Boleto expresso: entenda o que é e veja se vale a pena usar

Entenda a diferença entre boleto expresso e o convencional, além de saber se ele é seguro para suas transações na internet.

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão

Você já ouviu falar em boleto expresso? Essa é uma forma de pagamento oferecida por alguns estabelecimentos e uma de suas principais características é a rapidez na aprovação.

Por isso, muita gente vem buscando essa alternativa, tanto para compras físicas quanto online. Ainda assim, é importante entender como ele funciona para ver se realmente vale a pena e, principalmente, se é seguro.

Continua após a publicidade

Para facilitar para você, criamos este post com as principais informações. Veja o que é boleto expresso, como gerar, pagar e cancelar, além das diferenças para os modelos convencionais.

O que é boleto expresso?

boleto expresso é uma evolução do modelo convencional e funciona de maneira similar, mas tem um prazo mais rápido para aprovação do pagamento.

Continua após a publicidade

Em vez de 2 a 5 dias úteis para a compensação bancária, a aprovação é feita em até 2 dias úteis. Assim, você consegue ter a sua compra em mãos com mais agilidade.

Nesse cenário, é importante diferenciar as datas de pagamento e de compensação. A primeira é aquela em que o comprador quita o valor do produto. Por sua vez, a data de compensação é aquela em que o pagamento do boleto expresso é recebido pela instituição financeira.

Sempre que uma compra é feita com o boleto, o lojista precisa esperar a compensação bancária. Depois que receber a aprovação, libera o produto para o cliente.

Porém, sempre que a compensação bancária demora, leva mais tempo para você ter a sua compra em mãos. Esse processo é mais rápido ao pagar com boleto expresso.

Continua após a publicidade

A depender da instituição financeira, a compensação é feita no mesmo dia do pagamento. Assim, é possível agilizar a entrega do produto.

Principais boletos expressos disponíveis no mercado

Já existem várias empresas que trabalham com esse serviço. Cada uma delas têm suas características. Por isso, vale a pena conhecê-las. Veja quais são as principais.

Boleto Express

O serviço Boleto Express é da PagBrasil, empresa de métodos de pagamento. A confirmação dos boletos pagos é feita até as 10h da manhã do próximo dia útil. Além disso, o processo de reembolso é facilitado.

Nesse caso, eles podem ser solicitados via API ou portal web. O recurso é transferido no mesmo dia para o vendedor. Assim, ele receberá o crédito na conta em até 24 horas.

Continua após a publicidade

Boleto Flash

É outro serviço da PagBrasil. A diferença é que o prazo de pagamento é feito em até 2 horas. Isso porque o Boleto Flash permite fazer pagamento com PIX. Assim, a confirmação é instantânea.

Caso o pagamento seja realizado via código de barras, o prazo é de menos de uma hora em dias úteis. O boleto expresso é gerado pela página de checkout do lojista, assim como acontece com outras formas de pagamento.

Uma vantagem é a tecnologia responsiva. Dessa forma, o pagamento pelo app do banco com a cópia da linha digitável do boleto pelo celular. Além disso, o código de barra pode ser visualizado ao girar o celular.

LevPay

A LevPay é uma plataforma de pagamento via boleto e depósito no caixa. A opção expressa é disponibilizada para os usuários do Razer Gold.

Continua após a publicidade

Esse é o crédito virtual usado para a compra de games e outros tipos de conteúdos. Com a parceria, os usuários sem conta bancária nem cartão de crédito têm a opção do boleto rápido. A aprovação leva até 30 minutos.

LatamGateway

Oferece o boleto expresso para a monetização de games e empresas digitais. A tecnologia é própria e permite aumentar a conversão de vendas. A aprovação do pagamento é feita em até 30 minutos.

Já pensou em ganhar dinheiro com jogos? Essa pode ser uma possibilidade.

Nuuvem

A Nuuvem oferece o sistema com um prazo de aprovação entre 30 minutos e 2 dias úteis. No entanto, a empresa destaca que a rapidez depende da instituição financeira.

Por isso, ela destaca que os bancos mais ágeis no processo são Itaú, Bradesco e Santander. Os outros podem levar até 2 dias úteis. É o caso de Nubank, Banco do Brasil, Mercado Pago, Banco Inter, PicPay e mais.

Continua após a publicidade

Como o boleto expresso funciona?

Além de saber o que é boleto expresso, é importante entender seu funcionamento. De modo geral, o processo é o mesmo do modelo tradicional. No entanto, com a agilidade da aprovação.

Essa alternativa pode ser utilizada tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Entre os benefícios verificados estão:

  • aprovações mais rápidas, em até 2 dias úteis;
  • possibilidade de receber a aprovação em finais de semana e feriados;
  • reembolso automatizado;
  • facilidade para emissão dos boletos, como já acontece no modelo tradicional;
  • maior segurança, já que a quantidade de dados fornecida é menor;
  • redução dos custos operacionais, porque as tarifas são mais baixas do que as do cartão de crédito;
  • facilidade de homologação, com eliminação dos arquivos de remessa e retorno.

Agora, a dúvida é: o boleto expresso é seguro? Em princípio, sim. Normalmente, as empresas utilizam várias tecnologias para garantir a segurança das transações.

Por outro lado, é preciso sempre ter atenção. Isso porque a empresa que viabiliza o sistema pode ter problemas de segurança.

Continua após a publicidade

Portanto, o ideal é sempre pesquisar antes de utilizar o serviço. Além disso, ao pesquisar na internet, é possível encontrar algumas reclamações em relação às empresas que viabilizam o boleto expresso.

Em alguns casos, os usuários destacaram que o prazo de aprovação deixou de ser respeitado. Ou seja, o processo demorou mais.

Como gerar um boleto expresso?

O boleto expresso é gerado da mesma maneira que o convencional. Portanto, a loja física ou virtual deve ter esse recurso disponível aos clientes.

A partir do momento que a opção é disponibilizada, o usuário pode emiti-lo. Para isso, basta escolher a opção na página de pagamentos, isto é, o checkout.

Continua após a publicidade

Normalmente, essa alternativa fica visível e é diferente da alternativa de boleto convencional. Por isso, basta ter atenção para escolher a correta.

Como pagar um boleto expresso?

O pagamento é feito da mesma forma que o boleto tradicional. Porém, tudo depende do que o sistema disponibiliza.

Normalmente, é possível quitar o valor via PIX. Essa é a forma mais rápida de obter a aprovação do boleto expresso. Aqui, o código pode ser copiado e colado. Você também tem a chance de escanear o QR code.

Ainda há a opção do código de barras. Nesse caso, a numeração é copiada e pode ser paga por:

Continua após a publicidade

  • caixa eletrônico;
  • aplicativo bancário para celular;
  • internet banking;
  • casas lotéricas;
  • supermercados e farmácias.

Como cancelar um boleto expresso?

Por ter uma aprovação mais rápida, é impossível cancelar boleto expresso. O que você pode fazer é deixar de pagá-lo.

Se isso acontecer, a compra não será confirmada. Portanto, a loja não disponibilizará o produto ou serviço comprado.

Ao mesmo tempo, não trará implicações negativas para você.  Ou seja, não terá seu nome incluído na lista de maus pagadores dos serviços de proteção ao crédito.

Apesar disso, existe o reembolso. Por isso, se você quiser reaver o dinheiro de volta por algum motivo, pode fazer essa solicitação.

Continua após a publicidade

Quais as diferenças entre boletos convencionais e expresso?

O boleto bancário tradicional é um dos meios de pagamento mais usados e reconhecidos pela população. Ele funciona como uma transferência ou pagamento em dinheiro.

No entanto, o prazo de compensação é maior. Ele varia conforme a instituição financeira e vai de 2 a 5 dias úteis.

Seu pagamento costuma ser feito pela digitação do número do código de barras ou sua leitura por app do banco e caixas eletrônicos. Além disso, não existe a possibilidade de reembolso.

Por sua vez, o boleto expresso tem a vantagem de funcionar da mesma maneira. Porém, com um prazo de aprovação mais rápido.

A confirmação de pagamento ocorre em minutos ou em até 2 dias úteis. Inclusive, em finais de semana e feriados. O boleto expresso ainda oferece a possibilidade de reembolso, como já destacamos.

Perguntas frequentes sobre boleto expresso

  1. Pagar um boleto expresso é seguro?

    A segurança do boleto expresso depende da empresa que disponibiliza o serviço. No entanto, seu sistema, em si, costuma proteger os dados para evitar vazamentos e outros problemas.

  2. Quais serviços usam mais frequentemente os boletos expressos?

    Qualquer estabelecimento físico ou virtual pode utilizar essa modalidade. No entanto, ela é mais encontrada em sites de jogos, streamings e outros serviços online. Assim, o usuário tem acesso a esses recursos, mesmo sem ter cartão de crédito ou conta bancária.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.