Corretora Avenue é confiável? Vale a pena investir?

Entenda se é seguro investir, taxas e produtos oferecidos pela Avenue Securities.

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

A corretora Avenue tem seu nome consolidado como uma das principais instituições de investimento que facilita o acesso do público brasileiro ao mercado estrangeiro, e, por isso, vale a pena conhecer mais sobre os seus serviços.

Embora relativamente nova, a plataforma foi pioneira ao investir em recursos que aumentam a acessibilidade do investidor comum à Bolsa de Valores norte-americana.

Continua após a publicidade

Por esse motivo, a instituição chama a atenção de novos usuários, especialmente iniciantes que buscam uma corretora confiável para começar sua carteira financeira no exterior. No entanto, antes de escolher uma plataforma de investimentos definitiva, é importante analisar se as ferramentas valem a pena e se realmente podem atender às suas necessidades como investidor.

Pensando nisso, nós preparamos um guia especial sobre a corretora Avenue, para te ajudar a analisar seu serviço e entender melhor como essa empresa funciona.

Continua após a publicidade

O que é a corretora Avenue?

A corretora Avenue Securities é uma instituição de investidores criada por brasileiros, com sede em Miami, na Flórida, desenvolvida com o objetivo de facilitar o acesso de investidores comuns ao mercado financeiro norte-americano.

Por esse motivo, a base de operações da corretora está localizada nos Estados Unidos, realizando a ponte direta entre os clientes brasileiros e ativos estrangeiros.

logo

Avenue Securities

A corretora foi lançada em 2018, e contava com 7 mil usuários cadastrados já no primeiro semestre de operação. Atualmente, já conta com mais de 300 mil contas registradas, além de um catálogo variado de produtos norte-americanos disponíveis para contratação com burocracia reduzida.

Embora seja relativamente nova no mercado, a corretora Avenue se destaca por ser pioneira no segmento de aplicações, como uma das primeiras instituições a facilitar, de fato, o acesso do investidor médio ao mercado estadounidense.

Continua após a publicidade

Antes, para investir no exterior, era necessário que o cliente possuísse cadastro em uma corretora brasileira que, por sua vez, entrava em contato com uma corretora americana parceira para disponibilizar o ativo desejado. No entanto, a proposta da corretora Avenue foi diminuir essa burocracia, oferecendo serviços que permitissem que o investidor pudesse atuar no mercado estrangeiro de maneira mais direta, autônoma e simples.

Além disso, o foco da instituição é o público varejo de classe média, de modo a incentivar a adesão de clientes comuns no mercado de ações norte-americano. 

O perfil do investidor também não precisa ser, necessariamente, agressivo, pois existe a possibilidade de investimentos mais estáveis.

No Brasil, a corretora Avenue possui novas parcerias que possibilitam ao cliente o acesso a outros serviços além dos ativos americanos. Por exemplo, caso o Banco Central autorize a operação da companhia, ela também poderá oferecer serviços bancários.

Continua após a publicidade

Como o investidor brasileiro é classificado?

Embora a corretora Avenue opere no exterior, diretamente no mercado norte-americano, o investidor brasileiro é tratado como não residente dos Estados Unidos.

Dessa forma, apesar dos ativos serem negociados em dólar, e o cadastro ser validado por instituições regulamentadoras americanas, o cliente deverá declarar seus investimentos para a Receita Federal do Brasil.

Além disso, investidores brasileiros que se cadastrarem na corretora Avenue também possuirão uma carteira nacional de ativos. Ela poderá constar, por exemplo, no Canal Eletrônico do Investidor (CEI), plataforma de consolidação oficial da B3, ou integrar outros apps de investimento que o usuário desejar.

Assim, embora as aplicações sejam norte-americanas, o monitoramento poderá ser feito nos moldes convencionais brasileiros, uma facilidade interessante para interessados.

Continua após a publicidade

A Avenue é confiável e segura para investir?

Muitos investidores interessados em atuar no mercado internacional podem ficar receosos quanto a confiabilidade da plataforma que irão escolher para construir essa carreira. Afinal, é necessário contar com um serviço bem estruturado e qualificado para ter acesso a esses produtos estrangeiros com mais tranquilidade e confiança.

Por esse motivo, os usuários também procuram saber se a corretora Avenue é confiável e segura para investir. E, para auxiliar na avaliação desse quesito, existem alguns fatores que podem ajudar.

Aspectos legais

Uma vez que a corretora Avenue atua como empresa norte-americana, com base nos Estados Unidos, ela está sujeita a todas as regulamentações do País. Isso significa que, para operar devidamente nesse mercado, é necessário possuir autorização dos órgãos fiscalizadores americanos.

Por esse motivo, a Avenue é fiscalizada pela FINRA (Financial Industry Regulatory Authority, ou Autoridade Regulatória de Indústrias Financeiras), e faz parte da SIPC (Securities Investor Protection Corporation, ou Corporação de Proteção de Investidores).

Continua após a publicidade

Essa participação oferece um saldo de até $500 mil dólares no caso de problemas com a corretora e o repasse dos recebimentos, por exemplo. A termos de comparação, o serviço funciona de modo semelhante ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Além disso, por se tratar de uma empresa americana, todas as transações ocorrem a partir das regras e canais dos Estados Unidos. Por isso, possui todas as licenças e passou por todas as avaliações das autoridades relacionadas. 

Assim, em termos legais, é possível afirmar que a corretora Avenue é confiável e segura.

Tecnologia de operação

A corretora Avenue também inova ao trazer operações financeiras realizadas com o sistema blockchain. Essa tecnologia é utilizada, principalmente, nas transações que envolvem criptomoedas, com alto grau de confiabilidade e segurança.

Continua após a publicidade

O sistema blockchain permite um registro mais seguro dos dados dos clientes, por meio de blocos digitais criptografados, que são à prova de violações por terceiros.

Dessa forma, ao realizar um investimento com a corretora, o investidor conta com uma segurança a mais quanto aos seus dados bancários e sigilosos.

Além disso, movimentar recursos e capitais com essa tecnologia também aumenta a segurança da própria operação, tornando os ativos mais protegidos e estáveis, mesmo no mercado de ações.

Reclame Aqui

Enquanto a corretora Avenue possui boas qualificações nos aspectos legais relacionados à sua operação no mercado de investimentos, alguns usuários também buscam saber mais sobre a reputação da empresa.

Continua após a publicidade

Para isso, é possível avaliar depoimentos e reclamações abertas por outros clientes, para determinar a forma como a corretora oferece suporte e é avaliada pelos usuários na internet.

No Reclame Aqui, principal plataforma de avaliações e depoimentos do Brasil, a corretora possui nota 9.0, considerada excelente.

Além disso, também apresenta o selo RA1000, que certifica a qualidade do atendimento ao público. Isso se deve, principalmente, por conta dos índices positivos que apresenta, como:

  • 99,6% de reclamações respondidas;
  • 93,8% de soluções encontradas;
  • 86,3% dos clientes afirmaram que voltariam a fazer negócio no futuro.

Parte das reclamações abertas no período de um mês incluem problemas de instabilidade na plataforma e dificuldades técnicas para movimentações de dinheiro entre contas.

Continua após a publicidade

Assim, mesmo os casos não solucionados também não envolvem problemas consideravelmente sérios, que impactam negativamente na reputação da corretora.

Dessa forma, é possível determinar que a Avenue é confiável e segura para investir.

Como funciona o investimento na corretora Avenue?

A corretora Avenue opera, basicamente, com dois departamentos de serviço próprios, que possibilitam a realização de operações financeiras do Brasil diretamente no mercado norte-americano.

Clientes interessados em adquirir produtos estrangeiros devem realizar um cadastro na corretora, e, em seguida, transferir seus recursos por meio do aplicativo Avenue Brasil. Em tese, ele funciona como uma plataforma de pagamentos integrada à empresa.

Posteriormente, a empresa com sede internacional recebe o dinheiro e transfere para a filial norte-americana, que realiza a aplicação desejada. Embora a operação seja semelhante à outras transações convencionais, o diferencial está na redução da burocracia e do tempo hábil de negociação, uma vez que ambas as filiais pertencem ao mesmo grupo.

Continua após a publicidade

Além disso, o cliente também poderá acessar o home broker da corretora Avenue, com versão em português, para operar de forma mais autônoma.

Atualmente, a corretora Avenue Securities possui dois tipos de taxas para os investidores, a de câmbio e corretagem. Enquanto isso, a corretagem da Avenue é cobrada em dólares, de 1 a 8 dólares.

Enquanto isso, investidores menores também podem contar com um novo tipo de conta com taxa zero de corretagem, apesar de menos recursos. No entanto, a opção não está disponível para contratação direta pelos sites. Por isso, é necessário entrar em contato com a equipe da corretora para mais informações.

Depósito de recursos

Para investir com a corretora Avenue, o cliente conta com a facilidade de depositar e transferir recursos em Reais para a plataforma.

Continua após a publicidade

As ferramentas da plataforma realizam a conversão direta, permitindo a operação de maneira mais acessível e simplificada. No entanto, é importante se atentar para as taxas de spread, que podem chegar a 3% na conversão. 

Além disso, a plataforma também permite que o usuário faça o depósito diretamente em dólares, sem realizar a conversão pela sua ferramenta. Dessa forma, é possível reduzir também as possíveis taxas de spread, e concluir a operação de forma mais rápida e ágil.

O cliente pode solicitar os dados para depósitos em dólar por meio do chat de suporte, dentro do próprio home broker da corretora Avenue.

Custos e taxas da corretora

Além das características técnicas da corretora Avenue, também é fundamental que investidores interessados analisem os custos e taxas da plataforma, que podem influenciar no serviço.

Continua após a publicidade

Por isso, confira algumas das principais tarifas:

MensalidadeIsento
CorretagemOperações até US$ 100,00: US$ 1,00 por ordem
Operações de US$ 100,01 a 1.000,00: US$ 1,50 por ordem
Operações de US$ 1.000,01 a 2.000,00: US$ 4,30 por ordem
Operações acima de US$ 2.000,00: US$ 8,60 por ordem
Depósito e retirada via sistema AvenueIsento
Depósito e retirada via terceirosDepósito Doméstico USA: US$ 8,00
Depósito Internacional: US$ 14,00
Retirada Doméstica EUA: US$ 25,00
Retirada Internacional: US$ 45,00
Envio de nota de corretagem física via CorreiosU$2,00
Envio de extrato mensal físico via CorreiosU$5,00

Além disso, a corretora Avenue oferece uma modalidade de conta Premium que disponibiliza uma série de serviços gratuitos, como:

  • ordens ilimitadas;
  • câmbio instantâneo;
  • negociação fracionada;
  • relatórios de impostos;
  • conteúdos informativos.

A modalidade de conta gratuita disponibiliza até 10 corretagens sem custos, e, após isso, realiza a cobrança das taxas conforme descrito.

Vantagens e desvantagens de investir no exterior com a Avenue

Finalmente, investidores que consideram a corretora Avenue como plataforma para atuar no mercado estrangeiro também devem analisar os pontos positivos e negativos do serviço. Dessa forma, será possível analisar se a corretora realmente vale a pena, e se os diferenciais que ela possui podem atender às necessidades do seu perfil.

Por isso, confira mais sobre algumas das vantagens e desvantagens da plataforma:

Vantagens da corretora Avenue

  • serviços focados em investidores brasileiros;
  • plataforma pioneira no segmento;
  • possibilidade de investir na bolsa de valores norte-americana com menos burocracia;
  • sistema integrado entre Brasil e EUA promove agilidade às operações;
  • suporte inteiramente em português, inclusive na plataforma home broker;
  • possibilidade de investimentos e recebimentos na moeda local.

De forma geral, a corretora Avenue permite que o investidor comum brasileiro diversifique sua carteira com ativos diretamente da bolsa de valores dos Estados Unidos, considerada uma das mais influentes no mercado global.

Continua após a publicidade

Essa diversificação ocorre de maneira bem mais acessível e simplificada, atraindo até mesmo os públicos menos experientes, mas que desejam começar a investir no exterior.

Desvantagens da corretora Avenue

Por outro lado, existem alguns pontos de atenção que o investidor deve levar em consideração ao analisar a corretora Avenue:

  • spread cambial (taxa cobrada no momento da conversão da moeda) é maior do que a cotação aplicada no mercado, tornando as taxas mais caras. Dessa forma, o valor final pode ser ligeiramente mais alto dentro da plataforma, e é fundamental que o investidor fique atento para as atualizações do câmbio antes de realizar qualquer transação;
  • as possibilidades de investimento ainda são restritas a alguns ativos, como ações e ETFs. Desde seu lançamento, a empresa vem expandindo seu catálogo de produtos, mas, até o momento, ainda não disponibiliza ativos secundários para o investidor.

Diante desses fatores, vale a pena avaliar o custo-benefício antes de investir pela Avenue e compará-la com outras corretoras do segmento.

Vale a pena contratar a corretora Avenue?

Poucos investidores, especialmente sem experiência, consideram atuar no mercado externo, por conta da burocracia e das dificuldades que as corretoras locais apresentam para realizar as transações.

Continua após a publicidade

Dessa forma, a corretora Avenue se apresenta como uma alternativa interessante e prática para essa questão, facilitando o acesso do público médio brasileiro à bolsa de valores norte-americana.

Além disso, suas vantagens também incluem serviços gratuitos, mesmo na modalidade de conta básica, sendo uma plataforma totalmente adaptada para o português. A equipe de suporte também atua no Brasil, auxiliando o cliente com maior facilidade.

Basicamente, a opção é atrativa para pessoas que se interessam por investir diretamente em produtos estrangeiros, e procuram fazer isso de forma mais rápida e com o melhor custo-benefício.

Nesse caso, vale a pena conhecer melhor os serviços da corretora Avenue, e como ela funciona. No entanto, é necessário que o investidor apresente um perfil mais específico, para poder aproveitar ao máximo tudo que a plataforma oferece.

Por isso, a corretora Avenue é uma opção que vale a pena considerar, mas com atenção para alguns detalhes, para que a experiência do investidor seja positiva, e possibilite a diversificação da sua carteira com mais facilidade e vantagens.

Sugestões de leitura do iDinheiro:

Continua após a Publicidade

8 comentários

  1. Lucia

    Não consigo abrir minha conta na Avenue Corretora

  2. Adao Lopes

    Nao estou conseguindo abrir uma conta na Avenue simplesmete pq meu comprovante de endereco esta em nome da minha Esposa ..nao indico essa corretora, sem falar no suporte que a gente nao tem . Eu invisto em criptomoedas na Binance Novadax , Tenho Conta na Clear e Banco INTER e nunca tinha passado por um transtorno desses ..eu nao Indico

  3. NECESIO ALVES

    Qual o valor mínimo para investir na Avenue?

  4. Continua após a publicidade

  5. Aisllan Peixoto

    Olá, o que é esse Relatório CFRA?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.