O que é buy and hold? Conheça essa estratégia de investimento!

Os investimentos buy and hold focam o longo prazo. Entenda se ela é a ideal para você!

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

Um dos maiores investidores de todos os tempos, Warren Buffett diz: “nosso período favorito de manutenção de uma ação é para sempre”. Achou exagerado? Talvez você desconheça a estratégia de investimento buy and hold.

Basicamente, a ideia é comprar uma ação e mantê-la o máximo possível na sua carteira. O que fazer se o preço cair? Segurá-la. E se valorizar? Continuar com ela.

Afinal, a tradução de buy and hold é justamente “comprar e segurar”. É assim, com paciência, que os resultados positivos devem aparecer — pelo menos, é o que diz a promessa. Porém, será que realmente vale a pena ser um holder? O que isso exatamente significa? Vamos desvendar essas perguntas a partir de agora.

O que é buy and hold?

Buy and hold é uma estratégia de investimentos em que você segura o ativo o máximo de tempo possível. O objetivo é lucrar no longo prazo.

Continua após a publicidade

Qualquer investidor pode aplicar esse método na sua carteira de investimentos, mas, geralmente, ele está mais associado a ações. De toda maneira, a tradução de buy and hold é exatamente o oposto da seguida pelos famosos traders. Enquanto os primeiros focam no longo prazo, os segundos preferem o curto prazo.

estrada com uma cidade ao fundo e na frente aparece uma placa amarela que pisca e na qual está escrito

Basicamente, o que o trader faz é definir um “alvo” de preço para o ativo, vendendo-o quando atinge esse ponto esperado. Apesar de ser possível fazer dinheiro dessa forma, os riscos são maiores. Primeiro, porque você pode se enganar na leitura e vender ou comprar a ação na hora errada. Assim, terá prejuízo.

Em segundo lugar, porque as operações realizadas duram poucos minutos ou horas (day trade) ou apenas alguns dias (swing trade). Portanto, não há tempo para haver compensação de perdas. Além disso, o mercado tende a ser um tanto irracional no curto prazo, podendo não realizar o movimento esperado pelo trader.

Enquanto isso, o holder compra somente ações de companhias que considera sustentáveis a partir da avaliação feita pela análise fundamentalista. Assim, o objetivo é ganhar com o crescimento da companhia depois de passar anos ou até mesmo décadas com o ativo na carteira.

Continua após a publicidade

O que NÃO é buy and hold?

A prática de largar e esquecer do investimento NÃO é buy and hold. Isso significa que, por mais que o foco seja o longo prazo, você sempre precisa acompanhar o que acontece no mercado.

Quer um exemplo claro? Muitos investidores investem na Vale como companhia mineradora. No entanto, os rompimentos de barragens levaram a perdas significativas, que nem sempre são compensadas pelo lucro obtido.

Portanto, mesmo quando o propósito é manter o ativo na carteira por bastante tempo, é importante saber o que acontece com a empresa. Para isso, você deve:

  • acompanhar as empresas e suas notícias;
  • ler os relatórios divulgados, especialmente aqueles disponibilizados no site de Relacionamento com Investidores (RI);
  • ficar de olho nos resultados trimestrais, para saber como está a empresa.

Essa é a melhor forma de mirar o seu objetivo e acertar o alvo.

No caso da Vale, o rompimento das barragens pode ser uma forma de perda dos fundamentos da empresa, ou seja, um motivo para vender as ações, parecido com a estratégia stop loss dos traders.

Continua após a publicidade

Quais as vantagens do buy and hold?

A estratégia do buy and hold é bastante adotada por investidores mais tradicionais. Perceba que isso não significa que eles têm perfil conservador. Na verdade, eles são arrojados, mas acreditam que o lucro será maior com o passar do tempo ou não têm tempo para o trade, que exige maior atenção e disponibilidade.

Não há estratégia mais certa ou mais errada, tudo vai depender do seu conhecimento e do quanto você quer dedicar à esse tipo de atividade. A resposta depende de você, mas é fato que existem vários benefícios ao optar pela estratégia buy and hold. Entre os principais, estão:

check markmenor chance de perda. O motivo é simples: se você investe a longo prazo, tem mais possibilidade de recuperar prejuízos causados por oscilações diárias;
check markpossibilidade de crescer junto com as empresas. Você pode aplicar seu dinheiro tanto em companhias consolidadas quanto em novos negócios. De toda forma, os resultados positivos da organização se tornam lucro para você;
check markapoio a projetos em que você acredita, ou seja, você pode montar uma carteira formada apenas por empresas que têm os mesmos valores que você;
check markmenos tempo dedicado para monitorar o mercado. Como o seu objetivo é manter o ativo na carteira por um longo período, o acompanhamento é feito apenas em algumas situações, em vez de ser a todo momento;
check markmenos taxas e impostos, já que são realizadas menos operações e há menos cobrança de corretagem e outros encargos.

Por outro lado, também tem uma desvantagem ao optar pelo buy and hold. É mais difícil aproveitar as oportunidades de curto prazo e lucrar com elas, além de, muitas vezes, precisar esperar anos por um resultado.

Por isso, é necessário acompanhar resultados e lucros para evitar imprevistos com empresas que não prosperam. Em algumas situações, inclusive, é preciso vender as ações antes do tempo esperado para evitar perdas.

Continua após a publicidade

Os maiores investidores buy and hold da história

Muita gente já fez fortuna com essa estratégia. Veja alguns exemplos a seguir!

Benjamin Graham

É o precursor do buy and hold e foi o mentor de Warren Buffet, que citamos no começo deste texto. Graham também escreveu o livro “O Investidor Inteligente” e é considerado o pai do Investimento em Valor.

Ao longo de sua vida, acumulou uma grande fortuna devido ao sucesso na bolsa de valores. Nascido em 1894, ele enfrentou a crise de 1929 e perdeu quase tudo. Foi aí que criou a estratégia de comprar ações com desconto sobre o valuation da empresa. Aos poucos, criou critérios para escolher os melhores ativos, sempre se baseando na análise fundamentalista.

foto em preto e branco de benjamin graham
Benjamin Graham foi um dos criadores da estratégia buy and hold.

Warren Buffett

Atualmente, é a maior referência de investidor holder. Ainda vivo, é CEO da empresa de investimentos Berkshire Hathaway, com uma fortuna acumulada de 87,1 bilhões de dólares, conforme dados de 2019.

Além de difundir a estratégia buy and hold, conseguiu bater os índices Dow Jones e S&P 500 durante várias décadas. Isso porque aplicou as ideias de gestão de risco e value investing.

Continua após a publicidade

É muito conhecido por suas frases espirituosas e por ser um dos melhores amigos de Bill Gates.

foto de warren buffett em posição pensativa
Warren Buffett é o principal investidor do mundo hoje.

Luiz Barsi

É o principal investidor pessoa física do Brasil. Desde o começo de sua trajetória, sempre aplicou o conceito de buy and hold.

Sua principal característica é ser simples e ter mantido a origem humilde. Com mais de 80 anos e uma fortuna acumulada de aproximadamente R$ 2 bilhões, ele continua usando o metrô de São Paulo via Bilhete Único.

Continua após a publicidade

Seu foco sempre foi a aposentadoria e a compra de ações de setores perenes. Ou seja, de segmentos que continuam comercializando produtos e serviços de forma constante, mesmo em períodos de crise.

foto de Luiz Barsi em frente ao painel da bolsa de valores
Luiz Barsi é o maior investidor pessoa física do Brasil e tem mais de R$ 2 bilhões.

Conclusão: vale a pena ser um investidor buy and hold?

Como você viu, a decisão realmente depende do que você deseja. A questão é que a estratégia buy and hold foi muito testada e aprovada ao longo do tempo. Com isso, mesmo que você opte pelo trade, pode valer a pena ter ações de longo prazo na sua carteira. Assim, pode compensar possíveis perdas.

Outro ponto positivo é a possibilidade de nem sempre observar o mercado, já que você deixa de se preocupar com pequenas oscilações. Isso traz mais segurança para quem tem pouco tempo para acompanhar as notícias.

Por fim, o histórico da bolsa de valores mostra que os resultados sempre se elevam a longo prazo, mesmo com as crises esporádicas. Portanto, tudo indica que você realmente vai ganhar se tiver paciência.

Agora, que tal tomar sua decisão? Com certeza, ao ser um investidor buy and hold, as chances de fazer um mau negócio são menores. É só aproveitar!

Sugestões de leitura:

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.