, não tem cobrança de anuidade e oferece a possibilidade de saques em dinheiro, realizados por meio da rede de Banco 24 horas, ou ainda crédito do valor solicitado em conta.
Continua após a publicidade
Por que contratar um cartão de crédito digital?
Caso você realize muitas compras on-line (o que vem sendo cada vez mais comum, especialmente nos últimos meses), vale a pena contar com um cartão de crédito digital. Se o banco que você possui conta corrente não oferece essa funcionalidade, uma boa opção para você pode ser a abertura de uma conta digital. A operação pode ser toda realizada on-line e a aprovação ou recusa pode sair na mesma hora. Depois disso, basta fotografar alguns documentos, e pronto!
Caso você ainda esteja em dúvida sobre qual cartão deve escolher, pesquise bastante, e não hesite em entrar em contato com a instituição financeira para sanar eventuais dúvidas. Você também deve consultar a reputação da instituição financeira no site Reclame Aqui antes de solicitar seu cartão de crédito digital.
Conclusão
Assim como o cartão de crédito tradicional, você também precisa usar o cartão de crédito digital com bastante consciência. Mesmo com alguns pontos de atenção, quando bem utilizado, o cartão de crédito digital será um grande aliado das nossas finanças.
Contudo, caso você esteja em dificuldades financeiras ou não tenha sua vida financeira muito bem organizada e estruturada, o ideal é simplificar ao máximo, e não ter mais meios de pagamento à disposição. Se este é o seu caso, não desanime. Ou seja, organize suas finanças, informe-se bastante sobre o assunto, planeje o pagamento de eventuais dívidas e comece a fazer sua reserva de emergência antes de ter mais um cartão de crédito e correr o risco de ter mais complicações nas suas finanças.
Gostou das informações sobre o cartão de crédito digital e nossas dicas para controle das suas finanças? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba nossos conteúdos e notícias.
Continua após a Publicidade