Cartão de crédito digital: saiba tudo sobre a opção!

Cartão de crédito digital: você conhece as principais opções do mercado e como utilizá-lo? Quer saber mais? Descubra aqui!

flaviomariano
Flávio Mariano

Cartão de crédito digital: saiba tudo sobre a opção!

As fintechs, ou seja, as empresas que utilizam tecnologias para deixar mais simples e prática a maneira que lidamos com as finanças, têm trazido grandes mudanças ao mercado, como é o caso do cartão de crédito digital. 

Porém, hoje em dia não apenas os bancos digitais oferecem essa modalidade de cartão de crédito, mas algumas instituições financeiras tradicionais também aderiram ao cartão de crédito digital.

Continua após a publicidade

Mas, afinal, você sabe o que ele é e como pode facilitar sua vida financeira? Cartão de crédito digital e virtual são a mesma coisa?

Continue a leitura do artigo e descubra como essa modalidade de cartão de crédito pode deixar sua vida mais prática e quais os cuidados que você precisa ter para usá-lo em segurança.  

Continua após a publicidade

O que são as contas digitais com cartão de crédito?

Uma das maiores mudanças no sistema financeiro, hoje, é o surgimento dos bancos digitais. Por não necessitarem de agências físicas para realizarem suas operações, seus serviços tornam-se muito mais acessíveis para os clientes. 

Sem os custos fixos para manutenção das instalações das agências bancárias e para o salário de tantos colaboradores, os bancos digitais podem oferecer tudo o que uma instituição financeira tradicional oferece, mas sem cobrar muito por isso.

Isso vale, inclusive, para os cartões de crédito digitais.

O que é o cartão de crédito digital?

O cartão digital funciona da mesma forma que o cartão físico, porém, todo seu processo, da solicitação a emissão, é feito de maneira online. 

Uma boa parte deles é isento de anuidade e, quando foram lançados, tinham como foco o público jovem. Porém, na atualidade, também atrai pessoas de outras idades. 

Continua após a publicidade

Assim, além da conveniência de ter o relacionamento com a emissora do cartão 100% digital, ele ainda permite o pagamento on-line de maneira mais segura, já que podem ser criados cartões virtuais a partir do digital de maneira individual a cada compra.

Ou seja, cartão de crédito digital e virtual são coisas diferentes, porém, só melhoram sua experiência com essa modalidade de pagamento, não é mesmo?

O primeiro banco digital

O primeiro banco digital a oferecer esse serviço foi o Nubank, que começou suas atividades em 2013.

Todavia, hoje em dia outros bancos digitais oferecem o cartão digital, e o cliente tem diversas opções. 

Continua após a publicidade

Quais são seus principais benefícios?

Confira as principais vantagens em ter um cartão digital:

  • maior praticidade: não precisa de nenhum documento físico, basta solicitar on-line e o cartão é gerado de forma rápida;
  • maior facilidade para alterar o limite de gastos no cartão: caso seja a sua necessidade, você pode solicitar o aumento ou reduzir o limite atual sempre que quiser, bastando entrar em contato com a empresa nos seus canais digitais;
  • bloqueio e desbloqueio totalmente realizados pelo aplicativo;
  • possibilidade de gerar um cartão virtual: um cartão virtual é um número gerado a partir do seu cartão de crédito. É ótimo para fazer compras on-line de maneira muito mais segura, pois evita clonagem e outros tipos de fraudes utilizando seu cartão. O número gerado pode ser cancelado ou expirar após a compra. É bastante seguro para o cliente, e o comerciante recebe da mesma forma;
  • assim como os cartões de crédito das instituições financeiras tradicionais, muitos bancos que oferecem o cartão de crédito digital permitem a participação em programas de recompensas, ou seja, quanto mais o cliente usa o cartão, mais acumula pontos;
  • muitos não exigem comprovação de renda (contracheques, declaração do Imposto de Renda etc) para sua aprovação.

E as desvantagens do cartão de crédito digital?

  • assim como o cartão de crédito convencional, é necessária muita cautela ao utilizar. O limite do cartão de crédito digital nunca deve ser considerado como renda. Ou seja, evitar ao máximo usar o cartão caso não se tenha o dinheiro para realizar o pagamento à vista;
  • muitos não permitem a realização de compras internacionais. 

Qual é o melhor cartão de crédito digital?

Confira a seguir os principais cartões de crédito oferecidos na modalidade virtual. 

Nubank

Além de toda a praticidade de realizar as operações e fazer o controle da fatura por meio do app, outra grande vantagem do cartão de crédito digital Nubank é receber descontos no pagamento antecipado das parcelas. 

Inter

O cartão de crédito digital do Inter é isento de anuidade e não possui renda mínima para diversas categorias. 

Banco Next

Com o cartão de crédito do Banco Next você realiza todo o gerenciamento da conta pelo aplicativo.

Assim, a plataforma não está vinculada a um banco físico e os clientes realizam as transações por meio de um aplicativo para Android e iPhone (iOS), assim como outros bancos digitais.

Continua após a publicidade

Digio

Você não precisa de uma conta bancária vinculada para solicitar o cartão de crédito digital Digio.

Dessa forma, todas as operações são realizadas por meio de uma plataforma e ele é aceito em diversos estabelecimentos, inclusive internacionais. 

Credicard Zero

O cliente do cartão Credicard Zero não precisa pagar anuidade e, além disso, essa opção permite o pagamento com as carteiras digitais, o controle financeiro é todo feito pelo app e sua fatura é 100% digital.

Neon

O cartão Neon tem a função débito e também cartão de crédito virtual para compras on-line. 

Continua após a publicidade

Banco Original

O Banco Original oferece o cartão sem anuidade chamado Internacional. Porém, o cartão de crédito Original Platinum e o Black são categorias em que a taxa é cobrada.

O cartão Gold, por exemplo, possui uma anuidade de R$ 29 por mês, após quatro meses de uso.

Entretanto, diferentemente da maioria dos bancos digitais, a instituição tem apenas alguns serviços gratuitos para conta de pessoa física.

Existe a opção de cartão de crédito digital para negativado?

Infelizmente, a inadimplência, ou seja, a incapacidade de poder honrar as dívidas, faz parte da vida de muitos brasileiros.

Continua após a publicidade

O consumidor inadimplente passa a ter seu CPF negativado nos serviços de proteção ao crédito, dificultando seu acesso aos cartões, empréstimos e outras modalidades de crédito disponíveis no mercado, o que pode gerar problemas ainda maiores.

Contudo, algumas instituições financeiras oferecem a quem tem o CPF com restrições a possibilidade de obter um cartão digital. 

Essas são algumas das tradicionais instituições financeiras que oferecem essa modalidade de crédito a quem está com o nome negativado: 

BMG Card

Com o BMG Card o cliente pode ter um cartão de débito e crédito isento de anuidade, transferências gratuitas, saques ilimitados, um “cofrinho” virtual, além de poder realizar investimentos.

Continua após a publicidade

Cartão Consignado Banco Inter

O Cartão Consignado Banco Inter possui as mesmas funcionalidades de um cartão de crédito comum, mas a forma de pagamento é distinta dos demais.

Além disso, o valor mínimo da fatura é descontado todos os meses diretamente na folha de pagamento do titular, e caso a fatura seja acima desse valor, a diferença é cobrada na fatura.

O cartão está disponível para servidores públicos federais, estaduais e municipais, dos Tribunais de Justiça e também para aposentados e pensionistas. 

Banco Pan

Algumas das grandes vantagens do cartão de crédito oferecido para negativados do Banco Pan são o limite de até 2x o salário ou benefício do cliente e taxas de juros até 4x mais baixas, em comparação aos cartões convencionais.

Continua após a publicidade

Além disso, não tem cobrança de anuidade e oferece a possibilidade de saques em dinheiro, realizados por meio da rede de Banco 24 horas, ou ainda crédito do valor solicitado em conta.

banQi

Além das funções mais comuns dos cartões de crédito, o cartão de crédito banQi oferece a possibilidade de recarga do Bilhete Único e do celular, compra de créditos para usar no Google Play, Playstation, Uber e outros serviços.

Por que contratar um cartão de crédito digital?

Caso você realize muitas compras on-line (o que vem sendo cada vez mais comum, especialmente nos últimos meses), vale a pena contar com um cartão de crédito digital.

Se o banco que você possui conta corrente não oferece essa funcionalidade, uma boa opção para você pode ser a abertura de uma conta digital. 

Continua após a publicidade

A operação pode ser toda realizada on-line e a aprovação ou recusa pode sair na mesma hora. Depois disso, basta fotografar alguns documentos, e pronto!

Caso você ainda esteja em dúvida sobre qual cartão deve escolher, pesquise bastante, e não hesite em entrar em contato com a instituição financeira para sanar eventuais dúvidas.

Você também deve consultar a reputação da instituição financeira no site Reclame Aqui antes de solicitar seu cartão de crédito digital. 

Conclusão

Assim como o cartão de crédito tradicional, você também precisa usar o cartão de crédito digital com bastante consciência.

Continua após a publicidade

Mesmo com alguns pontos de atenção, quando bem utilizado, o cartão de crédito digital será um grande aliado das nossas finanças.

Contudo, caso você esteja em dificuldades financeiras ou não tenha sua vida financeira muito bem organizada e estruturada, o ideal é simplificar ao máximo, e não ter mais meios de pagamento à disposição. 

Se este é o seu caso, não desanime. Ou seja, organize suas finanças, informe-se bastante sobre o assunto, planeje o pagamento de eventuais dívidas e comece a fazer sua reserva de emergência antes de ter mais um cartão de crédito e correr o risco de ter mais complicações nas suas finanças.

Gostou das informações sobre o cartão de crédito digital e nossas dicas para controle das suas finanças? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba nossos conteúdos e notícias.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.