Como prometido no artigo “Os 35 carros com MENOR custo de manutenção do Brasil”, hoje listamos aqueles carros que apresentam os custos de manutenção mais elevados, segundo dados do Centro de Experimentação e Segurança Viária – Cesvi Brasil.
Para tornar possível a elaboração do ranking, o Cesvi criou o Índice de Manutenção Veicular – IMV.
Lançado em agosto de 2015, o índice analisou diferentes versões dos carros mais vendidos no Brasil, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Fenabrave.
O cálculo do IMV leva em consideração os preços de peças sugeridos pelas montadoras e o valor médio da mão de obra nas 5 regiões do país.
As despesas são levantadas para cada modelo durante os primeiros 100 mil quilômetros rodados.
A partir daí, os modelos foram classificados em uma escala de pontuação que varia de 10 a 60 pontos. Quanto maior o IMV, maior é o custo de manutenção mecânica do veículo.
Carros com Maior Custo de Manutenção
O modelo com o maior custo de manutenção foi o Jimmy, da Susuki, alcançando um IMV de 60, nota máxima do ranking.
Em segundo lugar, apareceu o Tiggo 2, da Chery. Ambos dos carros alcançaram o IMV máximo de 60 pontos, portanto, o fator de desempate foi o custo da cesta básica de peças.
Logo, o Jimmy apresentou uma cesta de peças R$33.124,09; enquanto o Tiggo 2 apresentou uma cesta básica de peças no valor de R$ 26.671,00.
De acordo com Alessandro Rubio, coordenador técnico do Cesvi Brasil, veículos novos no mercado, mais modernos e com motores turbo (nomeados THP ou TSI, dependendo da montadora) geralmente têm maior custo de manutenção.
Contudo, o custo adicional para manter o carro pode ser compensado por um menor consumo de combustível, uma das características dos veículos que possuem motores mais sofisticados.
Portanto, além de considerar o custo de manutenção, o consumidor deve avaliar também o consumo de combustível e o valor de reparo após batidas de cada modelo, recomenda o especialista.
“Assim, será possível reduzir de forma representativa os gastos após a compra”.
Confira quais são os 35 carros que gerarão mais despesas de manutenção para seus proprietários, segundo o índice do Cesvi.
Os 35 carros com maior custo de manutenção no Ranking do IMV
O indicador levado em consideração na pesquisa foi o índice IMV de Julho/2020, o mais atualizado até então.
Confira abaixo quais são os carros com custo de manutenção mais elevado:
POS. | MODELO | MONTADORA | CATEGORIA | IMV |
1º | JIMNY | SUZUKI | UTILITÁRIO ESPORTIVO OFF-ROAD | 60 |
2º | TIGGO 2 | CHERY | UTILITÁRIO ESPORTIVO COMPACTO | 60 |
3º | PALIO WEEKEND (facelift) | FIAT | SW COMPACTA | 60 |
4º | VERSA | NISSAN | SEDAN COMPACTO | 60 |
5º | NOVO PALIO | FIAT | HATCH COMPACTO | 60 |
6º | C4 LOUNGE | CITROEN | SEDAN MÉDIO | 58 |
7º | NOVO MARCH (facelift) | NISSAN | HATCH COMPACTO | 58 |
8º | RENEGADE | JEEP | UTILITÁRIO ESPORTIVO | 54 |
9º | NOVO AIRCROSS | CITROEN | MINIVAN COMPACTA | 54 |
10º | PEUGEOT 2008 | PEUGEOT | UTILITÁRIO ESPORTIVO | 53 |
11º | NOVO CELER SEDAN | CHERY | SEDAN COMPACTO | 53 |
12º | CELER HATCH | CHERY | HATCH COMPACTO | 52 |
13º | DUSTER (Facelift) | RENAULT | UTILITÁRIO ESPORTIVO | 52 |
14º | NOVO UNO | FIAT | HATCH COMPACTO | 49 |
15º | GRAND SIENA | FIAT | SEDAN COMPACTO | 48 |
16º | 208 | PEUGEOT | HATCH COMPACTO | 39 |
17º | NEW FIESTA | FORD | HATCH COMPACTO | 37 |
18º | ECOSPORT | FORD | UTILITÁRIO ESPORTIVO | 37 |
19º | COBALT (Facelift) | CHEVROLET | SEDAN COMPACTO | 34 |
20º | NOVA SAVEIRO CS GVII | VOLKSWAGEN | PICAPE COMPACTA CABINE SIMPLES | 29 |
21º | NOVO VOYAGE | VOLKSWAGEN | SEDAN COMPACTO | 29 |
22º | ONIX JOY | CHEVROLET | HATCH COMPACTO | 28 |
23º | PRISMA JOY | CHEVROLET | SEDAN COMPACTO | 27 |
24º | NEW QQ | CHERY | HATCH SUBCOMPACTO | 26 |
25º | ETIOS HATCH | TOYOTA | HATCH COMPACTO | 26 |
26º | NOVO C3 HATCH | CITROEN | HATCH COMPACTO | 24 |
27º | SPACEFOX | VOLKSWAGEN | SW COMPACTA | 22 |
28º | NOVO GOL | VOLKSWAGEN | HATCH COMPACTO | 22 |
29º | ETIOS SEDAN | TOYOTA | SEDAN COMPACTO | 22 |
30º | SANDERO | RENAULT | HATCH COMPACTO | 20 |
31º | NOVO FOX | VOLKSWAGEN | HATCH COMPACTO | 17 |
32º | NOVO POLO | VOLKSWAGEN | HATCH COMPACTO | 17 |
33º | T-Cross | VOLKSWAGEN | UTILITÁRIO ESPORTIVO | 16 |
34º | NIVUS | VOLKSWAGEN | UTILITÁRIO ESPORTIVO COMPACTO | 16 |
35º | VIRTUS | VOLKSWAGEN | SEDAN COMPACTO | 11 |
Vale ressaltar
Note que embora tenhamos definido posições no ranking, alguns modelos possuem o mesmo IMV, ou seja, estão tecnicamente empatados na classificação.
Dessa maneira, o fator de desempate utilizado foi o preço da cesta básica de peças de cada carro.
que lista fantasiosa! passa a mão no telefone e consulte as peças de cada um – o preço de troca de uma embreagem e de amortecedor costumam ser bons balizadores – vão ver que essa lista não passa nem perto da realidade