Posso cancelar compras no cartão de crédito? Como fazer?

As compras nos cartões de crédito são feitas de forma facilitada, visto que o valor é creditado imediatamente em um limite pré-aprovado. Visto isso, podem ocorrer situações que necessitam de cancelamento. Saiba se este é possível e quais são os prazos.

Escrito por Ana Júlia Ramos

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Caso você tenha usado o seu cartão e se arrependido, saiba que é possível cancelar compras no cartão de crédito. Entretanto, é preciso ficar atento para que o procedimento seja realizado de maneira correta, evitando dores de cabeça e ganhando a tranquilidade de que o estorno será feito conforme o previsto.

Isso porque dependendo do motivo que levou ao cancelamento, é necessário seguir passos específicos e tomar cuidado para que nenhum prazo seja perdido. Preparamos um conteúdo completo que explica cada um desses casos e o procedimento adequado em situações de arrependimento, produto danificado ou compras em um valor não reconhecido.

Mulher mexendo no computador

Acesse o nosso
Recomendador de Cartões

Ainda está em dúvida sobre qual cartão da lista escolher? Acesse nosso recomendador! Lá você poderá escolher os atributos importantes para você e baseado nas suas respostas, entregaremos sugestões personalizadas ao seu perfil!

Ir para o recomendador

Como cancelar compras no cartão de crédito?

Cancelar compras no cartão de crédito é possível, desde que alguns critérios sejam observados. Inicialmente, não é possível cancelar compras feitas em estabelecimentos físicos.

Posso cancelar uma compra no cartão de crédito em loja física?

O direito de arrependimento não é valido para compras presenciais. De acordo com a legislação, se você foi até uma loja presencialmente, teve a oportunidade de analisar o produto e tomar a sua decisão com consciência. Caso o cancelamento fosse permitido, o empreendedor teria que arcar com custos que não cabem a ele.

icon

Atenção

Devemos sempre nos lembrar das exceções. Caso você tenha recebido algum produto ou serviço com defeito, mesmo comprando presencialmente, terá seus direitos garantidos.

Como cancelar compra no cartão de crédito pela internet?

No caso de compras à distância (seja pela internet ou telefone, por exemplo), o consumidor tem um período de 7 dias corridos para desistir da transação e receber o seu dinheiro de volta. Se você acabou de fazer uma compra online e quer desistir, pode entrar em contato com o estabelecimento rapidamente, solicitando um cancelamento “instantâneo”.

Isso ocorre porque demora um tempo até que a compra seja, de fato, efetivada, então alguns estabelecimentos oferecem um espaço caso o arrependimento ocorra.

Muitos sites contam com um botão de “Cancelar Compra” na área do cliente. Lembre-se, porém, de que ele deverá permanecer ativo por pouco tempo. Geralmente, até a compra ir para o status de “Preparação”, quando a loja já oficializou a transação e está preparando o produto para envio. A partir daí, será preciso partir para o procedimento tradicional de desistência, que leva mais tempo.

Aproveite e veja também: as melhores formas de aumentar o limite do cartão de crédito!

Em quais momentos específicos é possível cancelar uma compra no cartão de crédito?

É possível cancelar compras no cartão de crédito em casos de arrependimento, se receber produto enganoso ou danificado, ou até mesmo que tenha vindo com valor errado. E, também, quando você não reconhecer a compra cobrada no cartão. Veja como proceder em cada um desses casos:

1. Posso cancelar uma compra no cartão de crédito por arrependimento?

Caso se arrependa da compra ou precisa cancelar por qualquer motivo, isso pode ser feito. Mas, é preciso se atentar ao prazo dado pela empresa. O Código de Defesa do Consumidor determina que as empresas devem dar um prazo de aproximadamente 7 dias para que ele invalide a compra, sem motivos aparentes.

Se a compra for feita pela Internet, é preciso entrar em contato com a empresa e solicitar o estorno do crédito, utilizando o comprovante de pagamento, número de protocolo da compra ou nota fiscal. Caso tenha recebido o produto, o devolva sem avarias. Presencialmente, basta ir até o estabelecimento, portando o comprovante de pagamento ou nota fiscal.

icon

Atenção

É necessário mencionar que, caso o comprador já tenha recebido e usado o produto, não é possível obrigatoriedade da empresa realizar o cancelamento da compra voluntariamente. O mesmo vale para serviços.

2. Produto enganoso ou danificado

Muitas vezes, os clientes só percebem avarias nos produtos depois de usá-los pela primeira vez ou após a compra. Nos casos em que a compra foi enganosa ou não corresponde às expectativas do consumidor, é possível realizar a invalidação desta em um prazo de até 90 dias, de acordo com a situação.

Para bens duráveis, como eletrodomésticos, o prazo de cancelamento da compra é de até 90 dias. Já para bens não-duráveis, como roupas, 30 dias. Ainda, este prazo é contado a partir do dia em que o cliente percebe a avaria no produto ou serviço, ou mesmo o entende como enganoso.

Por exemplo, adquira uma geladeira e ela comece a apresentar danos a partir de quinto dia de utilização, pode-se pedir o estorno do crédito. Entretanto, diversas vezes os lojistas solucionam estes casos de avarias dando ao comprador um produto novo, igual ao que foi adquirido inicialmente.

Nessas situações, deve-se ir até a empresa levando o objeto em questão e também a nota fiscal. Esta regra também vale para serviços prestados.

Também é importante fazer um registro completo da avaria do produto, demonstrando que o mesmo se encontra danificado por fatores naturais, e não com a sua interferência. Se uma geladeira for danificada porque caiu enquanto era transportada na mudança, por exemplo, o estabelecimento não se responsabiliza pela avaria.

Atrasou a fatura do cartão? Descubra como fazer o pagamento após o prazo!

3. Cancelar compras no cartão de crédito que vieram com o valor errado

Quando é cobrado um valor incorreto na fatura do seu cartão, pode-se pedir o estorno. Também, este é o caso de cancelamento de compra mais simples, pois basta entrar em contato com o vendedor e explicar a situação. Mostre a discrepância entre o valor real e o cobrado.

4. Compra desconhecida

Quando os cartões de crédito são fraudados, clonados ou roubados, eles podem ser usados para realizar compras indevidas. Estas são facilmente identificadas pelos bancos e pelos titulares dos cartões. Também, a invalidação das compras desconhecidas é fácil, é preciso apenas entrar em contato com a administradora.

Assim, a administradora do cartão de crédito irá atestar que a compra é realmente desconhecida rastreando-a e analisando os hábitos de compra do indivíduo. Após este processo, o valor da compra será estornado e o cartão, possivelmente bloqueado.

Conclusão

O processo de cancelar compras no cartão de crédito não deve ser algo difícil. No entanto, podemos passar por momentos desconfortáveis, já que não é nada legal receber algum produto estragado ou abaixo das expectativas.

Por isso, lembre-se dos seus direitos enquanto consumidor e faça o que estiver ao seu alcance para garantir o cancelamento. Certas empresas até podem ter alguma resistência inicial, afinal não querem “levar prejuízo”, mas devem cumprir com a legislação e se assegurar de que você terá a sua satisfação garantida.

Qualquer dúvida além do processo de cancelar compras no cartão de crédito, lembre-se que estamos aqui para ajudar! Se desejar, assine a nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do iDinheiro em tempo real!

  1. Maria Madalena

    Olá, boa tarde, por favor, estou com um problemão, ou seja, comprei uma geladeira da Panasonic, ocorre quando foi entregue o produto em casa eu não estava pra receber, foi recebida pela minha vizinha! Depois de 15 cheguei de viagem, fui desembar o produto, me deparei com uma avaria, barraco na porta da geladeira, imediatamente liguei pra loja, que jogou para o fabricante que também não resolveu nada! Pergunto: posso cancelar está compra junto a administradora do meu cartão de crédito?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp