Meu cartão tem 19 dígitos? Posso comprar online?

Alguns cartões possuem 19 dígitos e são cartões de débito, não podem realizar compras online. Veja como alguns cartões Caixa que não tem 16 dígitos podem ser utilizados somente compras em estabelecimentos físicos que aceitem a bandeira impressa no cartão.

Flavio Mariano
Flávio Mariano

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Por que meu cartão tem 19 dígitos? Esta é uma pergunta que surge bastante pelos leitores aqui do Conta em Banco. A maioria dos cartões possuem apenas 16 dígitos, sendo este um padrão para o crédito, porém alguns modelos mais antigos ainda possuem os 19 números, quais são estes cartões?

Será que estes cartões podem realizar compras online? Como proceder?

Cartões de crédito com 16 dígitos

Os cartões de crédito por padrão possuem 16 números, esta é uma norma da ISO/IEC 7812 de 1989, nos cartões aparecem em 4 sequências de quatro números e possuem toda uma organização.

Continua após a publicidade

Para você ter certeza do que estou falando, perceba que os cartões Visa sempre começam com o número 4 e os cartões Mastercard com 51, 52, 53, 54 ou 55. O que isso quer dizer? Os seis primeiros dígitos representam qual a bandeira e modalidade do cartão já os 9 seguintes representam o cliente e a conta.

Mas o meu cartão tem 19 dígitos, então não é de crédito? Se seu cartão tem 19 dígitos ao invés de 16, significa que não é um cartão de crédito e sim de débito. A maioria dos cartões de débito também possuem 16 dígitos, mas alguns como os cartões de débito emitidos pela Caixa, por exemplo, com as bandeiras Visa e Mastercard podem possuir 19 números.

Alguns cartões mais antigos com a bandeira Aura também possuíam os 19 dígitos, hoje eles vem com a bandeira Mastercard, possuem 16 dígitos e são aceitos em todos os estabelecimentos que aceitam a nova bandeira.

Por que meu cartão tem 19 dígitos? Posso comprar online?
Cartões com 19 dígitos e não 16. É possível comprar online?

Cartões de débito Caixa

Como funciona o cartão de débito, este é um cartão usado diretamente nos estabelecimentos, você efetua um compra e paga com o cartão usando a mesma senha utilizada na conta. O valor é descontado automaticamente do seu saldo no banco.

Diferente de um cartão de crédito que possui um limite para ser utilizado e depois você efetua o pagamento da fatura, com a possibilidade de parcelar as suas compras. Este cartão não é internacional, deve ser utilizado somente em estabelecimentos no país.

Os novos cartões de débito tem sido emitidos com a bandeira Elo e possuem 16 dígitos. Os cartões de débito com 16 ou 19 dígitos são exatamente iguais, podem ser usados em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira impressa no cartão

Posso comprar online com o cartão de débito

Não é comum encontrar sites que aceitam pagamento no débito, as compras online são preferencialmente feitas por cartões de crédito. Para quem não tem crédito, normalmente são disponibilizados o pagamento em boleto ou transferência bancária.

Sendo assim, para realizar uma compra no débito online é necessário que o seu cartão possua a função crédito o que não é o caso dos cartões da Caixa de débito, independente de possuírem 16 ou 19 dígitos, a compra online não é possível.

A saída para você que não possui um cartão de crédito fazer compras online, é contratar um cartão de crédito pré-pago, ele funciona como o cartão de débito, mas com ele você usa somente o saldo da sua conta de pagamento e mesmo assim pode fazer compras online. Alguns exemplos destes cartões são do Pagseguro e MercadoPago.

Como fazer compras online com cartão de crédito

Para fazer a compra com um cartão de crédito, você seleciona o método de pagamento “com cartão de crédito”, depois deverá informar o “número do cartão”, aquele com os 16 números na frente do cartão.

Em seguida deverá informar o “nome do dono do cartão” deverá preencher como consta no cartão, na sequência deverá informar a “validade do cartão” ela também está impressa na frente do cartão com mês e ano, geralmente os cartões possuem validade de 5 anos; e por último informe o “código de segurança”, ele consta no verso do cartão ao lado da tarja e possui 3 números.

A compra online no cartão nem sempre é aprovada na hora, mas é segura.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

7 comentários

  1. Continua após a publicidade

  2. Leandra

    Obrigada foi muito útil. Tirou minhas dúvidas.

  3. João Vitor

    Obrigado foi muito útil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.