Como‌ ‌cancelar‌ ‌o‌ ‌Cartão‌ ‌Santander?‌ ‌Seu‌ ‌guia‌ completo!‌

Confira nosso passo a passo para cancelar o cartão Santander de maneira rápida e segura, e saiba quando qual o melhor momento para fazer esse pedido!

LinkedIn
Ana Júlia Ramos

Optar por cancelar o cartão Santander pode ser uma decisão ousada, porém ideal para clientes que já não estão mais satisfeitos com o serviço. Embora um cartão de crédito possa ser uma facilidade no dia a dia, existem momentos em que ele já não atende mais às necessidades do consumidor.

Nesse caso, uma das melhores alternativas é finalizar o contrato com o banco para evitar maiores dores de cabeça. No entanto, muitos clientes têm dúvidas sobre como realizar esse processo. Pensando nisso, nós preparamos um tutorial especial para te ajudar a cancelar o cartão Santander de maneira prática e sem burocracia.

Continua após a publicidade

Acompanhe a leitura para conferir todos os detalhes!

Quando é a hora de cancelar um cartão de crédito?

Uma decisão como cancelar o cartão Santander pode parecer extrema, mas, em alguns casos, é a melhor solução para o consumidor. O cartão de crédito, assim como outros produtos financeiros, deve ser útil no dia a dia, trazer praticidade e atender à demanda do usuário.

Entretanto, quando o serviço deixa de cumprir sua finalidade, pode ser o momento de cancelá-lo definitivamente. Em alguns casos, o cartão passa a ser um problema, acumulando dívidas, ou simplesmente está sem uso, mas continua cobrando taxas como anuidade.

Continua após a publicidade

Inclusive, se você está em busca de cartões sem anuidade, temos uma lista completa! Assim, o mais vantajoso é finalizar o uso do produto, para evitar gastos desnecessários. Além disso, você pode ter solicitado o seu cartão por um motivo específico, como realizar uma compra ou fazer um pagamento.

Dessa forma, ao cumprir os seus objetivos e não ter mais intenção de utilizar o produto no dia a dia, solicitar o cancelamento é uma alternativa simples e efetiva. Por fim, se você busca ter uma maior organização financeira em sua vida e percebe que seu cartão está atrapalhando, cortar o mal pela raiz pode ajudar a recuperar o controle da situação.

Decidi fazer o cancelamento: como me organizar?

Depois de analisar a situação e decidir que cancelar o cartão Santander é a melhor opção para o seu caso, o próximo passo é se organizar corretamente para seguir adiante. Antes de mais nada, é importante ressaltar que este é um procedimento permanente. Ou seja, ao solicitar o encerramento do seu cartão, não é possível voltar atrás.

Por esse motivo, é fundamental ter certeza de que este é o caminho certo para você.

Continua após a publicidade

Em seguida, o próximo passo é organizar suas finanças para lidar com o déficit do cartão de crédito. Muitas pessoas dependem desse recurso durante o mês para fazer suas compras cotidianas ou ter uma maior segurança financeira.

icon

Dicas

Dessa forma, é importante ter um planejamento adequado para não sentir o impacto do cancelamento e se enrolar em dívidas. Além disso, é necessário se organizar com parcelamentos que possam estar pendentes na sua fatura.

Mesmo com saldo devedor, é possível cancelar o cartão Santander. No entanto, as faturas continuarão chegando normalmente até serem quitadas, e não será possível adiantar nenhuma parcela. Ainda, encerrar o cartão de crédito também irá cancelar todos os cartões adicionais relacionados a ele. Por isso, é importante se organizar com os dependentes e informá-los sobre a sua decisão.

Como cancelar o cartão Santander?

Atualmente, a instituição disponibiliza duas formas de realizar o cancelamento, presencialmente ou por telefone.

1. Pelo telefone

A princípio, solicitar o cancelamento do seu cartão por telefone é a alternativa mais acessível, pois não existe a necessidade de sair do conforto de casa. Basta ligar para a Central de Relacionamentos ou para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) em um dos números:

  • SAC: 0800 762 7777;
  • Central de Atendimento: 4004 3535 para capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800 702 3535 para as demais localidades;
  • 0800 723 5007 para pessoas com deficiência auditiva ou de fala.

Muitos clientes preferem falar diretamente com o SAC, pois ele opera 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Continua após a publicidade

No entanto, ambos os canais permitem o cancelamento do cartão. Lembre-se de estar com seu cartão em mãos, além de um documento de identificação. Também é recomendável anotar os protocolos de operação informados pelo atendente. Depois de concluir o procedimento, seu cartão será invalidado, e pode ser descartado ou quebrado.

2. Presencialmente

Enquanto isso, existe a possibilidade de cancelar o cartão Santander presencialmente, por meio de uma agência habilitada. Também é necessário levar seu cartão e documentos pessoais, para verificação.

No entanto, o processo é rápido, e o gerente irá confirmar sua decisão antes de descartar o cartão e solicitar sua assinatura concordando com o bloqueio definitivo. Lembre-se de confirmar todas as cláusulas de cancelamento e tirar outras dúvidas com o atendente antes de encerrar seu contrato.

Por fim, você já sairá da agência com o seu cartão Santander cancelado.

3. Cancelamento em caso de roubo

Atualmente, existem apenas duas formas de cancelar o cartão Santander por motivos pessoais. Entretanto, em caso de roubo ou furto do cartão, é possível solicitar o cancelamento emergencial pela internet.

Continua após a publicidade

Para isso, acesse o seu Internet Banking e faça o login com seus dados. Localize o menu “Cartões” e procure pela opção de cancelamento por roubo. Essa operação também pode ser feita em uma agência, de forma presencial.

Depois de fazer o pedido, o que devo levar em conta?

Por fim, ao cancelar o cartão Santander, é importante se atentar para a efetivação do procedimento. Caso tenha optado por realizar o encerramento pelo telefone, é necessário confirmar o bloqueio definitivo antes de descartar o produto.

Enquanto isso, o cancelamento presencial já efetiva a operação no mesmo momento e o gerente descarta o cartão dentro da agência, por segurança.

icon

Atenção

É importante reforçar que, no caso de parcelas pendentes na fatura, a cobrança continuará chegando normalmente, até o valor ser quitado. Entretanto, mesmo que existam parcelamentos pendentes, o cartão não poderá mais ser utilizado.

O procedimento é um direito do consumidor. Nenhuma taxa de serviço é cobrada.

Se eu quiser solicitar um novo cartão Santander no futuro, como devo fazer?

No futuro, caso você deseja voltar a ser cliente do Santander e solicitar um novo cartão de crédito, pode realizar a ação normalmente. Se ainda for correntista e tiver apenas cancelado seu cartão, basta informar o interesse ao gerente e seguir as instruções de requerimento para sua conta.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, se você não for correntista, deverá enviar sua proposta e passar por uma nova análise de crédito, sem garantias de aprovação imediata. No entanto, não existem impedimentos, mesmo para ex-clientes que realizaram um cancelamento no passado.

Temos avaliações completas sobre alguns cartões Santander. Veja cada uma delas a seguir.

Vale a pena cancelar o cartão Santander?

Ao estarem insatisfeitos com algum serviço, muitos consumidores optam apenas por deixar o cartão de lado, sem utilizá-lo no dia a dia. Entretanto, o produto pode continuar realizando cobranças, e a alternativa deixa de ser vantajosa.

Nesse caso, uma das melhores soluções pode ser a suspensão definitiva do cartão. Trata-se de um processo rápido e gratuito, embora seja permanente. Por isso, é importante avaliar bem a decisão, além de confirmar a existência de parcelamentos pendentes e informar os usuários dos cartões adicionais.

No entanto, se você está certo sobre sua resolução e acredita que o produto não será mais útil no futuro, encerrar seu uso é uma opção prática e eficiente. Assim, vale a pena considerar essa alternativa se estiver pensando em aposentar o seu cartão Santander, para descartá-lo com segurança e confirmar a finalização do contrato definitivamente.

Gostou do conteúdo? Então ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades sobre cartões de crédito!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.