Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.
Beneficiários de programas como Bolsa Família costumam ter um certo trabalho para sacar o benefício. Isso ocorre pois é necessário retirar os valores disponíveis para o beneficiário, todos os meses junto a Caixa Econômica Federal ou correspondente bancário.
No post de hoje iremos te explicar como proceder de modo que você receba o benefício diretamente na conta poupança e quais são as vantagens de adotar essa forma de recebimento do benefício.
Continua após a publicidade
Caixa Fácil
Com o intuito de melhor atender e facilitar os pagamentos, a Caixa Econômica colocou no mercado mais uma modalidade de Conta Poupança, a Poupança Fácil, que é mais simples e com limite de saldo e movimentação estipulado em R$ 3.000,00.
Nesse momento você pode está se perguntando qual é a vantagem que mudar a forma de pagamento, uma vez que já está habituado ao sistema atual. A principal vantagem é que ao abrir a poupança Caixa Fácil, automaticamente o benefício do Bolsa Família passa a ser pago por meio dela automaticamente.
Com isso, você passa a ter acesso ao internet banking da Caixa, além de receber um cartão magnético de débito, através do qual você pode realizar a movimentação como pagamentos, compras, transferências e outros, de maneira muito mais simples e sem precisar ir na agência para retirar seu dinheiro. Além disso, é mais seguro também e você evita perder tempo em filas.
A Poupança também não possuí taxas de abertura ou manutenção e seu dinheiro pode render juros através do sistema de poupança, que é considerada o investimento mais tradicional e seguro do mercado.
Regras da Poupança
A poupança é remunerada mensalmente, considerando os valores que completam o ciclo de 30 dias com o saldo na caderneta, em dois momentos distintos. Segundo o site da caixa, são eles:
- Remuneração básica, dada pela Taxa Referencial – TR, e
- Remuneração adicional, correspondente a:
- 0,5% ao mês, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%; ou
- 70% da meta da taxa Selic ao ano, proporcional ao mês, vigente na data de início do período de rendimento, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for igual ou inferior a 8,5%.
Como Abrir a Caixa Fácil e receber o benefício
Basta apresentar cópia e original do documento de identificação com foto e CPF em um correspondente Caixa, nas Lotéricas ou nas agências da instituição financeira. Caso você atenda aos requisitos necessários, sua poupança será aberta sem que haja um limite mínimo para a aplicação inicial, como ocorre nas poupanças tradicionais.
A seguir confira as condições para que você possa abrir a Poupança Caixa Fácil e facilitar seu dia a dia com o recebimento direto do benefício da Bolsa Família automaticamente após abrir a Poupança Caixa Fácil.
- Ter 18 anos ou mais;
- Para a abertura dessa modalidade de conta é necessário que você não seja titular de nenhuma outra poupança junto a Caixa Econômica Federal;
- Apresentar documentos como CPF e RG.
Atenção: apesar de não ter um depósito mínimo para abertura, contas com o saldo zero e sem movimentação em um período de 180 dias são automaticamente encerradas pelo banco.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que teremos o maior prazer em tentar te ajudar. Outra maneira de procurar respostas é acessando o site da Caixa Econômica ou procurando atendimento em um de seus correspondentes, agências caixa ou lotéricas.
Continua após a Publicidade
Tenho uma conta poupança da Caixa mas não é do poupança caixa fácil eu tenho essa poupança desde 2004 como eu faço pra eu receber o meu bolsa nessa poupança?
Olá, Jessicka. Nesse caso, você precisa entrar em contato com a Caixa para solicitar a mudança.
Meu cartão da poupança veio já com a numeração do bolsa família . Mas eu pedi para tira agora queria colocar de novo como faço?
Olá, Bruna. Entre em contato diretamente com a Caixa através dos números: 4004 0104 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0104 (Demais regiões).
Eu fiz uma poupança, e ñ sabia que vinha poupança social, eu guardei um dinheiro mas agora ñ consigo sacar porque diz que está fora do calendario, mas o dinheiro que tenho ñ é o da bolsa família, ñ sei o que faço agora.
Olá, Silvana. Nesse caso, você precisa entrar em contato diretamente com a Caixa para solicitar a liberação do dinheiro novamente.
Continua após a publicidade
Olá eu tenho um cartão caixa fácil meu bolsa e liberado nele só que mudaram minha conta pra conta poupança vou continuar recebendo no mesmo cartão ou vou der que fazer outro cartão?
Vai sim, Francislaine, não precisa se preocupar, pois seu cartão continua funcionando normalmente.