As compras online são uma opção para mais de 130 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados da pesquisa TIC Domicílios, de 2018.

Isso significa, também, que, possivelmente, milhões de pessoas já tiveram algum tipo de problema que as levaram a cancelar uma compra no cartão de crédito

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Nesse sentido, vários motivos podem aparecer para tomar a decisão.

Produto com defeitos ou diferente do que imaginou na hora de comprar, preço cobrado diferente do anunciado ou um simples arrependimento já são motivos suficientes para cancelar a compra.

E muito provavelmente você já passou por alguma dessas situações. Se não, saiba que cancelar uma compra no cartão de crédito pode ser bem mais simples do que você imagina.

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Sabendo disso, vamos te ensinar, de forma completa, um passo a passo para fazer o cancelamento da melhor maneira possível.

Quando posso cancelar compra no cartão de crédito?

Veja, agora, as situações que permitem o cancelamento por parte do consumidor.

1. Lei do arrependimento

O Código de Defesa do Consumidor prevê a possibilidade de você pedir o cancelamento de uma compra caso tenha se arrependido dela e isso tem um nome: Lei do Arrependimento.

No entanto, para isso, é preciso que você tenha feito a aquisição do produto pela internet ou pelo telefone.

Isso porque, como não se trata de uma compra presencial, muitas vezes o que está exibido em um site nem sempre é aquilo que imaginamos.

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Mas tenha atenção: é preciso que o pedido de cancelamento seja feito em até 7 dias após o recebimento.

Dessa forma, não tem conversa: a loja é obrigada a cancelar a compra no cartão de crédito e devolver o dinheiro que você gastou.

Uma dica para não ter dor de cabeça e se resguardar: guarde todos os comprovantes da compra, como emissão do pedido, nota fiscal, dentre outros.

2. Compra com defeito

É uma situação bastante comum: você compra um produto, chega em casa e ao experimentar, nota que tem algum defeito.

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Essa compra, obviamente, pode ser cancelada, não importa se você fez a compra pelo cartão de crédito pela internet ou em uma loja física.

Pela lei, o prazo para troca direto com o estabelecimento é de 30 dias para bens não duráveis (roupas ou comidas, por exemplo). No caso de bens duráveis (automóvel, eletrodoméstico, etc) o prazo sobe para 90 dias.

Vale lembrar que esse prazo só começa a contar do momento em que você notou o defeito no produto. 

Sabendo disso, nesses casos, o próprio vendedor pode fazer o estorno da cobrança ou te oferecer alguma alternativa entre outros produtos disponíveis no estabelecimento.

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Caso você opte pelo cancelamento da compra no cartão de crédito e a loja não resolva o seu problema, também é possível, claro, acionar a operadora do cartão para reivindicar o estorno.

Por fim, você deve garantir que tenha algum comprovante de que tenha tentado, sem sucesso, a resolução do conflito na loja anteriormente.

3. Preço diferente

Você comprou o produto em uma loja física ou online e o valor que aparece na sua fatura de cartão de crédito é maior do que o acordado no momento da compra?

Esse é um caso clássico de cancelamento de compras de cartão de crédito.

Nesse caso, assim como dissemos no item anterior, entre em contato com a loja responsável pela venda e, se não houver solução, acione a operadora do cartão de crédito. 

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4. Compra não foi feita

Outro caso bastante comum é a da compra que aparece na fatura do cartão de crédito mas que não foi feita por você.

 Isso pode acontecer, por exemplo, em casos de clonagem do cartão de crédito ou mesmo vazamento de dados de um determinado site em que você já realizou uma transação anteriormente. 

Por se tratar de um possível problema relacionado à segurança, quando você pede o cancelamento de uma compra por esse motivo, a operadora também costuma optar por cancelar o cartão de crédito.

Depois, é enviado um novo cartão, já que não há como ter 100% de certeza se aquela compra foi ou não realizada de fato.

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Uma alternativa para evitar uma dor de cabeça desse tipo é solicitar à operadora do cartão de crédito que envie um SMS a cada compra realizada com o seu cartão.

Isso dá mais segurança e agilidade em um eventual pedido de cancelamento. 

Passo a passo para cancelar compra no cartão de crédito

O primeiro passo para cancelar uma compra no cartão de crédito é entrar em contato com o estabelecimento em que a compra foi realizada.

Se a compra foi feita em um e-commerce que não oferece a possibilidade de recorrer a uma loja física para resolver o problema direto com um atendente, procure os meios de contato online.

Abrir um chamado em site de de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui, por exemplo, é uma alternativa quando há atraso ou má vontade para a resolução do seu problema

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Caso a loja não resolva a situação, o passo seguinte é procurar a operadora do seu cartão de crédito para tentar resolver o problema diretamente com eles.

Em geral, há um contato de telefone de atendimento ou SAC no verso do cartão para que você possa recorrer.

Na maior parte dos casos, isso funciona.

De toda forma, é sempre preciso juntar toda a documentação gerada, passando o maior número de detalhes para a empresa de cartão de crédito.

Nesse sentido, ela terá um insumo maior para realizar o cancelamento da compra.

Conclusão

Com o aumento no volume de transações pela internet, tem sido cada vez mais comum o pedido para cancelar compras no cartão de crédito.

Assim como, também, a segurança desse meio de pagamento tem sido reforçada para evitar golpes e fraudes que podem prejudicar comprador e vendedor. 

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