Notícias

Por meio do programa Black Founders Fund, Google investe em 6 startups brasileiras

Isabella Proença
Isabella Proença
empresário negro, representando black founders fund
O Google investiu em 6 startups brasileiras lideradas por negros por meio de seu programa de apoio a afroempreendedores, Black Founders Fund.

Nesta sexta-feira, 20, Dia da Consciência Negra, o Google anunciou investimento em mais 6 startups brasileiras lideradas por negros, por meio do Black Founders Fund.

O programa foi criado em setembro deste ano com o objetivo de apoiar negócios de afroempreendedores. O fundo é de R$ 5 milhões.

Continua após a publicidade

Além de lideradas, as empresas selecionadas também foram fundadas por negros e estão localizadas em 5 estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia.

Anteriormente, 3 outras organizações já haviam recebidos subsídios do fundo: Trazfavela, Afropolitan e Creators. 

As 6 companhias selecionadas recentemente, foram: Aoca, Game Lab, LegAut, Easyjur, WeUse, Treinus e Wellbe.

Continua após a publicidade

Confira mais informações, abaixo.

Google investe em startups lideradas por negros

Com a nova investida, o número total de startups apoiadas pelo Google chega a 9. A perspectiva é chegar à 30 aportes até o final de 2021. Ao todo, serão investidos R$ 5 milhões.

Segundo o diretor do Google for Startups na América Latina, André Barrence, essas empresas foram escolhidas especialmente por terem equipes qualificadas e estarem em mercados com um potencial de crescimento significativo.

“Pensamos também sobre o quanto o Google conseguirá ajudá-la para além do investimento financeiro. Afinal, estamos nos tornando aliados para o restante da jornada dessa startup”, explica.

O Google busca negócios que estão começando e oferece capital sem requerer compensação por parte da empresa.

Continua após a publicidade

Além do investimento, o Google também permite que os negócios façam parte dos programas de aceleração do Google for Startups e sejam acompanhados de perto por um executivo.

A longo prazo, a expectativa da empresa é que o ecossistema brasileiro se mobilize para mais ações que apoiem a diversidade.

“Estamos colocando o fundo de pé agora, mas a nossa intenção é que outras organizações se juntem a nós no futuro”, afirma.

De acordo com Barranco, o fundo quer estar em contato com o maior número possível de empreendedores do ecossistema nos próximos meses.

Continua após a publicidade

Organizações que tenham interesse em receber um aporte do Google podem se inscrever por meio do formulário do programa. 

Startups que receberam aporte do Black Founders Fund

A seguir, veja mais detalhes sobre as empresas selecionadas.

Aoca Game Lab

Fundada em 2016, a startup baiana desenvolve games independentes. Um dos jogos para PC da empresa é o Árida, que conta a história de uma garota que vive uma jornada de descoberta no sertão brasileiro do século XIX.

EasyJur

Criada em 2014, em Uberaba, interior de Minas Gerais, a startup EasyJur usa a inteligência artificial para monitorar os processos em que os clientes advogados estão envolvidos automaticamente.

LegAut

A LegAut é uma plataforma que busca, analisa e organiza todas as documentações de transações imobiliárias. Ela foi fundada em 2018, no Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

Treinus

Especializada em gestão esportiva para treinadores, academias e estúdios, a startup mineira foi fundada em 2011 e os serviços impactam mais de 2 mil treinadores e 110 mil atletas em todo país.

Wellbe

Criada em 2017, a Welbe tem como objetivo reduzir os custos da saúde corporativa, oferecendo indicadores para auxiliar na gestão.

WeUse

Basicamente, o WeUse é um guarda-roupa virtual de consumo compartilhado. A empresa, criada na periferia de São Paulo, no ano de 2017, oferece um serviço de assinatura de peças de roupas usadas.

Assine a newsletter do iDinheiro e receba nossas publicações diárias em tempo real no seu e-mail.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *