Conta Corrente

O banco pode tirar dinheiro de uma conta sem autorização?

Flávio Mariano
O banco pode tirar dinheiro de uma conta sem autorização?

Será que o banco pode descontar dívidas de sua conta corrente? Entenda de maneira simples o que pode ser tirado pelo banco e quando o banco é autorizado a sacar de sua conta para quitar dívidas.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

A maior parte das pessoas tem seus cartões de crédito, financiamentos e empréstimos ligados aos bancos em que possuem contas bancárias. Com isso, é comum que os clientes fiquem devendo quantias ao próprio banco, mas que continuem com o saldo positivo em sua conta. Assim, os bancos acabam retirando quantias como forma de pagamento de dívidas. A questão é: o banco pode descontar de uma conta sem autorização? Para responder essas perguntas, é necessário analisar caso a caso, para ter certeza do que pode ser feito.

As principais situações em que o banco retira fundos da conta de um cliente foram listadas e você pode conferir abaixo se se enquadra em uma delas.

Continua após a publicidade:

Em caso de dívidas

A única maneira de debitar o valor de dívidas diretamente da conta de um cliente de um banco, seja por estar devendo o cheque especial, cartão de crédito ou empréstimo, é se a pessoa fizer uma autorização por escrito. Esse tipo de cobrança sem aviso prévio e a respectiva autorização só pode acontecer se houver um contrato entre o banco e o correntista. O procedimento não pode ser feito automaticamente, sem o conhecimento do titular da conta.

É claro que muitos dos serviços prestados já constam com uma cláusula semelhante em seus contratos, por isso é muito importante ler tudo que é declarado nos contratos de prestação do serviço bancário antes de assinar. Isso inclui os débitos automáticos.

O único motivo para cobrar dívidas dessa maneira é por meio de um empréstimo consignado, em que já fica previamente combinado por meio de um contrato que as parcelas serão pagas por meio de débito automático. Ainda assim, existe um limite a ser descontado conforme o contrato.

conta no vermelho
A única maneira de tirar dinheiro de sua conta é com prévia autorização

Em caso de conta salário

Muitas vezes as parcelas de uma dívida ficam atrasadas porque o consumidor precisa esperar até o seu próximo salário cair pra pagá-las, pois não tem condições de quitar os pagamentos antes do vencimento porque não coincidem com esse pagamento. Há casos em que o banco desconta o valor diretamente da conta salário no dia do pagamento do cliente, mas essa prática é ilegal.

Apesar de saber o dia certo em que o cliente irá receber a quantia mensalmente, o banco não pode tomar a decisão de que aquele valor será destinado para pagar as dívidas. Isso acontece porque é por meio do salário que o cidadão sustenta a si mesmo e a sua família. Retirar a quantia da conta salário é crime sem autorização prévia é crime. Novamente, a exceção é se há um empréstimo consignado vinculado ao salário ou benefício do trabalhador.

Em caso de enganos

É extremamente comum cometer erros durante a tentativa de fazer um depósito ou transferência bancária, pois é preciso ficar atento a todos os detalhes. Um número ou letra errados podem fazer com que o procedimento falhe ou que o dinheiro vá parar na conta de outra pessoa. Os envolvidos devem entrar em contato com o banco para fazer a solicitação de estorno e o dinheiro só deve ser debitado da conta do beneficiado se ele autorizar. Caso contrário, é necessário provar o erro e entrar com uma ação na justiça para recebê-lo de volta.

Se essa pessoa beneficiada, for você, tome cuidado. Se apropriar de um crédito indevido feito em sua conta é crime. Mesmo que o erro não tenha sido seu, o que acontece na maioria das vezes, é de sua responsabilidade avisar o banco sobre o fato. Falamos sobre o assunto em outra oportunidade aqui no Conta em Banco.

Em resumo, o banco não tem autorização de debitar qualquer valor de sua conta sem a autorização expressa por meio de um contrato, assinado por ambas as partes. Tudo deve ser registrado por escrito. No caso de dívidas, é comum que o consumidor tente renegociar os valores e acabe conseguindo. Portanto, tente essa alternativa! Se o banco insistir em retirar, os órgãos responsáveis a serem procurados são o Banco Central e o Procon.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

558 resposta em “O banco pode tirar dinheiro de uma conta sem autorização?

    1. Depende, Manoel. Cada pessoa utiliza os serviços bancários de uma forma e dizer se vale ou não a pena ter mais de uma conta é algo pessoal.

      1. Olá Flávio gostaria de tirar uma dúvida, estou devendo um empréstimo no banco do Brasil no valor de 2500 reais, o débito desse valor seria em débito automático em conta corrente, irá ser depositado um valor de dez mil reais em minha poupança gostaria de saber se o banco pode descontar, e poupança Poupex?

        1. Se é débito automático e se sua poupança tiver resgate automático (como normalmente é), deve acontecer.

          1. Fiz um empréstimo no Banco Panamericano e agora minha empresa pagará meu salário pelo banco Caixa o banco Caixa pode refazer a cobrança através da minha conta de conta corrente

    2. bom dia amigo sou cliente da caixa eu recebia meu salario na caixa mais faz muito tempo que fiz portabilidade para o itau , fui demitido e a empresa fez o pagamento na caixa economica fui receber e desccontaram 400 reais da minha conta sendo que ja existia a portabilidade a gerente falou que ao posso resgatar o dinheiro

      1. Você tinha consignado na Caixa?
        Em caso de demissão, parte do acerto normalmente é retido para quitar o empréstimo conforme contrato.

  1. Boa tarde,temho conta na caixa e hoje dia 07/12/16 fui tirar um extrato e estava um débito autorizado,porem eu não assinei como tbm não autorizei ninguém a fazer esse tipo de transação…a pergunta é…o que posso fazer para reaver esse valor de volta na minha conta…

      1. Por favor me tire uma duvida. Eu eatou devendo ao banco do brasil. Meu PASEP FOI DEPOSITADO E banco recolheu . Isso é correto.

        1. Depende, você autorizou que o banco utilizasse o saldo da conta para quitar débitos?
          Esta é uma cláusula comum em contratos de conta corrente.

    1. Olá Adriano, bom dia!

      O meu caso é parecido com o seu. Você conseguiu rever a importância ou teve que entrar com uma ação contra o banco para conseguir?

  2. Tenho uma pendência com o cartão mais e o Walmart gostaria de saber se eles podem mexer na minha conta corrente que é do Itaú. Obrigada pela atenção.

  3. Continua após a publicidade

  4. Bom dia,
    Minha tem uma conta, conta corrente no santander.
    Acabou ficando inadimplente com o cartão por um mês e estão tirando 100% do salario dela, sendo que o estipulando é 30%, isso pode?E estão usando cheque especial dela.
    Ela tem conta no banco a mais de 40 anos iremos exigir o contrato.

    1. Se ela recebe em uma conta corrente e não uma conta salário o cheque especial irá usar todo o saldo mesmo.
      A “regra de 30%”, por assim dizer, se aplica a consignados, uma vez que o dinheiro está na conta corrente, vale o acordo que se tem com o banco.
      O cheque especial funciona desta maneira.

      1. Entendi Flávio,
        Mais não inflige nenhum princípio constitucional? Aonde fica a sobrevivência nisso.
        Obrigado desde já, parabéns pelo site

        1. Se você permite que o salário vá para a conta de depósito, aquilo pode deixar de ser reconhecido como salário, por exemplo. É só dinheiro.
          Há a garantia do salário e, para garantir isso de forma fácil. Encerre a conta corrente e fique apenas com a salário até ajustar sua vida financeira.
          Tente uma negociação com o banco também, já fez isso?

          1. Foi feita uma renegociação de 4 a 5 vezes ja, cada dia que passa o juros mais aumenta de uma dívida de aproximadamente 3.000 mil esta em 25.000 hoje, e isso não faz 2 meses que ocorreu, Juros abusivos

          2. Pode ser que valha um auxílio de advogado ou órgão de defesa do consumidor.

      2. Flávio como fica o débito em relação a empréstimo consignado que era descontado em folha, em uma conta zerada, ou seja, não existe saldo e o banco efetua débito mensalmente, isto é permitido? Não possuo mais renda, a conta não é movimentada.

  5. Bom dia!
    Eu tinha um debito com o banco hsbc,que agora é bradesco,eu tenho uma conta corrente no bradesco ,onde vou passar a receber meu salario ,a questão é:eles podem mexer na minha conta para quitar a divida.

    1. Na conta salário não podem descontar nada que você não tenha autorizado, Cristiane.
      Se for corrente, depende da características das dívidas contraídas.

  6. Tenho uma conta interna no banco que fazem transfeŕência imediata ao banco do Brasil.
    Nesse banco que tenho a conta interna , tenho uma conta aberta e um empréstimo que foi quebrado o mesmo por falta de pagamento da minha parte.
    Foi descontado um valor do salário sem minha permissão , a gerente alegou que seria a entrada para renociação, sendo que nãao renegociei nada.
    Isso pode?

          1. Bom dia , tenho uma máquina da cielo no nome da minha irmã , mais eu que uso.
            e todo mês está sendo descontado algumas coisas , fora o aluguel dela .
            queria saber se pode ser algumas dívidas dela que esteja sendo descontado ..
            obrigada

          2. Só a Cielo pode dizer do que se trata, Jessica. Entre em contato com a empresa.

  7. Continua após a publicidade

  8. Olá boa tarde.. Tenho uma conta corrente na caixa e uma poupaça.. E na conta corrente tenho um depósito no cartão em atraso e tbm um empréstimo.. Mas vi que descontaram da minha conta poupança esses débitos.. Isso pode.. Achei uma invasão pois não me comunicaram..

    1. Cleber, confira seu contrato. O Banco do brasil, por padrão, costuma resgatar da poupança para cobrir conta corrente sim.
      Você pode mudar estas configurações, de qualquer forma. Além do mais, é mais racional resgatar da poupança que ficar devendo cartão de crédito.

  9. Oiii boa noite tenho uma poupança na caixa econômica estou devendo um empréstimo no bradesco se eu receber algum deposito na minha poupança eles podem pegar o dinheiro.

  10. Oi Boa noite tenho uma dívida de um cartão do Bradesco que havia pedido o cancelamento mas não cancelaram e não tenho o comprovante pois não me deram. Tem quase 3 anos isso. Não tenho dinheiro estou desempregada. Tenho uma conta poupança no Banco Brasil. Eles podem pegar esse dinheiro?

  11. Continua após a publicidade

  12. Tenho uma pendência no Bradesco, eles podem ir na caixa econômica e tirar meu dinheiro de lá pra pagar a dívida que tenho com eles ?

  13. Tenho uma dívida no itaú,e uma conta no bradesco, o itaú tem como retirar o dinheiro do bradesco para quitar minha dívida?

  14. Oi bom dia, fiz um empréstimo no banco real, e fiquei com o débito, agora vou começar a receber pagamento pelo banco Santander (antigo real) queria saber se eles podem descontar o empréstimo da minha conta, sendo conta corrente, poupança ou conta salário?

  15. Continua após a publicidade

  16. Eu descobri uma conta corrente antiga aberta por um órgão público é que não movimento a uns 14 anos. Descobri que ficou pendências financeiras e que geraram juros todos esse anos sem eu nunca ser cobrado formal ou judicialmente. E recentemente uma verba trabalhista por engano acabou indo para essa conta é o banco ficou com todo esse dinheiro. Minha dúvida posso reaver parte ou totalmente esse dinheiro. Já que a dívida havia prescrito e o banco nunca me cobrou?

  17. Meu filho tem conta corrente no BB ele faz estágio e sempre q ele fica algum valor na conta o banco tira o dinheiro sem permissão. Pode isso?

  18. Oi, boa tarde! Tenho uma dívida no banco Itau, agora o governo liberou o fgts para minha conta poupança na Caixa. O Itau pode tomar este dinheiro?

  19. Continua após a publicidade

  20. Olá!
    Tenho uma pendência na minha conta corrente, e agora preciso abrir uma conta salário no mesmo banco para receber o mesmo, o banco poderá retirar na minha conta salário valores para quitar a dívida da conta corrente ??

  21. Boa noite!
    Minha dúvida é a mesma de quase todos. A diferença é que devo ao BB e recebo salário em conta corrente da CEF. Os dois bancos são do governo.

    Meu fgts inativo, autorizei o depósito em minha conta. Poderá haver desconto na minha conta?

    1. Marcos, o desconto, como já respondido a quase todos, é sobre o que você permitir.
      Se você consentiu em contrato escrito ou digital que o banco pode utilizar os valores de sua conta corrente para cobrir as despesas, poderá haver desconto.
      Agora, por ser instituições distintas, não há comunicação entre as contas.

  22. tenho uma pendência na minha conta corrente, e agora preciso abrir uma conta salário no mesmo banco para receber o mesmo, o banco poderá retirar na minha conta salário valores para quitar a dívida da conta corrente ??

  23. Ola tenho uma conta juridica com sbcontas ligadas ao mesmo cnpj.

    Havia feito um acordo para quitação da dívida de minha conta principal…no entanto acabei quebrando o acordo por atraso no pagamento.O banco tranferiu em debito automatico a cobrança dos juros dessa divida para a subconta que estou movimentando.
    O banco pode fazer isso sem.minha autorização devido a conta ser do mesmo cnpj?

  24. Tenho uma dívida de cheque especial e cartão de crédito com o Santander mas recebo pelo Itaú vai portabilidade porém o banco Santander está descontando 30% do meu salário antes de repassar para o Itaú , isso pode?

  25. Se eu abrir uma conta salário com uma pendência o banco poderá descontar dá conta salário? éssa conta é no Bradesco..

  26. Bom dia! Tenho um empréstimo consignado em uma cooperativa, agora fiquei desempregada e a cooperativa resgatou da minha poupança (que é da mesma cooperativa) o valor para quitar meu empréstimo. Compareci a cooperativa e fui Informada de que está previsto no contrato. Esta certo isso?

    1. Se está no contrato e aceitou os termos, sim, Lilian.
      Consignados têm regras especiais que preveem como a dívida será quitada após a demissão.
      Se acredita que foi lesada, será preciso consultar um advogado para analisar a situação mais detalhadamente.

  27. Boa noite
    Tenho uma dívida no cartão de crédito e não fiz nenhum acordo e nem assinei nada. Agora elese tiraram o restante do meu dinheiro que tinha na minha conta corrente. Eles podem fazer isso sem nenhum acordo assinado?

  28. Minha mãe possui uma divida no cartão de credito da C&A e abriu uma conta poupança na caixa, ele podem descontar esta divida sem autorização?

  29. Olá boa noite … eu possuo uma pendência junto a caixa econômica , referente a um empréstimo e cheques. porém na mesma, possuo uma conta poupança. A minha dúvida é , eles podem tirar dinheiro da minha poupança para pagar as dívidas. O dinheiro da poupança não gostaria de mexer, pois esta pendência foi gerada por um parente, o qual se encontra desempregado e sem condições. Infelizmente para mim

    1. Rodrigo, a dívida crescerá muito mais que os juros da poupança.
      Pelo banco, não faz diferença se a dívida foi feita por um parente. Você é o responsável.
      Você terá o maior prejuízo se a situação sair do controle.

      1. Com certeza entendo, infelizmente já saiu do controle, o banco pode mexer na poupança e tirar dinheiro dela?

        1. Depende da situação. Não tem resposta simples de sim ou não.
          Se sua conta corrente for vinculada à poupança e o contrato permitir, pode haver desconto sim.
          Em casos de bloqueios judiciais, até 40 salários mínimos é impenhorável.

  30. Fizeram débito automático da minha conta bancária o pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito que é da mesma conta… porém não pediram minha autorização … Por lei isso pode?

  31. Bom dia. Tenho uma dívida de construcard na caixa q está em débito. O pis será depositado nessa conta. O banco pode retirar todo o saldo depositado?

  32. Tenho empréstimo no banco Itaú o banco pode bloquear os cartões de créditos por não pagamento do empréstimo?

  33. Tenho uma divida de cartao de credito no Itaú, eles podem debitar o valor da fatura na minha conta corrente ?

  34. Flavio, boa noite – Tenho financiamento do Banco Pan, porém atrasei algumas parcelas e eles transferiram a dívida para o banco caixa, o qual tenho conta poupança e valor nela. Eles podem usar para abater a dívida?

      1. Oi Flavio,como já li na maioria das suas respostas,o banco só tira dinheiro se autorizar,porém minha conta do cartão atrasou cinco dias,eles podem tirar da conta salario(no caso recibo de ferias)para quitar a conta?e se sim,eles tiram apenas o valor que devo né?nada a mais que isso?

        1. Depende do contrato do seu cartão, você leu o que constava nele?
          Descontariam o que é devido, se houver atraso, com juros, por exemplo.

  35. Eu tenho um consignado de outra empresa e esta atrasado, e a empresa que eu vou comecar a trabalhar vai me pagar por este banco eles podem descontar do meu salario que sera depoditado?

    1. Seu contrato de consignado deveria prevê o que acontecerá no caso de rescisão do trabalho.
      Confira no contrato assinado as condições, Aldacir.

  36. Olá devo no cartão de credito no Banco do Brasil? Eles podem tirar dinheiro da minha conta corrente? E eu tenho um financiamento com o BB do meu carro que é debitado em conta todo mês eu pago certinho. Tem como eles me tomarem o carro? Ou até mesmo assim q eu depositar o dinheiro para pagar o financiamento o banco usar esse dinheiro para pagar a dívida do cartão? Obrigado.

    1. Cesar, é preciso ver seu contrato e saber se ele permite resgate da conta corrente. Em vários casos, isso está previsto.
      Sendo assim, é possível que, ao depositar, o valor possa ser usado para cobrir o cartão e não o financiamento.
      O mais recomendado é negociar esta dívida com o cartão que tem juros muito mais caros de forma a colocá-la em seu orçamento.

  37. Boa noite tenho uma pendência com o cartão de crédito e estou trabalhando e dive que abrir uma conta salário no meu primeiro pagamento foi descontado 100% do meu pagamento o que devo fazer? ??

    1. O banco não pode descontar de conta salário o que você não tenha autorizado.
      Verifique junto ao banco se não abriu uma conta corrente comum.

  38. Boa noite. Sou funcionário público do estado e recebia meu salário pelo Banco do Brasil. Realizei a PORTABILIDADE de salário para o banco Santander. Me informaram que receberei o salário no BB, e automaticamente o BB transferirá o salário para o Santander por ser portabilidade. Possuo um empréstimo de CDC em débito automático na conta corrente no BB, bem como outros débitos que caem em conta. Gostaria de saber se esse valor, bem como outros débitos de conta corrente do BB serão descontados do meu salário em caso de inadimplência do meu salário antes dele ir para o Santander. Ou se após ir descantando de minha conta corrente do BB, o BB pode bloquear meu salário e eu não conseguir receber.
    Att.

  39. Bom Dia! Minha conta corrente do Santander está negativada e possui apenas um resíduo do que sobrou do cheque especial, gostaria de saber se a Netflix (por exemplo), pode debitar o valor acordado mesmo estando com minha conta negativa?

    1. Se você tiver limite de crédito do cheque especial, poderá ser debitado. Posteriormente, quando quitar o cheque especial, pagará com juros.

  40. Meu cartão. Do bb ele é crédito também
    E estava com uma fatura atrasada,..
    Duas pessoas depositaRAM um dinheiro em nessa mesma conta ,valor total de 300 quando fui fazer o saque o dinheiro já ésoava descontado. .
    Queria saber se o banco poderia fazer isso ou não. .

    1. Possivelmente você consentiu com isso ao adquirir o cartão de crédito, Nicole.
      Costuma ser uma cláusula do contrato.

  41. Olá, tenho uma dívida com o governo, simples atrasado, de alguns anos atrás, em que tive uma panificadora e quebrei, fiquei devendo alguns valores para o governo, já tive visita inclusive, do oficial de justiça para negociação. Se eu abrir uma conta poupança em qualquer banco, o governo pode retirar esse valor? Obrigado.

  42. O banco pode descontar valores de uma conta poupança, por débito na conta corrente?

  43. Trabalhei em uma empresa até ano passado, minha conta ficou algumas pendências como , atraso de parcelas de empréstimo, cheque especial. Dia 29 a empresa depositou nessa conta um pagamento referente a plr. O banco pode descontar isso no meu débito, tirei um extrato e ta constando 9 mil e pouco negativo. Consigo resgatar esse dineiro?

    1. Pode porque depositou em uma conta corrente e no seu contrato com o banco que o cheque especial pode ser descontado do saldo em sua conta.

  44. Então fui abrir uma conta salário,e tenho uma conta corrente está cobrando um valor de 900 em cheque especial por causa que ficou 2 anos sem movimentação, eles disseram que quando eu receber o meu salário vão descontar do meu salário isso pode?

    1. Só se você autorizar, Grazielle.
      Encerre sua conta corrente, abra apenas a salário.
      Aproveite para renegociar este valor devido, do contrário, ele aumentará ainda mais.

  45. Tenho débito no Bco Santander há mais de 5 anos e agora para receber meu salário tenho que abrir uma nova conta lá. Se optar por conta salário ou pedir portabilidade para o BB podem descontar 30% ?

  46. Ola Boa Tarde. Tenho pendencia de um parcelamento em minha conta jurídica que é LTDA, depois de um período em aberto o banco pode cobrar isso em minha conta física? Esses valores podem ser repassado a conta física ou da aposentadoria do meu pai que tbm consta no contrato social?

  47. queria perguntar , eu tenho uma conta corrente no itau, 3 meses atras, eles começaram tirar dinheiro na minha conta , fui perguntar pra saber, me falaram que é pra cartão de credito, nunca pedi esse cartão de credito no banco , eles começaram tirar dinheiro na minha conta sem me avisar, eu não uso esse cartão de credito, se eu quero usar: cartão bloqueado. falei muitas vezes ate agora nada. no esse caso, oque devo fazer? eles tem direito de tirar assim mesmo? eu estou continuando pagar esse cartão de credito sem lhe usar.

    1. Cancele junto ao banco tudo que não autoriza, Fabrice.
      Caso as cobranças continuem, procure um órgão de defesa do consumidor.

  48. Flávio boa tarde!
    Primeiramente parabéns pelo site e por tirar dúvidas das pessoas.
    Nesta semana não fui comunicada e apareceu um LIS adicional (10 dias sem juros) na conta corrente que tenho no Itaú . Eu achei que se tratava de um Cheque Especial e utilizei para quitar umas dívidas. E recebi um depósito menor na poupança que eu queria utilizar para pagar outras coisas até receber o próximo salário . E o banco bloqueou a poupança para saque e transferência. Isso pode sem minha autorização ? Já não estou pagando juros sobre cheque especial?

    1. Não sei, é preciso ver se este contrato novo permite resgate da poupança.
      Mas no geral, é mais inteligente deixar resgatar da poupança que rende 0,6% ao mês do que pagar juros maiores que 10% no cheque especial.

  49. Recebi uma mensagem via celular do santader, dizendo que há um bloqueio judicial da minha conta da CEF.
    Isso é legal, já que não recebi nenhum comunicado por escrito?

    1. N~Parece golpe. O que o Santander ia comunicar bloqueio de conta da CEF?
      Entre em contato com a Caixa diretamente.

  50. Bom dia!
    tenho uma dívida com cartão de crédito e o banco descontou todo o valor do meu salário, eles podem fazer isso? quando abri a conta era uma conta salário mais depois pedi cartão, mais não tem cheque especial.
    o que devo fazer?

  51. O meu sócio possui uma dívida pessoal com o Itaú é o banco debitou parte dessa dívida em nossa conta corrente dá empresa sem nossa autorização, entrei em contato com eles e me informaram que isso é legal.

  52. Olá primeiramente quero agradecer a atenção que é dada a tds.
    Parabéns.
    Minha pergunta é tenho duas dívidas prescritas, uma no santander que foi vendida ao Atlântico.
    E outra na antiga nossa caixa que hj é banco do Brasil.
    As duas já fazem mais de 8 anos.
    Até hj me ligam.
    Abri recentemente uma conta no Itaú,existe algum risco deles tirar algum dinheiro dessa conta Nova?
    Oi pedir bloqueio?

  53. Boa tarde. tenho 2 contas no Banco Brasil, com números diferentes uma em cada cidade.
    Em uma delas tenho um cartão de credito em atraso, na outra recebo meu salario.
    Se eu deixar o dinheiro, nessa conta eles podem debitar o cartão?

  54. Bom dia. Tenho uma pendência de um empréstimo consignado onde fiz quando estava em uma empresa anterior. Fui demitida e o Banco ficou com 30% de minha rescisão (eu já sabia q isso iria ocorrer). Infelizmente, não arrumei outro emprego e nao consegui pagar a dívida no banco. Agora, consegui um outro emprego (ganhando bem menos), nesta empresa, é exigido conta no mesmo banco. Fiz a conta salario, me obrigaram a assinar já na abertura da conta, um termo q autoriza o Banco a descontar do meu salário um valor q nem sei! Isso pode? Me sentindo muito triste, Pois, sei q preciso pagar, mas preciso comer tb… me ajudem, isso pode?

    1. Priscila, se você assinou, o banco irá reter alguma coisa.
      Se acha que há algo errado, será preciso analisar junto a um advogado ou orgão de defesa do consumidor.

  55. Bom dia!! Eu tenho uma dívida com a caixa econômica. Se eu abrir uma conta poupança nela, eles pode pegar o eu dinheiro que eu depositei? . Obrigado

  56. Olá,Boa noite, recebi FGTS transferi para a minha conta no banco doBrasil, quando fui sacar o dinheiro , não consegui, pois não tinha mais o valor ,mas não constava débitos em conta, quando fui só banco eles me falaram que era do consignado que tinha feito, só que esse consignado eu já tinha negociado a dívida em 11/2016,e estou pagando certinho até o momento.Se eu negociei a dívida,como eles podem fazer isso sem minha autorização e se negociei a dívida do consignado.

  57. Olá bom dia tenho uma dúvida a mais de 5 anos com o HSBC que agora é do Bradesco tenho uma conta corrente salário no Bradesco eles podem estar descontando a dívida na minha conta

  58. ola bom dia..tenho um capital de giro da minha empresa
    as veses nao tenho o dinheiro todo da prestaçao mais tenho cheques pra cair.
    ai o banco tira o dinheiro que tem para abater na prestaçao ,mais como o valor nao da para oprestaçao les devolvem pra conta ,ai o cheque volta sem fundo e com dinheiro na conta e com isso as taxas cobradas por cheque devolvido vai consumindo todo dinheiro que resta na conta ficando cada dia maisd dificil de cobrir….fazem isso todo dia

    1. Élcio, porque não renegocia com o banco sua dívida de forma a conseguir quitá-la e ainda cobrir os cheques?

  59. Tenho uma dívida de empréstimo no Itaú .Porém tenho outra conta na Caixa Econ omica que pago um financiamento dá minha casa minha vida podem bloquear esta conta dá caixa .

  60. Olá, tenho um emprestimo (crédito direto não consignado) na Cef e desde sempre descontam automaticamente da conta, o que acaba me atribuindo juros do Especial, que penso possam ser mais altos que o do empréstimo em sí, também no caso de inadimplência. Mas Ok, vim pagando. Agora, não vou conseguir agar o empréstimo, nem mais o Especial, por uns 5 meses. Não tenho salário, e sobrevivo de umas locações de quartos (coisa instável). Como outras dívidas vão estourar juntas, tipo de cartão de crédito, mas de outrs bancos, julguei por bem abrir uma conta conjunta com meu filho em outro banco para receber o pouco que eu possa pagar as dívidas essenciais, como por exemplo o financiamento deste imóvel de onde vem minha renda com os aluguéis. O fato de receber valores em nome de meu filho e pagar contas de meu nome, usando o nome dele (isto pelo Internetbanking), através de nossa conta conjunta SOLIDÁRIA (este tipo complica?) inibe a hipótese de um Juíz sequestrar nossas entradas/contas? Mesmo sendo conjunta? E se tiver limite de cheque especial nela, o Juiz pode usar este limite, criando-me mais dívidas? Seria melhor eu sair da conta ou depositar as entradas numa conta só no nome dele? O tempo para que este tipo de dívida possa ser cobrado assim é em média de quanto? É rápido? Posso exigir da Cef, na apuração das dívidas que meu empréstimo não seja cobrado junto com o usado por cheque especial? Obrigada

    1. Se for o caso, o juiz pode entender assim. Não adianta “esconder a conta”.
      Em caso de ação na justiça, a conta pode ser bloqueada, mas não utiliza-se valores do cheque especial. Para dívidas de bancos assim, estes casos são os extremos, no entanto.
      O mais recomendável é tentar negociar com seu banco uma forma de pagamento que possa cumprir.

  61. uma conhecida tem uma conta corrente e uma conta poupança na CEF. São contas diferentes. Havia um empréstimo em atraso na CC, que foi renegociado. No dia 14/04/17, o banco enviou uma carta, datada de 04/04, informando-a sobre o encerramento de sua CC (sem que ela tivesse solicitado). Ao chegar à CEF para pagar a 1ª parcela da renegociação do débito da CC, foi informada que a dívida estava quitada, pois o valor (integral) foi descontado da sua conta poupança. Entendo que o banco não pode fazer isso, pois não foi autorizado por ela, e são contas diferentes. O gerente alega que não pode fazer nada (como sempre). O mais adequado é denunciar junto ao banco central , acionar o procon ou entrar com advogado?

  62. Oi..tenho uma poupança na caixa e fui no caixa eletronico e esta pedindo para entrar em contato com gerente…sou avalista da mha esposa de uma conta juridica esta com duas parcelas em atrazo.eles podem bloquear meu cartão da poupança pir causa do debito.

  63. Meu pai tem conta salário no Bradesco, descontaram 100% da conta salário dívidas do cartão de crédito, duas vezes no vale e uma no pagamento, ou seja, vai fazer dois meses que ele está sem pagamento nenhum, e a conta dele ja esta negativa, então o pagamento também vai ser descontado de novo. Ele foi no banco e falaram que há uma divida de quatro mil reais do cartão de crédito, sendo que ele nem tem esse limite.
    gostaria de saber o que podemos fazer? Algum acordo ou alguma coisa do tipo? Desde ja obrigado

    1. Em primeiro lugar, a dívida cresce independente do limite. Como os juros são altos, qualquer valor fica impagável em pouco tempo.
      É preciso ver se seu pai autorizou o desconto da conta salário, do contrário, o desconto não pode ser feito.
      O mais recomendável é procurar o banco e fazer um acordo que possa ser pago.

  64. A muitos anos atrás contrair uma divida com o Unibanco agora Itaú mas é tbm cartão de crédito que tbm é do Itaú ..liguei para. O banco para negociar a dívida eles venderam para uma empresa de cobrança agora minha empresa vai abrir conta no Itaú gostaria de saber se eles podem mexer no salário .. lembrando q essas dúvidas tem mais de 9 anos.

  65. Tenho uma dívida no cartão dê crédito Walmart. tenho conta poupança no Itaú eles podem tirar o dinheiro da minha conta Pra quitar essa dívida.

    1. O cartão é do Itaú e pode ter ligação com sua conta, aí depende de sua autorização.
      Talvez já constava isso no contrato. Você releu?

  66. Tenho uma divida no cartão de credito ourocard do bb, eles podem retirar o dinheiro da minha conta corrente? Minha conta é universitária!

  67. Pode ser feito desconto de conta poupança e futuros recebimentos de PIS e FGST? Possuo conta na caixa econômica e devo no cartão de crédito.

    1. Se tiver débitos autorizados para pagamento automático em conta, todo dinheiro que cair em sua conta corrente poderá ser utilizado.

  68. Tenho uma divida com a caixa e agora ja esta com uma finaceira. Ja fiz uma proposta mas nao aceitaram. Porem recebi uma msg dizendo q iria confisca bens e dinheiro de banco judicialmente. Eles podem fazer isso

    1. É preciso ver as características de sua dívida, o contrato, as garantias etc.

      Procure um advogado ou órgão de defesa do consumidor, Dinea.

  69. Flávio, com a compra do hsbc pelo Bradesco, debitaram o saldo da minha conta no Bradesco por causa de dívidas com o hsbc. E não querem devolver o meu dinheiro. O que posso fazer?

  70. bom dia flavio tenho uma divida com emprestimo no santander e recentemente abri uma conta-corrente no banco do brasil para fies, e recebo em conta salario do itau, se eu fizer a portabilidade do salario para a conta do BB corro algun risco de ter o dinheiro bloqueado ou descontado. obrigado!

  71. Boa noite!
    Minha mãe tem uma dívida de empréstimo não consignado junto ao Banco do Brasil e irá receber um valor por meio de uma R.P.V. Neste caso, o banco poderá reter o dinheiro dela para pagar a dívida?
    Tati

    1. Se estiver com autorização para utilizar os valores da conta corrente para quitar a dívida, pode acontecer.

  72. Fiz um financiamento no Banco do Brasil para aquisição de estufas agrícolas de produção hidropônica. Final de 2016 um temporal derrubou algumas estruturas me prejudicando. Acionei o seguro que vinha junto com o contrato do banco o qual saiu final do mês de abril . O banco quitou a primeira parcela que havia vencido por conta do ocorrido , mas o restante do seguro que era para consertar as estruturas o banco reteve alegando que era para abater nas parcelas futuras. Hoje estou sem o seguro e minhas estufas estão comprometidas sem poder produzir. Já falei com o gerente e ele disse que o banco pode fazer isso , mas aleguei como irei produzir para pagar o restante do financiamento.. o que faço ?

    1. Procure um advogado que pode avaliar as cláusulas de seu contrato e seguro, Marcelo.
      É difícil dizer o que fazer nestes casos sem entender tudo por trás.

  73. Tenho um empréstimo cdc na caixa. Em caso de atraso o banco pode descontar o valor da parcela da minha conta corrente sem o meu consentimento?

    1. O que diz o contrato que você assinou, Cleison?
      Se estiver previsto em contrato, você já consentiu e pode ocorrer.

  74. Boa noite! Tenho uma dívida de cartão de credito no bb e fui negociar, ficou sete parcelas de 113,00, deixei de pagar as dua últimas que venceram no mês 2 e 3 de 2017, retornei dia 10/04 para renegociar essas parcelas pendente, ao falar com o gerente do banco o mesmo me informou que a minha dívida estaria em R$ 696,00 mais 145,00 que o banco descontou em minha conta corrente somando um total de R$843,00, a resposta do gerente foi quebra de contrato. Achei um absurdo o valor sendo que estava devendo somente essas duas parcela no total de R$226,00 pensando que pagaria os juros em cima desse valor. Recebo uma pensão nessa conta e no ato da negociação perguntei se poderia descontar essas parcela direto de minha conta, o gerente me informou que só poderia em boleto e não da conta corrente. Se não poderia descontar, como é que eles retiraram esse valor como se fosse pagamento de cartão de crédito que já tinha sido cancelado no ato da negociação?

    1. Jurema, consulte um advogado ou órgão de defesa do consumidor.
      Eles lhe ajudarão a entender o contrato e avaliar o que o banco pode ou não.

  75. Tenho um débito no cartao de credito do Itaú, o qual não foi negociado. E recentemente abrir uma conta salário, o banco pode descontar o valor sem a minha autorização? Desde já grata pela atenção.

  76. Tenho uma conta poupança da caixa e sempre que deixo dinheiro eles pegam a metade,não entendo pois poupança eh pra render o dinheiro e o meu eles estão tirando

  77. Olá, tenho uma conta poupança/corrente no bradesco, mas só tenho saldo na poupança, quando faço compras e vou pagar com o cartão de débito, diz q não está autorizado. Fui ao banco e o funcionário disse q tenho q autorizar o banco a transferir o valor q passo no cartão para a conta corrente. Tenho poupanças em outros bancos e nåo é dessa forma,passo o cartåo de débito da poupança normal. Isso é correto?

  78. Boa tarde!! Tenho uma pendência no cartão de crédito magazine Luiza que é interligada a minha conta do Itaú, o Banco pode tirar o débito da minha conta corrente??

  79. Tenho uma dívida com dois cartões de crédito do Banco Santander, tentei fazer um acordo para pagar,mas a proposta que a gerente me fez,ficou o dobro,sem condições de pagar!!!! Além disso eles estão tirando toda quinzena dinheiro da minha conta,e é só de juros absurdos, porque o cartão não é pago e eu fico sem dinheiro nenhum,me ajuda o que posso fazer!!!!Não me lembro de ter assinado nada no banco para descontar

    1. Muitas vezes estas cláusulas já estão dispostas no contrato que a gente não costuma ler, Adriana.
      Uma solução mais simples é conseguir um empréstimo com juros menores e que poderá pagar para quitar o cartão que tem juros absurdos.

  80. eu tenho uma poupanca na caixa onde deposito sempre alguns trocados recebo das empresas , onde fazem depositos das minhas comissões , e derepente encontrei um bloqueio de desconto pela justica isso pode acontecer descontar da minha poupanca debito onde nem sei da existencia , gerente da caixa só disse que se tratava de um bloquio pela justica que poderia vim mais descontos isso pode acontecer. descontar sem minha autorização

  81. Senhores(as), mesmo constando em contrato tal autorização (a de permissão de desconto), não pode. Isso porque os contratos bancários são de Adesão, ou seja, trata-se de um contrato imposto por uma das partes, no caso, o Banco. Trata-se de Claúsula Abusiva. A via eleita para o Banco reaver tal dívida é uma Ação de Cobrança, ou seja, via Judicial. Ainda assim, o Juiz não poderá determinar bloqueio de Conta Poupança até 40 salários mínimos, de Conta Salário, de Proventos de Aposentadoria e etc.

  82. Olá banco pode descontar empréstimo pessoal de correntista, havendo comprometimento da renda, e de contratos forçados e enganosos(induzido com falsas promessas e feitos pelo atendente no caixa eletrônico) , de pessoas aposentadas com mais de sessenta e cinco anos. Sendo o consumidor considerado vulnerável. EX: Minha mãe fez vários refinanciamentos entre eles um de 6 mil e o banco abatem certo valor(sem desconto algum), e ela apenas retirou 150 reais. não é muito abuso. Não há ai uma clara e exorbitante desvantagem para o consumidor, e roubo descarado do banco. Aproveitando de sua fragilidade. Obrigado! Estou indignado. Obrigado!

    1. Eu não entendi muito bem, Amós.
      De qualquer forma, o melhor nestes casos é procura rum órgão de defesa do consumidor que poderá analisar a situação, os contratos e indicarão o que fazer em sue caso específico.

  83. Olá boa noite gostaria de saber: tenho uma conta no Santander e outra no Itaú , a do Santander tá negativa e não tenho como quita-la no momento e meu nome foi pro SPC , a minha dúvida é a minha conta do Itaú pode ser comprometida digo suja também cancelar meus cartões e tudo mais .

    1. Você pode ter redução em seus limites de crédito sim, Augusto, uma vez que sua capacidade de pagamento está comprometida.

  84. Oi
    O itau pode pegar $40 por mês da minha conta salário sem nenhuma dívida minha?
    Ou corrente?
    Posso cancelar isso?

  85. Olá, eu tenho um cartão de crédito com fatura em débito em conta e no dia do vencimento no caso hoje não tinha dinheiro na conta se cair dinheiro amanhã será debitado? Ou o valor da fatura virá na próxima com juros? Se sim, existe alguma forma de pagar antes do vencimento da próxima?

    1. Quanto antes pagar, menos juros terá, Michele.
      Não dá para saber se haverá pagamento automático, depende de seu contrato com o cartão e banco. Verifique junto ao mesmo.

  86. Boa Tarde! Queria saber se podem tirar um valor da minha conta corrente pelo fato de estar atrasado e ter descontado das minha contas? Meu banco é Santander.

  87. Boa bnnoite!
    Estou devendo o cartão de crédito e o banco onde recebo o salário – especificado como crédito salário – está querendo descontar o salário sem autorização para pagamento da dívida. Isso é legal?
    Desde já agradeço a atenção!

  88. Boa noite
    Eu tenho uma dividia de financiamento no banco Bradesco só que minha conta bancaria é Itaú…. eles podem tirar dinheiro dá minha conta sem autorização? Minha conta é corrente.

  89. Boa Noite
    Tinha uma divida (cheque especial) no HSBC que agora é Bradesco, minha empresa mandou abrir uma conta no Bradesco para ser depositado o salario, chegando lá a atendente me falou que eu já tinha uma conta que era corrente no HSBC. Minha duvida é , esse valor pode ser descontado quando meu salario entrar na conta?
    Sendo que eu perguntei a ela varias vezes e ela me informou que não, pois eu não tinha feito nenhum acordo

    1. Não, Larissa, você pode abrir apenas uma conta salário para receber seu dinheiro.
      O desconto é apenas sobre o que você autorizar.

  90. Boa noite
    Foi descontado da minha conta salário um valor que eu só vim descobrir a dois meses atrás, hoje fui no banco ver o porque dos descontos, fui informada que esses descontos vinha acontecendo desde 11/2016 que é de um seguro de vida que eu nem estava sabendo, e ainda por cima no nome de uma outra pessoa que eu nem conheço. Nesse caso eu posso entrar com processo ? E como proceder?

  91. Peguei 6 mil no banco Itaú fizeram um contrato de dívida 36 mil esse valor está certo

    1. Não é possível saber, Alcir.
      Entre em contato com o banco para uma explicação do que se trata. Se acreditar ser algo ilegal, procure um órgão de defesa do consumidor ou advogado para analisar seu caso.

  92. Eu tenho um empréstimo consignado e dívida no cartão de crédito negociada, recentemente fui ao banco pedir para mudar p conta salário e o gerente disse que não é possível fazer isso enquanto eu tiver dívida com o banco. Pode isso Arnaldo?

    1. Pode não…
      Você pode abrir uma salário e não optar por transferir os créditos para corrente.
      O consignado sai em folha, o crédito, se não tiver autorizado não será descontado. Mas preste atenção pois deixar o cartão de crédito comer solto, vai te deixar com uma dívida impagável.

  93. Boa tarde,

    No momento nao posso pagar mais meu emprestimos consiganados com as instituições financeiras. O banco central pode solicitar para o INSS não descontar mais os bancos em que eu devo, pois futuramente, quando estiver em uma situação melhor, quero pagar os bancos em que eu devo. Pode o Banco central determinar esta situação ?
    Agradeço pelo Retorno.

    1. Não, Fabrício.
      Se não consegue negociar com as empresas, pode solicitar apoio em um órgão de defesa do consumidor. Mas não há muito que possa ser feito nesse caso.

  94. olá, me chamo alvaro e tenho conta salario no santander…..fiz portabilidade para o itau e por 2 vezes o santander retirou 8 reaias de minha conta antes de transferi-la para o banco itau…pode acontecer isso sem minha autoprização?

  95. Olá
    Tenho uma dívida no bradesco e recebo o salário no BB.O Bradesco pode bloquear meu salário ou saldo da conta do bb?

  96. Boa tarde. Sou servidora do Estado e recebia meu salario no Bradesco. Porém, fiz uma portabilidade e agora recebo meu pagamento pelo Banco do Brasil. Agora o Bradesco está descontando uma dívida de um empréstimo que foi feito da minha conta no Banco do Brasil. Eles podem fazer isso?

      1. Não. Foi um empréstimo pessoal feito no bradesco. Porém me enrolei para pagar e a dívida está grande. Fiz a portabilidade para a caixa econômica e agora eles estão descontando 30% do meu salário e repassando o remanescente.

        1. Então é preciso ver se você autorizou este desconto através de contrato assinado ou introdução de senha, caso feito online.

  97. Flávio, Boa Noite!!!
    Tenho conta corrente na Caixa e estou com uma dívida no cartão de crédito que também é da Caixa, eles podem retirar dinheiro da minha conta para pagar a dívida?

  98. Estou devendo o itau na minha conta corrente agora fiz um acordo onde vou comecar a pagar dia 10 /07/2017 qualquer dinheiro que cair na minha conta antes dessa data eles podem mexer?

    1. Se você tem um acordo, possivelmente só irão descontar no vencimento aquilo que tenha combinado com o banco.

  99. Bom dia.
    Sou aposentado e meu benefício é creditado em uma conta poupança da Caixa,tenho uma​divida com empréstimo em uma financeira,eles podem rastrear essa conta e cobrar as parcelas?

  100. Tenho uma dívida na Caixa a 5 anos e abrir uma poupança na caixa tambem no caso corre o risco de todo dinheiro que entra na poupança ser debitado.?

  101. Boa noite, tenho uma conta Pessoa Jurídica e estou em atraso com 2 contratos Finame e Giro, ambos não estão em debito automático e sim boletos bancário. A caixa econômica pode realizar a retirada de valores da conta sem autorização prévia? E ainda realizar o bloqueio da conta para que não realize pagamentos e nem transferências? Esta ação foi tomada pela gerente da Conta Pessoa Jurídica!

      1. Flavio, apenas para retorno a Gerente da Caixa liberou o desbloqueio e o valor retirado de forma indevida. Mas tive de entrar em contato com a ouvidoria e me passaram esta informação. No meio da noite fiz um e-mail explicando toda ligação com a ouvidoria e logo cedo estava tudo liberado. Obrigado, pela ajuda.”!!!!

  102. Boa noite Flavio!
    Tenho uma divida de cartão de credito do Bradesco, recentemente a empresa que trabalho conveniou-se a esse banco. Fiz um empréstimo consignado e as parcelas são descontadas do meu salario normalmente, autorizei o desconto somente do empréstimo, que não pode passar dos 30%. Gostaria de saber se existe a possibilidade de bloquear/descontar algum valor do meu salario, com destino a quitação da divida do cartão?

  103. Boa noite, se eu tenho um empréstimo consignado em um banco, e começo a receber por outro banco, posso não autorizar o desconto na folha desse novo banco e pagar por boleto o empréstimo ??

  104. Bom dia eu tenho uma conta corrente e poupança no bradesco quase não uso hj tava dando uma olhada aqui e tem 600 reais bloqueado para resgatar só que eu não tenho nenhum valor na poupança vc pode mim esclarecer como funciona?

  105. Olá Flávio bom dia!
    Gostaria de tirar uma dúvida!
    Eu tenho uma dívida com o Banco do Brasil já alguns anos, eu movimento uma conta corrente no Bradesco, o Banco do Brasil pode pedir bloqueio de algum valor da minha conta no Bradesco?

  106. bom dia, tinha um consignado caixa porem foi retirado da folha de pagamento o mesmo estava sendo debitado na minha conta poupança porem não estou conseguindo pagar , voltei a receber salario por outra conta corrente da caixa de outra agencia eles podem debitar esse consignado dessa minha conta corrente?

  107. Meu nome e thiago boa tarde eu tenho uma conta corrente no banco itau e estou devendo ao bsnco eles podem negar abrir uma conta salario pra mim ?

  108. Olá Flávio fui mandado embora do meu serviço e tenho um empréstimo pessoal que estou pagando minha conta e conta salário e a empresa vai fase o depósito no banco que fiz o empréstimo eles podem desconta tudo o valor do empréstimo assim que for depositado meu acerto .

  109. Boa tarde!
    Tenho uma conta no Banco Itau e nessa conta recebo meu salário que recebo pela empresa que eu trabalho atualmente. Mas há tempo possuo uma divida com esse Banco por causa de débito de cartão de crédito e para minha surpresa essa semana minha conta foi bloqueada e não consigo nenhum acesso a ela.
    Como farei para retirar o meu salário da minha conta?
    E o Banco pode ficar com todo meu salário?
    Como poderei proceder nesse caso?
    Obrigado!
    Cristiane. 05/07/2017

  110. Oi eu tenho uma conta corrente no bradesco só que devo no cartão de crédito se por acaso depositar o dinheiro na minha conta pode ser descontado, sendo que meu cartão de crédito é separado do da conta corrente só que os dois cartão é do bradesco

  111. Bom dia! Eu usei o dinheiro do meu limite no dia 20 do mês passdo porém no dia 05 desse mês meu saldo está negativado e meu cartão em que eu tinha uma dívida está com saldo! Eu quero saber se o dinheiro foi usado pra cobrir minha divida do cartão e por isso agora minha conta está negativada, e meu cartão tem crédito?

  112. Oi estou viajando no domingo e na cidade para onde eu vou não tem banco Santander como faço para retirar o dinheiro da minha conta?

  113. Tenho uma dúvida na CEF, meu FGTS foi depositado nela o banco bloqueou minha conta pedindo para falar com o gerente.
    A pergunta: eles podem já debitar tudo sem antes falta comigo ou consigo fazer uma renegociação e liberar meu cartão e voltar a usar?

  114. Ola, Boa tarde!
    Tenho duas dúvidas:

    1- A empresa onde eu trabalhava fez uma conta pra mim no Santander, eu não pagava taxa nenhuma, pois o banco e a empresa tinha um acordo, porem 2 ou 3 meses depois que eu sai da empresa passou a ser descontado da minha conta uma taxa, mas eu não sabia até então, eles podem fazer isso sem me comunicar ou sem minha autorização?

    2- Meu contrato com o Santander e apenas cartão de Debito, porém uma vez a moça do restaurante passou meu cartão e selecionou a forma de pagamento Credito, dai passou a ser cobrado pelo banco uma taxa desse cartão de credito mensalmente, mas como isso e possível, se eu não solicitei e nem autorizei o credito. Eles podem fazer isso?

    1. Você aceitou uma conta corrente ou salário? Salário nunca tem tarifas e é encerrada pela empresa. A corrente poderá ter tarifas de acordo com o contrato.
      Normalmente os cartões são múltiplos (débito + crédito). Se nunca utilizar o crédito, ele fica como débito apenas e não será cobrado nada. A partir do momento em que passa a utilizar a função crédito pela primeira vez, ele passará a ter esta função e poderá ter cobrança de anuidade conforme contrato. Se não quer esta opção, cancele.

  115. Boa noite! Me tire uma dúvida,abrir uma poupança no banco da Caixa para minha filha qndo ela era bebê, hj ela tá com 9anos sempre movimentei a conta dela.
    De um mês pra cá todo dinheiro q é depositado qndo vou retirar tá descntando uma qntia eu n tô entendendo isso.Primeiro foi 50 reais o banco descontou 5,depois foi 800 o banco descontou 30 ontem foi 70 descontou 5.
    Qual providências posso tomar?
    Me mandaram processar,prq além de ser uma poupança de criança n tenho nenhum contrato pra fazerem isso.
    Me orienta oq faço Flávio.

  116. Tenho uma conta no banco do Brasil com empréstimo e cheque especial atrasado… fiz a negociacao e estava pagando normalmente…..enquanto pagava a negociacao de uma conta abri outra conta no mesmo banco e na mesma agência. Acabei atrasando as parcelas da negociação… eles podem descontar de uma conta para pagar a outra ?

  117. Gostaria de saber como proceder no seguinte caso:
    recebi um depósito (transferência) na minha conta poupança no valor de R$1.900,00 em 10/07/17.
    No dia 13/07/17 transferi esse valor para a minha conta corrente para realizar um pagamento de boleto bancário. O dinheiro não caiu na minha conta corrente e no extrato só tinha informado “estorno de lançamento”. Entrei em contato com a minha gerente que me orientou a ligar para o fone fácil Bradesco. No fone fácil, eles informaram que o sistema do Bradesco identificou que a pessoa que fez a transferência não tinha saldo para tal ação, sendo que no dia 10/07 a pessoa que depositou me enviou o comprovante de transferência (feito na boca do caixa, com um funcionário do Bradesco), me enviou o extrato da conta poupança dele informando que tinha salda no momento da transação. A minha pergunta é: o banco tem direito de estornar um valor da minha conta depois de 5 dias? se o erro foi sistêmico eles não deveriam ter contactado de imediato eu ou a pessoa que fez a transferência? visto que ambos somos clientes? Se a pessoa nao tinha saldo suficiente para a transação como que esse dinheiro foi parar na minha conta e ficou por 5 dias? me sinto totalmente prejudicada e gostaria de saber se posso entrar como uma ação contra o banco. Pois a unica resposta que eu recebo é que a pessoa que transferiu pra mim que tem que devolver o dinheiro e não o banco. Sendo que a outra pessoa também esta brigando do outro lado porque tem todas as comprovações que realizou a transferência….não sei se consegui ser clara, mas preciso de uma luz para poder acionar os canais legais de reclamação….obrigada.

    1. Situação esquisita mesmo, Ale. Acredito que uma transferência só fica disponível se havia fundos para tal, mesmo que seja utilizando limites de crédito.
      Bom, não posso afirmar diretamente o que fazer, cada caso é um caso.
      Tentou contato com a ouvidoria do banco? Este é o primeiro passo. Daí pode tentar reclamar junto ao Banco Central ou procurar um órgão de defesa do consumidor.

  118. Prezado, minha empresa está devedora no capital de giro do Banco do Brasil e eu sou fiador, eu tenho conta pessoa física no mesmo banco e agência que a empresa, recentemente vendi um imóvel e vou receber o dinheiro nesta conta Quero negociar o pagamento da dívida da empresa com o banco, mas tenho medo deles pegarem o dinheiro da minha conta sem eu ter chance de negociar. Eles podem fazer isso?

    Obrigado!

  119. Boa tarde, tenho uma conta poupança na Caixa, porém estou pendente no cartão de crédito do mesmo banco.
    Caso eu precise utilizar a conta para receber depósito, esse valor será pego pelo banco para pagamento do cartão? Por favor me tirem essa dúvida.
    Aguardo

  120. boa noite,
    eu tenho conta poupança na caixa e vou começar pagar um financiamento da caixa, caso eu fique devendo eles descontam direto da conta poupança?

  121. Boa noite sou servidora e fiz um emprestimo consignado e vou pedir exoneraçao , tebho 20 mil na conta da caixa economica na poupança esse banco pode retitar meu dinjeiro de la ou mandar bloquear pra que eu quite o emprestimo ou nao ?

    1. Lucia, todo empréstimo de consignado tem alguma cláusula caso o devedor perca o vínculo com a empresa.
      Veja o que diz seu contrato.

  122. Boa tarde , resgate judicial de valores da conta corrente inclui tambem do limite que o banco fornece.
    Ex.: Limite de cheque especial pode ser resgatado judicialmente.
    Obrigado

    1. Não, Marcelo. O cheque especial não é parte do patrimônio, então não entra.
      Vale apenas o saldo e outros bens que não sejam penhoráveis.

  123. Oi Boa noite tenho uma divida a mais de 2 anos no santander,vou começar a trabalhar por uma empresa que o banco para meu pagamento sera o próprio santander,eles podem mexer em meu dinheiro ?

  124. Tenho uma dívida em um banco vou colocar um carro em meu nome o banco pode solicitar esse bem meu como pagamento sem minha autorização já que o valor da dívida é alto?

    1. Não é simples assim. Depende se for ajuizada uma ação, do que o juiz entender, do seu uso do carro etc.
      Algo difícil de acontecer.

  125. Boa noite, minha conta nunca teve “beneficio” de cheque especial ou lis, minha conta é do Itaú e mês passado minha sky que é no Débito automático bateu na conta sem dinheiro suficiente, mas o banco pagou (sem minha autorização e sem aviso prévio) 6 dias depois me cobraram uma taxa de R$ 57,95 de adiantamento depositante e dois dias depois um valor de R&$ 8,68 de juros sobe o a taxa de adiantamento depositante.
    Nunca tive esse serviço e de uma boa pra outra habilitaram sem me avisar, falaram no agência de não tem estorno!
    O que eu faço, devo entrar com ação na justiça?
    Desde já agradeço!

  126. Eu tô desempregado infelizmente e todo dia 15 de todo mês o banco Santander está retirando da minha conta corrente um valor de 40 a 50 reais de taxa. Vão fica cobrando até acabar o pouco dinheiro que tenho

    1. Possivelmente é uma taxa de manutenção de conta corrente, César.
      Se for isso, você pode optar pelos serviços essenciais, que são livres de tarifas.

  127. olha ,tem uma conta conjunta no banco do brasil,e estou devendo o cheque especial. e eles creditaram meu pasep nessa conta sem minha outorizaçao,quero saber se o banco pode fazer isso?

    1. Pelo contrato do cheque especial, todo valor que fica disponível na conta será usado para cobrir o que é devido.

  128. Boa tarde tenho uma contA no Itaú onde recebo meu salário, tenho um empréstimo consignado pela empresa que é debitado todo mês. Porém fiz uma renegociação de um empréstimo e também colocaram para debitar automaticamente. Só que com isso estão tomando metade ou mais do salário me nsalmente ,contando as parcelas e multas por atraso . Não consigo pagar aluguel, mercado etc . E não importa a data caiu saldo na conta eles já tomam na hora. Pode me instruir no que devo fazer? Obrigado.

    1. Tentar contratar uma dívida mais barata para quitar estes empréstimos caros, Evandro. Ou, pelo menos, renegociar com o banco.

  129. Tive uma conta pj no santander, mas só abri por insistência do ex gerente. Nunca houve movimentação desta conta em 4 anos. Nem consultei nos últimos tempos…
    Em nov/16, fui avisada pelo contador q havia dinheiro na conta …?
    Quando recebi o extrato, o valor depositado era de 250 mil (este valor ” dormiu ” na conta por 20 dias) e estava bloqueado. Achei estranho e fui ao banco para verificar. O valor já havia sido estornado. Pedi, então, extrato da movimentação de 2016 e qual foi minha surpresa… Houveram outras movimentações anteriores, nos mesmos moldes.
    Depois de alguns dias, recebi um carta do banco informando o encerramento da conta.
    Tudo aconteceu sem meu conhecimento e autorização.
    Pergunto: cabe indenização por danos morais ou defesa do consumidor ?
    Por ser empresa, terei problemas com imposto de renda ?
    Já agradeço a atenção

  130. Olá bom dia meu nome é Bruna, meu pai meu pai assinou carteira na mesma firma q ela ja trabalhou a 3 anos atrás ,essa semana ele recebeu o quinzenal foi aonde ele descobriu que a conta dele do banco do Banestes ainda está ativa dês de 2015, ele não sabia que tinha q entra em contato Para cancelar a conta e deixou , quando foi hj ele foi retirar o dinheiro o banco descontou 410 reais dele … Isso pode desconta depois de quase 2 anos a conta sem mexer nela ?

    1. Sim, porque deviam haver saldo negativo devido tarifas cobradas por um período.
      O correto é cancelar a conta sempre que deixar de utilizá-la.

  131. Eu tenho um débito nas Casas Bahia vou abrir uma conta no Itaú ele podem desconta da minha conta que eu vou abrir ?

  132. Tenho uma dívida na CEF a alguns anos e apareceu agora na minha conta física no BB um débito judicial e o bacen retirou o dinheiro que estava lá pelo menos 70% oque fazer eles podem?

  133. Não tinha dinheiro na minha conta e o banco tirou o mínimo do cartão de crédito do meu cheque especial. O banco pode fazer isso?

  134. O banco Itaú vem me cobrando um seguro familiar que eu não fiz, já vi que foram feitos 4 descontos. Outra coisa, quando não há saldo suficiente para o pagando pacote de serviços, mesmo q estejam faltando 2 reais, eles tiram esse valor do liz e cobram 57 reais pelos 2 reais faltantes. Eu não autorizei isso. Como devo proceder?

    1. É preciso ver sobre este seguro, não dá para saber. Só procurando a agência para que eles digam em que ocasião foi contratado.
      O mesmo vale para o LIS. Se falta o valor, eles irão descontar do limite sim, mas pareceu um pouco desproporcional.
      Só o banco pode explicar, Jeanine.

  135. ola tenho que depositar uma quantia do valor de 30 mil na conta de minha filha ela tem 3 anos de idade, eu nao quero deositar na minha pois tenho financiamento estudantil pelo o msm banco.
    gostaria de saber se eles mexem na quantia ou ate mesmo bloqueia a conta ou se eles pode debitar o meu financiamento da conta dela pois a coloquei no cadastro da familia.

    1. Se o juiz entender que você colocou na conta dela para esconder seu patrimônio, ele pode mandar bloquear os valores devidos.

  136. Olá. Fiz empréstimo em uma financeira e autorizei o débito na minha conta corrente em caso de não pagamento. Infelizmente estou com problemas financeiros e meu limite está estourado. Mesmo assim a financeira vai conseguir debitar a parcela do empréstimo da minha conta corrente?

  137. Bom dia. Em setembro de 2014 perdi o emprego e o dinheiro da minha rescisão apliquei em um fundo de investimento.
    Não retornei ao mercado de trabalho e com isso contraí algumas dívidas com o Banco de cheque especial e cartões de crédito.
    No dia 21/08/17 estive em um evento destes escritórios de cobrança para negociar estes valores. No mesmo dia estive no Banco para solicitar um resgate parcial da aplicação com o objetivo de quitar algumas dívidas. Este resgate demora em torno de 6 dias úteis para ficar disponível na agência, visto que é via cheque administrativo.
    Neste meio tempo acabei fechando um acordo parcelado com este escritório de cobrança e efetuando o pagamento da entrada ontem.
    Porém, ontem fui conferir se o valor já havia sido debitado da aplicação e para minha surpresa observei que o Banco fez dois débitos na minha aplicação. Um no dia 23/08 e outro no dia 25/08 e não sendo o valor que solicitei e assinei no formulário que preenchi. O valor se aproxima ao valor da dívida que tinha com o Banco. Porém, longe de ser o valor que negociei com o escritório de cobrança. Isso é legal? É permitido? Retirarem valores da aplicacao sem minha autorização? O Banco que me refiro é o Santander. Obrigada! Renata

    1. Renata, não dá para saber.
      Entre em contato com o banco e, sentindo-se lesada, procure um advogado ou órgão de defesa do consumidor.

  138. Bom dia,tenho uma conta poupança na caixa, só que não estou colocando dinheiro lá mais,isso pode deixar o saldo negativo.?

  139. Boa tarde minha dúvida é; estou com divida no Itau: empréstimo, cartão de crédito e abri uma conta poupança na caixa à possibilidade do Itau reter ou descontar quas quer valores para quitar a divida obg

  140. olá tenho uma duvida, minha conta está bloqueada e tenho um valor de 1000 reais nela, e aderir aquele Debito Autorizado, e a data de pagamento dele é dia 11/09, minha duvida é, mesmo com a conta bloqueada, é possivel o banco descontar o valor do debito ?

  141. Bom dia,tenho uma conta corrente na qual devo um emprestimo,meu patrao fez uma conta salario nesse mesmo banco,quando meu salario do mes caiu nessa conta salario transferiram todo meu salario, pra conta corrente para quitar o debito,isso pode?

  142. Meu marido deve levar hipercard e quem faz a cobrança é o itaú
    Se cair dinheiro na conta dele o banco pode pegar?

  143. Bom dia! Meu marido recebeu um direito trabalhista na conta corrente que estava negativa e acabaram debitando todo o valor no mesmo dia. Tem alguma solução para isso pois já estávamos falando com o banco para ser feito um acordo mas não sabíamos que dia iria vir o dinheiro. Acabou que quando o dinheiro caiu o banco debitou tudo e ainda ficou negativo. Obrigada

    1. Alguns tipos de dívida descontam automaticamente da conta todo valor mesmo.
      Tente contato direto com o banco.

  144. Olá! Estou devendo fatura do cartão de crédito do itau e tenho uma aplicação nesse mesmo banco. Eles podem tirar dinheiro dessa aplicação para pagar a fatura? Seria mais difícil uma negociação dessa fatura sabendo que tenho uma aplicação?

    1. A negociação depende do banco. Não temos como falar.
      O resgate de sua aplicação se dá apenas se autorizado, Carlos.

  145. Bom dia, fiz um financiamneto de um imovel junto caixa economica utilizando fgts. No momento foi aberta uma conta corrente o gerente disse que seria para o pagamento das prestações do financiamento, so que eu estou pagando via boleto que eu mesmo imprimo. Posso cancelar minha conta corrente?

  146. Olá.
    Tive 3 lançamentos cadastrados em débito automático com vencimento no mesmo dia.
    A primeira um refinanciamento do cheque especial e as outras duas faturas de dois cartões de crédito.
    Eu tinha saldo para pagar a parcela do refinanciamento , uma das faturas do cartão de crédito e saldo superior ao minimo do outro cartão e inferior ao valor total.
    O banco efetuou o pagamento das duas faturas do cartão de crédito e nao houve o pagamento da parcela de refinanciamento.
    Desta maneira, fui incluso no serasa, o banco agiu corretamente?
    Existe jurisprudencia para esta situação?

    1. Nesse caso, deveria ter optado pessoalmente pelos pagamentos, Gabriel.
      Acredito que o banco pagou aquelas com juros maiores, o que seria o mais correto mesmo.
      Sinceramente, não sei o que deveria fazer. Procure um órgão de defesa do consumidor se achar que foi lesado, poderá ter mais informações lá.

      1. Flávio, é exatamente está a questão. Estou acionando o banco judicialmente pois conforme minha alegação caso houvesse o pagamento do refinanciamento do cheque especial e pagamento integral de um dos cartões haveria saldo suficiente para quitar o outro cartão em valor entre o mínimo é o total da parcela. O banco não ofereceu opções de pagamentos conforme meu interesse na data pois ambos estavam em débito automático. Conforme meu interesse não haveria restrição em meu CPF. Consequentemente eu pagaria os juros entre o valor pago e o valor da fatura de um dos cartões de crédito.
        Tivemos uma audiência de conciliação onde solicitei ao banco a ordem de prioridade dos lançamentos em conta. Alegando danos morais pela restrição em meu CPF.
        Gostaria de orientações com relação as normas do banco central em casos deste tipo. Por exemplo. Sei que ordem judicial deve ser debitado antes de qualquer tipo de débitos em conta. Na sequência pagamentos de interesse do banco como o caso em questão e por último débitos de interesse do cliente. Como por exemplo contas de água luz e etc.
        Pode me auxiliar????
        Agradeço.

  147. Boa noite! Tenho ma conta corrente na caixa economica e fui fazer um pagamento online dia 22/09/17 e via que o banco tirou o valor do deb cesta que tem vencimento pra 25\09/17. Eles podem fazer isso!
    At,
    Roseni

  148. Flavio, fiz um empréstimo no banco para um amigo, porem esse amigo está desempregado e não paga mais! Já fazem 1 ano que esta esse enrosco, o banco faz um acordo com desconto eu apresento para ele, paga a primeira e deixa de pagar o resto. Ele tem um amigo no banco Itau que fez uma nova negociação de valores sem minha autorização. O banco pode fazer renegociações de empréstimos sem minha autorização? Cabe algum tipo de processo com indenização? No final das contas fiz uma divida e perdi um amigo!

    1. É Marcelo, misturar amizade com finança sempre dá errado, cedo ou tarde.
      Eu recomendo consultar um advogado que oriente melhor. Talvez até entrar com uma ação especial contra seu amigo.

  149. Flavio, eu trabalhei por dois anos e no final do ultimo ano tive que fazer dois empréstimos no meu cartão do Bradesco, e depois não tive como pagar a divida pois fiquei desempregada. Se eu depositar alguns valores todo mês na minha conta , ira descontar nessa divida ou seja o dinheiro que eu deposita ira direto para o pagamento da divida ???

  150. flávio estou com uma dívida jurídica de lis e dois empréstimos de capital de giro no itaú tentei fazer um acordo mas não consegui, tenho outra conta no bradesco. queria saber se o banco itau pode bloquear minha conta no bradesco e penhorar um carro e uma moto que estão no nome do meu esposo sou casada com comunhão parcial de bens.

  151. Boa noite estou com um saldo negativo com o Banco Bradesco de limite cheque especial porem meu pagamento ira cair ate sexta , o banco ira debitar na hora ou tem um prazo?

  152. Bom dia.

    Fiz um empréstimo de 500,00 na agiplan em 2014 e não consegui pagar, pois a conta q tinha na época tive q encerrar e abrir em outra agência da Caixa economica… esse ano (2017), desde março começou a descontar da minha conta corrente atual , mas na época a minha conta era de outra agência da caixa e estão descontando da atual e não autorizei o débito nessa conta e sim na anterior q foi encerrada… Hje fiz um levantamento e vi q já comeram mais de 2.600,00 da minha conta atual, sendo q o empréstimo foi de 500,00.

    Mesmo tendo júros desde 2014, é legal eles debitarem em outra conta da qual eu não altorizei mesmo senso da caixa?… *
    É outra, já paguei mais de dois mil além do que emprestei.

    Me ajudem pfv!

    1. Brasil, você precisa de solicitar alguém que analise seu contrato.
      Procure um órgão de defesa do consumidor ou advogado.

  153. Tenho uma conta corrente parada a uns 3 anos. Como não fui sacar meu PIS , ele foi depositado nessa conta e descontado todos esse tempo de manutenção da conta. Pode?

    1. Existe um limite de meses para desconto de tarifas. Mas sobre este limite, existem juros.
      O correto é sempre cancelar a conta para evitar este tipo de problema, Lúcia.

  154. Boa tarde,
    A mais ou menos 10 anos atras meu pai tinha uma conta corrente no banco Bradesco, a qual ele acabou deixando a conta com saldo negativo e parou de usar…
    Até então ele nunca mais teve conta corrente, mas devido a venda do imóvel onde ele e minha mãe moram ele se viu obrigado a abrir uma nova conta no Banco do Brasil. Minha pergunta é….ele esta com medo de abrir a conta e o banco Central bloquear algum valor devido o que ele ficou devendo pro Bradesco lá atras a 10 anos….isso pode acontecer?

  155. Boa noite, eu tenho divida na caixa econômica com cartão de crédito e tenho uma conta na caixa que é do financiamento do meu imóvel,e sem me avisar o banco realizou um débito na minha conta,nao tive direito de negociar a dívida e agora minha conta ficou negativa e pagando juros pois a prestação do imóvel e em débito automático,isso e legal?

  156. Boa tarde! Tenho uma divida com o Itaú e tenho conta no sicoob. Porém essa semana apareceu vários boletos do Itaú na conta do sicoob para pagamento, sendo q não autorizei. Isso pode ser descontado da minha conta? Aguardo obrigada

  157. Bom dia!
    Eu tenho um débito da minha casa referente ao iptu, a justiça bloqueou minha conta poupança em um dia e debitou o valor no outro sem nenhum comi nicado. A justiça pode penhorar uma conta poupança para pagar o iptu?

  158. Boa tarde! Possuo uma conta no bradesco onde fiquei com pendencias de cartao,emprestimo e cheque especial. Se fizerem um deposito para mim que caia nesta conta o banco pode descontar ezte dinheiro para ir quitando a divida?

  159. Olá, acabei de encerrar um contrato de trabalho e teria direito ao fgts. Acabei de olhar meu extrato e está com a informação de que meu fgts foi sacado mas eu não o saquei. Ele também não foi transferido para minha conta poupança e não está disponível no cartão do Pis. Há a possibilidade da caixa usar meu fgts no financiamento da minha casa sem me perguntar?

  160. Olá bom dia antecipei meu 13 salário mas qdo recebi não descontaram somente o que recebi do décimo mas sim um valor bem maior o banco pode fazer isso.

  161. Olá, estou em debito com a caixa econômica. Tenho uma conta poupança também da caixa. Eles podem pegar meu dinheiro da poupança como pagamento da dívida?? Por favor preciso que alguém responda.

  162. Oi bom dia tenho uma dívida do cartão de crédito no banco fui sacar um valor do décimo terceiro que a empresa do meu ex depositou pra pensão do meu filho e este valor estava aprovisionado e não consigo fazer o saque deste valor o banco pode descontar este dinheiro de pensão pra pagar a dívida do cartão sem que eu tenha permitido? Agradeço se alguém puder me ajudar

  163. OLÁ,minha prestação habitacional estava atrasada e o banco retirou dinheiro da poupança para saldar a divida sem minha autorização,não foi a primeira vez que fizeram tal procedimento.Tenho usado o cartão da poupança no dia a dia haja visto que é a unica conta que possuo para movimentar diariamente.
    Como proceder neste caso?

    1. Verifique se seu contrato não permite que outros recursos sejam utilizados para quitação. É muito comum que isso esteja amparado pelo contrato assinado.

  164. Olá boa noite, meu pai vai me enviar um dinheiro de outro país, ele faz um envio em meu nome para o banco no Brasil, eu retiro o dinheiro apenas com meu rg, gostaria de saber se eu estiver com alguma dívida de cartão em dito banco, podem bloquear o dinheiro??

  165. Boa noite
    A empresa tem uma conta no Banco do Brasil, estava negativa a tempos.
    Com empréstimos pendentes.
    Entrou um valor bem baixo daquilo que está devendo o banco comeu.
    Isso pode? Tem como ser devolvido esse valor?
    Obrigada

    1. Depende das características da dívida e da conta.
      No geral os bancos colocam uma cláusula permitindo que, em caso de débito, o saldo da conta pode ser utilizado para quitação.
      Leia o contrato assinado e verifique.

  166. Bom dia!
    Sou correntista do Santander. Fiz a antecipação do meu 13 salário em uma única parcela com vencimento dia 20/12/17. Caso eu não tenha o valor total para quitação, o banco pode debitar valores menores ao concedido e posteriormente debitar o valor restante junto ao pagamento?

  167. Só escrevendo para parabenizar o trabalho do pessoal que responde, impecável! Continuem assim que está ótimo!

  168. Tenho uma poupança caixa e sempre que tem algum valor nela o dinheiro some.
    Tipo eu tinha a três dias onze reais,ontem só tinha cinco e hoje só tem três reais
    Alguém me explica ou sabe o que acontece?

    1. É preciso ver os lançamentos e a que se referem, Regilene.
      Emita um extrato e veja o que está sendo descontado.

  169. Olá, bom dia.

    Hoje, transferi dinheiro da conta corrente para a poupança, porém o valor que verifiquei na poupança era menor que o transferido. Gostaria de saber o porquê.

  170. Olá, boa tarde.
    Tenho uma conta corrente negativa no Santander desde 2016, por conta de dívidas no cartão de crédito. Estava pagando altos juros todos os meses até que não consegui mais. Ficou juros sobre juros. Tb fiquei desempregado por um longo período. Hoje estou trabalhando e tive que abrir uma conta salário no mesmo banco, porém outra agência. O banco pode descontar algum valor da minha conta salário? Não assinei nenhuma autorização deste tipo na abertura desta nova conta.

  171. Pois bem minha mãe tem conta corrente e é aposentada e o salário dela foi todo descontado não sobrou nada isso é legal o banco retirar todo o dinheiro sem deixar nenhum conto pra aquele aposentado ?

    1. Às vezes o débito na conta corrente é alto e na abertura o cliente autorizou o débito de todos os valores que caírem lá. Como o banco pode não distinguir a origem do depósito, o valor é descontado integralmente.

  172. Tenho uma conta corrente no Banco do Brasil, e estou devendo o cartão de crédito do mesmo banco. Se for feito algum depósito nessa conta corrente, o banco fica com o dinheiro?

  173. Meu pai tem uma conta corrente na caixa mas quando alguém deposita dinheiro na conta dele as vezes quando ele vai tirar, o dinheiro já ñ está mas na conta dele. Isso é certo? ?? As vezes cai meio dia ai ele vai no outro dia de manhã pra tirá mas ja ñ tem nada.

  174. Tenho uma conta poupança da Caixa, e fui surpreendida, com um saque feito em minha conta, sem minha autorização, isso é legal, porém eu tinha um débito do Cartão Construcard, que estava em aberto, o banco pode limpar minha conta?

    1. Se foi feito um saque que não reconhece, entre em contato com o banco.
      Se está falando de descontos devido a dívidas, leia o contrato do seu cartão, pois deve estar constando algo sobre isso.

  175. Sou aposentada de viúva, fiz empréstimo na Agiplan descontado no benefício e na conta do banco do Brasil, só que irei mudar de conta para outro banco. Eles podem descontar da minha outra conta ou não ?

  176. Minha filha tem um limite devedor no bradesco de 1200.00. A empresa depositou seu vale dia 20 no valor de 434.00 porém o banco cobriu o limite usando seu salário e reduziu o valor do limite para o saldo que ficou negativo em 765.00 isso pode ser feito sem autorização? Pois ela paga td mês o juros até conseguir quitar o valor total do limite. Atrasou suas contas e fatura de cartão que precisava pagar com esse dinheiro retido.

    1. É assim que funciona o cheque especial. O banco não mexe no salário diretamente, mas uma vez na conta corrente, o valor será aprisionado para pagamento do limite.

  177. Fiz um deposito de 500 reais no dia 15 de março, e surgiu outro deposito em cheque do mesmo valor que eu não reconheço, entrei contato com o banco e eles não sabiam me informar, depois de muito esforço consegui contato da agencia onde fiz o deposito e um responsável confundiu meu caso com outra pessoa mas antes ja tinha dito que debito iria ser retirado amanha (28\03\2018) depois entrei em contato novamente, ele ficou de verificar a situação e retornar a ligação, quando retornou a ligação mencionou que houve um erro da caixa e que havia estorno de lançamento debito indevido, mas não havia sito autorizado, o que fazer ?

    1. Difícil para nós dizermos, Madalena.
      Continue insistindo com o banco, do contrário, abra uma reclamação junto ao BC.

  178. Boa noite
    Minha mãe fez uma divida no cartão de credito dela de R$300,00 há TREZE ANOS ATRÁS, ( do banco Cruzeiro do Sul, que faliu) e até hoje vem descontando na aposentadoria dela R$ 43, 00(média) referente a esse debito, isso é legal??

    PS; O banco Panamericano( que comprou o banco Cruzeiro da Sul, continuou cobrando) e depois virou Banco Pan, (que agora pertence a Caixa) continua cobrando

    1. É preciso ver o contrato e os acordos feitos.
      Procure um órgão de defesa do consumidor ou advogado para analisar sua situação especificamente.

  179. Bom dia,fiz um acordo a vista com o banco itau para pagar um boleto no dia 10/04/2018 e dia 06/04/2018 vai cair um valor na minha conta,o banco pode segurar esse dinheiro antes do dia 10

  180. Boa noite Flavio. Todos os dias a CEF come 2,10 da minha conta salário, não tenho empréstimos nem nada, esses 2,10 chega a ser sacado até 3X o dia, só aparece assim: Saq Terminal, liguei no 0800 da CEF e a moça disse que é pq eu só posso movimentar ela 2x no mês, passou disso são encargos da CEF, isso procede??

  181. Boa noite, tenho uma dívida do cartão de crédito Santander, me ligaram e fizeram acordo aceitei o acordo, mas infelizmente não vou conseguir pagar na data, a telefonista falou que se não houvesse pagamento na data do boleto eles vão descontar o valor sem os descontos do acordo em qualquer conta que eu tiver em qualquer outro banco, realmente eles fazem isso?

    1. Não é simples assim. Seus bens podem até ser utilizados para quitar, mas o banco não pode sair pegando dinheiro de qualquer outra conta.

  182. Ola,tenho consiguinado no banco do brasil, por algum erro interno parou de descontar o empréstimo o que devo fazer comunico ou aguardo.eles podem depois cobrar tudo de uma vez.??

  183. Olá, boa noite.
    Eu tinha um cheque especial em atraso em uma conta corrente antiga do BB e renegociei a divida e abrir uma nova conta corrente no mesmo banco, só que infelizmente não conseguir pagar a divida . A dúvida é eles podem sequestrar algum valor na corrente ou poupança da minha conta nova?

    1. É possível que no contrato de abertura exista uma cláusula que permite o banco descontar valores devido à instituição. Confira.

  184. Estando com o saldo negativo do cheque especial na CEF e a conta corrente bloqueada, tendo à receber pedido de restituição junto à Receita Federal ( PER/DCOMP ) já confirmado a ser depositado na referida conta corrente, PODE A INSTITUIÇÃO BANCÁRIA USAR ESTE DEPOSITO DE RESTITUIÇÃO DA RECEITA FEDERAL PARA ABATER O SALDO NEGATIVO SEM ANUÊNCIA OU AUTORIZAÇÃO DO CORRENTISTA?

    1. É característica do cheque especial utilizar-se de todo saldo na conta para cobrir a dívida. É isso que se aceita ao utilizar o produto e, ma verdade, pode até ser interessante já que são os juros mais altos do mercado.

  185. Ola boa noite! O seguro de vida e a taxa de manutençao podem ser cobrados do cheque especial nos casos q a conta corrente estiver zerada?

    1. É assim que funciona o cheque especial. Qualquer débito na conta sem recursos, irá direto ao cheque especial.

  186. Olá Flávio já comunicação entre conta corrente e poupança do mesmo banco porém de agências diferentes? Minha esposa faz um acordo pagou um boleto achando que estava quitado o cheque especial e um empréstimo mas depois de 3 meses o banco fez um desconto na poupança alegando prestação de um empréstimo na conta corrente de outra agência ao qual ela ja encerrou mediante acordo. Sendo que ela não assinou nada e o gerente da conta poupança, que está ativa e sofreu o desconto não sabe informar nada. Isso foi na cef pode encerrar cobta sem quitar débitos?

    1. Não entendi muito bem o caso.
      Mas quando você assina o contrato de abertura, certamente há uma cláusula sobre “descontar dívidas em contas das instituição” ou coisa do tipo. A gente só não presta atenção ou não lembra destes detalhes.
      Em suma, é comum acontecer sim.

  187. Olá eu estou devendo um valor no cartao de credito ao Bradesco
    Gostaria de saber se
    o Bradesco desconta na mesma data de pagamento do dia 15 da empresa
    Sendo o vencimento dia 05 do mês seguinte

  188. Olá boa tarde! em 2012 fiz um empréstimo consignado pelo Santander, porém 5 meses depois eu precisei exonerar e não consegui mais arcar com meu compromisso, em 2015 minha divida foi cedida para o fundo atlântico, agora este ano 2018 voltei a trabalhar e desbloqueei a mesma conta, entrei em contato com o fundo Atlantico como solicitado pelo gerente do Santander, fiz um acordo e farei o pagamento da primeira parcela em 22/05/18, meu pagamento vai ser dia 30/05 o Satander pode debitar algum valor da minha conta???????

    1. É preciso saber as características desse acordo, Rosane.
      É possível que tenha algo que permita desconto na conta em caso de não pagamento, mas não temos como saber.

  189. Quero lhes parabenizar pelo apoio sempre eficazes,em 2013 quatro meses seguido foi feito emprestimo online em minha conta corrente totalizando 60 mil reais,em 2014 mais dois meses seguido totalizando cento e cinquenta mil,parcelados em 96 vezes de dois mil e setecentos .fui ao banco BB e nao resolveram alegando que fiz tal emprestimo .aida questionei como se recebo tres mil reais nao seria jamais liberado tal quantia .fui ignorado e o desconto ė feito todo mes

  190. Olá, tenho duas contas no Itau, uma pessoa fisica e outra jurídica.
    Estou inadimplente na juridica e eles estão retirando da minha conta pessoa fisica para cobrir o debito da juridica.
    Este procedimento está dentro da lei, no contrato tem cláusula neste sentido?

    1. Não conheço o contrato, Halanne. É preciso ver se você autorizou. O banco poderá lhe fornecer uma cópia.

  191. Oi
    Minha conta estava negativa devido ao limite especial. Eles até sujaram meu nome e quando eu consultava a conta pelo app, estava zerada…
    Acontece que foi depositado uma quantia na minha conta, e não era meu esse dinheiro, e o banco debitou…
    Eles podem fazer isso?! O que faço agora??

  192. Fiz a portabilidade do banco do brasil para caixa economica ao fazer um financiamento de imovel pela caixa. Fui obrigada a fazer um contrato de cheque espicial e cartão de credito. Informei que não tinha interesse porem me disseram que era obrigacao ja que estava comprando um imovel. Isso está correto?
    outra duvida é que fui olhar minha nta hje e percebi uma retirada identificada como APLICAÇÃO, não fiz e não autorizei a caixa eonomica a fazer nenhuma retirada. O banco pode mexer na minha conta?

    1. Parece que não, pois configura compra casada.
      Ter a conta aberta é uma prática comum e leva a facilidades mas ser obrigado a ter outros produtos não.
      Também só pode fazer movimentações que tenha autorizado. Verifique se não está prevista em contrato.

  193. bom dia.. possuo uma quantia em dinheiro guardado na minha conta, mas emprestei meu nome pra uma pessoa e nao pagou e foi para o serasa, o banco pode retirar meu dinheiro para quitar essa divida ? obrigado

    1. A dívida é sua, independente de ter emprestado o nome.
      O banco pode tomar as medidas legais para recuperar o que você deve conforme na matéria.

  194. Tenho um cartão com óvalor de limites de 500 reais .. só q aconteceu uns problemas e n deu para pagar .. e o juro subiu .o dobro .. estou com a dívida de 1.400 reais então o juro tá sendo quase mil reais … e eu n tenho condições de paga esse total …se eu chega no banco com o total principal q foi gasto no cartão eles pegarão o dinheiro e quitarão a dívida ? Vc pode me tira essa dúvida

    1. Possivelmente não aceitarão esta proposta, mas poderão aceitar outras.
      Negocie o quanto antes para evitar que sua dívida cresça dada vez mais.

  195. Ola boa tarde devo o banco pretendia pagar mes que vem mais assim que meu salario caiu eles descontaram quase 90% de tudo que eu tinha eles tem esse direito ? Me ajudem por favor

    1. Depende, Daniel, se recebe em conta corrente e usou o especial, é característica desta linha usar todos os recursos em conta para quitar os débitos.

  196. Olá tenho uma dúvida nas casas Bahia faz um ano que não consegui pagar pois não consegui arruma emprego agora estou grávida eu recebo bolsa família na caixa econômica e fiz uma conta poupança fácil para ficar melhor de receber o meu bolsa família…a empresa casas Bahia entrou em contato comigo disse que se eu não pagar a dívida eles vão entrar com processo e bloquear minhas contas a pergunta é eles podem bloquear essa conta poupança da Caixa que eu recebo meu bolsa família????

    1. Eles podem tomar algumas medidas legais para levantamento de bens. O bloqueio ou não depende da interpretação do juiz.

  197. Boa noite! Eu tenho uma conta em um determinado banco,porém fiquei sem utilizar por mais ou menos dois anos.ai entrei em uma empresa que me solicitou uma conta nesse banco,a empresa fez o pagamento de salário nesse banco,a pergunta é esse banco pode descontar mexeer nesse dinheiro sem minha previa autorização

  198. Ola ! Boa noite. Eu tenho duas contas no mesmo banco, em uma delas eu devo para o banco e eles descontaram a minha dívida, sem autorização da minha segunda conta que é a do meu salário do mês, eles podem fazer isso sem o meu consentimento ?

  199. Olá boa tarde!
    Eu gostaria de saber se o Banco eles podem debitar AUTOMATICAMENTE( sem minha permissão) da minha conta uma divida do cartão de credito, eles usaram do meu limite especial para pagar essa divida que está atrasada, isso pode sem eu autorizar por que ate onde sei, limite especial é como se fosse um credito pre aprovado pra usarmos mais só eu posso definir como utiliza-lo não eles entrarem na minha conta e fazer esse processo sem eu autorizar

    1. Se você autorizou o débito automático do cartão e se tem um limite especial contratado, é isso que irá acontecer.
      Vale ler o contrato de abertura da conta se não consta nenhuma cláusula permitindo a cobrança em conta de outros débitos.

  200. Se eu não movimentar minha conta e não pagar o pacote de serviços, o banco pode negativar minha conta no valor limite do cheque especial ?

    1. O banco irá cobrar tudo aquilo sobre o valor do cheque especial, que cada vez ficará mais caro.
      Se não quer uma conta, encerre-a.

  201. Tem um débito automatico de 89 reais que vai acontecer na próxima semana. Tenho saldo de 14 reias que já é do cheque especial. O que acontecerá ? já que nao tenho saldo suficiente.

    1. Se não tiver nem saldo positivo nem limite de cheque especial, não será pago ou poderá entrar numa linha de empréstimo automático, se autorizou alguma.

  202. Olá. Tenho um empréstimo feito no BB e esqueci de pagar 1 parcela apenas. Quando fui tentar pagar no outro mês eles disseram q perdi o contrato e teria de fazer outro! Faltavam 9 parcelas para encerrar o empréstimo e agora eles querem renegociar colocando 6 parcelas a mais! Ou seja faltando 9 agora pulou para 15 parcelas! Quando olhei minha conta 2 dias depois meu salário de 2800 que estava na conta c. Avisa sumido. E apareceu “pagamento empréstimo cdc” . O que devo fazer? Eles podem retirar meu dinheiro assim??

    1. Eu não sei as condições de seu contrato, Maressa.
      Seria bom observar junto ao procon de sua cidade para ver se houve abuso do banco.

  203. Boa tarde! Tenho uma divida no banco Bradesco de cheque especial, mais meu cartão de crédito é débito em conta, se eu depositar o dinheiro do cartão do crédito pode ser descontado, antes de debitar o cartão de crédito?

    1. Sim, é característica do cheque especial utilizar o dinheiro depositado para cobrir os gastos.
      No seu caso, se ainda houver limite disponível, o dinheiro irá cobrir o cheque especial e depois, quando a fatura cair, irá debitar do especial novamente.

  204. Bom dia, tenho uma dividia de cartão de crédito com o Banco do Brasil, e ao ser restituído meu imposto de renda, esse saldo foi aprovisionado e não consigo sacar ou transferir, mesmo constando como saldo, minha dúvida é se é legal o banco fazer isso, visto que já tinha planos de conta para pagar com essa restituição.

    1. Veja no contrato do cartão se há algo relacionado a utilizar saldos na instituição para quitar dívidas. É muito comum.

    1. Normalmente estas instituições que oferecem produtos dentro de um mesmo conglomerado têm cláusulas que permitem o uso de créditos de um para quitação da outra.

  205. Bom dia tenho uma dívida com o banco Itaú o recebo meu salário no Banco do Brasil. O Banco do Brasil pode descontar do meu salário para pagar a dívida do Itaú?

  206. Boa noite tenho divida no meu cartao de credito da caixa , vao depositar um dinheiro pra mim na minha conta poupança da caixa vão descontar alguma coisa da minha conta ?

    1. Não dá para saber. Alguns bancos colocam cláusulas no cartão que podem ser descontados em contas da instituição.

  207. O banco Itaú está me colocando contra a parede. Dizendo que se não fizer um acordo referente a minha divida no cartão de credito, eles podem retirar o valor da minha conta para diminuir a divida… eles podem fazer isso ??

    1. Normalmente existem cláusulas no contrato permitindo que o banco use recursos na instituição para cobrir outros produtos.

  208. Bom dia ..eu tenho uma conta corrente com empréstimo e uma conta salário o banco fez uma transferência da conta salário para a corrente isso é legal? Sem me comunicar?

  209. Uma pessoa tendo uma pendência com cartão de crédito feito na caixa econômica e tendo também uma conta poupança na mesma, a caixa pode tirar dinheiro da poupança?
    Não é conta corrente só poupança.

  210. Boa noite, tenho uma fatura de cartão de credito atrasada no banco Santander e o mesmo efetuou o débito sem minha autorização na minha conta corrente do valor mínimo da fatura. Eles podem fazer isso?

  211. Boa noite! Tenho uma dívida no Banco Bradesco e agora meu marido abriu uma conta no mesmo Banco. Eles podem descontar a minha dívida da conta do meu marido?

      1. Boa noite Flavio
        Por favor me tire uma dúvida

        Eu tenho uma conta salario no Banco Itaú e fiz alguns cartões de credito aonde a administradora é o ItauCard.
        Eles pode descontar da minha conta Salário ?

  212. Olá boa noite!!
    Me chamo Vanessa e tenho uma dúvida.
    Minha sogra é pensionista, e o salário dela é depositado pelo banco BRADESCO. (Conta Corrente)
    ela tem um cartão de crédito da bandeira Visa que tbm é do Bradesco. A pergunta é: se ela usar este cartão de crédito e por acaso ela não quitar a divida deste cartão podem descontar do salário dela?

  213. Meu nome é Elizabete tenho uma divida de um cartão de crédito da caixa é tenho uma poupança lá tbem, e fizeram um debito autorizado, sendo q eu não autorizei nada. Isso pode acontecer

    1. É possível que tenha autorizado no contrato do cartão e não se lembre do que estava escrito.
      É comum ter cláusulas que permitem usar créditos na instituição para quitar dívidas.

  214. Eu tenho duas contas correntes no Santander, a primeira com uma dívida pra pagar a segunda é nova, quando fui pregar o meu salário tinha sido descontado o valor dessa conta nova , pode retirar dinheiro de uma conta para saldar a dívida de outra se motorização?

    1. É bem provável que nos documentos assinados para abertura da conta constava que eles podiam fazer isso. Por padrão, eles colocam cláusulas dessas.

  215. Boa tarde
    tenho 2 contas na caixa econômica uma conta corrente e outra poupança em estados diferentes
    tenho um debito na conta corrente e um dinheiro aplicado na poupança que e em outro estado
    eles podem retirar esse dinheiro da poupança sem a minha autorização?
    Obs. esse dinheiro na poupança está em MG e atualmente moro no ES onde tenho a conta corrente

    1. Em qual estado está a conta não faz diferença. O mais provável é que em seus contratos, você tenha aceitado alguma cláusula que permite o banco utilizar recursos depositados na instituição para quitar dívidas.

  216. Ola Flávio, tenho um consignado atrasado na caixa econômica, se eu depositar dinheiro na minha poupança da caixa será descontado o dinheiro?

  217. Hélcio 21.01.2019
    Sou cliente do bradesco ,autorizei o banco através do fone: 40020022 debitar no vencimento da fatura 10.01.2019 o valor de 400,oo ,procedimento que faço todos os meses . porém o banco cobrou novamente no dia seguinte 11.01.2019 outra fatura no de 486,00 . Após 04 dias o banco devouveu 213,00 . tive muito transtorno porque estava viajando . devo reclamar em juízo pelos danos morais .

  218. Boa tarde, tenho uma dívida de cheque especial em uma cidade no banco Bradesco, tive que abrir uma outra conta corrente, em outra cidade porém no mesmo banco se meu salário cair nessa conta nova, o banco pode pegar meu salário???

  219. Estou devendo 180 porem tirei todo o salário isso na conta corrente próximo mês irá tirar o dobro eh isso?

    Queria saber pois estou devendo agora mais de 400 R$

  220. Boa tarde, Flávio.
    Tenho um empréstimo junto ao Pan com desconto em folha. Quando me aposentei, por conta da redução de salário consequente da aposentadoria, algumas parcelas não foram descontadas. Depois, as parcelas voltaram a ser descontadas normalmente. Quero pagar as que ficaram pendentes mas sem juros tão abusivos. Tenho conta salário no Santander e uma poupança no mesmo, não é conta poupança, apenas poupança. O Pan pode debitar valores da minha conta salário e da poupança? O que é medida cautelar? Pode haver bloqueio judicial? Desde já, obrigada.

  221. Tenho uma dívida já negociada com o banco em débito automático e vou sair da empresa, vai cair meu acerto na conta.
    O banco pode quitar a dívida já negociada?

    1. Depende da sua negociação, se está vinculada ou não ao salário.
      Em caso de consignado, existe previsão para isso, mas não sei nada sobre sua dívida.

  222. A empresa abriu uma conta corrente no HSBC que passou a ser Bradesco porém tenho dividas de cartão de crédito no cheque especial em outra conta de outra agência do Bradesco, eles podem utilizar o dinheiro que eu tenho nessa conta( que era HSBC) para quitar os débitos?

  223. Bom dia Flávio. Tenho uma dúvida: tenho uma dívida no bradesco e em poucos dias vou receber um dinheiro e poderei negociar para quitá-la. Optei por receber em outro banco numa conta corrente conjunta com meu marido. Existe possibilidade do bradesco bloquear ou debitar a minha dívida pessoal nessa conta?

  224. Tenho uma duvida, uma empresa de seguros veio debitando durante quase 3 anos um debito sem minha autorizacao, o banco pode debitar da minha conta sem minha autorizacao, somente com o encaminhamento da tal empresa?

  225. Olá. Flávio tenho uma dúvida , fiz uma transferência TED na última terça-feira da minha conta poupança Santander para uma conta corrente BB , recebi o comprovante e o valor foi debitado da minha conta , porém o beneficiário ainda hoje não recebeu . E o dinheiro nunca voltou para minha conta . O que pode ter acontecido ?

    1. Confira se os dados estão todos corretos e se não existe possibilidade de ter sido creditado em outra conta.
      Não sendo isso, procure o banco, pois só eles têm acesso à sua conta.

  226. Flavio Boa tarde;

    Tinha uma dívida do meu carro em aberto,recebi várias cobranças pelo escritório de cobrança,uma coube no meu bolso,fechei o acordo nm determinado valor para quitar a dívida dia 31/01/19, dia 06/02/19 O Banco deu baixa no financiamento fidunciário e no mesmo dia o SNG (sistema Nacional de gravame)deu baixa no gravame do meu carro,dia 19/02/19 houve um bloqueio judicial na minja conta corrente(bloquearam o valor que lá estava), fui ao meu banco e pra minha surpresa o bloqueio judicial e devido essa dívida que quitei dia 31/01/19 e essa conta é a mesma que recebo meu salário…o que faço??

    1. Veja onde está correndo a ação, e informe a quitação. Dependendo da situação, pode até caber algum ação de sua parte.

  227. Flávio bom dia , minha casa e financiada débito em conta e o vencimento e dia 25 de cada mês. Minha pergunta é a seguinte. a caixa pode sacar o dinheiro antes da data ? por exemplo hoje fui efetuar uma compra em débito e não tinha saldo porque a caixa sacou meu dinheiro antes sendo que o vencimento e só no dia 25 Que cai em um dia útil nesse caso na segunda.

    1. Normalmente, na virada de dias úteis assim, os bancos aprisionam os valores devidos dos lançamentos futuros.

  228. Ola, bom dia, eu estou pagando faculdade e também pago minha casa que é financiada, vou receber um depósito de R$10.000, corre o risco de descontarem alguma quantia desse valor??

  229. Ola eu to devendo 10 mil o banco itau em emprestimo e estou para transferir uma quantia boa de dinheiro para a minha conta no itau tbm so que poupança eles podem retirar esse dinheiro ou travar esse dinheiro ?

  230. Oi Boa tarde! Tenho uma dívida de cartão de crédito do Banco Viacred vencida a 90 dias em atraso, o Banco me ligou dizendo que minha dívida de cartão que esta em atraso a 90 dias virou um contrato de empéstimo e que eu teria que dar um adiantamento para poder parcelar essa divida sem minha autorização fizeram isso. Simplesmente me ligaram e disseram que minha divida de cartão em atraso virou um espréstimo sem me consultar! Eles pode fazer isso?

    1. Não sei se o termo empréstimo é mais adequado, mas já faz um tempo que as dívidas do cartão viram um parcelamento automático segundo regras do BC.

  231. Estou com uma dúvida no cartão de crédito caixa , porém ainda não posso pagar … tenho uma conta corrente na caixa , era podem descontar direto da conta corrente sem minha autorização?

  232. Minha avó contraiu uma divida no cartao de crédito e ñ pode pagar,se ela deixar de pagar,podem descontar direto na aposentadoria dela?

    1. Direto não, mas se a aposentadoria for para uma conta corrente e o cartão for do mesmo banco com autorização para usar créditos na instituição para quitar dívida, deve acontecer.

  233. Oi flavio, tudo bom?
    Meu pai tem uma dívida no banco e eu quero abrir uma conta nesse mesmo banco. Existe a possibilidade do banco retirar dinheiro da minha conta para pagar a divida do meu pai?
    Obrigada

  234. Boa tarde Flávio, eu fiz um empréstimo cdc na conta salário da caixa, a parcela do meu empréstimo pra ser no dia 06/03 mas só fiz o deposito no dia 07/03 e no outro dia vi no meu app da caixa que eles descontaram na minha conta, mas hj vi que apareceu um mesmo valor do empréstimo na minha conta

  235. Ola bom dia!

    Minha mãe teve um desconto de um valor x, pois disseram na agência que ela havia feito um contrato de seguro residêncial (AUTO RE), porém não houve ciência de assinatura alguma por parte da minha mãe e simplesmente foi descontado o dinheiro! Fui até o banco e devido ela ter realizado um empréstimo no ano passado, disseram que a ciência do desconto do empréstimo estaria descrito no contrato do empréstimo, porém eu li e reli e não encontrei nada disso!

    O que Eu devo fazer??

  236. Boa noite

    Tenho uma conta no Bradesco desde 2006

    Descobrir agora que o banco desconta uma tarifa á qual não pode descontar pois a empresa onde trabalho possui convênio com o banco e somos isentos de tarifas

    Procurei o banco e eles querem fazer um acordo

    Restituindo somente dois anos

    Não aceitei

    Nesse caso o que devo e qual o procedimento a ser tomado.

  237. Olá, tenho uma pendência no BradesCard no cartão CeA… Precisei abrir uma conta do Bradesco para receber meu salário do emprego e abriram uma conta corrente. Tem como debitarem essa pendência do BradesCard da minha conta corrente?

  238. bom dia, fiz uma portabilidade do banco itau para o banco Santander e a Moça do banco itau ligou perguntando se eu realmente queria fazer o processo de portabilidade eu falei que sim e ela infirmou que eu iria passa a pagar a tarifa para o banco itau, sendo que hoje minha tarifa com itau é gratuita. Acordo feito entre o itau e a empresa. como proceder ?

  239. Boa tarde!
    Estou com o cartão de credito em atraso (Santander) há mais ou menos uns 4 meses, porém nos dois últimos meses o Santander vem descontando um valor mínimo de +- 58,00 da minha conta corrente. Esse valor vem sendo retirado do meu cheque especial, me deixando assim negativo com o banco. O cartão já foi bloqueado antes do vencimento e o valor das faturas anteriores nunca foram débito automático. O banco pode tirar do meu cheque especial sem autorização para cobrar um valor mínimo da fatura de um cartão que já está bloqueado?

    1. O bloqueio do cartão é apenas para novos usos, seus compromissos continuam.
      Quanto ao débito, é comum haverem cláusulas nos contratos que permitem.

  240. Bom dia eu tenho um empréstimo e um cartão em atraso no banco Santander , eu recebo pelo INSS e fiz a troca de conta para a conta salário deles que foi para o banco do Brasil , o Santander pode descontar algo dessa conta ?

  241. Estou tendo vários problemas com o meu banco onde tenho conta pessoa Jurídica e física. Hoje ao verificar o meu saldo na conta jurídica, sem que eu tenha realizado qualquer movimento financeiro, estava faltando aproximadamente R$ 72.000,00, onde de imediato liguei para o gerente, este respondeu-me que ainda o Banco não havia feito a atualização do extrato bancário. Esse fato ocorreu as 8h00min.

    Lógico que essa postura não me convenceu!

    Pergunto, tem como eu mover uma ação contra o banco, em vista do susto levado, e por não ser a primeira vez que ocorre mudanças no saldo e baixas de aplicação sem meu consentimento?

    1. Nesse caso é preciso consultar um advogado, Oswaldo.
      Não sei se susto é motivo de indenização, acredito que seria necessário provar que esse sumiço do dinheiro lhe causou algum dano.
      No seu contrato de abertura, também deve constar a possibilidade destas instabilidades.

  242. Boa Tarde Flávio.

    Tenho empréstimos no BB que consomem 50% do salário, porém a empresa cortou 100% das Horas Extras que recebo é assim meu salário vai cair pela metade, ou seja, ficará 100% por conta dos empréstimos. Se eu abrir uma conta salário no BB eles podem descontar do meu pagamento?

  243. Boa Tarde Flávio.
    Tinha um contrato de consignado que finalizou em novembro de 2018, quando foi no dia 29 debitaram de minha conta poupança 2 parcelas acrescida de juros referente a parcela 75 e 76 totalizando 92,55, porém o meu contrato havia sido 72 meses, já fui a caixa e ao RH da Prefeitura que me forneceu informe de quitação do referido, no banco o atendente não soube me explicar, o que posso fazer Flávio, me dê uma solução. Obrigada
    Att;
    Daniela

    1. É difícil dar soluções, Daniela. É o tipo de coisa que tem que ser analisada caso a caso.
      Mas se está sendo lesada, você pode procurar o Procon ou o Juizado especial para intermediarem a negociação. No mínimo, você tem direito às parcelas debitadas em dobro.

  244. Ola, tenho uma dívida de um empréstimo que fiz na bv financeira já há um bom tempo com contrato no boleto agora tive que abrir uma conta corrente no BB para receber meu salário. O banco pode pegar o que entrar na conta?

  245. Olá meu nome é Cláudia
    Meu marido tem um empréstimo com a caixa e não conseguiu pagar já tentou negociar e o juros estão muito alto
    Porém essa semana ele foi mandado embora da empresa e aí caiu na conta do Itaú conta salário a recisão dele ,o mesmo foi ver e aí estava zerado a conta e escrito bloqueio judicial ele trabalhou esses anos todos para pegarem o dinheiro todo pagamos aluguel e agora ele está desempregado como resolver isso estamos desesperado pois temos 2 filhas e pegaram o dinheiro todo.O que podemos fazer?

    1. Se é por bloqueio judicial, há alguma ação em que ele deve algo a alguém e não teve acordo.
      Convém contatar o banco para saber de onde veio a ordem e procurar a vara onde corre a ação para se inteirar do que se trata.

  246. Boa tarde! tenho um empréstimo no Santander, o mesmo foi feito pelo internet banking( na verdade é uma renegociação de empréstimo/ cartão e cheque especial) esta em débito automático na minha conta corrente, eu posso solicitar a retirada do débito automático? a verdade é que meu esposo ficou desempregado e não estou tendo condições de pagar o valor, e quando cai meu pagamento já desconta automaticamente.

    1. Não daá para dizer, pois não sabemos quais as condições de sua renegociação. Convém reler o contrato, certamente ele prevê o que acontece nesses casos.

  247. Estou com uma dívida no cartão de crédito, o banco foi e debitou no meu limite especial o valor mínimo do cartão. Eles podem fazer isso?

  248. Boa noite,tinha uma conta no Citibank e fiquei devendo uns 200 mil reais passou 6 anos ja essa divida,na data de hoje abri uma conta corrente via app Itaú pelo aplicativo de celular e foi aprovado a abertura da conta,se eu colocar dinheiro no itau eles podem debitar alguma coisa dessa dívida do city???obrigado

    1. É possível que no contrato que leu e aceitou na abertura exista uma cláusula permitindo que débitos em instituições do conglomerado podem ser debitados em sua conta corrente.

  249. Ola fiz um emprestimo no banco bradesco pela conta salario.e agora o inss vai depositar um beneficio meu la .eles podem cobrar a divida pelo o beneficio ?

  250. ola, boa noite. fiquei devendo o banco itaú durante 8 anos. no final de 2018 quitei essa dívida. tive um desconto de 92%. agora estou trabalhando em uma empresa faz 6 meses. sera que eu consigo fazer um novo empréstimo?

  251. Alguns anos atrás fiz um empréstimo no antigo HSBC e fiquei em dívida.
    Hoje fui abrir uma conta no bradesco e constou esse empréstimo. Consegui abrir uma conta salario. O banco pode retirar alguma porcentagem da minha conta?

  252. Bom dia! Meu esposo possui uma conta salário no banco Itau, sem autorização ela passou para conta corrente junto com um saldo negativo de 388,00 que apareceu sem justificativa. Nenhum empréstimo foi feito, nem foi pego cheque especial. Um dia após o ocorrido a dívida saiu da cor vermelha e passou para a cor roxa, aumentando para 450,00. Poderia me ajudar a revolver o caso e se temos como resolver sem pagar essa dívida? Desde já agradeço!

  253. o Itaú descontou 257 da minha conta sendo que nao tenho benefício nenhum porque eu cancelei o cheque especial e disse que tô deve do o banco que eu nem sabia e quero meu dinheiro de volta será que isso é possível Porque acho isso um absurdo pois cancelei o cheque especial e disse que não tenho direito ao lis

  254. Flávio, meu marido tem uma conta corrente na Caixa e está devendo no cheque especial, inclusive a caixa já negativou o nome dele por causa dessa dívida agora ele irá receber o seguro desemprego por essa conta, a caixa poderá retirar neste valor?

  255. Boa tarde, fui avalista e a pessoa responsável acabou não pagando a dívida, fui demitida de um serviço e o Bando do Brasil tomou o dinheiro na minha rescisão, já se passaram 5 anos e a dívida “caducou” consigo ir até o banco e recuperar este dinheiro?

    1. A dívida não caduca simplesmente. O que acontece em 5 anos é o nome sair do cadastro de mau pagador.
      Verifique a situação especificamente. E, de qualquer forma, se o dinheiro foi utilizado para quitar dívida, não vejo porque recuperará o dinheiro.

  256. Boa noite, sr Flávio, veja se o sr pode me ajudar tirando a minha dúvida, estou devendo muito porque fiquei desempregada, cartão de créditos e empréstimos no cartão de crédito e limite especial, dos Bancos Santander e Itaú, assim que eu puder vou fazer acordos para começar a pagar. Minha dúvida é que tenho uma poupança no Banco do Brasil também e eu gostaria de guardar uma reserva que estou vendendo brigadeiros para sobreviver mais gostaria de guardar e começar a juntar no banco para começar a reorganizar minha vida. O Santander, Itaú ou visa e outros cartões de crédito pode pedir ao Banco Central ou eles mesmos podem tirar algum valor da minha conta no Banco do Brasil?
    Muito obrigada desde já, um trabalho maravilhoso que o sr está fazendo.

    1. Não, Simone, não podem simplesmente retirar o valor de sua conta poupança.
      No entanto, este caminho não é o mais recomendado financeiramente. Se você tem algum recurso, convém tentar renegociar já pois os juros de seus débitos serão muito superiores ao benefício de sua poupança.

      1. Entendi, é que o pouco que tenho guardado no momento está sendo para minha sobrevivência, assim que as coisas mudarem com certeza irei pagar, muito obrigada pela ajuda, e tempo fornecido a mim, obrigada.

  257. ola. estou com meu nome no serasa por conta de uma divida de cartao de credito, se eu dopositar dinheiro na conta ,sera que pode ajudar paa tirar meu nome do serasa?

  258. Olá, durante esta pandemia as coisas complicaram…estou devendo cheque especial de um banco, e nesse mesmo banco tenho um emprestimo consignado com veículo, e ficou pesado pra mim nesse momento delicado que todos estamos passando, não consigo falar com o gerente o atendimento somente com hora marcada, o que é quase impossível , pois se eu for lá e não tiver marcado horario aguardo 01 hora e mesmo assim dizem que não vão atender….e o agendamento é por e mail…já enviei e mails e não obtive retorno, agora estou com uma parcela de quase 5.000,00 em atraso, porque era débito automatico e eu estava pagando por boleto pedia pra eles me enviar e elem me enviavam…agora não enviam e nem deixam eu entrar na agência pra resolver esse assunto, e nem agendam para mim..não sei nem o que fazer….. outra que estou com problemas com os cartões de crédito também tudo devido a este momento de crise mundial.
    Por favor pode me ajudar?

    1. Eliana, entendo a situação e quão complicada e preocupada deve estar.
      Não temos como ajudar nestes casos específicos. Se o banco não quer lhe atender, guarde todas as tentativas, anote as ligações, emails etc. E, em caso de uma revisão, você consegue comprovar que tentou negociar sem atendimento.
      Uma dica é tirar do débito automático, assim você paga juros menores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *