Máquinas de Cartão

Como Cancelar uma Venda na Moderninha?

Flávio Mariano
Flávio Mariano

Entenda aqui como cancelar suas vendas e estornar o dinheiro para os clientes utilizando as maquinhas Moderninhas ou conta digital PagSeguro.

Artigo originalmente publicado pelo site Passa Cartão que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

A Moderninha é uma maquininha de cartões fornecida pela PagSeguro, uma das maiores empresas no nicho de captura de pagamentos, utilizando os cartões de débito e crédito. Existem três modelos de Moderninha, a Pro, a Wi-fi e a Plus. Estas máquinas não possuem aluguel, podem ser compartilhadas com até 5 usuários e atendem desde os microempreendedores aos estabelecimentos comerciais desenvolvidos. Estas máquinas citadas aceitam as principais bandeiras do mercado, como Mastercard, Visa, Elo, dentre outras.

Muitos empreendedores que utilizam a Moderninha podem não entender todas as funcionalidades destas máquinas, inclusive as que são usadas apenas em exceções. Por exemplo, a função de cancelamento de venda. E, é necessário anular as vendas quando elas são feitas com valores equivocados ou mesmo em situações que o cliente pede o estorno, devido à insatisfação com a compra ou motivo semelhante.

Continua após a publicidade

Felizmente, realizar o cancelamento de venda na Moderninha é muito fácil, é preciso apenas solicitar o estorno dela. O cancelamento pode ser realizado na própria máquina de cartão até 24h após a venda. Depois deste prazo, é preciso usar a conta digital. Abaixo, confira o passo-a-passo da anulação de venda, tanto na maquininha quanto pela conta.

Passo-a-passo de cancelamento de venda

Pela maquininha

Como mencionado, o cancelamento da venda e, consequentemente, a realização do estorno, pode ser feito na maquininha em até 24 horas após a transação. Confira abaixo o procedimento.

Continua após a publicidade

1º Passo: Acesse o “Menu” na tela inicial da Moderninha. Na Moderninha Wi-fi e Plus é preciso clicar na tecla F1 para acessar o menu, como indicado abaixo. Se o cliente tiver uma senha administrativa, ela será solicitada.

Clique na tecla F1, na Moderninha Plus e Wi-fi, para acessar o Menu.
Clique na tecla F1, na Moderninha Plus e Wi-fi, para acessar o Menu.

2º Passo: Clique na segunda opção do menu, “Estorno”, como pode-ser ver abaixo. Esta opção está disponível em todos os três modelos da Moderninha.

Clique na segunda opção,
Clique na segunda opção, “Estorno”.

4º Passo: Neste passo, caso o cartão seja de múltipla funcionalidade, será preciso identificar se a venda foi realizada no crédito ou débito.

5º Passo: Passe  ou insira o cartão na máquina, no local indicado, de acordo com o tipo de venda realizado, via chip, tarja ou NFC.

Continua após a publicidade

6º Passo: Nesta etapa, a Moderninha Wi-fi e Plus irão identificar a última transação realizada com o cartão em questão, e estornará o valor que aparecerá na tela. Pressione a tecla “O”, verde, para estornar. Já com a Moderninha Pro, será preciso selecionar o valor a ser estornado e o confirmar, apertando o local indicado na tela ou o botão verde no teclado.

Caso o estorno seja feito na maquininha, pode-ser enviar o comprovante da operação por SMS para o comprador. Nas Moderninhas Wi-fi e Plus, e preciso apenas pressionar a tecla 1, após a transação, inserir o número de celular do cliente. O SMS é enviado gratuitamente pelo PagSeguro.

Pela conta digital

O estorno e o cancelamento da venda também podem ser feitos pela conta digital, caso a operação tenha acontecido há mais de 24 horas. Confira o procedimento abaixo.

1º Passo: Entre na sua conta PagSeguro por meio do site. Conforme mostra a imagem abaixo, insira o seu CPF ou CNPJ e a senha.

Continua após a publicidade

Faça o login na sua conta PagSeguro.
Faça o login na sua conta PagSeguro.

2º Passo: Clique em “Extratos e Relatórios” e, depois, em “Extrato de transações”. Selecione a transação que deseja devolver, de acordo com as opções que serão apresentadas na tabela, como pode-se ver abaixo.

Clique em
Clique em “Extrato de Transações”

3º Passo: Por fim, clique no botão “Devolver dinheiro ao comprador”.

Na conta digital, o estorno de compras feitas no crédito serão efetuadas pela administradora de cartões, como um crédito para a próxima fatura do comprador. O PagSeguro irá enviar um e-mail para informar a data que o crédito foi encaminhado para o banco emissor do cartão, e, este crédito será inserido no cartão de acordo com a data de fechamento da sua fatura.

Já em estornos para compras no débito, por boleto ou por transferências entre contas PagSeguro, o estorno será feito em crédito na conta PagSeguro. E, pode-se utilizar o crédito para realizar uma nova compra ou para solicitar o saque do valor para conta bancária.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *