Cadastro Positivo Quod: o que é e como funciona?

Conheça o Cadastro Positivo Quod, sistema que pode ajudar na análise de crédito do consumidor.

LinkedIn
Ana Júlia Ramos

A análise de crédito está se tornando cada vez mais essencial para o acesso a produtos financeiros, e o Cadastro Positivo Quod é uma das alternativas disponíveis para quem deseja acessar serviços como cartões de crédito, empréstimos e financiamentos.

Tratam-se de serviços ou produtos que dependem da consulta de dados do consumidor para serem aprovados. Afinal, bancos e instituições financeiras precisam entender qual é o nível de comprometimento do cliente com o valor que será oferecido a ele.

Continua após a publicidade

Ou seja: quanto melhor for a pontuação e “reputação” nesses programas, maior é a possibilidade de conseguir bons limites de crédito para realizar os seus objetivos.

No post de hoje, vamos falar sobre o Cadastro Positivo Quod, uma das alternativas de destaque atualmente. Veja, a seguir, os principais tópicos que serão abordados.

Continua após a publicidade

  • O que é a Quod?
  • Como funciona o Cadastro Positivo Quod?
  • De que forma surgiu a iniciativa?
  • Como o Cadastro Positivo Quod reúne os dados?
  • Por que é importante manter o meu cadastro atualizado?
  • Quod Score: é possível consultar a pontuação?
  • É possível cancelar o Cadastro Positivo Quod? Como fazer?
  • Vale a pena ter um Cadastro Positivo Quod?

O que é a Quod?

A Quod é uma empresa de inteligência de dados, criada em 2018 e controlada pelos cinco maiores bancos do país:

Basicamente, trata-se de um serviço de proteção de crédito que registra, analisa e compartilha históricos de pagamentos. Em um primeiro momento, sua atuação é semelhante a empresas como SPC Brasil e Serasa.

Suas operações se destacam pelo grande volume de dados em seus servidores. Dessa forma, a Quod não apenas aumenta o número de informações disponíveis para consulta, como também compartilha com outros serviços de proteção.

Seu objetivo é oferecer uma análise de crédito mais justa para os consumidores, por meio do Cadastro Positivo Quod.

Continua após a publicidade

Como funciona o Cadastro Positivo Quod?

Antes de mais nada, é fundamental definir o conceito de Cadastro Positivo, uma vez que trata-se de um elemento essencial para o sistema Quod.

O Cadastro Positivo é um banco de dados proposto em 2003, mas aprovado pelo Senado somente em 2011. Esse projeto busca reunir todo o histórico de crédito dos consumidores: não apenas as inadimplências, mas também os pagamentos. Nesse caso, a plataforma inclui informações como:

  • empréstimos em aberto;
  • contratação de cheque especial;
  • cartões de crédito ativos;
  • consórcios;
  • financiamentos;
  • dívidas pendentes.

E também dados de pagamentos como contas continuadas:

  • energia elétrica;
  • água;
  • telefone;
  • TV a cabo;
  • internet;
  • gás;
  • contratações finalizadas.

Até a criação do Cadastro Positivo, as instituições financeiras e serviços de proteção ao crédito analisavam somente as movimentações negativas do consumidor. Ou seja, situações de inadimplência, atrasos em pagamentos e outros registros.

icon

Atenção

Com esse sistema, o perfil do consumidor passa a ser alimentado também por seus pagamentos positivos, o que auxilia no aumento da pontuação do CPF, por exemplo, e facilita o acesso a outros produtos financeiros.

De que forma surgiu a iniciativa?

Após o surgimento do Cadastro Positivo, os birôs de crédito, como Serasa e SPC Brasil, tornaram-se gestores do programa. Dessa forma, diante da necessidade de avaliação de crédito do consumidor, as instituições poderiam acionar esses serviços de proteção e consultar os dados positivos e negativos.

Continua após a publicidade

No entanto, essas empresas não trabalhavam diretamente em parceria com o programa, de modo que os dados de inadimplência continuavam em destaque.

Sendo assim, surge o Cadastro Positivo Quod, um banco de dados amplo que possibilita a inclusão de mais informações positivas sobre o consumidor. A Quod surgiu com o objetivo de trabalhar especialmente com o Cadastro Positivo, o que a diferencia das demais empresas.

Como o Cadastro Positivo Quod reúne os dados?

A princípio, o Cadastro Positivo Quod reúne dados por meio de três alternativas:

  • acesso à dados de pagamento pelos termos da Lei n° 12.414/11;
  • recebimento de dados negativos dos bancos;
  • e dados cadastrais do consumidor por meio de documentos de identificação.

De forma prática, o sistema recebe as informações das empresas administradoras e das instituições financeiras. Por exemplo, se você abre uma nova conta no banco, emite um cartão de crédito ou paga uma conta de energia elétrica no seu nome, essas ações vão para o banco de dados do Cadastro Positivo Quod.

É por esse motivo que pagamentos feitos em dia são tão importantes para o perfil do consumidor. Com esse sistema, essas informações passam a ser relevantes, pois mostram o compromisso com as dívidas, em vez de revelar apenas inadimplências.

Continua após a publicidade

Por que é importante manter o meu cadastro atualizado?

O principal benefício de manter o seu Cadastro Positivo Quod atualizado é a possibilidade de uma análise de crédito mais justa. Ao solicitar um novo produto financeiro, como um empréstimo ou cartão de crédito, as instituições realizam uma verificação do seu histórico de consumidor.

Antes, esse registro indicava somente dívidas pendentes e maus pagamentos, o que prejudicava seu perfil e diminuía suas chances de aprovação. No entanto, com o Cadastro Positivo Quod, os bancos e empresas poderão conferir seus hábitos positivos de compra, como pagamentos recorrentes e dentro do prazo, por exemplo.

Para consumidores com dificuldade de comprovar renda ou com baixa pontuação em outros serviços, esse sistema é vantajoso e pode ajudar no acesso à soluções de crédito.

Além disso, manter um cadastro atualizado também fortalece a economia do país, pois torna o sistema de consulta financeira mais eficiente e ágil.

Continua após a publicidade

Com informações positivas e confiáveis sobre os consumidores, empresas de comércio e serviços, por exemplo, podem oferecer novas possibilidades para os clientes, o que movimenta o setor. Por isso, é importante não apenas criar um Cadastro Positivo Quod, como também mantê-lo atualizado.

Quod Score: é possível consultar a pontuação? 

Quod Score é a nota de crédito que indica a situação financeira do consumidor. 

Ela varia de 0 a 1000, e quanto maior a pontuação, menores as chances de inadimplência e, consequentemente, maiores as chances de aprovação de crédito.

Essa nota também existe em outros serviços de crédito, e o Cadastro Positivo Quod permite que o usuário possa consultar os seus pontos e acompanhar seu histórico. A consulta é feita gratuitamente pelo site da Quod, mediante cadastro. Os dados para registro incluem:

  • número de celular, com confirmação de senha por SMS;
  • selfie com documento de identificação, para comprovar a identidade;
  • CPF e RG;

Após análise e aprovação no site, basta o usuário acessar o site do Cadastro Positivo Quod e consultar o score.

Continua após a publicidade

É possível cancelar o Cadastro Positivo Quod? Como fazer?

Uma alteração na lei n° 12.414/2011, feita em 2019, tornou o Cadastro Positivo automático para todos os consumidores. No entanto, caso o usuário deseje excluir seu perfil do sistema, é possível fazer a solicitação em um dos serviços de proteção, sem obrigatoriedade de continuar registrado.

Para cancelar o Cadastro Positivo Quod, basta acessar o formulário de cancelamento e informar os dados necessários, que incluem CPF, nome completo e telefone.

Também será necessário tirar uma selfie para comprovar a identidade do consumidor, bem como fotos dos documentos solicitados. Em seguida, o cancelamento é enviado para a empresa, e a Quod irá analisar a solicitação.

Além disso, para dúvidas e orientações sobre o cancelamento, é possível entrar em contato por telefone, por meio dos números:

Continua após a publicidade

  • 3003 7863 para capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800 400 7863 para as demais regiões.

Vale a pena manter o cadastro atualizado?

O Cadastro Positivo Quod surgiu como uma ferramenta alternativa para a análise de crédito dos consumidores e promove uma verificação mais equilibrada e completa. Além disso, uma vez que o registro é automático para todos os usuários, o consumidor não precisa se cadastrar para começar a incluir seu histórico de pagamentos no dia a dia.

Com um banco de dados amplo e serviço vantajoso para os compradores, vale a pena manter o seu Cadastro Positivo Quod, atualizando suas informações periodicamente.

Quer receber outros conteúdos como esse? Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro para ficar por dentro de todas as novidades!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.