Notícias

Bolsas remanescentes do Prouni: inscrições começam na próxima terça-feira (15/9)

Lilian Calmon
close em mãos folheando livro em biblioteca representando vagas remanescentes do Prouni

WhatsappLinkedInTwitterFacebookO processo seletivo de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) começa na próxima […]

O processo seletivo de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) começa na próxima terça-feira, 15, e vai até 30 de setembro. O estudante interessado em uma das 90 mil vagas deve fazer sua inscrição gratuitamente no site.

As bolsas remanescentes são as que não foram ocupadas ao longo do processo seletivo regular por desistência do candidato pré-selecionado ou por falta de documentação, por exemplo.

Continua após a publicidade:

Com informações da Agência Brasil.

Bolsas remanescentes do Prouni: prazo será único

Dessa vez, o prazo de inscrição será único tanto para o candidato não matriculado na instituição de ensino superior do seu interesse quanto para aquele que já está matriculado nela.

O Prouni é o programa do governo federal que disponibiliza bolsas de estudos integrais e de 50%, sem incidência de juros, em instituições de ensino particulares de educação superior.

Para concorrer a uma bolsa integral, é preciso comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Já para a de 50%, a renda familiar bruta, por pessoa, deve ser de até 3 salários mínimos.

Quem pode se inscrever?

Para se inscrever às bolsas remanescentes, o candidato deve atender a, pelo menos, uma das condições abaixo: 

  • Ser professor da rede pública de ensino no efetivo exercício do magistério na educação básica, integrando o quadro permanente da instituição. Válido para concorrer a bolsas em cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica.
  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obtido, em uma mesma edição, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Também é preciso satisfazer a, pelo menos, um dos requisitos abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede particular na condição de bolsista integral da própria instituição.
  • Ser pessoa com deficiência. 
  • Ser professor da rede pública de ensino no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro permanente da instituição pública, e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

O candidato que já estiver matriculado em uma instituição privada de ensino superior pode se inscrever a uma bolsa remanescente do Prouni desde que seja para a mesma instituição e atenda as condições especificadas.

Caso não haja disponibilidade no curso em que ele já estiver matriculado, é possível se inscrever para outra bolsa em área semelhante nessa mesma instituição e, posteriormente, fazer a transferência de volta.

O site do Prouni conta com uma seção de Tira Dúvidas.

Se você quiser saber tudo sobre financiamento de faculdade, leia nosso post.

Gostou desta matéria? Então. assine a newsletter do iDinheiro para receber mais notícias sobre bolsas remanescentes do Prouni diretamente no seu e-mail.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *