Como obter Carta de Crédito para financiar um imóvel?

Aprenda um pouco sobre as cartas de crédito e como elas podem ser utilizadas para comprar um imóvel, casa, apartamento, lote etc. As modalidades de FGTS e SBPE estão disponíveis pela CAIXA.

Flavio Mariano
Flávio Mariano

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Conquistar o sonho de obter a casa própria é algo que todo brasileiro deseja. Entretanto, a grande maioria não sabe das diversas possibilidades de conseguir chegar até esse objetivo. Além dos clássicos financiamentos, há uma série de opções para dar início ao processo. Uma delas é utilizar a carta de crédito para financiar um imóvel. Trata-se de um documento, uma garantia que o banco oferece àqueles que já possuem uma quantia ou crédito pré-aprovado e desejam efetuar a compra ou negociação diretamente com o vendedor do local.

Quer saber como funciona? É continuar lendo e prestar atenção em todos os detalhes necessários para conseguir sua carta.

Continua após a publicidade

O que é uma carta de crédito

A carta de crédito nada mais é do que um documento de crédito utilizado por aqueles que desejam comprar algum bem. É um instrumento que é usado como um comprovante de que o comprador possui o dinheiro para adquirir o que deseja, em um processo semelhante à entrega de um cheque.

Esse tipo de carta não é de uso exclusivo para compra de imóveis. Em nosso país, este é um mecanismo muito utilizado no mercado de consórcios, onde o cliente contemplado recebe uma carta com o valor do prêmio conquistado e vai às compras por conta própria. O banco emite a carta e ela é uma garantia de que o solicitante tem o dinheiro disponível para realizar a transação. Nela, está especificado o valor máximo e o prazo fixo definido para que as operações de crédito sejam realizadas, algo semelhante a uma data de validade do documento.

No que diz respeito a uma carta de crédito para financiar um imóvel, o instrumento pode ser utilizado tanto para a aquisição de um imóvel novo, usado ou até mesmo na compra de material de construção com o objetivo de reformar ou construir uma nova casa. Ela é chamada de carta de crédito imobiliário e há diversos bancos que já trabalham para que elas sejam emitidas, não somente a Caixa Econômica Federal.

Como obter uma carta imobiliária

O primeiro passo é escolher qual será o banco em que será solicitada a emissão de carta de crédito, o que significa selecionar a quem você irá pagar as prestações referentes ao empréstimo. A dica aqui é visitar o banco em que você tem conta primeiro. Eles já conhecem seu perfil e seu histórico como cliente e, por isso, provavelmente terão as melhores condições para você. Mas não deixe de pesquisar na concorrência. Converse com vários bancos e gerentes e analise as taxas de juros e administrativas cobradas em cada um. Investir seu dinheiro demanda tempo e uma pesquisa aprofundada.

Carta de credito casa imovel
É possível adquirir um imóvel através de uma carta de crédito.

Feito isso, para dar início ao processo você vai precisar dos seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Contra-cheque ou Comprovante de Renda;
  • Documentação do que pretende comprar.

Após dar início ao processo e fazer a solicitação da carta de crédito para financiar um imóvel, o pedido será aprovado ou negado. O tempo varia de acordo com a instituição financeira. Na Caixa Econômica Federal, a demora é de aproximadamente 15 dias.

Tipos de carta

No que diz respeito às cartas de crédito fornecidas pela Caixa, há duas modalidades que são escolhidas com base nas demandas e necessidades de cada cliente: a Carta FGTS e a Carta SBPE. No que diz respeito à primeira, trata-se de um financiamento realizado com base no saldo existente no Fundo de Garantia do solicitante. É permitido financiar o valor do imóvel desejado em até 100% e com até 30 anos para pagar. Os valores depositados são transferidos como pagamento automaticamente. Essa opção pode ser usada por pessoas que tem renda familiar mensal de até 5 mil reais e a parcela não pode exceder 30% desse valor.

Já com a carta SBPE, que é do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, o solicitante tem até 35 anos para pagar pelo valor do imóvel escolhido e também tem limite de até 30% de sua renda familiar comprometida com o pagamento do financiamento. A única regra é que o valor do empréstimo não pode ultrapassar 450 mil reais, sendo que o imóvel pode custar até 500 mil.

Cuidados

É preciso tomar muito cuidado e não agir por impulso quando se trata de carta de crédito para financiar um imóvel, pois há muitas pessoas negociando esse instrumento de compra no mercado paralelo. O dinheiro vem fácil e as oportunidades parecem maravilhosas, mas a taxas e as legislações não são aplicadas corretamente e você pode ter muitos problemas.

É importante verificar se a instituição financeira é realmente de confiança e qualificada para fazer esse tipo de financiamento. Verifique se o banco ou financeira é credenciada e fiscalizada pelo Banco Central, assim como os grandes bancos, antes de tomar a decisão de fechar negócio.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

36 comentários

  1. Rafaela Venancio

    Como saber se um credenciado realmente é de confiança ? Recebi uma proposta mas estou com medo de ser golpe

  2. Francisca Santos

    sou funcionaria publica efetiva com renda de 2,200 tem como conseguir uma carta de credito. tenho interesse no valor de 35 a 40 sera q consigo? tem um 8.000 na poupança.
    Ivaneide

  3. Jan

    Quem recebe a carta de crédito é só “depositar” no outro banco ? O vendedor quer saber, tenho que explicar…

  4. Continua após a publicidade

  5. Ariane

    Bom dia!

    Já ouvir dizer que se pagarmos uma parcela no vencimento e outra de trás para frente tem um bom desconto. Gostaria de saber se realmente é verdade?

  6. Nilza

    Eu e meu marido temos 62 anos. Nossa renda familiar é de aproximadamente 6.500. Podemos conseguir uma carta de crédito da Caixa para compra de uma casa de 220.000? Qual o valor das parcelas?

  7. Douglas

    Tenho uma carta contemplada, porem ainda não está quitada. Eu quitando consigo dar ela de entrada e fazer o financiamento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.