Confira os cargos que apresentaram maior crescimento no mercado de trabalho entre março e setembro

Um levantamento realizado pela Catho apontou os cargos que apresentaram maior crescimento entre março e setembro de 2020. Veja quais foram.

Isabella Proença
Isabella Proença

Um levantamento realizado pela Catho apontou os cargos que apresentaram maior crescimento no mercado de trabalho no período de março a setembro deste ano. Ou seja, durante a pandemia.

De acordo com o estudo, que compara o período deste ano com o mesmo período do ano passado, as profissões relacionadas ao setor da saúde seguem liderando a pesquisa.

Continua após a publicidade

Os cargos de fisioterapeuta hospitalar e fisioterapeuta respiratório estão em primeiro lugar no ranking de 2020 desde março, com alta de 963% e 814%, respectivamente.

Além disso, posições ligadas à área industrial começaram a ocupar posições no ranking.

Principais setores

A pesquisa aponta que, além dos setores relacionados à saúde, atendimento e comércio — que aparecem desde março —, cargos da indústria, como técnico de manutenção industrial (623%), auxiliar de logística (64%), operador de empilhadeira (40%) e auxiliar de produção (12%) também estão em alta.

“O aparecimento de vagas no setor comprova a tendência de retomada da produção industrial nacional, setor que durante os primeiros meses da pandemia foi um dos mais afetados com paralisações e mudanças abruptas nos hábitos de consumo da população”, explica o gerente sênior da Catho, Ricardo Morais.

Outra tendência indicada pela pesquisa é o aumento da procura por analista de crédito imobiliário (134%), profissional encarregado pela condução do processo de solicitação e aprovação de financiamento de imóveis. O crescimento veio devido ao aumento de pedidos de financiamento imobiliário no Brasil — motivado por juros baixos e mais opções de crédito, de acordo com Morais.

Ranking de cargos que apresentaram maior crescimento

Confira o ranking na íntegra, abaixo.

CargoCrescimento (%)
Fisioterapeuta hospitalar
963%
Fisioterapeuta respiratório814%
Técnico de manutenção industrial623%
Enfermeiro de UTI313%
Analista de SAC208%
Vendedor de E-commerce148%
Analista de crédito imobiliário134%
Operador de call center129%
Repositor103%
Executivo de vendas78%
Auxiliar de logística64%
Operador de empilhadeira40%
Auxiliar de produção12%

Gostou deste conteúdo? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba nossas publicações sobre o mercado de trabalho diretamente no seu e-mail.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.