O Banco Central autorizou o Banco Carrefour a atuar como banco múltiplo. A instituição faz parte do Grupo Carrefour Brasil e agora integra o Sistema Financeiro Nacional. Com isso, terá mais serviços e produtos aos clientes.

Essa era uma iniciativa já em vista pelo Banco Carrefour. No final de 2019, a instituição já havia adquirido 49% da Ewally, uma fintech que trabalha com conta digital, pagamentos e boletos. Com a autorização dessa sexta (26), também é possível oferecer previdência privada, investimentos e linhas de crédito.

Por isso, o CEO da instituição, Carlos Mauad, disse que “este é um movimento muito importante na história do Banco Carrefour. Além de trazer muita eficiência para a nossa operação de cartão de crédito, essa implementação nos permite acelerar novas iniciativas e produtos financeiros, a ser um dos pioneiros na adoção do PIX e explorar outros ativos ainda não monetizados dentro do nosso ecossistema mercantil”.

Novos produtos

Com a atuação como banco múltiplo, o Banco Carrefour começa a trabalhar com mais produtos e serviços financeiros. Até agora, a instituição já emitia e administrativa os cartões Atacadão e Carrefour. Além disso, gerencia os seguros disponibilizados.

Entre as primeiras decisões, o Banco Carrefour deve emitir boletos para pagar os dois cartões do Grupo. Com isso, os clientes devem ter mais praticidade. Ao mesmo tempo, o pagamento também pode ser feito pelos caixas eletrônicos do Banco 24 Horas.

Agora, como indicou o CEO, a proposta é integrar o PIX, assim que for lançado. Ele é um sistema de pagamentos instantâneos que deve agilizar as transferências e os pagamentos. Com isso, as operações devem diminuir para até 10 segundos.

Atualmente, as transferências são realizadas por DOCs ou TEDs e os pagamentos de contas dependem de boletos ou transações físicas. Em qualquer um dos casos, leva alguns minutos ou até vários dias.

É importante ressaltar que o PIX é um serviço do Banco Central. Ainda assim, a maioria das instituições não está com a operação em andamento.

Vendas do 1T20

As vendas do 1º trimestre de 2020 do Grupo Carrefour Brasil chegou a R$ 15,8 bilhões. Apesar da pandemia, foi registrada uma alta de 12,2%.

O total de vendas consolidado, sem contabilizar a gasolina, foi de R$ 15,1 bilhões. O crescimento foi de 12,5%. O Grupo afirma que o isolamento social contribuiu para esse cenário.

O maior número de comercializações foi pelos canais digitais. O resultado foi até 3 vezes maior. No início de março de 2020, a média era de 1.674 pedidos diários. No entanto, chegou a 4.269 solicitações.

Com os dados, o Grupo Carrefour teve um faturamento bruto de R$ 4,4 bilhões. Em comparação com o mesmo período de 2019, o crescimento foi de 10%.

A expectativa é que, em breve, o Grupo Carrefour aumente sua participação de mercado. Um dos motivos, especialmente, é a adoção do PIX. Outras medidas devem ser anunciadas em breve.

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