Saber como fazer estorno na maquininha Rede é algo essencial para os lojistas que possuem esses terminais para receber pagamentos.
Afinal, em alguns casos, é necessário ter que fazer a devolução do valor da compra para o consumidor diretamente no estabelecimento.
E quando esse procedimento é realizado com rapidez e eficiência, evitamos qualquer tipo de mal-estar entre o consumidor e o negócio de forma geral.
Por isso, se possui a maquininha Rede e quer saber como estornar valores por ela, esse conteúdo será fundamental para te ajudar a entender como realizar esse procedimento de maneira simples e descomplicada.
Como fazer estorno na maquininha Rede?
O primeiro passo para aprender como fazer estorno na maquininha Rede, é compreender que, dependendo de como foi feito o pagamento, o processo de devolução assume características diferentes.
Além disso, algo que deve ficar bastante claro é que o estorno só pode ser realizado em compras que foram realizadas no mesmo dia. Isso porque, depois que a maquininha é finalizada, a oportunidade de devolver valores se perde.
Para iniciar o procedimento de devolução, é necessário saber qual é a versão da maquininha Rede que está sendo usada.
Caso você não saiba, é possível descobrir de uma forma bastante simples. Aperte o botão 0 (zero) no teclado do terminal e aguarde.
Algumas informações vão surgir no visor da maquininha, que se referem aos detalhes dela. Na segunda linha estará escrito “versão”.
É nesse código que você deve se atentar. Ele é composto de uma mistura de letras e números. Porém, são os dois últimos números que vão definir qual é a versão da sua maquininha.
Basicamente, há duas formas de se realizar um estorno, considerando as diferentes versões do terminal. Entenda:
- Versões 15 e 16: pressione a tecla de menu, depois o número 0 (zero). Escolha a opção 4 “Estornar venda”. Digite a senha do lojista, passe o cartão do cliente e confirme a devolução;
- Versões 17, 18, 19, 20 e 21: pressione o menu e, depois, a opção 2 “gerenciar vendas”. Escolha a opção 3 “estornar”. Digite a senha e confirme.
Alguns detalhes podem se diferenciar de uma versão para outra, mas o processo, em si, é bastante intuitivo.
Após chegar a esse ponto, você deverá realizar a operação considerando o método do pagamento. Veja só:
Estorno na maquininha Rede em vendas por cartão ou aproximação
Quando a venda é realizada por cartão ou por aproximação, o processo do estorno é realizado de uma maneira especial.
Nesse caso, será necessário seguir esse passo a passo:
- com o cartão do cliente em mãos, aproxime ou o insira na maquininha;
- escolha a opção de venda a ser estornada (se ela é crédito ou débito);
- confira as informações e pressione “sim” ou “não”, de acordo com as perguntas que surgirem na tela do terminal;
- aguarde até o fim da operação. Caso deseje, imprima o comprovante do estorno e não esqueça de tirar uma cópia para não perder o escrito ao longo do tempo.
Estorno na maquininha Rede em vendas por QR code
As maquininhas Rede já estão adaptadas para os métodos de pagamento mais atualizados, como o QR Code.
De acordo com o portal Pequenas Empresas, Grandes Negócios, esse é um método de pagamento dinâmico, que tende a aumentar as vendas na empresa.
Se a venda foi realizada por essa alternativa, o processo do estorno deve ser realizado da seguinte maneira:
- selecione a opção “QR Code”;
- digite o código de autenticação. Esse código está no comprovante de papel ou no comprovante digital. Você poderá encontra-lo diretamente no site da Rede;
- Confira as informações. Vá respondendo “sim” ou “não” conforme forem surgindo as perguntas no terminal;
- Solicite a leitura do QR Code;
- Aguarde até que a operação se conclua. Após a confirmação, você poderá imprimir o comprovante.
Estorno na maquininha Rede Smart
Se a venda a ser estornada tiver sido realizada em uma maquininha Rede Smart, o procedimento de devolução acontece de uma forma diferente.
Isso porque, o sistema desse terminal é um tanto diferente dos outros e exige algumas ações que variam dos procedimentos comuns.
Para fazer o estorno em algumas dessas maquininhas, o processo se dá da seguinte forma:
- acesse o menu lateral da maquininha;
- escolha a opção “estorno”;
- digite o número AUTE. Esse número vai estar descrito na via do estabelecimento;
- insira a senha do lojista. A senha padrão, que é enviada juntamente com o terminal, é 1111. Mas, caso ela tenha sido alterada, insira a nova senha criada;
- confira os dados. Se eles estiverem de acordo com a venda a ser estornada, confirme a operação.
Veja também quais são as bandeiras aceitas pela Rede!
Quanto tempo demora o estorno da máquina Rede?
A Rede não estipula um tempo padrão para que o estorno aconteça. Entretanto, considerando outros serviços que são relacionados com devolução de valores, é comum que ele aconteça em até 5 dias úteis.
Dentro desse prazo o cliente já poderá identificar o estorno em sua fatura de cartão, vindo como um crédito na cobrança.
O processo de como fazer estorno na maquininha Rede, no entanto, é bastante rápido.
Em menos de 30 minutos o lojista poderá seguir o passo a passo indicado e devolver o valor da compra para o cliente.
De toda forma, a Rede indica que, caso você tenha alguma dúvida no processo ou queira maiores detalhes sobre a devolução dos valores, entre em contato com o time de especialistas.
É possível falar com os atendentes Rede pelos números:
- 4001 4433;
- 0800 728 4433;
- WhatsApp (11) 4001 4433.
Qual a senha de estorno da Rede?
Para que o lojista possa realizar o estorno da compra e devolver o valor para o cliente, será necessário que ele insira uma senha especial.
Chamada de “senha de estorno” ou “senha administrativa”, essa chave é solicitada não apenas quando um estorno é realizado, mas também em uma série de outros serviços administrativos, como a emissão de relatórios, por exemplo.
É fundamental que o lojista cadastre uma senha de estorno quando ele recebe a sua maquininha Rede.
Porém, deverá seguir o passo a passo ideal para a versão do terminal que vem utilizando. O processo para identificá-la é o mesmo que explicamos anteriormente.
Veja como prosseguir conforme as versões dos terminais Rede:
- Versão 15 e 16: Clique no menu e, depois, na tecla 0. Escolha a opção 6, depois a opção 1. No menu que se abrirá, selecione “Trocar senha lojista”. Digite a senha padrão (1111) e depois configure uma nova;
- Versão 17: Clique no menu, escolha a opção 5 e, depois, a opção 2. Digite a senha padrão (1111) e cadastre um novo código;
- Versão 18: Clique no menu, escolha a opção 5. Digite a senha padrão, depois a nova senha. Repita o código e confirme;
- Versão 19 ou superior: Clique no menu, escolha a opção 5, depois a opção 4. Insira a senha padrão e, então, crie um novo código. Confirme a operação.
Como cancelar a maquininha Rede?
É possível que um lojista descredencie o estabelecimento como um associado Rede. Para tanto, ele precisa realizar o procedimento de cancelamento da maquininha.
Na página Fale Conosco da Rede, você encontrará o e-mail de contato da empresa, que é resolve@userede.com.br.
Será para esse e-mail que você deverá enviar o pedido de cancelamento da maquininha e, posteriormente, o descredenciamento da empresa dos associados Rede.
No campo “Motivo do contato” selecione a opção “Cancelamento”. É essencial que no corpo do e-mail estejam descritas as seguintes informações:
- número do estabelecimento;
- CNPJ;
- razão social;
- endereço completo;
- 2 números de telefone para contato;
- dia e horário de funcionamento do estabelecimento;
- domicílio bancário.
O prazo para a resposta e efetivo cancelamento da maquininha Rede é de até 3 dias úteis.
Afinal, é importante saber como fazer estorno na maquininha Rede?
Se você possui um terminal Rede em seu estabelecimento, é essencial que saiba realizar todas as operações na maquininha. Entre elas, a devolução de valores.
Por isso, vale muito a pena aproveitar as dicas que trouxemos e colocá-las em prática, para poder estornar compras sempre que for necessário.
Considere os detalhes a respeito da versão da maquininha e aprenda como fazer estorno na maquininha Rede.
Quer continuar acompanhando as novidades sobre o universo financeiro e as melhores oportunidades? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e entre em nosso canal exclusivo do Telegram.
Perguntas frequentes sobre como fazer estorno na maquininha Rede
- Como estornar uma venda na máquina da Rede?
É possível estornar uma venda na máquina Rede pressionando a tecla de menu, depois escolhendo a opção “Gerenciar vendas” e “Estornar”. Será necessário confirmar com a senha administrativa. Vale destacar que o procedimento pode mudar de acordo com a maquininha.
- Quanto tempo demora o estorno da máquina Rede?
Não há um prazo definido nos canais de contato Rede. No entanto, o prazo padrão para que essa devolução aconteça é de 5 dias úteis.
- Qual a senha de estorno da Rede?
A senha de estorno deve ser cadastrada pelo lojista diretamente na maquininha Rede. Ele deverá clicar na tecla de menu, depois em “Gerenciar Vendas” e escolher a opção “Senha de estorno”.
Quero cancelar uma compra no meu cartão de crédito nubank
Olá, Yan! Tudo bem?
Você precisa entrar em contato com a loja em que a compra foi feita.
Em caso de débito, quanto tempo demora pra voltar pra conta do cliente?
30 dias, Gabriel.
E no caso de crédito em quanto tempo o limite volta a pessoa?
Mesmo prazo, Renan. Em ate 30 dias.
Quanto tempo dinheiro é estornado para conta do cliente em caso de cancelamento de venda?
Em até 30 dias, Andreia.