Biva empréstimo vale a pena? Veja como funciona!

Precisa de dinheiro para sua empresa? A Biva empréstimo pode ajudar. Entenda como funciona e decida se vale a pena!

Fabiola Thibes
Fabíola Thibes

Biva empréstimo vale a pena? Veja como funciona!

O Brasil registrou 601 pedidos de recuperação judicial no primeiro semestre de 2020. Com isso, a contratação de linhas de crédito se torna uma alternativa viável, como é o caso das opções é a Biva empréstimo.

A empresa oferece contratação online e descomplicada. Mas é preciso ir além para saber se essa é realmente a melhor opção para suas necessidades e momento financeiro, concorda?

Continua após a publicidade

Por isso, explicamos melhor como a empresa funciona. Assim, você pode tomar a decisão certa para sair do vermelho. Veja!

O que é a Biva empréstimo?

Biva empréstimo é uma empresa diferenciada, que facilita os processos de créditos coletivos. Por isso, oferece uma plataforma digital no modelo peer-to-peer (P2P).

Continua após a publicidade

Mas, o que é Peer-to-peer (P2P) da Biva Empréstimo?

Essa é uma modalidade de empréstimo voltada para pessoas jurídicas. As empresas que trabalham com ela oferecem taxas de juros mais baixas.

Isso porque funcionam como correspondentes bancários. Por isso, a Biva empréstimo apenas conecta os endividados a investidores que fazem o financiamento por meio de cotas.

Na prática, a empresa é correspondente da financeira Socinal SA. Toda a negociação é feita pela internet, por meio da plataforma disponibilizada.

Quais serviços são oferecidos?

O serviço oferecido pela Biva é o empréstimo coletivo. Ele é exclusivo para pessoas jurídicas, ou seja, empresas.

Continua após a publicidade

Dessa maneira, a solicitação do empréstimo da Biva pode ser feita por:

  • profissionais liberais;
  • micro, pequenos e médios negócios.

O valor contratado pode ser utilizado para ampliação do negócio, por exemplo, ou na renegociação de dívidas ativa e aumento de capital de giro. Ele vai de R$ 3 mil a R$ 800 mil.

O pedido de crédito passa por uma análise prévia antes de ser encaminhada aos investidores cadastrados na plataforma, por isso a resposta chega em até 14 dias.

Todavia, caso receba a aprovação nesse prazo, é necessário enviar os documentos solicitados para uma análise de crédito mais aprofundada.

Na sequência, se a solicitação receber a negativa, aí sim ela será descontinuada. Entretanto, você pode fazer novos pedidos de empréstimo na Biva após alguns dias.

Continua após a publicidade

Quais são as taxas envolvidas?

O empréstimo na Biva pode ser solicitado com Custo Efetivo Total (CET) entre 2,1% e 6,8% ao mês. E o parcelamento do pagamento chega a 24 parcelas.

No CET, já está incluída a taxa de juros. Explicando: esse segundo é apenas um fator cobrado nos empréstimos solicitados ao mercado. Ainda podem incidir outros itens, como taxa de administração.

Todas elas são agregadas e compõem o CET. Por isso, antes de fechar qualquer negócio, é importante avaliá-lo. Assim, você sabe exatamente quanto vai pagar.

Quais são os pontos positivos?

A Biva empréstimo não é uma instituição financeira, mas sim um correspondente bancário. E, acredite ou não, isso aumenta a confiabilidade.

Continua após a publicidade

O principal motivo é a parceria com os investidores, que podem encontrar um bom negócio e obter um rendimento. Para a empresa, é a oportunidade de conseguir o crédito necessário.

Outro fator importante para a segurança é a análise de crédito criteriosa. Ainda é necessário destacar a taxa de juros reduzida, também derivada do modelo de negócio P2P.

E os pontos negativos?

Apesar de prometer ausência de burocracia, o processo de solicitação de empréstimo na Biva não é bem assim. Existem duas análises de crédito, uma prévia e outra detalhada.

Isso tende a aumentar a burocracia. Outro ponto negativo é oferecer crédito somente para empresas, nunca para pessoas físicas.

Continua após a publicidade

Isso restringe muito o acesso. Além disso, o site ainda deixa em dúvidas se a solicitação pode ser feita por Microempreendedores Individuais (MEIs).

Como esses profissionais têm CNPJ, o pedido poderia ser acatado. Por outro lado, eles não se enquadram em nenhuma das categorias informadas pela Biva empréstimo.

Por fim, o site traz poucas informações. Isso pode ser considerado um ponto negativo já que passa uma imagem de falta de transparência e clareza.

Qual é a reputação da empresa no Reclame Aqui?

Continua após a publicidade

A Biva empréstimo tem um perfil no Reclame Aqui. A nota é ruim no período entre maio e outubro de 2020 e a empresa não é recomendada na avaliação geral, entre 2017 e 2020.

No intervalo de tempo maior, a nota é 4,7. Outros índices são:

  • reclamações respondidas: 95%;
  • voltariam a fazer negócio: 28,3%;
  • índice de solução: 44,1%;
  • nota do consumidor: 3,17.

Em relação ao período menor, a nota é 5,1. A nota, um pouco melhor, também se reflete nos outros indicadores:

  • reclamações respondidas: 100%;
  • voltariam a fazer negócio: 33,3%;
  • índice de solução: 46,7%;
  • nota do consumidor: 3,33.

Ao verificar alguns dos comentários, percebe-se que as reclamações vêm de clientes e investidores. Por isso, é preciso ter atenção antes de fechar negócio.

Quais cuidados devo ter antes de contratar um empréstimo?

Em qualquer tipo de operação financeira, é preciso atentar a alguns aspectos.  Aliás, quando a contratação do empréstimo é feita pela internet, os cuidados precisam ser maiores.

Muitos golpes rolam na internet e exigem atenção. Um exemplo são os golpes no PIX. A tecnologia mal começou a ser implementada e vários domínios falsos já foram identificados.

Continua após a publicidade

Ainda é preciso levar em conta seu controle financeiro pessoal. Por isso, as dicas para agir certo na hora de contratar um empréstimo são:

Planeje-se

Antes de contratar qualquer linha de crédito, lembre-se de que ela é uma dívida. Por isso, você terá que pagar as parcelas por vários meses.

Essa dica é fundamental tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Vale a pena fazer um bom fluxo de caixa para saber quanto você tem para receber e pagar hoje, e como essa relação será nos pagamentos seguintes.

Continua após a publicidade

Ainda considere a possibilidade de eliminar ou reduzir alguns valores. Dessa forma, foque aquilo que é prioridade e deixe o restante para depois.

Confira o CET

Em qualquer operação, é preciso ter atenção às taxas cobradas. Avalie sempre o CET antes de assinar o contrato, ainda mais no caso da Biva, em que cada operação é personalizada.

Além disso, tenha atenção aos valores muito abaixo daqueles praticados no mercado e leia sempre o contrato para evitar tentativas de golpes. Assim, você evita surpresas, que podem impactar seu orçamento.

Conclusão sobre a Biva Empréstimo

Se você pensa em fazer um empréstimo na Biva, saiba que pode ser um bom negócio. Por ser uma empresa que trabalha com o modelo P2P, é possível conseguir crédito com taxas mais atrativas.

Por outro lado, há muitas reclamações no perfil do Reclame Aqui e poucas informações no site. Isso chama a atenção, já que indica possíveis imprevistos depois de fechar negócio.

Continua após a publicidade

Em resumo, a dica é: se você quiser fazer um empréstimo pela Biva, faça a sua solicitação. No entanto, leia os detalhes, tire todas as dúvidas e só assine o contrato depois de ter certeza que suas características estão alinhadas com as suas necessidades.

Com isso, você não deverá ter problemas. Assim, decidir se a Biva empréstimo vale para você depende das suas condições e dos seus cuidados. De toda forma, é interessante considerar essa alternativa.

Quer ver mais dicas financeiras úteis para sua empresa ou finanças pessoais? Assine a newsletter do iDinheiro e receba as informações no seu e-mail!

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.