Binance é confiável? Vale a pena investir?

Entenda se a Binance é confiável e segura e conheça melhor o serviço antes de contratar.

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

É comum que interessados em investir no mercado de criptomoedas analisem alguns nomes mais populares de corretoras específicas, e muitos podem se perguntar se a Binance é confiável. Afinal, a plataforma é a mais consolidada no mercado, atualmente, e chama a atenção por seu catálogo de produtos e influência no setor.

No entanto, usuários iniciantes ou que não conhecem os recursos da instituição podem ter dúvidas quanto à sua credibilidade, e se ela realmente oferece as ferramentas adequadas para atender à sua demanda.

Continua após a publicidade

Nesse caso, vale a pena conferir mais detalhes sobre a plataforma e o que ela tem a oferecer, para contratar seus serviços com mais confiança e ter uma experiência positiva com investimentos nesse setor.

Pensando nisso, nós preparamos um guia especial sobre a corretora Binance, com tudo que você precisa saber antes de utilizar a plataforma para investir em criptomoedas.

Continua após a publicidade

O que é a Binance?

A Binance é uma corretora de criptomoedas, também conhecida como exchange, com foco nas chamadas altcoins, as moedas digitais mais populares e valorizadas do momento.

logo

Binance Brasil

Fundada em 2017, a plataforma oferece mais de 100 pares de troca com criptomoedas distintas, sendo a líder global em termos de catálogo, e também de atuação. No momento, a empresa possui clientes em mais de 190 países e regiões, o que a torna o nome mais consolidado no mercado de investimentos de criptomoedas.

Além disso, o serviço também ganhou notoriedade por conta de algumas características, como o desenvolvimento do seu próprio token nativo, o Binance Coin, com benefícios e custos reduzidos para os usuários.

Seus serviços podem ser acessados pela plataforma desktop e também pelo aplicativo, ampliando o acesso dos clientes às suas ferramentas no dia a dia.

Continua após a publicidade

Ainda, também apresenta seu próprio ecossistema blockchain, o que aumenta sua segurança e traz tecnologias inovadoras para o usuário, além de ajudar a determinar, também, se a Binance é confiável.

Inicialmente, a sua base estava localizada na China, país de origem do desenvolvedor principal do serviço, Changpeng Zhao. Ele já possuía experiência com exchanges, por ter trabalhado em outras empresas do ramo antes de desenvolver sua própria plataforma.

No entanto, o governo chinês começou a apresentar burocracias e proibições em relação ao comércio de criptomoedas, o que levou a Binance a transferir seus servidores para o Japão. Assim, em 2018, estabeleceu um escritório em Taiwan e mudou sua base para Malta, onde está localizada atualmente.

Entretanto, a exchange possui bases e escritórios em todo o mundo, atualmente fisicamente em mais de 40 países. Virtualmente, possui servidores globais que atraem usuários de todos os países.

Continua após a publicidade

A Binance é confiável e segura?

Mesmo após conhecer mais sobre a história da plataforma, muitos investidores ainda questionam se a Binance é confiável e segura.

Isso porque o mercado de criptoativos já apresenta um estabilidade menor, em relação a outros produtos, e a aplicação de recursos nesses ativos exige uma corretora qualificada que aumente a segurança do usuário.

Dessa forma, é importante definir se a Binance é confiável antes de tomar uma decisão definitiva, e existem alguns pontos de análise que podem ajudar nessa avaliação.

Autenticação de dois fatores

Um dos grandes diferenciais da plataforma, e que ajudam a definir se a Binance é confiável, é a sua autenticação de dois fatores (2FA).

Continua após a publicidade

Essa tecnologia passou a ser empregada por diversos aplicativos e sites, como forma de ampliar a segurança do usuário ao acessar seus dados. Por isso, a Binance também adotou esse sistema, que consiste na exigência de dois ou mais fatores para entrar na conta cadastrada e realizar transações dentro da própria plataforma.

A princípio, o primeiro fator é a senha pessoal, registrada no momento da abertura da conta. Geralmente, esta senha também possui padrões e exigências para se tornar mais difícil de adivinhar.

Em seguida, o sistema solicita uma segunda autenticação, que pode ser feita de diferentes maneiras, sendo as principais:

  • envio de SMS para o celular do cliente;
  • ligação com informação de código;
  • envio de token por SMS;
  • envio de token por e-mail;
  • código de verificação por e-mail.

Dessa forma, se torna mais difícil que terceiros acessem a conta dos usuários, e, mesmo que exista o roubo de dados, o uso de plataformas distintas, como o smartphone ou o endereço de e-mail pessoal, também dificulta o acesso completo.

Continua após a publicidade

Fundo de créditos

Outro fator que pode ajudar o usuário a determinar se a Binance é confiável é o seu fundo de seguro de emergência, conhecido pela sigla SAFU, ou Fundo de Ativos Seguros para os Usuários, em português.

A reserva foi iniciada em 2018, e aloca cerca de 10% de todas as receitas e taxas de negociação dentro do fundo, para garantir que os clientes tenham um respaldo financeiro no caso de problemas com a corretora, como falência.

No mercado de criptomoedas, essa margem de segurança é fundamental, principalmente por se tratar de um mercado mais instável. Além disso, a existência desse fundo também garante que os usuários considerem que a Binance é confiável.

Em 2019, a corretora enfrentou um ataque de hackers que roubou cerca de 7 mil criptomoedas. No entanto, a violação de segurança foi devidamente contida, e a empresa reforçou que nenhum cliente foi prejudicado, justamente pela existência dessa reserva.

Continua após a publicidade

A termos de comparação, o SAFU da Binance opera de maneira semelhante ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC) no Brasil.

Tecnologias

Por fim, outro ponto que auxilia o usuário a determinar se a Binance é confiável e segura são as tecnologias envolvidas na plataforma.

De acordo com o relatório CryptoCompare Exchange Benchmark 2020, a Binance é uma exchange de grau A de segurança. Ela está entre as 20 principais bolsas de criptoativos, em termos de proteção aos usuários, marcando o total de 67,91 pontos. 

Além disso, também possui diversas tecnologias que auxiliam no controle de riscos, como:

  • inteligência artificial (IA) com reconhecimento facial;
  • análise de big data;
  • investigações forenses cibernéticas para identificar atividades irregulares.

E, claro, a corretora também investiu na tecnologia blockchain, que possibilita a atuação no mercado de criptomoedas, realizando minerações e transações de compra e venda.

Continua após a publicidade

Reclame Aqui

Além de considerar fatores técnicos, os investidores que procuram saber se a Binance é confiável também podem analisar os depoimentos de outros usuários. Dessa forma, é possível conhecer a opinião popular e a reputação da exchange no mercado, além de conferir possíveis reclamações que podem indicar um serviço menos seguro.

No Reclame Aqui, principal plataforma de avaliação e depoimentos no Brasil, a nota da Binance Brasil, filial nacional que opera no País, é de 7.7, considerada boa.

Além disso, também apresenta outros índices positivos, como:

  • 100% das reclamações respondidas;
  • 77,3% de soluções encontradas;
  • 73% dos clientes afirmaram que voltariam a fazer negócio no futuro.

Parte das reclamações mais recentes feitas pelos usuários indicam dificuldades de mexer na plataforma, instabilidade na verificação da conta e problemas técnicos.

Dessa forma, o investidor pode garantir, com maior certeza, que a Binance é confiável e traz um serviço seguro para os clientes.

Continua após a publicidade

Criptomoedas disponíveis

A Binance tem um dos maiores portfólios do mercado de criptomoedas, o que permite que os usuários negociem centenas de ativos digitais diferentes.

Inclusive, sete partes de troca utilizam o real brasileiro como moeda de cotação, sendo:

  • BNB/BRL;
  • BTC/BRL;
  • ETH/BRL;
  • XRP/BRL;
  • BUSD/BRL;
  • LINK/BRL;
  • USDT/BRL.

Além disso, também oferece as principais moedas digitais, como Bitcoin, Ethereum e sua própria moeda, a Binance Coin.

Em seu catálogo, também inclui um leque de altcoins menos conhecidos, mas que também estão disponíveis para os usuários explorarem.

Recentemente, a corretora também passou a atuar no setor de negociação de ações tokenizadas. O primeiro ativo disponibilizado foram os tokens Tesla, permitindo que seus clientes passassem a adquirir ações da empresa por meios digitais.

Continua após a publicidade

Atualmente, a exchange considera ampliar sua atuação nesses segmentos secundários, mas continua consolidada como um dos maiores nomes no mercado de investimentos em criptomoedas.

Taxas e custos da corretora Binance

Para definir se a Binance é confiável, também vale a pena conhecer suas taxas e custos.

Embora a exchange seja conhecida por seu custo-benefício e baixas tarifas de transação, existem alguns valores que o investidor precisa conhecer. Veja mais detalhes sobre os principais custos que podem influenciar no serviço:

Abertura de contaGratuito
MensalidadeGratuito
DepósitosGratuito
SaquesTaxas de rede, sendo 0,5% na moeda brasileira
Taxa de trading0,1%
Outras taxasConsulte a tabela

Vantagens e desvantagens de investir com a Binance

Finalmente, para definir se a Binance é confiável de fato, o investidor também pode analisar seus pontos positivos e negativos. Dessa forma, é possível conhecer melhor sobre os serviços e ferramentas da plataforma, além de definir se eles atendem às suas necessidades.

Continua após a publicidade

Por isso, veja mais detalhes sobre as principais vantagens e desvantagens dessa exchange.

Vantagens da Binance

  • custo-benefício: poucas taxas, com valores abaixo da média do mercado, o que torna o serviço mais acessível para o investidor;
  • grande variedade de criptomoedas e pares comerciais: ajudou a consolidar a plataforma no mercado;
  • tecnologia utilizada pela corretora: inclusive em termos de segurança digital para o usuário, reforça que a Binance é confiável, aumentando sua credibilidade;
  • análise e apoio completo ao cliente: equipes que atendem em mais de 40 idiomas, inclusive em português;
  • desenvolvimento de moeda própria e um ecossistema completo.

De forma geral, o investidor pode considerar que a Binance é uma plataforma qualificada e certificada para atuar no mercado de criptomoedas, e as facilidades que ela traz para o usuário a destacam positivamente.

Desvantagens da Binance

Por outro lado, embora o investidor determine que a Binance é confiável e segura, existem alguns pontos de atenção que são importantes na análise do usuário.

No momento, a principal desvantagem que o cliente pode enfrentar é a interface um pouco mais complexa da exchange.

Apesar de ter um site e aplicativos funcionais e interativos, com inúmeras ferramentas disponíveis para o usuário, iniciantes podem ter dificuldade de utilizar os recursos, por conta da interface carregada.

Continua após a publicidade

Dessa forma, é necessário ter atenção neste ponto, especialmente novos clientes, que estão começando a usar a plataforma.

Além disso, embora tenha uma equipe de suporte, usuários que nunca operaram com criptomoedas também podem encontrar dificuldades em realizar as operações, sendo necessário ter certa experiência prévia para aproveitar a exchange integralmente.

Como abrir uma conta na exchange?

Finalmente, investidores que decidiram que a Binance é confiável e desejam abrir uma conta podem fazer o cadastro em apenas alguns minutos, diretamente pelo site da exchange.

Basta informar um e-mail válido e um número de telefone para confirmação, além de registrar a senha de login, que permitirá o acesso posterior para complementar o perfil e realizar as transações.

Continua após a publicidade

Em um primeiro momento, o cadastro irá exigir um processo de verificação em várias etapas, justamente para aumentar a segurança do cliente. Em seguida, também será preciso informar alguns códigos, para confirmar que os endereços de contato informados estão ativos.

No entanto, a boa notícia é que o sistema aceita diferentes tokens de autenticação, como SMS por celular, ou login no e-mail.

Posteriormente, o cliente poderá finalizar seu perfil da maneira que preferir, mas essa não é uma exigência do cadastro inicial, o que reduz a burocracia enfrentada pelos usuários.

No entanto, caso o investidor deseje ampliar as ferramentas disponíveis, deverá anexar comprovantes dos seus documentos de identidade. Essa operação não é obrigatória, mas aumenta o limite de saques e depósitos.

Continua após a publicidade

A análise dos documentos pode levar até uma semana, dependendo do volume de cadastros. Contudo, após a verificação e confirmação da Binance, o investidor já poderá adicionar fundos ou criptomoedas à sua conta.

Como depositar recursos na Binance 

O depósito de recursos também é garantido por uma série de certificados e operações criptografadas, para que o cliente confirme que a Binance é confiável e segura.

É possível optar pelo depósito por transferência bancária, Pix ou cartão de crédito.

Qualquer operação solicita uma autenticação de dois fatores, além de exigir o CPF, e-mail e número de telefone do usuário, para confirmar sua identidade antes de autorizar a transação. No entanto, o procedimento é simples, e existe uma página exclusiva para depósito de recursos na plataforma da Binance.

Depois de confirmar a quantia e os dados necessários, a operação com moeda real será finalizada pelo sistema da exchange, já disponível na conta da corretora ou na conta corrente onde foi enviado o saque.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que o depósito ou saque de recursos deve ser feito entre contas com a mesma titularidade, para aumentar a segurança e reduzir as chances de fraudes e roubos.

Vale a pena investir na Binance?

A Binance é um dos principais nomes entre as plataformas de investimento em criptomoedas, e certamente vale a pena conhecer mais sobre os seus serviços.

Embora existam algumas opções no mercado, muitos investidores acabam optando por uma alternativa mais consolidada, com credibilidade para garantir a segurança do cliente em transações com criptos.

No entanto, é importante entender como a plataforma funciona antes de se cadastrar ou transferir recursos, para ter a certeza de que as ferramentas são adequadas para o seu perfil.

Continua após a publicidade

A Binance possui um amplo catálogo de criptos, sistema próprio completo e tecnologias de ponta que asseguram as operações.

Além disso, seu fundo de seguro de emergência e os reforços na segurança de logins também são pontos positivos na avaliação da exchange.

Por outro lado, investidores menos experientes devem se atentar para as possíveis dificuldades no uso da plataforma, que apresenta uma interface um pouco menos amigável para iniciantes.

No entanto, em termos de serviço, a exchange é uma opção considerável, sendo a atual líder do segmento.

Por fim, também vale a pena destacar que a Binance é confiável, em termos técnicos, legais e também na opinião de outros usuários. Assim, mesmo que o investidor de criptomoedas não se identifique com os recursos da corretora, é possível garantir que seus serviços são seguros, e asseguram toda a proteção para o cliente, sua conta e o seu patrimônio.

Sugestões de leitura do iDinheiro:

Continua após a Publicidade

2 comentários

  1. João Felipe

    Sobre o reclame aqui é mentira o que vocês colocaram aí. A binance não é indicada e não respondeu NENHUMA reclamação, das 1020 que tem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.