Notícias

Boticário e Black Friday: empresa não usará mais a expressão em respeito “aos que sentem desconforto com o termo”

Lilian Calmon
Lilian Calmon
Homem em notebook escrito na tela Black Friday representando Boticário e Black Friday

Os termos Boticário e “Black Friday” não combinam mais. A empresa deixará de usar termo por possível relação com escravatura.

Os termos Boticário e Black Friday não combinam mais, anunciou o CEO do Grupo Boticário, Artur Grynbaum, na última terça-feira, 29. 

Segundo ele, a empresa vem pesquisando a possível origem da expressão Black Friday ao longo dos anos, mas não encontrou dados científicos que comprovem a ausência de relação com a questão da escravatura.

Continua após a publicidade

Assim, apesar do risco de perdas para o negócio, a temporada de descontos deste ano deve ser identificada pela marca como Beauty Week.

Com informações do O Globo.

Movimento surgiu nas equipes do grupo Boticário e ganhou força

Segundo o CEO do Grupo Boticário, o movimento para a troca do termo surgiu em suas próprias equipes e ganhou força.

“Então, respeitando os que sentem desconforto com o termo, decidimos parar de refletir e começar a agir. Precisamos de algo maior, e essa transformação deve começar por nós”, escreveu no LinkedIn. Ele também afirmou que “melhor do que esperar a perfeição é construir juntos aquilo em que acreditamos”.

Primeiro registro do termo e origem da expressão Black Friday

Nos EUA, o primeiro registro de uso do termo Black Friday é de 1869, seis anos após a abolição da escravidão no país. Já a origem da expressão como temporada de descontos data de 1951, o que seria uma ironia dos patrões quanto à falta de seus funcionários na sexta-feira seguinte ao Dia Ação de Graças (em inglês, Thanksgiving Day), celebrado em novembro.

Nos anos 1960, a Black Friday se popularizou entre os policiais da Filadélfia (EUA), que reclamavam do trânsito e do fluxo de pedestres fazendo compras na sexta-feira e no sábado seguintes ao feriado.

No Brasil, a Black Friday ocorre desde 2010. Como informado, o Grupo Boticário deve usar a expressão Beauty Week para sua temporada de descontos a partir deste ano.

Gostou deste post? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba notícias sobre Boticário e Black Friday em tempo real.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *