Como fazer estorno na maquininha Rede: veja os passos!

Se você quer aprender como fazer estorno na maquininha Rede, confira todas as formas de realizar esse procedimento com esse passo a passo!

Escrito por Thainá Cunha

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Saber como fazer estorno na maquininha Rede é algo essencial para os lojistas que possuem esses terminais para receber pagamentos.

Afinal, em alguns casos, é necessário ter que fazer a devolução do valor da compra para o consumidor diretamente no estabelecimento.

E quando esse procedimento é realizado com rapidez e eficiência, evitamos qualquer tipo de mal-estar entre o consumidor e o negócio de forma geral.

Por isso, se possui a maquininha Rede e quer saber como estornar valores por ela, esse conteúdo será fundamental para te ajudar a entender como realizar esse procedimento de maneira simples e descomplicada.

Como fazer estorno na maquininha Rede?

O primeiro passo para aprender como fazer estorno na maquininha Rede, é compreender que, dependendo de como foi feito o pagamento, o processo de devolução assume características diferentes.

Além disso, algo que deve ficar bastante claro é que o estorno só pode ser realizado em compras que foram realizadas no mesmo dia. Isso porque, depois que a maquininha é finalizada, a oportunidade de devolver valores se perde.

Para iniciar o procedimento de devolução, é necessário saber qual é a versão da maquininha Rede que está sendo usada.

Caso você não saiba, é possível descobrir de uma forma bastante simples. Aperte o botão 0 (zero) no teclado do terminal e aguarde.

Algumas informações vão surgir no visor da maquininha, que se referem aos detalhes dela. Na segunda linha estará escrito “versão”.

É nesse código que você deve se atentar. Ele é composto de uma mistura de letras e números. Porém, são os dois últimos números que vão definir qual é a versão da sua maquininha.

Basicamente, há duas formas de se realizar um estorno, considerando as diferentes versões do terminal. Entenda:

  • Versões 15 e 16: pressione a tecla de menu, depois o número 0 (zero). Escolha a opção 4 “Estornar venda”. Digite a senha do lojista, passe o cartão do cliente e confirme a devolução;
  • Versões 17, 18, 19, 20 e 21: pressione o menu e, depois, a opção 2 “gerenciar vendas”. Escolha a opção 3 “estornar”. Digite a senha e confirme.

Alguns detalhes podem se diferenciar de uma versão para outra, mas o processo, em si, é bastante intuitivo.

Após chegar a esse ponto, você deverá realizar a operação considerando o método do pagamento. Veja só:

Estorno na maquininha Rede em vendas por cartão ou aproximação

Quando a venda é realizada por cartão ou por aproximação, o processo do estorno é realizado de uma maneira especial.

Nesse caso, será necessário seguir esse passo a passo:

  • com o cartão do cliente em mãos, aproxime ou o insira na maquininha;
  • escolha a opção de venda a ser estornada (se ela é crédito ou débito);
  • confira as informações e pressione “sim” ou “não”, de acordo com as perguntas que surgirem na tela do terminal;
  • aguarde até o fim da operação. Caso deseje, imprima o comprovante do estorno e não esqueça de tirar uma cópia para não perder o escrito ao longo do tempo.

Estorno na maquininha Rede em vendas por QR code

As maquininhas Rede já estão adaptadas para os métodos de pagamento mais atualizados, como o QR Code.

De acordo com o portal Pequenas Empresas, Grandes Negócios, esse é um método de pagamento dinâmico, que tende a aumentar as vendas na empresa.

Se a venda foi realizada por essa alternativa, o processo do estorno deve ser realizado da seguinte maneira:

  • selecione a opção “QR Code”;
  • digite o código de autenticação. Esse código está no comprovante de papel ou no comprovante digital. Você poderá encontra-lo diretamente no site da Rede;
  • Confira as informações. Vá respondendo “sim” ou “não” conforme forem surgindo as perguntas no terminal;
  • Solicite a leitura do QR Code;
  • Aguarde até que a operação se conclua. Após a confirmação, você poderá imprimir o comprovante.

Estorno na maquininha Rede Smart

Se a venda a ser estornada tiver sido realizada em uma maquininha Rede Smart, o procedimento de devolução acontece de uma forma diferente.

Isso porque, o sistema desse terminal é um tanto diferente dos outros e exige algumas ações que variam dos procedimentos comuns.

Para fazer o estorno em algumas dessas maquininhas, o processo se dá da seguinte forma:

  • acesse o menu lateral da maquininha;
  • escolha a opção “estorno”;
  • digite o número AUTE. Esse número vai estar descrito na via do estabelecimento;
  • insira a senha do lojista. A senha padrão, que é enviada juntamente com o terminal, é 1111. Mas, caso ela tenha sido alterada, insira a nova senha criada;
  • confira os dados. Se eles estiverem de acordo com a venda a ser estornada, confirme a operação.

Veja também quais são as bandeiras aceitas pela Rede!

Quanto tempo demora o estorno da máquina Rede?

A Rede não estipula um tempo padrão para que o estorno aconteça. Entretanto, considerando outros serviços que são relacionados com devolução de valores, é comum que ele aconteça em até 5 dias úteis.

Dentro desse prazo o cliente já poderá identificar o estorno em sua fatura de cartão, vindo como um crédito na cobrança.

O processo de como fazer estorno na maquininha Rede, no entanto, é bastante rápido.

Em menos de 30 minutos o lojista poderá seguir o passo a passo indicado e devolver o valor da compra para o cliente.

De toda forma, a Rede indica que, caso você tenha alguma dúvida no processo ou queira maiores detalhes sobre a devolução dos valores, entre em contato com o time de especialistas.

É possível falar com os atendentes Rede pelos números:

  • 4001 4433;
  • 0800 728 4433;
  • WhatsApp (11) 4001 4433.

Qual a senha de estorno da Rede?

Para que o lojista possa realizar o estorno da compra e devolver o valor para o cliente, será necessário que ele insira uma senha especial.

Chamada de “senha de estorno” ou “senha administrativa”, essa chave é solicitada não apenas quando um estorno é realizado, mas também em uma série de outros serviços administrativos, como a emissão de relatórios, por exemplo.

É fundamental que o lojista cadastre uma senha de estorno quando ele recebe a sua maquininha Rede.

Porém, deverá seguir o passo a passo ideal para a versão do terminal que vem utilizando. O processo para identificá-la é o mesmo que explicamos anteriormente.

Veja como prosseguir conforme as versões dos terminais Rede:

  • Versão 15 e 16: Clique no menu e, depois, na tecla 0. Escolha a opção 6, depois a opção 1. No menu que se abrirá, selecione “Trocar senha lojista”. Digite a senha padrão (1111) e depois configure uma nova;
  • Versão 17: Clique no menu, escolha a opção 5 e, depois, a opção 2. Digite a senha padrão (1111) e cadastre um novo código;
  • Versão 18: Clique no menu, escolha a opção 5. Digite a senha padrão, depois a nova senha. Repita o código e confirme;
  • Versão 19 ou superior: Clique no menu, escolha a opção 5, depois a opção 4. Insira a senha padrão e, então, crie um novo código. Confirme a operação.

Como cancelar a maquininha Rede?

É possível que um lojista descredencie o estabelecimento como um associado Rede. Para tanto, ele precisa realizar o procedimento de cancelamento da maquininha.

Na página Fale Conosco da Rede, você encontrará o e-mail de contato da empresa, que é resolve@userede.com.br.

Será para esse e-mail que você deverá enviar o pedido de cancelamento da maquininha e, posteriormente, o descredenciamento da empresa dos associados Rede.

No campo “Motivo do contato” selecione a opção “Cancelamento”. É essencial que no corpo do e-mail estejam descritas as seguintes informações:

  • número do estabelecimento;
  • CNPJ;
  • razão social;
  • endereço completo;
  • 2 números de telefone para contato;
  • dia e horário de funcionamento do estabelecimento;
  • domicílio bancário.

O prazo para a resposta e efetivo cancelamento da maquininha Rede é de até 3 dias úteis.

Afinal, é importante saber como fazer estorno na maquininha Rede?

Se você possui um terminal Rede em seu estabelecimento, é essencial que saiba realizar todas as operações na maquininha. Entre elas, a devolução de valores.

Por isso, vale muito a pena aproveitar as dicas que trouxemos e colocá-las em prática, para poder estornar compras sempre que for necessário.

Considere os detalhes a respeito da versão da maquininha e aprenda como fazer estorno na maquininha Rede.

Quer continuar acompanhando as novidades sobre o universo financeiro e as melhores oportunidades? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e entre em nosso canal exclusivo do Telegram.

Perguntas frequentes sobre como fazer estorno na maquininha Rede

  1. Como estornar uma venda na máquina da Rede?

    É possível estornar uma venda na máquina Rede pressionando a tecla de menu, depois escolhendo a opção “Gerenciar vendas” e “Estornar”. Será necessário confirmar com a senha administrativa. Vale destacar que o procedimento pode mudar de acordo com a maquininha.

  2. Quanto tempo demora o estorno da máquina Rede?

    Não há um prazo definido nos canais de contato Rede. No entanto, o prazo padrão para que essa devolução aconteça é de 5 dias úteis.

  3. Qual a senha de estorno da Rede?

    A senha de estorno deve ser cadastrada pelo lojista diretamente na maquininha Rede. Ele deverá clicar na tecla de menu, depois em “Gerenciar Vendas” e escolher a opção “Senha de estorno”.

  1. Yan Silva

    Quero cancelar uma compra no meu cartão de crédito nubank

  2. Gabriel

    Em caso de débito, quanto tempo demora pra voltar pra conta do cliente?

  3. Renan

    E no caso de crédito em quanto tempo o limite volta a pessoa?

  4. Andreia

    Quanto tempo dinheiro é estornado para conta do cliente em caso de cancelamento de venda?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp