Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

C6 Consignado: conheça a solução de empréstimo do C6 Bank

Saiba quem pode solicitar o empréstimo C6 consignado, quais são os critérios, se é seguro, além de outras informações importantes.

Design sem nome (1)
Mariana Vieira Estagiária de Empréstimos e Cartões de Crédito

C6 Consignado

O empréstimo consignado do banco C6 é destinado a aposentados, pensionistas do INSS, servidores públicos e pensionistas de órgãos federais.

  • Servidores Públicos
  • Aposentados e pensionistas do INSS
  • checkmark Não precisa ter uma conta no banco C6 para realizar a solicitação;
  • checkmark Contratação feita de forma totalmente online;
  • checkmark Não é necessário colocar nenhum bem como garantia;
  • checkmark As parcelas possuem valor fixo;
  • close Banco não informa as taxas de valores disponíveis para empréstimo;
  • close Banco não informa os valores permitidos para a solicitação;
  • close Banco não informa o custo efetivo total do empréstimo;
  • close Falta de transparência na divulgação de informações;

Juros mensais: A empresa não divulga taxa
CET: A empresa não divulga taxa
Observação: O CET inclui tarifas de contrato, por isso é maior que os juros mensais

Valores do empréstimo: Não divulgado
Prazo de pagamento: Não divulgado
Prazo de liberação: De 1 até 7 dias

Leia mais sobre C6 Consignado

O C6 consignado é uma linha de crédito voltada a aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos federais. Por meio dele, é possível conseguir taxas e condições de pagamentos personalizados, que podem se encaixar melhor em seu perfil financeiro.

A seguir, vamos explicar como funciona essa categoria de empréstimo, as taxas e condições aplicadas e quais os procedimentos que podem ser adotados para contar com os serviços da instituição. Quer saber mais? Então continue a leitura e confira!

Continua após a publicidade

O que é o C6 Consignado e como ele funciona?

O empréstimo C6 consignado é uma categoria de empréstimo destinada a aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos federais e não é necessário ter uma conta no banco para fazer a solicitação. A sua reputação no Reclame Aqui é considerada regular, com uma nota 6.0/10. Os principais índices da empresa são:

  • 95,5% das reclamações respondidas;
  • 35.6% dos clientes voltariam a fazer negócio;
  • 65.9% é o índice de solução das reclamações;
  • 4.82 é a nota dada pelos consumidores.

Essa modalidade funciona como um empréstimo pessoal convencional, no qual o uso do dinheiro não precisa ser justificado e não é necessário colocar nenhum bem como garantia para conseguir a aprovação. O modelo consignado tem como principal característica o desconto das parcelas do empréstimo diretamente da folha de pagamento do cliente. 

Assim, o banco sente mais segurança de que as parcelas serão pagas corretamente, conseguindo aplicar melhores condições de pagamento e taxas de juros mais baixas, quando comparadas a outras modalidades — como o empréstimo pessoal tradicional.

Essas condições também permitem que, mesmo com o nome negativado, o cliente tenha facilidade de aprovação, já que esse tipo de análise não é levado em consideração no modelo consignado.

Porém, para solicitar o crédito, existem alguns critérios que o cliente deve se encaixar para conseguir a aprovação. A principal delas, é que o valor das parcelas não pode ultrapassar o limite da margem consignável do beneficiário — que pode ser de até 35%. Além disso, são exigidos documentos simples para que a análise de crédito seja feita, sendo eles:

  • documento de identificação com foto (RG ou CNH);
  • CPF;
  • dados pessoais — endereço, data de nascimento, nome completo etc;

Caso a solicitação seja feita por meios digitais, será necessário apresentar também uma foto sua no modo selfie, para que seja possível fazer o aceite do pedido pelo WhatsApp da financeira. 

Continua após a publicidade

Quais são as taxas e condições do crédito?

O empréstimo consignado é uma categoria que permite que as taxas de juros sejam abaixo das que geralmente são aplicadas às outras modalidades de linhas de crédito. Da mesma forma, as condições de pagamento são mais flexíveis, com mais meses para pagar.

Os valores aplicados pelo C6 consignado e as opções de parcelamento vão depender da análise de perfil de cada cliente, que é feita de maneira personalizada.  Porém, a empresa deixa claro que segue as diretrizes do governo e informa que a taxa máxima de juros aplicada é de 2,14% para pensionistas e aposentados do INSS, e de 2,05% para servidores públicos federais.

Como solicitar o empréstimo consignado do C6 Bank?

Para solicitar um empréstimo C6 consignado, é necessário entrar em contato com uma das empresas correspondentes vinculadas ao banco. Esses correspondentes são empresas autorizadas para realizar operações em nome da instituição e cuidar de todas as etapas do empréstimo, desde a análise de crédito até a liberação dos valores solicitados.

Na lista fornecida pela C6, você pode escolher o correspondente mais próximo de sua região e entrar em contato para dar início ao processo de análise de crédito. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o banco C6 por meio de algum dos seus canais de comunicação. As principais opções são pelos números:

Continua após a publicidade

  • 3003-6206 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 770 6206 (demais regiões) — Central de Relacionamento, com funcionamento de segunda à sexta das 8h às 20h, e sábado das 10h às 16h;
  • 0800 770 6211: SAC, com funcionamento 24h.
  • (11) 2832 6266 — WhatsApp.

Também é possível entrar em contato por meio do e-mail faleconosco@c6consig.com.br, informando seu nome, CPF e número da solicitação.

Quem pode solicitar?

Podem solicitar o empréstimo C6 consignado servidores públicos federais, aposentados e pensionistas do INSS. E não é necessário ter algum vínculo com o banco para dar entrada no pedido de empréstimo. Além disso, quem está negativado também pode solicitar a análise de crédito, já que esse fator não é levado em consideração durante as análises. Portanto, mesmo com as pendências no nome, as chances de aprovação são grandes.

É importante destacar que, para conseguir o crédito, é necessário que você tenha uma margem consignável disponível, tendo em vista que as parcelas não podem ultrapassar o equivalente a 35% dos seus ganhos mensais. Se você já estourou esse limite, sua solicitação será recusada.

Como pagar as parcelas do empréstimo pelo C6?

As parcelas do empréstimo C6 consignado são descontadas diretamente da folha de pagamento do solicitante. Assim, não é necessário se preocupar com multas ou juros por atraso, já que os débitos são pagos de maneira antecipada.

Continua após a publicidade

Porém, caso o cliente queira antecipar alguma parcela, ele poderá solicitar um boleto referente aos meses que deseja adiantar e realizar o pagamento em alguma agência bancária, pelo internet banking ou aplicativo do banco de sua preferência.

Conclusão: vale a pena fazer o empréstimo no C6 Bank? O C6 Consignado é seguro?

Antes de definir se o empréstimo C6 consignado vale a pena, é necessário analisar se o serviço oferecido por ela se encaixa em suas necessidades. Por se tratar de um empréstimo consignado, as taxas de juros serão mais baixas que as aplicadas em outras modalidades e as condições de pagamento serão mais flexíveis. Caso você esteja na dúvida se os valores são justos, é interessante analisar outras opções para ter certeza.

Além disso, antes de contratar os serviços, procure fazer uma análise sobre a reputação da empresa no mercado e como é a sua forma de interação com os consumidores. Uma boa maneira de fazer isso, é por meio da plataforma Reclame Aqui, na qual os usuários postam suas reclamações e problemas com a empresa e ela interage com os consumidores em busca de uma solução.

Para garantir a segurança e confirmar a idoneidade da instituição, busque por seu registro no Banco Central e descubra se ela está atuando de maneira regular e dentro das diretrizes do país. Assim, você terá certeza que se trata de uma empresa séria e confiável, reduzindo as chances de sofrer com transtornos futuros ou cair em algum golpe.

Por fim, busque por experiências entre amigos e familiares ou outras pessoas do seu círculo que tenham utilizado os serviços do banco e questione sobre o nível de satisfação no relacionamento entre as partes.

O empréstimo do C6 consignado pode ser uma boa solução para quem se encaixa dentro das exigências da empresa e precisa de dinheiro com taxa de juros baixas e sem burocracia para contratação. Se você se interessou pela modalidade, entre em contato com o banco por um dos meios apresentados e faça a sua solicitação!

Perguntas frequentes

  1. O que é C6 consignado?

    O C6 consignado é uma modalidade de empréstimo voltada a aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos federais, que oferece taxas de juros mais baixas e condições mais flexíveis de pagamento, com desconto das parcelas diretamente na folha do cliente.

  2. Que banco é C6 Consignado SA?

    O banco C6 Consignado S.A é a empresa controladora do C6 Consig e que adquiriu o antigo banco Ficsa S.A, passando a oferecer a modalidade de empréstimo consignado.

  3. Como cancelar uma proposta de consignado no C6?

    Para realizar o cancelamento de sua proposta, é necessário entrar em contato com o banco por meio de um dos canais apresentados nos tópicos acima e fazer a solicitação.

Continua após a publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.