Na última segunda-feira, 28, a Vtex, plataforma especializada em lojas virtuais, recebeu um aporte avaliado em U$ 1,25 bilhões, tornando-se mais uma das startups unicórnios do país. Com isso, o Brasil passou a contar com 13 startups unicórnios, avaliadas em U$ 1 bilhão.
Essa é a segunda empresa que atinge esse patamar em 2020. O primeiro negócio a atingir esse patamar foi a Loft, empresa especializada no segmento de imóveis.
Continua após a publicidade
Nos últimos anos, investidores anjos estão buscando negócios com alto poder de escalabilidade de negócio para conseguir mudar a vida dos consumidores e inovarem os serviços dentro dos seus segmentos.
De acordo com a Distrito, empresa responsável por conectar negócios a investidores, o objetivo é que as empresas que recebem investimentos sejam mais independentes para tomar ações próprias.
O que são startups unicórnios?
As startups unicórnios são empresas com potencial de crescimento em larga escala, avaliadas em mais de US$ 1 bilhão.
Atualmente, o Brasil conta com grandes empresas de diferentes segmentos, incluindo fintechs, negócios alimentícios e serviços de logística.
O termo, que surgiu em 2013, foi desenvolvido para conseguir fazer uma separação de outras empresas de mesma característica para visualização mais facilitada do mercado e do público investidor.
Sobre a Vtex, novo unicórnio
Fundada em 2000 no Rio de Janeiro, a Vtex é uma plataforma de comércio colaborativo, que integra comércio digital, marketplace e recursos de gerenciamento de pedidos.
A empresa conseguiu crescer bastante durante a pandemia devido ao boom do e-commerce; segundo a Vtex, houve crescimento de 98%.
Marcas globais como Coca-Cola, AB InBev, Motorola, Sony, Walmart e Nestlé são algumas das clientes da empresa.
Empresas que se destacam no Brasil
O Brasil já conta com grandes startups unicórnios que foram responsáveis por reestruturar suas áreas de atuação.
Entre as mais conhecidas, podemos mencionar empresas com a Nubank e o iFood, líderes de mercado desde sua fundação.
Conheça abaixo algumas empresas brasileiras integrantes desta categoria de negócios:
Gostou do conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para se manter informado sobre todas as notícias sobre o mercado financeiro e o universo do empreendedorismo.
Continua após a Publicidade