Empréstimo

Carro como garantia em empréstimo: saiba quais são as condições para obter esse tipo de crédito

Isabella Proença
interior de carro, representando carro como garantia em empréstimo

WhatsappLinkedInTwitterFacebookEncontrar um empréstimo com juros baixos no mercado é algo que pode ser difícil, sobretudo […]

Encontrar um empréstimo com juros baixos no mercado é algo que pode ser difícil, sobretudo para quem está com o nome negativado. Quando o cliente negativado oferece o carro como garantia em empréstimo, contudo, é possível reduzir consideravelmente as taxas de juros.

Ter o nome sujo no Serasa ou no SPC desperta desconfiança nas Instituições Financeiras, que têm receio de que a dívida não seja paga pelo cliente.

Continua após a publicidade:

Apesar disso, não é impossível conseguir um empréstimo com juros baixos mesmo estando negativado e uma boa opção é usar o seu carro como garantia do empréstimo.

Porém, há algumas condições que devem ser cumpridas para efetuar a contratação dessa modalidade de empréstimo. Abaixo, veja quais são.

Continua após a publicidade

Carro como garantia de empréstimo: o que é?

O empréstimo com carro como garantia é um tipo de crédito onde há a diminuição dos juros atrelados ao serviço. Conhecida como refinanciamento de veículo, essa modalidade de empréstimo pode ser realizada também com motocicletas.

O valor total do empréstimo é calculado com base no valor do seu automóvel. Dependendo de alguns critérios como marca e tempo de uso, os empréstimos podem variar de 50% a 90% do valor do veículo.

Além disso, é importante ressaltar que o carro deve estar no nome do tomador do empréstimo e ser quitado. Com isso, caso você seja casado(a) e queira contratar um empréstimo oferecendo o seu veículo como garantia, este não poderá estar registrado no nome do seu cônjuge. 

Como funciona?

A partir do momento em que o bem é oferecido como forma de garantia, a Instituição Financeira tem mais confiança no cliente e, por este motivo, os juros tendem a reduzidos. 

Continua após a publicidade

Entretanto, ainda assim o score de crédito pode ter influência não só na questão dos juros, mas principalmente na decisão de conceder ou não o empréstimo.

Ademais, embora haja a garantia do veículo, a comprovação de renda do tomador do empréstimo também costuma ser solicitada.

Mas fique tranquilo: utilizar o carro como garantia de empréstimo é mais acessível e, como já foi dito, mesmo com o nome sujo há grandes chances de aprovação.

No entanto, obviamente, não é apenas o perfil do cliente que será avaliado. As instituições financeiras também avaliam o veículo oferecido por meio de uma vistoria, que considera os seguintes fatores:

Continua após a publicidade

  • Ano de fabricação;
  • Quilometragem;
  • Estado de conservação;
  • Valor de mercado.

Com isso, quanto mais novo e bem conservado for o seu carro, maior será o valor do empréstimo e menores serão as taxas de juros.

Consequentemente, quanto mais velho e pouco conservado for o automóvel, menor será o valor emprestado e maiores serão os juros.

IMPORTANTE: se o seu veículo tiver sido fabricado há mais de 15 anos, dificilmente será aceito como garantia.

O que acontece com o carro após a aprovação do empréstimo?

Se a sua solicitação de empréstimo for aprovada, o seu carro fica alienado. Ou seja, ele não pode ser vendido enquanto o empréstimo não for quitado.

Continua após a publicidade

E, caso o empréstimo não seja pago, a Instituição Financeira que concedeu o empréstimo poderá tomar o automóvel. 

Por essa razão, é preciso avaliar com cautela tanto a sua necessidade em relação ao veículo quanto a sua capacidade de pagamento das prestações do empréstimo.

Se o seu carro é sua ferramenta de trabalho (no caso de motoristas de aplicativo, por exemplo), talvez não seja uma boa alternativa oferecê-lo como garantia de empréstimo.

Gostou desta matéria? Então assine a newsletter do iDinheiro e receba outras notícias diretamente no seu e-mail!

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *