À vista e a prazo: entenda as formas de pagamento

Ao realizar uma compra, é fundamental entender os prós e contras do pagamento à vista ou a prazo. Confira então as principais diferenças e seus conceitos.

Escrito por Eduarda Fernandes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Quer entender a diferença entre pagamento à vista e a prazo? Então, confira este conteúdo que preparamos para você!

O que é pagamento à vista?

No pagamento à vista, o comprador paga, em uma única parcela, o valor total da compra sem a necessidade de financiamento ou pagamento parcelado. Dessa forma, não há acréscimo de juros ou taxas adicionais. É um meio de pagamento simples e direto, em que o comprador recebe o produto ou serviço logo após efetuar o pagamento integral.

Quais os principais meios para o pagamento à vista?

Os principais meios de pagamento à vista são:

  • Dinheiro;
  • Cartão de débito;
  • Cartão de crédito;
  • PIX;
  • Cheque;
  • Boleto bancário.

O que é pagamento a prazo?

Ao optar pelo pagamento a prazo, o comprador divide o valor total da compra em parcelas e efetua o pagamento ao longo de um período determinado. Nesse caso, o pagamento a prazo envolve a aplicação de juros ou taxas adicionais, tornando o valor final da compra superior ao seu preço original. 

Quais os principais meios para o pagamento à prazo?

Os principais meios de pagamento a prazo são:

  • Cartão de crédito;
  • Cheque;
  • Boleto bancário. 

Pagamento parcelado e a prazo é a mesma coisa?

Em geral, os termos pagamento parcelado e pagamento a prazo são utilizados para se referir à mesma forma de pagamento, na qual o comprador divide o valor total da compra em parcelas a serem pagas ao longo do tempo. No entanto, é possível que existam variações nos valores das parcelas, data de pagamento e aplicação de juros.

Termos Relacionados:

Perguntas Frequentes

  1. Quem define o número de parcelas de um pagamento à prazo?

    O número de parcelas em um pagamento a prazo geralmente é definido pelo vendedor. Nesse caso, ele estabelece as condições de pagamento, incluindo o número de parcelas disponíveis para o cliente escolher. 

  2. É possível fazer pagamento parcelado no débito?

    Não, pois o cartão de débito está diretamente vinculado à conta bancária do titular. Assim, o valor da compra é debitado integralmente no momento da transação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp