O Banco do Brasil foi a primeira grande instituição financeira do País, ao lado de Nubank e Sicredi, a trabalhar com o pagamento de contas no WhatsApp. A novidade, anunciada no dia 15 de junho, já está sendo implementada pelo aplicativo, em parceria com a intermediária de pagamentos Cielo.

Como é um processo complicado, a função é liberada aos poucos para os usuários. Ainda assim, o potencial é alcançar 51 milhões de pessoas no Brasil. No total, o WhatsApp tem 120 milhões de usuários por aqui.

Devido a esses dados, o Banco do Brasil entendeu que essa é uma ação inovadora. Em comunicado, a instituição reforça que “a operação será tão simples quanto o envio de uma foto pelo aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros”.

A expectativa é que os pagamentos de contas pelo WhatsApp Pay estejam disponíveis a partir das próximas semanas. Entenda melhor como funciona.

A função pelo Banco do Brasil

O pagamento das contas via WhatsApp é uma possibilidade para as empresas fecharem mais vendas e dos usuários terem mais comodidade ao fazerem as operações. Em 2020, o Banco do Brasil já teve 70 milhões de operações por meio do aplicativo.

O motivo, segundo o diretor de meios de pagamentos do BB, Edson Costa, é que o WhatsApp já podia ser usado para realizar operações bancárias, como liberação de cartões e consulta de saldos. Portanto, a novidade anunciada era a oportunidade de facilitar mais uma transação.

Nessa primeira etapa, os clientes que terão acesso à novidade serão aqueles com Ourocard Visa. Em seguida, serão autorizadas as operações com Ourocard Mastercard e Ourocard Elo. 

A segurança aplicada nos pagamentos de contas pelo WhatsApp

As operações são realizadas pelo Facebook Pay, com intermediação da Cielo. Para garantir a proteção dos usuários, existem várias camadas de segurança. Uma delas é o PIN do Facebook Pay, que pode ser substituído pela biometria nos dispositivos que têm esse recurso.

O funcionamento dos pagamentos de contas no WhatsApp

Os clientes do Banco do Brasil podem fazer os pagamentos sem sair da tela de conversas. Além disso, a instituição financeira permite realizar outras operações pelo aplicativo. Isso é possível pelo uso da inteligência artificial.

Caso haja alguma dúvida ou dificuldade, a pessoa física pode entrar em contato e ter o atendimento do chatbot. Entre as transações disponíveis pelo WhatsApp estão:

  • pagamento de contas, tanto boletos quanto convênios;
  • consultas ao limite e às faturas de cartão de crédito;
  • saque sem cartão;
  • transferência entre contas-correntes do BB;
  • compra de recarga de celular ou do Bilhete Único SPTrans;
  • liberação e rastreamento de cartão de crédito;
  • consultas ao saldo de conta-corrente e poupança;
  • obtenção de extratos de conta-corrente, poupança e fundos de investimentos;
  • consultas ao código IBAN e SWIFT, necessários para realizar transferências internacionais;
  • renegociação de dívidas;
  • obtenção de segunda via do boleto de renegociação.

Para as pequenas e médias empresas clientes do BB e que usam o WhatsApp Business, é possível fazer ou receber pagamentos de crédito ou débito, ter suporte 24 horas ou oferecer reembolsos. No entanto, é preciso que a transação ocorra em reais apenas dentro do Brasil.

A vantagem é que não existem cobranças de taxas ao cliente tanto para transferências quanto para compras. Assim, há somente benefícios para os pagamentos de contas no WhatsApp.

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